Bemafi.exe problemas

Fórum sobre ferramentas de apoio à programação (Clipper/[x]Harbour)

Moderador: Moderadores

Ricardo Sales Ribeiro
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Bemafi.exe problemas

Mensagem por Ricardo Sales Ribeiro »

Ola amigos!

Preciso de ajuda!

Tenho um programa frente de loja q emite cupom fiscal, e q estava funcionando com a Biblioteca Bemalib, entretanto estava demorando muito para emitir o cupom, a impressora começava e parava uns instantes depois recomeçava ok.

Em função disto, resolvi trocar a biblioteca bemalib por o BemaFi.exe executavel, mudei todas as rotinas, testei leiturax, cancelar cupom, redução z, memoria fiscal, funcionou direitinho, inclusive na primeira tentativa acusou q não tinha memoria para executar dentro do meu programa o Bemafi.exe, então instalei o Tame 5.0 e resolveu ok.

Quando fui emitir o cupom fiscal, qdo executei o comando de impressão, deu o seguinte erro e abortou:

Abnormal program termination, com a versão da bemafi.lib funciona legal.

Por que seria desse erro?

Por favor, me ajudem.

Obrigado
Nota de Moderação:
por Pablo César: Este tópico foi movido da seção Clipper por tratar do aplicativo e bibliotecas relacionadas ao BEMAFI e não há questionamentos da linguagem em si.
Ricardo Sales
Fortaleza-Ce
lodara53@yahoo.com.br
lodara53@hotmail.com
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, não mecho com Cupom fiscal.....mas se vc executa fora do TAME dah esse problema ?

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
edmilsonmva
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Re: Bemafi.exe problemas

Mensagem por edmilsonmva »

boa noite, colega estou com esse mesmo problema acho que e' memoria mais nao roda de maneira nenhuma da esse erro abnormal ai e nao executa o bemafi.exe.
eu usava antes o mp20drv mais pensa numa droga, mais pelo menos funcionava agora nao funciona.
Voce consegui resolver, me avise por favor se conseguiu.

obrigado.

edmilson@eaninformatica.com.br
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

Para o uso do bemafi.exe existem alguns macetes, pois dependendo do S.O. ocorrem problemas com a porta serial.
Um deles é chamar o bemafi.exe num arquivo de lote antes de carregar o seu executável.
Uma outra dica é deixar reservados, os recursos da porta serial que será usada.
Outra dica ainda mais radical, mas que vai depender de todo o seu contexto, seria migrar este sistema para xHarbour e fazer uso direto das DLL´s dos fabricantes, garantindo assim rapidez nas rotinas e possibilidade de melhor explorar os recursos das impressoras.
Boa sorte.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

O Bemafi.exe é mais velho que a Serra de Santos...

Quando foi feito ainda para o Win9x, tempo no qual estava em alta os programas gerenciadores de memórias como HIMEM.SYS e EMM386.EXE.

A bemafi.lib se incorpora ao seu sistema, já o bemafi.exe exige um novo ambiente para cada execução.

Como não cita em qual Win vc utiliza, tente configurar os gerenciadores de memórias, principalmente o EMM386.EXE no Win9x, no CONFIG.SYS:

Código: Selecionar todos

DEVICE=C:\WINDOWS\EMM386.EXE RAM
Procure por mais parametros para este programa.

Ate+,
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
edmilsonmva
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por edmilsonmva »

boa noite, andril

Seguinte o SO e' o windows xp, e ele da erro e nao executa de maneira alguma, por acaso voce tem o bemafi.lib para poder usar o clipper, se tiver me mande por favor, e sera que posso usar o bemafi32.lib que vem junto com a bemafi32.dll, obrigado pela atencao

edmilson@eaninformatica.com.br
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

por acaso voce tem o bemafi.lib para poder usar o clipper, se tiver me mande por favor
Já tá lá!
sera que posso usar o bemafi32.lib que vem junto com a bemafi32.dll
Creio que não, acho que só com [x]harbour, em se tratando de 32bits.

Boa Sorte!
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
DLZ
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por DLZ »

Cara...
Já desenvolvi frentes de caixa para as mais diversas impressoras fiscais, nas mais diversas linguagens de programação... Vamos partir do principio que vc usava o Driver residentede em memória... e migrou para Befi32.lib e agora para Bemafi32.exe... Teve um trabalho para fazer essa migração. certo ?
Sendo assim, ai vai minha dica...
Migre novamente para Xharbour e use a Bemafi32.dll !! Vai dar praticamente o mesmo trabalho que vc teve qdo fez as outras migrações e, com certeza, será a última vez que vc vai se preocupar com isso !!
A não ser que vc use a LLIBG no seu frente de caixa.. nesse caso não tem como migrar para Xharbour !!

Se precisar de algumas dicas de como usar as DLLs no Xharbour, prende o grito ai...
Um abraço
Maurício Elias
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Maurício Elias »

Boa noite colega.

Minha sugestão é q vc pare com o Bemafi.exe e Bemafi.lib. São muito antigos.
Migra para o BematechMonitor.
É em Win, fica miniminado na Barra Tarefas, usa a Bemafi32.lib e vc fica com todos recursos dela a disposição. É a mesma lib q usa em Sistemas Win. Qdo sai versão nova, vc ñ precisa mais mexer no Sistema.
Ele integra por arquivos .TXT com seu aplicativo.
É a melhor coisa q vc faz, cara.

Abraços.

_______
Maurício
Abraços.
_______
Maurício
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por SandroBelarmino »

Em meus programas que usam ECF, eu usava o mp20drv, porém quando surgiram as ecf´s térmicas, não funcionou direito mais.
Então o pessoal da Bematech me aconselhou a mudar para o Bemafi.exe. Alterei todo o sistema e quando fui rodar... pronto, a mensagem de memória insuficiente. A solução que eu encontrei foi reduzir o tamanho do meu executável, para conseguir chamar de dentro dele o bemafi.exe, para isso eu passei a linkar meu programa com o Blinker, pois até então eu usava o RTlink. Com o Blinker tem a opção de comprimir o executável, e com isso, usar menos memória, o que no meu caso deu certo. De repente é um caminho pra voce testar, pois sendo que seu programa já está pronto, voce só vai precisar alterar a linkedição dele.
Abraço.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

Maurício Elias escreveu:Migra para o BematechMonitor.É a melhor coisa q vc faz, cara.
A minha experiência diz que fica muito lenta a execução.
SandroBelarmino escreveu:A solução que eu encontrei foi reduzir o tamanho do meu executável, para conseguir chamar de dentro dele o bemafi.exe, para isso eu passei a linkar meu programa com o Blinker, pois até então eu usava o RTlink. Com o Blinker tem a opção de comprimir o executável, e com isso, usar menos memória, o que no meu caso deu certo.
O Blinker comprime sim o executável, porém na execução ele é expandido novamente.
O problema com a memória insuficiente pode ser resolvido, como já havia dito, carregando o bemafi.exe num arquivo de lote antes de carregar o executável do ecf, e não à cada comando enviado, conforme orientação da própria Bematech.

Agora mais uma vez, vale a pena pensar em migrar tudo isso para xharbour, para poder usar as dll´s diretamente.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
anacatacombs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por anacatacombs »

Boa tarde.
Caro Colega Alamino...
Concordo contigo em partes:
A minha experiência diz que fica muito lenta a execução.
Realmente.. se for comparar com a velocidade do acesso direto a DLL fica bem mais lento ... não tenha dúvidas..
Mas se comparar com o bemafi.exe, fica praticamente a mesma coisa ...

A uns tempos atrás tive êxito no uso do Bematech Monitor..em 1 dia de trabalho dá pra fazer a migração (Bemafi.exe ->Bematech Monitor)

Se o colega não tem tempo suficiente para fazer a migração de clipper para harbour, eu aconselho realmente a usar o BematechMonitor, e em outra oportunidade migrar de clipper para harbour com mais tempo, calma e dedicação.

[]'s
Ana
Responder