Saudações!
Penso que a lenha fui eu quem colocou, em um tópico aparentemente encerrado, de forma tri-legal. Voce apenas jogou gasolina... Certamente o fogaréu resultante deu mais luz à discussão. Honestamente? Vou descansar... Mais tarde voltaremos.
Arredondamentos...
Moderador: Moderadores
Re: Arredondamentos...
Essa norma ABNT, nessa área, não faz muita diferença, embora coincida com o método do Clipper e que é, aliás, o mesmo método usado em funções de formatação para apresentação visual da VCL do Delphi/Builder. Mas a função Round() da VCL (sim, o nome é igual) usa o método do "banqueiro".Sygecom escreveu:existe uma normal que regulariza isso que é a Norma ABNT
Note que em NFs, por exemplo, usando o método que for, sempre poderá haver diferença nos cálculos de produtos que tem valores fracionados. É onde mora o perigo. Numa sequência de cálculos dos ítens pode ocorrer um erro ao utilizarmos o resultado dessa soma no cálculo do ICMS, por exemplo. Eu acerto o cálculo parcial sempre no último ítem da NF. Ele recebe a diferença. Aí sim a soma dos ítens sempre bate com o total da NF. E o imposto sai certo. A dica me foi passada por um fiscal da Receita. Aí sim, concordo, é preciso realmente tomar cuidado. Mas não depende do método de arredondamento. Inclusive, há uma certa tolerância do governo com relação a alguma diferença em função de arredondamentos. A discrepância só não pode ser exagerada, claro.Em função disso temos que cuidar muito ao utlilizar algo contrario, pricipalmente quando se for em um documento fiscal
Mas como regra geral, as instituições financeiras sempre utilizam o método do "banqueiro", até porque, eles não podem ter e nem podem causar prejuízo. Daí a importância desse método. Essa norma ABNT não permite tal "equilíbrio". Logo, não há porque considerá-la. Aliás, um detalhe interessante que me passaram: no COBOL, usado pelos bancos há tanto tempo, o método do "banqueiro" é padrão, embora haja um meio de reconfigurar isso no código.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
-
carlos_dornelas
- Usuário Nível 3

Pessoal, estudando o assunto em questão (arredondamentos) me deparei também com o SET FIXED e o SET DECIMALS TO. Alguém pode me explanar quando usar isso e para que servem?
Esses dois comandos só tem a ver com apresentação. O comando SET FIXED <ON | OFF>, se ligado, faz com que a apresentação de números tenha tantas casas decimais quanto aquelas definidas através de SET DECIMALS TO. Tem mais alguns detalhes. Mas é melhor ler o NG a respeito.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---