to achando impossivel continuar com clipper

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

Trazom
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

to achando impossivel continuar com clipper

Mensagem por Trazom »

ola amigos clipeiros

este topico é mais um desabafo, questionamento, enquete, pedido de conselho...

sou clipeiro há 20 anos, tenho um pequeno erp, com nf,ecf,tef, boleto,agora tb Nf-e.......

todo em clipper, tela dos mesmo, tem dbf de cliente q chega a 5gb, uso nsx, sem problemas,

o fato é que em meio a todas essas mudancas fiscais, nf-e, efd, depois de muita ralacao consegui fazer a
Nfe sair, agora ja em cima da bucha vem o SPED, ja nao acredito mais, num futuro....

tantas implementacoes, tantos recursos a serem disponibilizados em tao pouco tempo,

acredito nao ser mais possivel trabalhar sozinho desenvolvendo um erp, e ai ja vem outra duvida o que usar ? como se aprende ? em quanto tempo podemos prometer alguma resultado ?

por favor postem aqui

---
Nota da Moderação (Maligno):
O presente tópico foi movido da seção "CA-Clipper", uma vez que seu conteúdo não está alinhado com os objetivos daquela seção, onde só podem ser discutidos assuntos estritamente técnicos, relacionados à linguagem XBase com a ferramenta Clipper.
Imagem

Harbour 3.2 HMG 1.2a NSX
Evandro
Pelo fato de exercitar bem a própria arte,
cada um pretendia ser sapientíssimo também nas
outras coisas de maior importância,
e esse erro obscurecia o seu saber

Platão, Apologia de Sócrates
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: to achando impossivel continuar com clipper

Mensagem por Maligno »

Da forma como você fala, parece que o problema não está exatamente na linguagem/ferramenta, mas na mão-de-obra que você parece não ter à disposição. Ainda não mexi com NF, mas já tratei de esquecer do Clipper. Parti pra C++ Builder e já de cara vi que tenho tudo à mão, facilmente. É só questão de trabalhar. Não me preocupo com mão-de-obra, que seria tão ou até mais difícil de achar. Tenho meus motivos pra ficar tranquilo. Mas não vem ao caso agora.

Minha opinião: se o problema for realmente mão-de-obra, nem pense em continuar com XBase (Clipper ou XHarbour), porque no futuro, não haverá mão-de-obra como há hoje. Afinal de contas, quem forma essa mão-de-obra (faculdades, cursos, etc) não tem o menor interesse em XBase. Daí, se for contratar, você se verá, lá no futuro, numa sinuca de bico. Prefira Delphi, VB ou qualquer outra ferramenta mais popular para programação desktop.

Aliás, muitos programadores XBase do passado (mas muitos mesmo) migraram pra Delphi e se deram muito bem. Acho esse um ótimo caminho. Até porque, agora com a venda da CodeGear pra Embarcadero, há sinais de que agora sim, essa ferramenta está em boas mãos. Taí o RAD2010 saindo do forno. Quanto à Microsoft, nem se fala. Sob certa ótica, é até melhor. O Visual Studio é uma ótima ferramenta.

Agora, compare isso às indas e vindas do XHarbour. Neguinho sai de um projeto e vai pra outro e pronto: o projeto que era bom, ficou ruim e o que era ruim ficou bom. Daqui a pouco já criam outro fork ou sai outro sujeito do projeto bom e fica de novo uma bagunça. Aí todo mundo sai de um e vai pra outro mais uma vez.

Acho que o mais grave disso tudo é a sub-utilização da linguagem XBase com OOP (já ouvi dizer que nem a OOP foi totalmente implementada no XHarbour). Todo mundo quer software 32 bits rodando bonitinho no Windows, com janelas, botões e demais controles gráficos. E mais nada que seja mais complexo. Quer um exemplo simples? Procure nesse fórum todo e me diga quantos questionamentos sobre OOP do XHarbour você encontrou. Particularmente, não me lembro de um único tópico sobre isso. Não existe futuro pra uma linguagem assim. Por isso, reafirmo: esqueça XBase e parta pra outra.

Projetos openSource são boas iniciativas. Mas tem hora que a gente vê que o melhor é mesmo o software proprietário. E preço nem é problema. O valor, por maior que seja, se paga em pouco tempo. Curva de aprendizado também não é problema. Se houve quem migrasse de Clipper pra Delphi (por exemplo), você também pode. É só querer. Pense bem nisso e pondere a respeito. E principalmente, veja o que você deseja para o seu futuro e o que você efetivamente poderá ter, conforme o caminho que tiver escolhido. Crie simulações, teste outras ferramentas, planeje, se organize. Só não demore a se decidir, senão você ficará pra trás. E depois que decidir, esqueça tudo o mais e mãos à obra. Que demore, que seja penoso, que dê diarréia,... Fácil não será. Se fosse fácil, todo mundo faria. :)
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Uso o xHarbour, e tenho um visual grafico e também tenho que atender todas essas exigencias do mercado e apesar de tudo estou conseguindo.Porem uma coisa tenho que concordar com o Maligno, se você tem que contratar alguem hoje para programar em clipper ou xharbour você está frito, então fuja do clipper e xharbour e procure linguagens mais populares como Java, onde você chuta uma moita e aparece mil.
Agora idependente da linguagem de programação, isso terá que ser feito por todos, e o contrario que você possa pensar o trabalho é o mesmo para todo mundo, unica coisa que uns conta com alguns milhares de exemplos a mais espalhado pela Net, que é o caso do Java, você acha tanta coisa de Nfe para Java que acaba sendo algo banal de ser feito. E no caso do Clipper, ainda bem que tem os projetos opensource como AcbrNfe que atende muito bem para xBase e etc....
Resumindo, se você pretende ou tem intenções de contratar alguem, em breve ou no futuro, pense hoje em fugir do xBase, por que cada vez será mais dificil achar profissionais disponiveis no mercado para xBase.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

Trazom escreveu:o fato é que em meio a todas essas mudancas fiscais, nf-e, efd, depois de muita ralacao consegui fazer a
Nfe sair, agora ja em cima da bucha vem o SPED, ja nao acredito mais, num futuro....
Eu penso que, em parte, independe da ferramenta.
Eu participei neste mês, de uma palestra sobre PAF-ECF, e a grande maioria dos desenvolvedores do estado de São Paulo, estão se vendo obrigados a correr contra o tempo para se adequar, pois no início de 2010 o PAF vai (parece) ser exigido aqui. E para certificar o PAF, é preciso antes certificar o TEF e gerar o Sintegra bonitinho, senão não passa. E o pior de tudo: esta certificação custa para o desenvolvedor, apenas R$ 1.500,00....mas isso é outra história.
E existe gente que desenvolve com tudo quanto é tipo de ferramenta. Claro que umas mais produtivas que outras. Mas estão apertados quase que do mesmo jeito, pois existem muitas lendas e dúvidas a respeito do processo, que ferramenta nenhuma esclarece.
E pegando carona no conselho do Maligno: Uma vez um ancião (Eolo) me disse uma coisa: - Você tem todo o tempo que você merece ter ! Ou seja, só depende da sua coragem.
Também aconselho a ir para algo mais aclamado como o Delphi, pois é o futuro, assim como outras, mas neste momento, "hoje"... o principal é você.
Segue um exemplo para encorajar.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Saudações a todos!

Acho que depois de tudo que já foi postado, o nosso Trazom deve estar mais confortado.

Esse aperto, como já foi dito, independe da ferramenta. Hoje trabalho com VB / ASP clássico e Oracle num sistema ERP web que está sendo migrado para Java (por causa da necessidade de licenças do IIS) mas os problemas são os mesmos...

Só não sei se o Delphi vai decolar, como diz o Maligno... Desde 1996 ouço isso mas nunca vi algo definitivo. Penso mais em Dot Net e Java...( preciso confirmar a informação que ouvi, dizendo que a SAP está mudando de ABAP para Java. )

Há pouco tempo atrás, num tópico semelhante, postei minha opinião, assim como fizeram muitos outros colegas.

Segue o link: https://pctoledo.org/forum/viewto ... f=5&t=9129
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Não é uma questão do Delphi decolar ou não. Decolou logo na primeira versão. O público dele era e é imenso. O problema é que a Borland só estava fazendo burrada, principalmente tirando dinheiro da IDE (que sempre deu muita grana) e botando na porcaria da divisão ALM. Mas a nova proprietária da divisão IDE, a Embarcadero, apesar de meio desconhecida, é uma empresa das grandes e está com ótimos planos para incrementar a ferramenta, como o público esperava. Aliás, um adendo: muitos usuários de VS afirmam que a IDE do Delphi é muito melhor. Pra desktop Windows o Delphi e C++ Builder estão entre as melhores ferramentas. Mas isso é como eu disse antes: quem quer mudar e pretente conhecer novas alternativas, melhor que tomar opiniões é testar.

Inclusive, só comentei até agora desktop Windows porque é essa a minha praia. Não preciso e nem quero nada multiplataforma. Mas se isso for uma necessidade, claro que Java está na ponta. Vai da necessidade de cada um.
[]'s
Maligno
---

---
gvc
Colaborador
Colaborador

Mensagem por gvc »

Só para botar mais fogo na lenha (ou é o contrário?)...

Aqui no serviço aplicação WEB é em Java.
A curva de aprendizado é terrível/horrivel/medonha.
Colocaram um framework aqui que jura que consegue melhorar a produtividade. (Vcs tb acreditam em colhinho noel e papai da pascoa???)
Acho que um browse de cadastro que vai demorar 16 dias para ficar pronto tem alguma coisa errada.

Mas tem colega falando muito bem do NetBeans (Java - Parece que tem plug-in para outras linguagens). Principalmente para aplicação Desktop.
A IDE é muito boa e ajuda muito.

Eu uso FiveWin para apicações Windows. As vezes dá trabalho para acertar algumas coisas, mas dá para trabalhar muito bem, obrigado.
Talvez pela maior experiencia com a biblioteca, eu consigo trabalhar mais rápido que o pessoal com o Java. Mas são aplicações diferentes.

Acho que o principal da reclamação do colega é que o governo esta apertando para evitar a sonegação.
Eles estão obrigando um monte de coisa e como sempre, a maior parte é para entregar a mesma informação em formatos diferentes, para locais diferentes.
A Homologação já foi muito discutida aqui e em outros forums. Como estou de fora, o que tenho a dizer é que estão colocando as raposas para tomar conta dos galinheiros. Cobram por uma licença que vc tem que renovar periodicamente. Até ai, eu engulo. Agora empresa que faz a homologação, colocar vc numa fila enorme e eles tb vende sistema para isso. Ah! Parece que se tiver alguma alteração no sistema, vc tem que ir para a fila novamente. Como o governo esta pedindo coisa nova toda hora, já sabe como esta a fila.

Boa sorte para todos nós.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Se eu não estou enganado, o laudo é cobrado apenas para PAF em sistemas que operam ECF, não é?
[]'s
Maligno
---

---
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

É cobrado para sistemas que interagem com ECF´s e caso haja alguma alteração no executável (e haverá) dentro do prazo de um ano a contar da data da certificação, é preciso comunicar a Sefaz para as devidas providências, mas não será necessário re-certificar.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Foi o que pensei. Felizmente eu estou livre disso. Não trabalho com ECF. Muito embora, a causa em si seja preocupante pra todo mundo. Até porque, qualquer dia desses eles podem começar a cobrar também por laudos de aplicativos que emitem NFs modêlo 1 ou 1A, que é o meu caso. E depois pela homologação de NFe.
[]'s
Maligno
---

---
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Eu também não trabalho com ECF, mas tenho essa preocupação que o Maligno comentou, da qui um pouco eles vão começar a meter os demos em Notas modelo 1, 1A, NFe. É só eles começar a ver que isso da dinheiro e vai virar moda....
Leonardo Machado
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Se um dia vierem pra cima de mim com esse negócio de laudo, vou ter que repassar o custo adicional para os clientes. Com toda certeza eles pagarão, mesmo que fosse o dobro do valor. O que se poderia fazer é apenas um pouco de barulho, porque em nível de justiça, duvido que se consiga sequer uma medida de suspensão em caráter liminar. E mesmo que fosse possível, é certo que uma liminar seria derrubada em pouco tempo. Daí, seria jogar dinheiro fora. Claro que não em nível individual, mas em nível sindical. O que eu acho que seria mais difícil ainda. Alguém aqui é sindicalizado?
[]'s
Maligno
---

---
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Eu nem me referia a questão dinheiro, por que isso acho que já é de prache repasar para cliente mesmo, alias acho que todo mundo que conheço trabalho assim, mas me refiro mesmo é a chatice e a bagunça que é isso, exemplo é a Nota fiscal Paulista, uma M..... que as vez fica fora do ar por horas e sem motivo algum. O manual de integração é ruim pra baralho, e tem que ficar adivinhando o que está errado no layout. O suporte do 0800 é uma piada, por que nunca sabem nada e sempre mandam enviar a duvida por e-mail, e o cliente tem no maximo 4 dias corridos para transmitir a nota e eles levam 10 dias para responder os e-mails, ai tem que ficar correndo no posto fiscal para protocolar o problema, para evitar uma futura multa e por ai vai, isso que me preocupa com essas moda do governo, outra novela das 8(oito) é o tal do Sped, estou penando ainda com ele o validador é uma outra M......ercadoria.
Mas não podemos desistir, então o negocio é baixar a cabeça e fazer essas exigencias de uma vez para se ver livre logo disso.
Leonardo Machado
Dr.Microso
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Dr.Microso »

Trazom, salve!

Puxa 20 anos... Meus parabéns primeiramente!

Concordo com grande parte do que foi dito aqui, embora minha sugestão seja não-convencional...
Na verdade ela origina-se no que creio ser seu maior patrimônio e que foi dito no vídeo: seu conhecimento.
Por isso eu iria também um pouco além do pensamento óbvio (inovação técnica)!...

Cogitaria por hora...
- Fracionar o produto existente em pequenas ou micro-soluções para atingir improváveis clientes e/ou com futuro potencial;
- Diversificar a área de atuação (adaptando seu code) através do estudo das lacunas no Mercado (de preferência, não-fiscal para evitar aborrecimentos);
- Criação de novos produtos para âmbitos diferentes que você ainda não, mas gostaria de trabalhar, mesmo que a longo prazo;
- Prospecção de trocas e parcerias onde parte de seu "code-engenhação" (conhecimento), possa ser pronto-aplicado e garantir ganhos paralelos e/ou indiretos.

Bem, são idéias... Que na prática funcionaram com outros profissionais. Talvez...

Com relação ao fato de seu produto ser em tela MS-DOS ainda, um dos nossos principais produtos também o é, e vai indo de "vento e popa"...
Para a empresa, sua existência é prova concreta que o $uce$$o de um aplicatico independe da ferramenta de confecção, mas sim de sua funcionalidade e da necessidade real do Mercado. Todavia, sua implementação antes decorreu exatamente de um estudo de possíveis lacunas no mercado (e encontramos algumas inexploradas).
Só para efeito de registro, alheiando-se ao fato deste produto ser até então só elogios (nosso único problema sempre foi coibir as tentativas de pirataria, que representa + de 80% do suporte telefônico), acabamos construíndo algo que quando apresentado ao cliente, ele tem 2 opções: ou implanta (coibindo gastos pré-existentes) ou fica sem (e continua gastando).

Você já possui até então sugestões lógicas, excelentes e procedentes. Na certa outras virão.
A minha é apenas para refletir antes da trocar de tabuleiro (linguagem) ou a caminho disso, se seria possível ainda mudar apenas a posição das peças do jogo que você tão bem conhece a 20 anos e ainda está a mão...

Um abraço!
"O que domina aos outros é forte; o que domina a si mesmo é poderoso." [ Lao-Tsé - séc VII AC]
"É tipo uma Alquimia... Porções de código viram soluções que mutam-se fisicamente em sorrisos e outros, como o notebook que uso para escrever estas linhas..." dr.microso@hotmail.com
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Ha muito tempo eu esperava uma discussão dessas. Com jogo aberto sem ninguém ficar em cima do muro !!!
Sou "programador" desde 1992, me mudei para uma cidade do interior onde não tenho muita condição de crescimento e tenho sobrevivido com "escola de informatica/loja de informatica/assistencia". Não tenho nenhuma "certificação professional". Tudo que sei foi através de pesquisas e experiência. Bem para muitos de vocês tudo que disse não é nenhuma novidade. Outro dia fui acampar com uma família de amigos e estava lá o noivo da filha deles. O cara tá trabalhando em uma empresa grande de uma empresa grande da região. É recém-formado em Processamento de dados. Conseguiu emprego de Analista fiscal e está agora tomando conta do CPD da empresa. Num dei muita importância pro fato e comecei a falar com o meu amigo que é dono de uma farmácia e falamos de ECF e surgiu o assunto da NFe, a surpresa o rapaz simplesmente desenvolveu todo o sistema de NFe dessa empresa em JAVA, me deu uma nostalgia.. porque eu vi o Windows nascer, conectei a internet diversas vezes pagando interurbano (o provedor era em outra cidade), estou precisando de software de terceiros, vivo colocando remendos e rotinas de terceiros no meu programa e um rapaz de 21 anos que acabou de sair da faculdade (não o desmerecendo) faz o negócio funcionar nativamente.
Desculpem o desabafo, mas a facilidade técnica para quem está entrando nessa area hoje é tão grande que chega a ser covardia. Enquanto nós que programamos há mais de 10 anos, tínhamos que passar a noite debruçados nos livros do Ramalho ou do Vidal, hoje com 05 minutos você entra no google digita sua duvida e aperece centenas de respostas. Naquela epoca o Delphi estava nascendo, eu era associado de um fórum que introduziu o delphi em substituição ao clipper e eu deixei o bonde passar.
Bom sinto na pele o que o TRAZON expôs, e sempre leio as postagens desse fórum mas sempre via uma certa "timidez" de vocês em falarem isso, mas infelizmente quem ficar com o xBase não sobreviverá. Não falo na questão das telas "DOS" que é sempre um dos maiores empecilhos na hora de instalar um sistema para o cliente "Windows", mas na questão de integração e pesquisa. Hoje boa parte de nós, senão a maioria tem que vender o almoço para comprar a janta e tem que sobreviver, tendo a programação as vezes como renda extra. Sério, muitos de vocês não vão concordar, mas quando se vê de frente com softwares vendidos praticamente de graça, com todos os recursos que estamos dando o sangue para implentar e nossos sistemas, bate sim uma nostalgia e temos que fazer o que o nosso amigo acima disse, procurar alternativas. Concordo muito com o maligno, melhor é testar, mas infelizmente não temos esse tempo de testar pra ter nossa própria opinião. Esse testar muitas vezes tem que ser em ambiente real.
Concluindo, eu não sei realmente o que esperar ou planejar a curto prazo. Vou continuar vindo aqui todos os dias, "aprendendo" aqui, se puder ajudar vou ajudar e pedir a Deus que me mostre um caminho rápido, porque já estou parado e atrasado pelo menos uns 10 anos...
P.s. Aos colegas que não concordam ou talvez possam se sentir ofendidos com alguma coisa que escrevi, me desculpem não foi essa minha intenção. Só aproveitei a primeira msg do TRAZON, para colocar como me sinto.
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Responder