Tamanho máximo do DBF e Informações LETODB

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Hasse
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Tamanho máximo do DBF e Informações LETODB

Mensagem por Hasse »

Bom dia colegas.

Para aqueles que ainda duvidam da capacidade do Harbour/xHarbour.
No Fórum do xHarbour, circulou a notícia que um dos usuários alcançou 6.000.000 de registros, sem apresentar qualquer problema, conforme citação abaixo.

A indexação via CDX, em poucos minutos.
Houve relatos antigos sobre o servidor xharbour com tamanhos de arquivos em Terabytes... O Przemyslaw Czerpak fez um excelente trabalho inclusive com RDDs. (texto de David A. Smith)
Eu construí um Dbf, hoje, com mais de 6 milhões de registros de 488 bytes de dados reais. O Visual FoxPro declara que «não é uma tabela", mas xHarbour gosta dela. Para indexá-lo em um campo "val (member_id)" em poucos minutos.
Alguém tentou os limites do xH ?
Comprimento teórico do registro de 16 bits (65535) e o número teórico de registros em 32 bits (4.294.967.295 - mais de 4 bilhões). (Texto de Joe Wright).
E eu com os meus 4 milhões de registros... pobres 4 milhões... humilhação...

É para deitar e rolar.

Só como informação adicional: Na próxima semana completo 3 anos sem qualquer corrupção de arquivos dbf. Servidor e todos os terminais com No Break. Rede Windows Server 2000. Switch de 100 Mb.

Boa sorte e bom trabalho para todos.
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Re: Tamanho máximo do DBF.

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Testa o acesso aos DBF's com Letodb.
Eu mudei todos os meus clientes para Letodb.
Consigo acessar as bases de qualquer lugar agora, e a velocidade aumenou porque não é mapeado, alias não precisa nem compartilhar a pasta.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Eu mudei todos os meus clientes para Letodb.
Já que você mandou .... vou fazer o mesmo !

Certa vez fiz uns testes com o LetoDB e realmente fica interessante. Eu mandei o executável para o Eolo (Bombinhas-SC) e ele acessou as bases no meu servidor aqui (Ubatuba-SP)
Além de compilar com a lib é necessário rodar o LETO.EXE no servidor, é isso mesmo ?
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

É
O letodb com o Harbour do SVN da Erro.
Mas eu quardei uma cópia antes da ativação dos hb_socket*
Estou usando com Harbour SVN , mudei umas coisas na LIB para poder compilar.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
carlos_dornelas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por carlos_dornelas »

Pessoal (Alaminoe Itamar), para que serve mesmo o Leto? Acessar arquivos dbf em um servidor na internet? Éisso?

Antonio Carlos
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

É para acesso aos DBF´s via socket TCP-IP, sem necessidade de mapear o servidor nos terminais.
Para acessar os dbf´s na internet num provedor, seria necessário rodar o módulo servidor do Leto e claro abrir uma porta, e isso talvez o provedor não queira.
Eis um link com uma explicação legal sobre ele.
http://hmglights.wordpress.com/2009/07/ ... om-letodb/
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Realmente o DBF guenta um tranco e tanto, porem todos nós sabemos que hoje em dia, não resolve mais somente capacidade de registros. Hoje em dia é um elenco de exigencias que o mercado vai nós obrigando automaticamente para agente poder se manter ativo e atualizado, é capacidade, segurança, desempenho, facil manuseio e de conhecimento de todos. Quando você fala em DBF para um DBA qualquer as vez o cara nem sabe o que é isso pq só esta acostumado com os SQL da vida, Mysql, PostgreSql, Oracle e etc..., já teve DBA em empresas que visitei que já teve a capacidade de dizer que o DBF era uma extenção do EXCEL, que serve para guardar planilhas e olha que o DBA tinha certificado Oracle e tudo mais. Então podemos ainda dar muito folego para o DBF, mas o uso dos SQL da vida é inevitavel, infelizmente ou felizmente é o nosso mal nescessario.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Hasse
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Hasse »

Olá para todos.

Baixei o LetoDb.exe versão 0.9, e estou com problemas !!!!
Vejam o código abaixo:

Código: Selecionar todos

Function Main()
   LOCAL cServerIP:= '//10.0.0.3:2812'
   LOCAL cFile  := '/clipper/datafio/cadastro.dbf'
   LOCAL cConect:= cServerIP + cFile
   REQUEST LETO
   RDDSETDEFAULT("LETO")
   clear
   ?
   ? "testando conexao...."
   IF ( leto_Connect( cConect ) ) == -1
      Alert( 'Nao ha conexão com o Servidor:=;' + cServerIP )
         Return .F.
   ELSE
      Alert( 'Conexao estabelecida com o Servidor:=;' + cServerIP )
   ENDIF
   ? "testando presenca do arquivo:=" + cConect
   IF LETO_FILE( cConect )
      alert("Achou o arquivo:=;" + cConect )
   ELSE
      alert("Nao achou o arquivo:=;" + cConect )
   ENDIF
Return( nil )
Indo por partes:
1-O teste da conexão com o leto_connect(cServerIP) afirma que a conexão está OK.
2-O teste da presença do arquivo com o leto_file(cConect) afirma que ele não existe.
3-Tanto faz, usando:
LOCAL cFile := '/clipper/datafio/cadastro.dbf', ou
LOCAL cFile := '/D:/clipper/datafio/cadastro.dbf' o problema continua.
4-Ao encerrar o programa aparece aquela mensagem do Windows "O Teste.exe encontrou um problema e precisa ser fechado".
5-Imaginando haver alguma incompatibilidade, fiz a atualização do LetoDb pelo CVS, e na hora de compilar aparece o erro:

MAKE Version 5.2  Copyright (c) 1987, 2000 Borland
	bcc32 -c -Iinclude;\include -d   -tWM -D__WIN32__ -D__WIN_DAEMON__  -oobj\b32\leto1.obj source\client\leto1.c
Borland C++ 5.5.1 for Win32 Copyright (c) 1993, 2000 Borland
source\client\leto1.c:
Error E2257 include\funcleto.h 132: , expected
Warning W8065 source\client\leto1.c 401: Call to function 'hb_setGetDateFormat' with no prototype in function leto_ConnectionNew
Warning W8065 source\client\leto1.c 401: Call to function 'hb_setGetCentury' with no prototype in function leto_ConnectionNew
Warning W8068 source\client\leto1.c 470: Constant out of range in comparison in function letoIsBinaryField
Warning W8012 source\client\leto1.c 470: Comparing signed and unsigned values in function letoIsBinaryField
Warning W8065 source\client\leto1.c 997: Call to function 'hb_setGetDeleted' with no prototype in function letoGoBottom
Warning W8065 source\client\leto1.c 1022: Call to function 'hb_setGetDeleted' with no prototype in function letoGoTo
Warning W8065 source\client\leto1.c 1063: Call to function 'hb_setGetDeleted' with no prototype in function letoGoTop
Warning W8065 source\client\leto1.c 1129: Call to function 'hb_setGetDeleted' with no prototype in function letoSeek
Warning W8065 source\client\leto1.c 1143: Call to function 'hb_setGetDeleted' with no prototype in function letoSeek
Warning W8065 source\client\leto1.c 1291: Call to function 'hb_setGetDeleted' with no prototype in function letoSkipRaw
Warning W8065 source\client\leto1.c 1490: Call to function 'hb_itemPutCLPtr' with no prototype in function letoGetValue
Warning W8065 source\client\leto1.c 2292: Call to function 'hb_setGetDefault' with no prototype in function letoOpenConnection
Warning W8065 source\client\leto1.c 2292: Call to function 'hb_setGetPath' with no prototype in function letoOpenConnection
Error E2342 source\client\leto1.c 2292: Type mismatch in parameter '__src' (wanted 'const signed char *', got 'int') in function letoOpenConnection
Warning W8065 source\client\leto1.c 2307: Call to function 'hb_setGetDefault' with no prototype in function letoOpenConnection
Warning W8065 source\client\leto1.c 2307: Call to function 'hb_setGetPath' with no prototype in function letoOpenConnection
Error E2342 source\client\leto1.c 2307: Type mismatch in parameter 'sSource' (wanted 'const signed char *', got 'int') in function letoOpenConnection
Warning W8065 source\client\leto1.c 2705: Call to function 'hb_setGetAutOpen' with no prototype in function letoOpen
Warning W8065 source\client\leto1.c 2708: Call to function 'hb_setGetAutOrder' with no prototype in function letoOpen
Warning W8065 source\client\leto1.c 2713: Call to function 'hb_setGetAutOrder' with no prototype in function letoOpen
Warning W8075 source\client\leto1.c 3119: Suspicious pointer conversion in function letoOrderCreate
Error E2451 source\client\leto1.c 3960: Undefined symbol 'DBENTRYP_RVVL'
Error E2141 source\client\leto1.c 3960: Declaration syntax error
Error E2190 source\client\leto1.c 3964: Unexpected }
Error E2190 source\client\leto1.c 3964: Unexpected }
Warning W8065 source\client\leto1.c 4130: Call to function 'hb_setGetDeleted' with no prototype in function HB_FUN_LETO_SUM
*** 7 errors in Compile ***
Tentei compilar com várias versões do xHarbour e nada.... Mesmo usando a última 1.2.0-6553.

Alguém pode me ajudar ?
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Olá Hasse,
2-O teste da presença do arquivo com o leto_file(cConect) afirma que ele não existe.
Você esta colocando o ID da conexão e na verdade deveria ser o nome e caminho do arquivo:
Ex:
IF leto_file(cFile)

E sobre a compilação com xHarbour, realmente está dando problemas, tente usar com Harbour que está funcionando perfeito.
Leonardo Machado
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Olá Hasse,
Com um pequeno ajuste eu consegui compilar o LETODB com xHarbour 1.2.0.
Primeiro confira se seu MAKEFILE já esta habilitado para compilar com xHarbour, para isso edite o arquivo makefile.bc da pasta do LETODB e logo no começo tem uma linha assim:
# XHARBOUR = yes
Para compilar com xHarbour você deve remover o # ex:
XHARBOUR = yes

Depois disso é só fazer uma alteração em SERVER.PRG que esta localizado em: \LETODB\SOURCE\SERVER\
Na linha numero 100, onde tem:
REQUEST HB_CODEPAGE_RU1251
mude para:
REQUEST HB_CODEPAGE_PTISO

Na linha numero 105 onde tem:
#if defined(HB_VER_SVNID) .AND. ( (HB_VER_SVNID - 0) > 11796 )
mude para:
#if defined(HB_VER_SVNID) //.AND. ( (HB_VER_SVNID - 0) > 11796 )

Com essas duas alterações aqui consegui gerar as LIB do LetoDb sem erros.
Leonardo Machado
Hasse
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Hasse »

Olá Leonardo.

Esta alteração eu já havia feito.
Para compilar com xHarbour você deve remover o # ex:
XHARBOUR = yes
As demais implantei hoje, mas mesmo assim o problema de compilação do "LetoDb" continua.
Analizando as 2 primeiras linhas do arquivo "make_b32.log" dá a impressão de que algo está errado com o arquivo "leto1.c" ou "letofunc.h", ou seus path's (mais provável), mas os meus conhecimentos não alcançam estes detalhes. Eu já procurei mas nada encontrei.
source\client\leto1.c:
Error E2257 include\funcleto.h 132: , expected
O 'leto1.c' está na pasta "\LetoDb\source\client"
O 'letofunc.h' está na pasta "\LetoDb\include"
Estes path's estão corretos ?
Hasse
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Olá Hasse,
O caminho dos arquivos estão corretos.
Tente baixar o LETODB do zero. Baixei aqui de novo e com apenas aquelas alterações que postei já compilou sem erros.
Minhas variaveis de ambiente estão assim:

SET PATH=%PATH%;D:\DEVEL\BCC55\BIN;D:\DEVEL\BCC55\LIB;D:\DEVEL\BCC55\INCLUDE;D:\DEVEL\xharbour;D:\DEVEL\xharbour\bin;D:\DEVEL\xharbour\lib;D:\DEVEL\xharbour\include
SET INCLUDE=%INCLUDE%;D:\DEVEL\Bcc55\include;D:\DEVEL\xHarbour\include
SET LIB=%LIB%;D:\DEVEL\Bcc55\lib;D:\DEVEL\xHarbour\lib
SET HB_PATH=D:\DEVEL\XHARBOUR
E estou usando o xHarbour 1.2.0 que foi baixado do SourceForge
Leonardo Machado
Hasse
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Hasse »

Beleza, Leonardo !!! ...

PERFEITO. A compilação funcionou... E olhe que eu já havia feito isto umas 3 vezes, pelo menos. VALEU. Obrigado.

A mensagem de erro do Windows não aparece mais.

Os atuais problemas são:

1-Esta função continua informando que a conexão está OK.
IF ( Leto_Connect( cConect ) ) == -1
2-O Manage.exe informa que a conexão está ativa.

3-O "Status da Conexão Local" do Windows informa que há atividade e o valor de bytes recebidos e enviados informa constante progresso nos 2 computadores. Basta comandar o "LetoDb stop" ou parar a conexão via "manage.exe" que o tráfego também para.

4-Esta função continua informando que o arquivo não foi encontrado:
IF Leto_File( cFile )
5-Para a variável 'cFile' acima eu testei as seguintes opções:
LOCAL cFile := 'I:/clipper/datafio/cadastro.dbf'
LOCAL cFile := '/clipper/datafio/cadastro.dbf'
LOCAL cFile := 'clipper/datafio/cadastro.dbf'
LOCAL cFile := '//10.0.0.3:2812/clipper/datafio/cadastro.dbf'
LOCAL cFile := '//10.0.0.3:2812/I:/clipper/datafio/cadastro.dbf'
6-Tentei o "USE" e o "DbuseArea()" que também não abrem o arquivo, usando a mesma variável 'cFile'.

7-Eu imagino que não haja necessidade de rodar o LetoDb do lado do terminal, mas tentei isto também.

Ainda há um erro, mas ONDE ?
Hasse
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Olá Hasse,
1-Esta função continua informando que a conexão está OK.

IF ( Leto_Connect( cConect ) ) == -1
Na verdade sua variavel: cConect está errada. Ela esta assim:
LOCAL cConect:= cServerIP + cFile

Deveria ficar apenas assim:
LOCAL cConect:= cServerIP
Por questão dessa variavel esta errada, o resto é consequencia.
Veja o exemplo do link abaixo, acretido que vai lhe ajudar:
http://www.4shared.com/file/68299243/67 ... hwgui.html
7-Eu imagino que não haja necessidade de rodar o LetoDb do lado do terminal, mas tentei isto também.
Não prescisa mesmo, basta deixar ele ativo como serviço no lado do servidor e pronto.
Leonardo Machado
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Não se esqueça que existe o arquivo letodb.ini. É lá que configuramos algumas coisas.
O LetoDb já funciona com MSVC 9 e o Harbour do SVN.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Responder