WORD - CRIAÇÃO DE ARQS. RTF

Fórum sobre ferramentas de apoio à programação (Clipper/[x]Harbour)

Moderador: Moderadores

Eliane
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

WORD - CRIAÇÃO DE ARQS. RTF

Mensagem por Eliane »

Tenho um programa em clipper que abre, através de um Viewer, um arquivo RTF que contem um LOGO. Abre direitinho direto do programa clipper, tanto com WORD VIEWER 97 como com o 2003.

O problema é que tanto o Viewer 97 como 2003 apresentam a opção Open for Editing ou Arquivos - editar com Word, no qual acessa o Word para editar o arquivo.

No entanto, este arquivo NÃO PODE SER EDITADO. Tem como desabilitar a chamada do Word dentro do Viewer?

No momento, o arquivo está sendo criado como somente para leitura. Mas no Word, ainda fica a opção SALVAR COMO que permite gravar o arquivo com outro NOME.

Existe uma outra opção no sistema que abre o rtf pelo NODOSIMP. Funciona. Mas a visualização não é tão boa, mas acho que vai ser a saída.

Agradeço a atenção desde já.
Nota de Moderação:
por Pablo César: Este tópico foi movido da seção Clipper ja que trata de detalhes e configuração de utilitário de exibição de arquivo "RTF" e sobre o Clipper.
Editado pela última vez por Eliane em 17 Ago 2009 14:27, em um total de 1 vez.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Desabilitar chamada ao WORD no WORD VIEWER

Mensagem por Pablo César »

Oi Eliane, não sei se tem como desabilitar a edição do Viewer, mas ainda que fosse possível o arquivo aberto pelo Word ao clicar através do Explorer (por exemplo) iria ainda ser editado. Uma opção seria você renomear o arquivo para uma extensao não reconhecível pelo Windows e criar um visualizador de RTF em outra linguagem (não sei se daria para fazer em xHarbou + GtWvT, por exemplo), mas poderia ser feito em VB, DELPHI enfim outra linguagem e ainda pegando arquivo com extensão modificada.

Outra sugestão seria você utilizar o RTF Viewer que é freeware que você poderá achar em http://www.snapfiles.com/php/download.p ... 0039&loc=2 senão acionar o download veja nesta página: http://www.snapfiles.com/get/rtfviewer.html. Com este aplicativo você poderá transformar seu RTF em EXE e o arquivo não pode ser editado, apenas visualizado e impresso no caso. Basta copiar o rtfviewer.exe da pasta C:\Arquivos de programas\RTF Viewer após instalação para dentro da pasta do seu sistema e mandar executar toda vez que foi criado o RTF. Também estou disponibilçizando-lo em anexo em forma de zip para que no futuro no se perca.

A sintaxe é: rtfviewer <nome_arquivo_rtf> <nome_arquivo_exe>
Exemplo: rtfviewer teste.rtf teste.exe

Testei em WIN98 e XP e não precisa ser instalado nos PCs que precisa visualizar. Apenas instale no seu PC para transformar em EXE. Acho que melhor que isso... só injeção na testa !

Eliane, você poderia nos contar como gera o arquivo RTF ?
Anexos
RtfViewer.zip
(283.56 KiB) Baixado 157 vezes
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Eliane
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Re: Desabilitar chamada ao WORD no WORD VIEWER

Mensagem por Eliane »

Pablo, obrigado pela ajuda. Desculpe a demora na resposta a respeito dos RTF, mas
estava atolada com outro projeto.

Anexei o programa que uso para compor meus arquivos RTF - para impressão em
WORD e NODOSIMP via CLIPPER. Espero que seja de alguma ajuda.
Anexos
RTF.TXT
EXEMPLO COMO MONTAR ARQ.RTF
(28.95 KiB) Baixado 201 vezes
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Desabilitar chamada ao WORD no WORD VIEWER

Mensagem por Pablo César »

Anexei o programa que uso para compor meus arquivos RTF - para impressão em
WORD e NODOSIMP via CLIPPER. Espero que seja de alguma ajuda.
Ahh beleza, foi de ajuda sim. Você conseguiu fazer uma recompilação de idéias, só não testei mas acredito que essa é uma forma bem prática, principalmente quando tem logo-tipos no arquivo.
Pablo, obrigado pela ajuda. Desculpe a demora na resposta a respeito dos RTF, mas
estava atolada com outro projeto.
Ahhh sim, entendo estava ocupada, não sei se você ja conseguiu resolver a questão de impossibilitar o pessoal a editar o arquivo. Nesse arquivo zipado ou no link indicado, tem um aplicativo que transforma o arquivo RTF em executável. Você ja viu funcionar Eliane ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Eliane
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Re: Desabilitar chamada ao WORD no WORD VIEWER

Mensagem por Eliane »

Me enviaram um Viewer perfeito para o que eu queria. Ele abre arquivos WORD , mas não edita. Ao Instalar o TEXTMAKER VIEWER desabitilite a opção OPEN FOR EDITING e escolha abrir apenas arquivos RTF. Assim, como padrão, todos os RTF serão abertos pelo TEXTMAKER VIEWER e os demais DOC, ETC, continuam pelo WORD.

É um programinha pequeno e rápido. Para quem tem o WIN98 deve usar a versão 2006 e XP,vista,2000 a versão 2009. Para baixar o TEXTMAKER VIEWER entrar no site www.officeviewers.com - é free.
Anexos
MKT.RTF
Criar ARQ.RTF para WORD/TEXTMAKER usando FOPEN,FWRITE,FCLOSE
(9.63 KiB) Baixado 174 vezes
gvc
Colaborador
Colaborador

Re: WORD - CRIAÇÃO DE ARQS. RTF

Mensagem por gvc »

Só para constar, no FiveWin for Harbour tem a classe TRichEdit.
Dá para montar a edição completa.

Dá para ver como funciona em SAMPLES, arquivos testrich.prg e testrtf.prg.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Responder