NFE e ECF e TEF

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

rubens
Colaborador
Colaborador

NFE e ECF e TEF

Mensagem por rubens »

Olá...
Com a obrigatoriedade da NFE os meus clientes vão parar de usar o ECF?
Quem tem ECF e não usa o Bloco Série A1, vai ser obrigado a comprar o certificado e instalar um programa de NFE?
A obrigatoriedade do TEF é para todas a empresas que vendem no cartão de crédito ou tem um teto para isso?

Aqui no meu estado o Visa manda para a SEFAZ uma relação de vendas. Inclusive um cliente meu (de materiais pra construção) segundo ele recebeu uma multa de 15000 devido a essas informações do Visa para o SEFAZ. A semana passada os fiscais estiveram na região, e fez-se aquele terrorismo por conta dos contadores, mas na realidade estavam atrás de empresas que não carimbaram as notas e não informaram na contabilidade, daí com a NFe fica fácil da SEFAZ descobrir isso.

E por último tenho um amigo que tá usando no programa dele um tipo de monitor de uma empresa de goiânia que lê os dados da venda e efetuam o TEF, isso seria possível? Posso ter dois softwares no PC para vender e efetuar o TEF concomitamente? Se sim isso pode resolver o problema da maioria dos programadores que ainda nao fizeram o TEF né..

Ufa.. chega né...
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: NFE e ECF e TEF

Mensagem por Maligno »

ECF e TEF não é comigo. Felizmente não uso isso e vou fazer o possível pra ficar longe dessa tranqueira. Aliás, no futuro quero trabalhar mais com softwares não-fiscais. Ainda chego lá. :)

Mas quanto à NFe, a legislação exige ou exigirá (conforme calendário) esse tipo de recurso apenas de empresas emitentes de documentos fiscais modêlos 1 e/ou 1A. Por enquanto, salvo engano, ECF continua do jeito que está. Inclusive, me parece que o próximo documento a entrar na "dança" deve ser CNH (conhecimento). E deve demorar, até porque o calendário para os documentos 1 e 1A vai até o final de 2010. Só depois disso é que devem ampliar o leque de abrangência.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

rubens escreveu:Com a obrigatoriedade da NFE os meus clientes vão parar de usar o ECF?
Pelo que eu ando vendo a NFe está sendo exigida somente (por enquanto) de indústria, fabricantes, etc...
rubens escreveu:A obrigatoriedade do TEF é para todas a empresas que vendem no cartão de crédito ou tem um teto para isso?
É obrigatório para quem usa ECF no ponto de venda, independente de faturamento. Pena eu não lembrar agora a portaria que estabelece isso.
rubens escreveu:E por último tenho um amigo que tá usando no programa dele um tipo de monitor de uma empresa de goiânia que lê os dados da venda e efetuam o TEF, isso seria possível? Posso ter dois softwares no PC para vender e efetuar o TEF concomitamente? Se sim isso pode resolver o problema da maioria dos programadores que ainda nao fizeram o TEF né..
Este software do seu amigo foi certificado para TEF ? Pois os certificadores não permitem que exista uma 3ª camada, é somente o seu software e o gerenciador das bandeiras. E mesmo que tenham permitido isso, eu não entraria nessa fria. Imagine esse "monitor" cometendo algum engano nas transações .... quem pagará o pato ?
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Eh.. agora tem algumas a partir desse mês tem mais um monte de empresas entrando na obrigatoriedade da NFe, Distribuidoras, lojas de produtos agropecuários, agroveterinários... e o contador não sabe explicar sobre o ECF e a NFe... só tá forçando os clientes a adquirirem o tal do certificado (parece que estão comissionados do SERASA). Eu tô com um cliente que abriu a loja agora (loja de parafusos e ferragens) e estão obrigando ele a comprar ECF e fazer essa chave da NFe. O cara num deve ter 10 prateleiras no estoque, dá dó... mas tão fazendo esse terrorismo com ele... Fui em outra contadora pegar informações e segundo ela depois da NFe não vai mais ser usado o ECF, absurdo porque estão até querendo que alguns clientes já troquem os ECFs matriciais pelos MFD. Pelo que sei tb os MFD são de uso obrigatório a partir de 2011. E nunca vi falar que ECF vence !!! ele zera né, mas vencer mesmo... Segundo uma lacradora de Cuiabá num tem essa de vencimento e sim que o ECF vai encher a memória e não pode mais trocar por matricial, mas aí é outra história..

E tb fiquei na dúvida da questão do TEF, mas vou ver isso a fundo... entrar em contato com a empresa... como você diz, parece meio "duvidoso"...

vlw
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Quem tem ECF e não usa o Bloco Série A1, vai ser obrigado a comprar o certificado e instalar um programa de NFE?
Pelo que entendi disso tudo, o ECF continuara normalmente, para ponto de vendas visto que a NFe, substituira as notas fiscais modelo 1 e 1A ( quando há transito de mercadoria ) e/ou for bens duraveis. O estabeleciomento podera ter o ECF e tambem a nota fiscal para o consumidor final, para eventual problema no ECF. Me corrijam se estiver errado.

Agora a unica coisa que tenho certeza, é que ninguem, nem os atendentes da SEFAZ, nem contadores e outros, sabem esclarecer nada. Cada um atira pra um lado.

Ate+,
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
Responder