Olá pessoal...
Sempre tentei montar um relatório destes e não consigo, sempre foi a minha frustração como programador...
O meu programa roda assim.
produtos.dbf - tabela de produtos
histest.dbf - tabela de movimentação deprodutos
No arquivo de produtos, gravo as informações dos produtos, preço, estoque etc.
No histest.dbf tem a movimentação e entrada e saída e data.
O meu cliente agora quer um relatório por data onde consta o saldo anterior, entrada saida e saldo atual.
Eu consigo para ele a entrada, saida e saldo atual, mas o anterior nao consigo.
Como vocês fazem isso... Alguns podem questionar mas é só pegar o estoque do produto+entrada-saida. Tudo bem se a data final for hoje.. Mas e se ele selecionar o mes passado por exemplo, como é que vou fazer o saldo atual, nao tem como gravar esta variavel...
Poderia gravar um historico para cada produto, mas que tamanho de dbf nao vai ficar...??
Se alguem puder mer dar um luz.. obrigado...
Rubens
Saldo anterior em um rel. de historico de produtos (kardex)
Moderador: Moderadores
- rubens
- Colaborador

Saldo anterior em um rel. de historico de produtos (kardex)
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você
"
Prezado Colega
Eu faço o seguinte...
No meu DBF tenho os campos :
SALDO_JAN, SALDO_FEV, SALDO_MAR, SALDO_ABR, SALDO_JUN, SALDO_JUL, SALDO_AGO,SALDO_SET, SALDO_OUT, SALDO_NOV, SALDO_DEZ no final de cada mês faço um fechamento e gravo o saldo final do mês no respectivo campo.
Suponhamos que hoje fosse 15/08/2005 e ele digite nos parâmetros do relatório a data inicial como 15/04/2005 então o sistema pegaria o saldo de SALDO_MAR + TOTAL VENDIDO ATE 14/04 - TOTAL COMPRADO ATE 14/04.
Óbviamente que neste caso terei no máximo o saldo anterior de 12 meses, mas se for preciso é simples fazer para mais, basta criar um campo caractere ou mesmo um campo memo para gravar os saldos anuais +/- assim :
2000/800 2001/485 2002/677 2003/921
Onde os 4 digitos pimeiros são o ano e os depois da barra o saldo
Esse esquema também funciona para fazer mensalmente ou até diariamente.
Espero ter dado uma luz a lhe ajudar a resolver este problema.
Até logo.
Marcelo
Eu faço o seguinte...
No meu DBF tenho os campos :
SALDO_JAN, SALDO_FEV, SALDO_MAR, SALDO_ABR, SALDO_JUN, SALDO_JUL, SALDO_AGO,SALDO_SET, SALDO_OUT, SALDO_NOV, SALDO_DEZ no final de cada mês faço um fechamento e gravo o saldo final do mês no respectivo campo.
Suponhamos que hoje fosse 15/08/2005 e ele digite nos parâmetros do relatório a data inicial como 15/04/2005 então o sistema pegaria o saldo de SALDO_MAR + TOTAL VENDIDO ATE 14/04 - TOTAL COMPRADO ATE 14/04.
Óbviamente que neste caso terei no máximo o saldo anterior de 12 meses, mas se for preciso é simples fazer para mais, basta criar um campo caractere ou mesmo um campo memo para gravar os saldos anuais +/- assim :
2000/800 2001/485 2002/677 2003/921
Onde os 4 digitos pimeiros são o ano e os depois da barra o saldo
Esse esquema também funciona para fazer mensalmente ou até diariamente.
Espero ter dado uma luz a lhe ajudar a resolver este problema.
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Contato:
Controle de saldos...
ARAGuARI-MG, 5 de fevereiro de 2005.
Prezado Rubens,
Sugestão:
Sob qualquer circunstância, deve-se inicialmente ter o critério de "PERÍODO DOS SALDOS" para as "Contas Correntes", e sempre manter variáveis para ANTERIOR, ENTRADAS, SAÍDAS, ATUAL e respectivas datas.
Exemplo:
Contas Contábeis, Caixa, Bancos (MENSAL),
Fichas de Clientes, Vendedores e Fornecedores (ANUAL),
Fichas de Mercadorias (ANUAL).
Evidentemente que os lançamentos/históricos são diários. Tanto faz se o movimento é de dinheiro ou mercadorias.
O próximo critério é como manter períodos anteriores para consulta/alteração. Pode-se controlar por subdiretórios ou mesmo arquivos compactados. Lembre-se que a Legislação Tributária EXIGE que os últimos CINCO anos estejam SEMPRE disponíveis para consultas do Fisco.
No caso de ESTOQUES, o saldo inicial/anterior do Exercício Atual é OBRIGATORIAMENTE o inventário do Exercício anterior, normalmente em 31/12. Nada mais viável do que manter a Anuidade para controlar estoques. Desta forma, facilita o controle, e pode-se até disponibilizar reprocessamentos, recalculando saldos ATUAIS e preços de custo ou custo médio. Não temos os saldos iniciais disponíveis ??
Para quem já compreendeu o SINTEGRA, no mês de Março/2005, deverá OBRIGATORIAMENTE ser remetido E/S de Fevereiro/2005 e Registro de Inventário de 2004, no caso, os SALDOS ANTERIORES das Fichas de Mercadorias... Simples né?!
Claro: Sempre haverá patrão para solicitar movimento de 12/12/2004 até 23/01/2005 ... Paciência. São DOIS extratos, razão, ou qualquer outro termo que caiba.
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Prezado Rubens,
Sugestão:
Sob qualquer circunstância, deve-se inicialmente ter o critério de "PERÍODO DOS SALDOS" para as "Contas Correntes", e sempre manter variáveis para ANTERIOR, ENTRADAS, SAÍDAS, ATUAL e respectivas datas.
Exemplo:
Contas Contábeis, Caixa, Bancos (MENSAL),
Fichas de Clientes, Vendedores e Fornecedores (ANUAL),
Fichas de Mercadorias (ANUAL).
Evidentemente que os lançamentos/históricos são diários. Tanto faz se o movimento é de dinheiro ou mercadorias.
O próximo critério é como manter períodos anteriores para consulta/alteração. Pode-se controlar por subdiretórios ou mesmo arquivos compactados. Lembre-se que a Legislação Tributária EXIGE que os últimos CINCO anos estejam SEMPRE disponíveis para consultas do Fisco.
No caso de ESTOQUES, o saldo inicial/anterior do Exercício Atual é OBRIGATORIAMENTE o inventário do Exercício anterior, normalmente em 31/12. Nada mais viável do que manter a Anuidade para controlar estoques. Desta forma, facilita o controle, e pode-se até disponibilizar reprocessamentos, recalculando saldos ATUAIS e preços de custo ou custo médio. Não temos os saldos iniciais disponíveis ??
Para quem já compreendeu o SINTEGRA, no mês de Março/2005, deverá OBRIGATORIAMENTE ser remetido E/S de Fevereiro/2005 e Registro de Inventário de 2004, no caso, os SALDOS ANTERIORES das Fichas de Mercadorias... Simples né?!
Claro: Sempre haverá patrão para solicitar movimento de 12/12/2004 até 23/01/2005 ... Paciência. São DOIS extratos, razão, ou qualquer outro termo que caiba.
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br