Como usar o banco de dados MySQL?
Moderador: Moderadores
- clodoaldomonteiro
- Usuário Nível 4

- Contato:
Como usar o banco de dados MySQL?
Olá amigos!
Já trabalho com clipper ha muito tempo com o meu sistema de folha de pagamento e to precisando fazer a emissão dos contracheques on-lime, ou seja, os funcionários vão acessar um site para informar seus dados e emitir o contracheque.
Para isso devo exportar a base de dados em clipper para mysql.
Agora!
Como fazer essa conexão com o mysql, pois com o clipper é só usar o "USE tabela.dbf" e pronto.
Desde já agradeço a ajuda dos amigos.
Att.
Clodoadlo Monteiro
Já trabalho com clipper ha muito tempo com o meu sistema de folha de pagamento e to precisando fazer a emissão dos contracheques on-lime, ou seja, os funcionários vão acessar um site para informar seus dados e emitir o contracheque.
Para isso devo exportar a base de dados em clipper para mysql.
Agora!
Como fazer essa conexão com o mysql, pois com o clipper é só usar o "USE tabela.dbf" e pronto.
Desde já agradeço a ajuda dos amigos.
Att.
Clodoadlo Monteiro
At. Clodoaldo Monteiro
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
Re: Como usar o banco de dados MySQL?
Pesquise no fórum a respeito do "Mediator". Nunca usei, mas me parece que ele permite justamente isso.
Por outro lado, talvez seja interessante no seu caso já pensar em migrar sua aplicação para XHarbour, que dispõe desse recurso. Ou, no mínimo, fazer uma aplicação pequena apenas para exportação e pesquisa.
Por outro lado, talvez seja interessante no seu caso já pensar em migrar sua aplicação para XHarbour, que dispõe desse recurso. Ou, no mínimo, fazer uma aplicação pequena apenas para exportação e pesquisa.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
- clodoaldomonteiro
- Usuário Nível 4

- Contato:
Isso malígno,
Já uso o xharbour, só quero é um exemplo o o caminho para poder abrir as tabelas DBF e exportar para MySQL, pois fiz em delphi e ficou muito lento.
Já uso o xharbour, só quero é um exemplo o o caminho para poder abrir as tabelas DBF e exportar para MySQL, pois fiz em delphi e ficou muito lento.
At. Clodoaldo Monteiro
Ah, sim. Claro. Desculpe. Estamos na seção [x]Harbour. Me distrai.
))
Então desconsidere o que eu disse.
Mas se não me falha a memória, uma vez, quando instalei o XHarbour aqui, havia um exemplo de conexão com MySQL. Já verificou isso?
Então desconsidere o que eu disse.
Mas se não me falha a memória, uma vez, quando instalei o XHarbour aqui, havia um exemplo de conexão com MySQL. Já verificou isso?
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Usando MEDIATOR é simples. Basta:
USE A03DOC.dbf NEW via 'DBFCDX'
COPY ALL TO A03DOC via "MEDCDX"
USE
USE A03DOC.dbf NEW via 'DBFCDX'
COPY ALL TO A03DOC via "MEDCDX"
USE
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
- clodoaldomonteiro
- Usuário Nível 4

- Contato:
Onde baixo o madiator?
At. Clodoaldo Monteiro
Mas se você já tem esse recurso pronto para o XHarbour, não haveria um forte motivo para usar uma ferramenta de terceiros, não é? Além do quê, se não estiver enganado, o Mediator é pago e não dispõe de uma versão mais simples, gratuita.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
alxsts
- Colaborador

Saudações!
Amigos, não sei em que linguagem o Clodoaldo vai desenvolver o site mas, é perfeitamente possível criar páginas ASP tendo como base de dados as tabelas xBase. Eu mesmo já usei, justamente para disponibilizar holleriths na web. Vejam este exemplo, no site do Macoratti: http://www.macoratti.net/d280304.htm.
Amigos, não sei em que linguagem o Clodoaldo vai desenvolver o site mas, é perfeitamente possível criar páginas ASP tendo como base de dados as tabelas xBase. Eu mesmo já usei, justamente para disponibilizar holleriths na web. Vejam este exemplo, no site do Macoratti: http://www.macoratti.net/d280304.htm.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
Colega,
A vs free do Mediator é totalmente funcional. A única limitação em relação a paga é que aquela é limitada a 100 estações. Só isso. Ja uso há varios anos sem um único problema.
Comece por aqui -> viewtopic.php?f=43&t=3566&hilit=mediator
Janio
A vs free do Mediator é totalmente funcional. A única limitação em relação a paga é que aquela é limitada a 100 estações. Só isso. Ja uso há varios anos sem um único problema.
Comece por aqui -> viewtopic.php?f=43&t=3566&hilit=mediator
Janio
fui...
- alaminojunior
- Colaborador

No caso do Clodoaldo, realmente acho bem interessante se ele conseguir desenvolver, usando a lib que está na pasta contrib, pois não vai depender de mais nada.Maligno escreveu:Mas se você já tem esse recurso pronto para o XHarbour, não haveria um forte motivo para usar uma ferramenta de terceiros, não é? Além do quê, se não estiver enganado, o Mediator é pago e não dispõe de uma versão mais simples, gratuita.
O Mediator tem a versão free para xHarbour para até 100 conexões simultâneas. Mas como já foi dito, precisa ter o módulo servidor instalado no servidor além do driver ODBC, coisa que (creio eu, posso estar enganado) nenhum provedor vai permitir. E também pode haver a necessidade de outros aplicativos feitos em outras linguagens, precisarem acessar e editar estas tabelas. Coisa que pode ser complicada.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Com ADORDD
Mas eu acho melhor vc ver a contrib\mysql. Parece que ví algo como "use produto via mysqlrdd".
Na contrib tem alguns exemplos.
Boa sorte. Espero ter ajudado.
Código: Selecionar todos
// Testing LOCATE and CONTINUE
#include "adordd.ch"
REQUEST ADORDD
function Main()
USE test00 VIA "ADORDD" TABLE "ACCOUNTS" MYSQL FROM "www.freesql.org" USER "myuser" PASSWORD "mypass"
LOCATE FOR "City LIKE 'Chi*'"
while ! Eof()
? test00->First, test00->City
CONTINUE
end
USE
return nilNa contrib tem alguns exemplos.
Boa sorte. Espero ter ajudado.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Uma das maiores limitação do Mediator ninguem comentou e vou ser o cara que vai jogar a agua fria. Com o Mediator você não pode conectar no MYSQL de qualquer SITE como vc citou, você pode apenas acessar no MYSQL do servidor que tiver o modulo do Mediator SERVER rodando, ou seja o mediator só funciona onde tem esse EXE do lado onde está instalado o MYSQL. Então para usar o Mediator você terá que ter acesso no servidor onde está instalado o MYSQL e colocar o Mediator a rodar lá.
Agora temos solução melhores no caso do Mysql, tem na Contrib do Harbour e do xHarbour uma LIB para acesso a MYSQL, porem é tudo via comando SQL,Query e etc...nada de comando xBase, alias tem algumas coisa simples de se entender que tem algo similar aos comandos xBase.
Tem também as super soluções que acessa qualquer Mysql de qualquer lugar e melhor que é tudo via comando xBase que é a SQLLIB e SQLRDD, porem ambas são comerciais.
Agora se serve como dica, fique longe do Mysql, já que vai se meter no SQL, comece logo no Postgresql que é 100% Free e sem limitações e tem uma LIB bem estavel na CONTRIB do Harbour e xHarbour que também é via comando SQL.
Leonardo Machado
Agora temos solução melhores no caso do Mysql, tem na Contrib do Harbour e do xHarbour uma LIB para acesso a MYSQL, porem é tudo via comando SQL,Query e etc...nada de comando xBase, alias tem algumas coisa simples de se entender que tem algo similar aos comandos xBase.
Tem também as super soluções que acessa qualquer Mysql de qualquer lugar e melhor que é tudo via comando xBase que é a SQLLIB e SQLRDD, porem ambas são comerciais.
Agora se serve como dica, fique longe do Mysql, já que vai se meter no SQL, comece logo no Postgresql que é 100% Free e sem limitações e tem uma LIB bem estavel na CONTRIB do Harbour e xHarbour que também é via comando SQL.
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
- alaminojunior
- Colaborador

Mas eu citeeeeeei ! :'(sygecom escreveu:Uma das maiores limitação do Mediator ninguem comentou e vou ser o cara que vai jogar a agua fria
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Puxa, não prestei atenção mesmo ! Então blz, o balde de agua fria foi reforçado ! hehehe
Leonardo Machado
- clodoaldomonteiro
- Usuário Nível 4

- Contato:
Como disse antes, tenho um sistema de folha de pagamento feito em xharbour + what32 + DBF e estou dando aos meus clientes a opção de ter acesso a contracheques on-line, no site da empresa ou em um site que montei para isso.
Para exportar os dados de DBF para mysql, tava usando o delphi + dbexpres, só que tá muito lento.
To tendo que exportar os dados via gerenciador de base de dados mesmo.
Vi que o mediator não vai servir para que o que eu quero pois não consegui nem instalar o ODBC no meu sistema operacional, que é vista 64, quanto mais lá na hospedagem da locaweb.
Mas fazendo alguns testes vi que o mediator funciona muito bem no delphi, resta saber se fica mais rápido que o dbexpress, vou testar isso mais tarde.
Quanto a mysql.lib, não to conseguindo usar por não ter um manual e o exemplo que tem na contrib é bem pequeno e ainda por cima não funciona direito.
Quanto a ADORDD, não tenho essa lib, se algum dos amigos poderem me mandar ela ficaria grato.
E por último, já ouvi falar mes que o postgre é melhor que o mysql, mas vou migrar a base de dados mais tarde.
Agradeço a atenção de todos.
Para exportar os dados de DBF para mysql, tava usando o delphi + dbexpres, só que tá muito lento.
To tendo que exportar os dados via gerenciador de base de dados mesmo.
Vi que o mediator não vai servir para que o que eu quero pois não consegui nem instalar o ODBC no meu sistema operacional, que é vista 64, quanto mais lá na hospedagem da locaweb.
Mas fazendo alguns testes vi que o mediator funciona muito bem no delphi, resta saber se fica mais rápido que o dbexpress, vou testar isso mais tarde.
Quanto a mysql.lib, não to conseguindo usar por não ter um manual e o exemplo que tem na contrib é bem pequeno e ainda por cima não funciona direito.
Quanto a ADORDD, não tenho essa lib, se algum dos amigos poderem me mandar ela ficaria grato.
E por último, já ouvi falar mes que o postgre é melhor que o mysql, mas vou migrar a base de dados mais tarde.
Agradeço a atenção de todos.
At. Clodoaldo Monteiro