Alguns Registros Travando
Moderador: Moderadores
-
Josmar dos Santos
- Usuário Nível 3

Caros colegas, ao entrar na manutenção do cliente (CLIENTE.DBF) em aguns registros, o mesmo está vindo a travar, ou seja, na filtragem do registro tudo ok, mas ao tentar acessar a tela de cadastro para uma possível manutenção nada feito, ele simplesmente trava. Eu confesso a vocês que em 12 anos que esse sistema está no ar, é a primeira vez que isso acontece. Não faço a mínima ideia do que seja isso !!!. Se algum colega tiver alguma sugestão estarei muito grato. O interessante que até mesmo ao acessar a DBU, ele também trava.
Obs->Vale lembrar que nem todos os registros travam, é aleatorio.
Obrigado a todos e tenham um bom dia...
Josmar
Obs->Vale lembrar que nem todos os registros travam, é aleatorio.
Obrigado a todos e tenham um bom dia...
Josmar
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Utilize o CLD o Debug do Clipper e veja em qual linha do código está travando.
Você está usando todas as rotinas de tratamento de rede que o colega passou ?Josmar dos Santos escreveu:Respondendo esse topico (Abertura de arquivos) com muita demora, a sugestão do colega Labaroazul deu certo ! Não tive mais problemas
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
-
Josmar dos Santos
- Usuário Nível 3

Re: Alguns Registros Travando
Pablo, acabei de descobrir que quem tá travando o arquivo é o campo "memo". Como eu descobri isso ?? Ao entrar na DBU em um dos registros que está travando, simplesmente ao colocar o cursor nesse campo ele trava.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Se o problema está na abertura do campo MEMO, tenho uma sugestão muito importante a fazer: mude a estrutura do DBF, isto é remova o campo MEMO, mas antes copie para arquivos independentes. Veja este tópico vai clarear sobre o que estou te falando: viewtopic.php?f=1&t=4398#p17337
Após leitura do tópico indicado, espero que você tenha entendido, caso contrário retorne que irei lhe orientar.
Campos MEMOs dentro do BD causam muita corrupção de arquivo. São (na minha opinião) muito inconvenientes.
Após leitura do tópico indicado, espero que você tenha entendido, caso contrário retorne que irei lhe orientar.
Campos MEMOs dentro do BD causam muita corrupção de arquivo. São (na minha opinião) muito inconvenientes.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
-
Josmar dos Santos
- Usuário Nível 3

Pablo, prometo a você que vou estudar o mesmo e assim que tiver algum resultado, te retorno.
Um abraço a todos.
:xau
Um abraço a todos.
:xau
-
Josmar dos Santos
- Usuário Nível 3

Pablo, so um detalhe: Como acessar esses registros nos campos que estão com defeitos ? Existi algum método para fazer isso ?, pois preciso acessar o mesmo porque ha registos importantes la dentro do mesmo?
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Se o seu arquivo ja está corrompido, aconselho a fazer duas tentativas:
1. Faça uma cópia do seu BD exportando do arqkuivo original para um segundo arquivo. Faça um utilitário em Clipper mesmo que abra seu arquivo e manda executar um COPY TO.
2. Eu acostumava utiliza o FILEFIX do Norton Utilities para consertar os DBFs.
Uma vez arrumado seu BD eu partiria para a restruturação (remoção do campo MEMO). Faça um utilitário que abra seu arquivo arrumado e leia registro a registro o campo MEMO atribuindo a uma variável seu conteúdo e logo utilize o MEMWRIT para arquivo. Eu aproveitaria de abrir antes uma pasta onde iriam ser gravados esses arquivos textos. Depois de haver gravado todos os arquivos textos compostos pelo nome de alguma chave sequencial (não utilize o numero do registro) aí é só remover de vez o campo MEMO do DBF.
1. Faça uma cópia do seu BD exportando do arqkuivo original para um segundo arquivo. Faça um utilitário em Clipper mesmo que abra seu arquivo e manda executar um COPY TO.
2. Eu acostumava utiliza o FILEFIX do Norton Utilities para consertar os DBFs.
Uma vez arrumado seu BD eu partiria para a restruturação (remoção do campo MEMO). Faça um utilitário que abra seu arquivo arrumado e leia registro a registro o campo MEMO atribuindo a uma variável seu conteúdo e logo utilize o MEMWRIT para arquivo. Eu aproveitaria de abrir antes uma pasta onde iriam ser gravados esses arquivos textos. Depois de haver gravado todos os arquivos textos compostos pelo nome de alguma chave sequencial (não utilize o numero do registro) aí é só remover de vez o campo MEMO do DBF.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
-
Josmar dos Santos
- Usuário Nível 3