XML Email SEFAZ NFe
Moderador: Moderadores
- Alexandre Silva
- Usuário Nível 3

XML Email SEFAZ NFe
Ola..
Com a NFe Esta aparecendo uma necessidade, obrigacao na verdade, O cliente tem que mandar o XML para os clientes. O sistema da Fazenda nao faz isso.
Entao imagime uma pasta cheia de XML e o usuario tem que abrir cada um ver o cliente procurar o e-mail e mandar o XML
Eu tenho uma sugestao para o pessoal que conhece bem XML,
Fazer um aplicativo que leia os arquivos XML, e relacione a partir do CNPJ ou CPJ a um cadastro de CLIENTES com endereco de e-mail.Já que no XML nao tem o e-mal do cliente, acreditem.
Entao este aplicativo poderia mandar os XML para os clientes sem problema de mandar para o cliente errado..
Outra opcao seria gerar um txt com todos os XML que o usuaario marcasse, onde constaria o numero da NF o CNPJ e a chave da NFE, dessa maneira poderiamos alimentar nosso sistema com a chave que foi gerada.
O que voces acham..?
Com a NFe Esta aparecendo uma necessidade, obrigacao na verdade, O cliente tem que mandar o XML para os clientes. O sistema da Fazenda nao faz isso.
Entao imagime uma pasta cheia de XML e o usuario tem que abrir cada um ver o cliente procurar o e-mail e mandar o XML
Eu tenho uma sugestao para o pessoal que conhece bem XML,
Fazer um aplicativo que leia os arquivos XML, e relacione a partir do CNPJ ou CPJ a um cadastro de CLIENTES com endereco de e-mail.Já que no XML nao tem o e-mal do cliente, acreditem.
Entao este aplicativo poderia mandar os XML para os clientes sem problema de mandar para o cliente errado..
Outra opcao seria gerar um txt com todos os XML que o usuaario marcasse, onde constaria o numero da NF o CNPJ e a chave da NFE, dessa maneira poderiamos alimentar nosso sistema com a chave que foi gerada.
O que voces acham..?
Re: XML Email SEFAZ NFe
Ainda não vi isso a fundo (tenho mais de um ano - ainda nem li o manual), mas imagino que se o cliente fizer isso a partir da própria NF (que deverá permanecer cadastrada - óbvio), não porque ele se perder com um monte de XMLs. Basta gerar outro XML daquela NF e enviar para o cliente dele. Ou o cliente deverá enviar o XML autenticado?
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Eu particularmente, vou criar uma tabela (DBF) que contera todas as notas. Ai coloco um campo EMAIL (s,n) para sinalizar se ja enviei o arquivo .XML, o CNPJ e nome do cliente. Se nao me engano, acho q somente pode-se enviar o .XML autorizado pela SEFAZ que indica que a mercadoria pode ser transportada.
Inclusive, estou pensando como vou armazernar os benditos XML, pensei nesta estrutura de pastas:
Preciso de uma ideia alternativa.
Ate+,
Inclusive, estou pensando como vou armazernar os benditos XML, pensei nesta estrutura de pastas:
Código: Selecionar todos
dias |-saidas
+---01------|-entradas
| |-canceladas
| |-contigencia
mesano |
| |-saidas
092009--------|---02------|-entradas
| |-canceladas
| |-contigencia
|
|---03
+---04
Ate+,
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
- Alexandre Silva
- Usuário Nível 3

Tudo bem.. ter uma tabela com as NF e o CNPJ e se foi enviado.. .
O problema é como fazer para anexar o XML, tem que abrir o XML e procurar pelo CNPJ, isso em clipper nao sei fazer.. Se alguem tiver uma solucao.. agradeco...
Por isso sugeri um Browse geral que abra todos os XML, e uma tabela auxiliar, com CNPJ e endereco de e-mail para envier, e clarro um flag para saber se ja mandou ou nao
Outra coisa tem que ser o XML assinado, senao nao tem validade juridica..
No aguardo
O problema é como fazer para anexar o XML, tem que abrir o XML e procurar pelo CNPJ, isso em clipper nao sei fazer.. Se alguem tiver uma solucao.. agradeco...
Por isso sugeri um Browse geral que abra todos os XML, e uma tabela auxiliar, com CNPJ e endereco de e-mail para envier, e clarro um flag para saber se ja mandou ou nao
Outra coisa tem que ser o XML assinado, senao nao tem validade juridica..
No aguardo
* Clipper 5.2e/Gaspro 4.0 /CDX/Blinker 7.0 Harbour 3.2 Console Hbmk2
Será que nao entendi o que vc quer fazer? Não é enviar o XML assinado por email? Se for isso, basta vc criar a tabela, com campos que identifiquem o cliente, como o email e o cnpj e o principal, um campo com a largura da numeracao da NFe com 44 posicoes. Assim vc podera achar a nota facilmente por cliente ou cnpj e ja saber a qual arquivo se refere.
Abrir os XML e recuperar o CNPJ ir no cadastro do cliente para buscar o email dentre outras mais, acho que é muito trabalho, alem claro, de ter que desenvolver uma funcao especifica pra isso... mais se acha mais fácil.
Se nao for isso q vc deseja, entao acho que nao cheguei ainda nesta etapa.
Estou gerando o XML pelo meu sistema, porem nao tenho como assina-lo, autoriza-lo e etc, pq nao tenho ainda nenhum certificado disponivel, e assim que pegar um cliente que ira implantar a NFe, vou ter que correr atras pra ver se o que fiz ta tudo certo.
Ate+
Abrir os XML e recuperar o CNPJ ir no cadastro do cliente para buscar o email dentre outras mais, acho que é muito trabalho, alem claro, de ter que desenvolver uma funcao especifica pra isso... mais se acha mais fácil.
Se nao for isso q vc deseja, entao acho que nao cheguei ainda nesta etapa.
Estou gerando o XML pelo meu sistema, porem nao tenho como assina-lo, autoriza-lo e etc, pq nao tenho ainda nenhum certificado disponivel, e assim que pegar um cliente que ira implantar a NFe, vou ter que correr atras pra ver se o que fiz ta tudo certo.
Ate+
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
-
anacatacombs
- Membro Master

- Contato:
Acho que se gravar a chave de acesso a NF-E no mesmo arquivo que vc esta gerando as notas já vai resolver..
Deixar pro cliente escolher o XML não é uma boa idéia.. se nós já nos confundimos na hora de procurar o XML , imagine o cliente...
Gravando a chave de acesso , visualmente pro cliente não muda em nada.. se ele quiser reimprimir o DANFE, consultar ou enviar por e-mail, é só ele saber o numero da nota (que teu sistema controla), e informar no módulo em questão...
Era disso que vc precisava? Ou eu entendi errado?
Deixar pro cliente escolher o XML não é uma boa idéia.. se nós já nos confundimos na hora de procurar o XML , imagine o cliente...
Gravando a chave de acesso , visualmente pro cliente não muda em nada.. se ele quiser reimprimir o DANFE, consultar ou enviar por e-mail, é só ele saber o numero da nota (que teu sistema controla), e informar no módulo em questão...
Era disso que vc precisava? Ou eu entendi errado?
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Amigos, o nome do arquivo xML é composto pela chave de acesso, então é só calcular a chave da NF-e:
Abraços,
Qualquer dúvida, veja a página 71 do Manual de Integração do Contribuinte.Chave de Acesso da NF-e
A Chave de Acesso da Nota Fiscal Eletrônica é representada por uma seqüência de 44 caracteres numéricos, representados da seguinte forma:
Código da UF (2) = Código da UF do emitente do Documento Fiscal
AAMM da emissão (4) = Ano e Mês de emissão da NF-e
CNPJ do Emitente (14) = CNPJ do emitente
Modelo (2) = Modelo do Documento Fiscal
Série (3) = Série do Documento Fiscal
Número da NF-e (9) = Número do Documento Fiscal
Código Numérico (9) = Código Numérico que compõe a Chave de Acesso
DV (1) = Dígito Verificador da Chave de Acesso
O Dígito Verificador (DV) irá garantir a integridade da chave de acesso, protegendo-a principalmente contra digitações erradas.
CÁLCULO DO DÍGITO VERIFICADOR DA CHAVE DE ACESSO DA NF-e
O dígito verificador da chave de acesso da NF-e é baseado em um cálculo do módulo 11. O módulo 11 de um número é calculado multiplicando-se cada algarismo pela seqüência de multiplicadores 2,3,4,5,6,7,8,9,2,3, ... posicionados da direita para a esquerda.
A somatória dos resultados das ponderações dos algarismos é dividida por 11 e o DV (dígito verificador) será a diferença entre o divisor (11) e o resto da divisão:
DV = 11 - (resto da divisão)
Quando o resto da divisão for 0 (zero) ou 1 (um), o DV deverá ser igual a 0 (zero).
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
-
SandroBelarmino
- Usuário Nível 3

Eu estou fazendo justamente como a colega Ana disse, ou seja, qdo. gero a nfe, que tem um numero sequencial como era na nota convencional, e tenho um campo no dbf de nota onde gravo o arquivo xml gerado, (alem dos outros campos necessários da nfe).
Assim que gero, valido e envio a nfe para a receita, logo depois de imprimir o danfe, se no cadastro do cliente tiver o campo email preenchido, já envio o email com o xml assinado (que é o arquivo que tanto o emitente qto. o destinatário tem que ter arquivado).
Também disponibilizei uma rotina somente de envio do email, onde o usuario digita as notas que ele quer enviar por email.
Porém, estou aconselhando meus clientes que possuem sites da empresa, para criar uma área para os clientes, onde cada cliente poderá acessar para baixar o arquivo, que a empresa deixará disponível.
Vejam o que diz o site do governo sobre algumas dúvidas:
Abraços.
Sandro
Assim que gero, valido e envio a nfe para a receita, logo depois de imprimir o danfe, se no cadastro do cliente tiver o campo email preenchido, já envio o email com o xml assinado (que é o arquivo que tanto o emitente qto. o destinatário tem que ter arquivado).
Também disponibilizei uma rotina somente de envio do email, onde o usuario digita as notas que ele quer enviar por email.
Porém, estou aconselhando meus clientes que possuem sites da empresa, para criar uma área para os clientes, onde cada cliente poderá acessar para baixar o arquivo, que a empresa deixará disponível.
Vejam o que diz o site do governo sobre algumas dúvidas:
Ou seja, se a empresa disponibilizar o download do arquivo, já está fazendo sua parte, daí pra frente, é com o destinatário.Envio da NF-e e da mercadoria ao destinatário
26. Qual a forma estabelecida para a entrega da NF-e ao meu cliente? Esta entrega é obrigatória ou basta entregar o DANFE?
Não há regras estabelecidas da forma como o fornecedor irá entregar a NF-e a seu cliente, de modo que esta entrega pode ocorrer da melhor maneira que aprouver às partes envolvidas. A transmissão, em comum acordo com as partes poderá ocorrer, por exemplo: por e-mail, disponibilizada num site e acessível mediante uma senha etc.
Com relação à obrigatoriedade da entrega, o § 7º da cláusula sétima do Ajuste SINIEF 07/05 determina que o emitente da NF-e deverá, obrigatoriamente, encaminhar ou disponibilizar download do arquivo eletrônico da NF-e e seu respectivo protocolo de autorização ao destinatário, observado leiaute e padrões técnicos definidos em Ato COTEPE. A cláusula décima do mesmo Ajuste determina que o emitente e o destinatário deverão manter em arquivo digital as NF-e pelo prazo estabelecido na legislação tributária para a guarda dos documentos fiscais, sendo que, caso o destinatário não seja contribuinte credenciado para a emissão de NF-e, alternativamente ao disposto acima, deverá manter em arquivo o DANFE relativo à NF-e da operação.
Abraços.
Sandro
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
Amiguinho,
Você está exportanto os dados para o sistema da SEFAZ/SP? Eu acho que a melhor maneira é salvar o nome do xml no banco de dados do seu sistema, pois dai você poderá do próprio clipper enviar os xml's quando for necessário.
Para tanto, você pode usar algumas ferramentas, como o BLAT, SMTPSEND. Eu uso o blat e funciona direitinho. É só fazer uma pesquisa no fórum que tem bastante coisa.
Aqui, tem um post sobre o blat.
viewtopic.php?f=1&t=8538&p=47890&hilit=blat#p47890
Não sei se é isso exatamente o que precisa, mais qualquer coisa é só gritar.
Júlio
Você está exportanto os dados para o sistema da SEFAZ/SP? Eu acho que a melhor maneira é salvar o nome do xml no banco de dados do seu sistema, pois dai você poderá do próprio clipper enviar os xml's quando for necessário.
Para tanto, você pode usar algumas ferramentas, como o BLAT, SMTPSEND. Eu uso o blat e funciona direitinho. É só fazer uma pesquisa no fórum que tem bastante coisa.
Aqui, tem um post sobre o blat.
viewtopic.php?f=1&t=8538&p=47890&hilit=blat#p47890
Não sei se é isso exatamente o que precisa, mais qualquer coisa é só gritar.
Júlio
xHarbour 1.2.1 (simplex) + BCC 5.8.2 + Hwgui + SQLRDD
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
e-mail: jelias@tpnet.psi.br
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
e-mail: jelias@tpnet.psi.br
:xau
-
SandroBelarmino
- Usuário Nível 3

Como eu estou usando o ACBRNFEMonitor, e ele tem a opção de enviar o XML, deixei em meu sistema a rotina para enviar direto pelo monitor, que nesse caso o proprio monitor tem a opção de enviar o PDF junto com o XML, ou o usuario está enviando diretamente (e manualmente) pelo proprio outlook. Vai do gosto do freguêsHASA escreveu:Olá gostaria de perguntar ao colega Sandro por qual programa ele está enviado o xml para a Sefaz,
:xau
Abraço.
Alessandro R Belarmino
-
SandroBelarmino
- Usuário Nível 3

A pedido do colega Fladimir, para enviar email usando o ACBRNFEMonitor é preciso gerar o txt com o seguinte comando:
NFE.ENVIAREMAIL("sandro@cnesistemas.com.br","f:\fatura\nfe\35090803084965000106550000000072750000072756-nfe.xml",1)
O parametro 1 é opcional, caso informado o monitor gera o danfe em pdf e envia junto.
O arquivo xml a ser enviado tem que ser indicado com o caminho onde ele estra gravado, no meu caso eu criei uma pasta chamada nfe dentro da pasta do meu sistema, pois assim já é incluido no backup tambem.
E o email que é o destinatário que vai receber o arquivo.
Na configuração do monitor tem a aba do DANFE, nela tem a opção: Salvar arquivos PDF em: que é onde voce vai indicar a pasta onde os arquivos pdf serão salvos. No meu caso eu tambem criei uma pasta somente para salvar esses arquivos.
Aqui tem a ultima versão do monitor http://djsystem.sytes.net/ccount/click.php?id=6
Espero ter ajudado, qualquer coisa é só falar.
Abraços.
Sandro.
NFE.ENVIAREMAIL("sandro@cnesistemas.com.br","f:\fatura\nfe\35090803084965000106550000000072750000072756-nfe.xml",1)
O parametro 1 é opcional, caso informado o monitor gera o danfe em pdf e envia junto.
O arquivo xml a ser enviado tem que ser indicado com o caminho onde ele estra gravado, no meu caso eu criei uma pasta chamada nfe dentro da pasta do meu sistema, pois assim já é incluido no backup tambem.
E o email que é o destinatário que vai receber o arquivo.
Na configuração do monitor tem a aba do DANFE, nela tem a opção: Salvar arquivos PDF em: que é onde voce vai indicar a pasta onde os arquivos pdf serão salvos. No meu caso eu tambem criei uma pasta somente para salvar esses arquivos.
Aqui tem a ultima versão do monitor http://djsystem.sytes.net/ccount/click.php?id=6
Espero ter ajudado, qualquer coisa é só falar.
Abraços.
Sandro.
Alessandro R Belarmino
Grato colega...
Sucesso!!!
:)Pos
Sucesso!!!
:)Pos
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop
Celular Android/iOS Windev Mobile
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop
Celular Android/iOS Windev Mobile
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.