Olá pessoal, me desculpe fazer vocês me sanarem uma dúvida do clipper summer 87, é que eu gosto muito dele. Gostaria de saber como trabalhar com datas nele. Quero criar um relatorio com um periodo de data. Exemplo: Duplicatas para pagar entre 99/99/99 a 99/99/99.
No programa de inclussão de duplicatas a variavel de data de vencimento esta como assim :
Dvencimento = Date()
O campo no DBF está como date.
Já indexei o arquivo pelo campo vencimento do DBF, mas na seleção que faço para o relatório não sai nada, faço algumas mudanças e o relatorio sai o ultimo registro e fora da seleção que fiz.
Grato
José :%
---
Nota da Moderação (Maligno):
O presente tópico foi movido da seção "Regras e Comunicados", uma vez que seu conteúdo diverge totalmente dos objetivos daquela seção, onde só devem ser postadas dúvidas acerca das regras e/ou comunicados do fórum.
Como trabalhar com datas no Clipper Summer 87
Moderador: Moderadores
-
JOSE GENOVEZI
- Usuário Nível 1

- Toledo
- Administrador

- Contato:
Re: Como trabalhar com datas no Clipper Summer 87
Olá José, seja bem-vindo ao Fórum!
É bom alertar que na indexação de campos no formato data deve se usar a função DTOS(), senão os registros não serão indexados corretamente.
Por exemplo:
INDEX ON DTOS(dtvenc) TO INDDATA
Na busca, você pode usar o comando SET SOFTSEEK para posicionar no registro lógico seguinte, caso a data inicial não consta no DBF.
Exemplo:
SET SOFTSSEK ON
SEEK DTOS(dtInicial)
SET SOFTSEEK OFF
Bom, depois é só ir pegando os registros cujo campo vencimento é menor ou igual a data final da consulta.
Abraços,
É bom alertar que na indexação de campos no formato data deve se usar a função DTOS(), senão os registros não serão indexados corretamente.
Por exemplo:
INDEX ON DTOS(dtvenc) TO INDDATA
Na busca, você pode usar o comando SET SOFTSEEK para posicionar no registro lógico seguinte, caso a data inicial não consta no DBF.
Exemplo:
SET SOFTSSEK ON
SEEK DTOS(dtInicial)
SET SOFTSEEK OFF
Bom, depois é só ir pegando os registros cujo campo vencimento é menor ou igual a data final da consulta.
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
-
JOSE GENOVEZI
- Usuário Nível 1

-
JOSE GENOVEZI
- Usuário Nível 1

Olá Toledo, agora me surgiu mais uma dúvida. No no arquivo dbf, tem um campo com o formato date.
Quando mostro as datas incluidas, gostaria de somar mais 30 dias com a data que está gravada.
Por exemplo: Fiz uma venda hoje com data de 17/08/09 e amanha quando for emitir um boleto, duplicata ou similar,
gostaria que fosse somado mais 30 dias ou conforme a configuração do sistema. Já usei varios exemplos do livro do Geraldo Vidal, mais não da certo. Poderia me ajudar.
Quando mostro as datas incluidas, gostaria de somar mais 30 dias com a data que está gravada.
Por exemplo: Fiz uma venda hoje com data de 17/08/09 e amanha quando for emitir um boleto, duplicata ou similar,
gostaria que fosse somado mais 30 dias ou conforme a configuração do sistema. Já usei varios exemplos do livro do Geraldo Vidal, mais não da certo. Poderia me ajudar.
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Olá José, segue abaixo um exemplo:
dHoje=DATE()
dVenc=dHoje+30
No exemplo acima estou usando uma variável (dHoje) contendo a data de hoje, mas você pode usar o campo do seu arquivo DBF.
Abraços,
dHoje=DATE()
dVenc=dHoje+30
No exemplo acima estou usando uma variável (dHoje) contendo a data de hoje, mas você pode usar o campo do seu arquivo DBF.
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br
-
JOSE GENOVEZI
- Usuário Nível 1