Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF)
Moderador: Moderadores
-
infosys2
- Usuário Nível 1

- Contato:
O Programa que faz a interface com a impressora fiscal passa a ser chamado de PAF (Programa Aplicativo Fiscal). Este programa deve ser desenvolvido de acordo com a legislação (ATO COTEPE/ICMS N° 6) que dispõe sobre a especificação de requisitos do Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) e do Sistema de Gestão (GE ). Este programa somente poderá ser autorizado para uso nos estados, após a emissão de Laudo de Análise Funcional de PAF-ECF por órgão técnico credenciado pela COTEPE/ICMS. Para fornecer o laudo de análise funcional o órgão técnico credenciado submete o PAF a um roteiro com 105 testes. Cada teste tem vários passos que devem ser executados para verificar se o requisito foi atendido conforme a legislação.
A FURB de BLumenau - SC, nos dias 11 e 12 de novembro de 2008, fez os primeiros testes e liberou o laudo número FURB0012008.
Prazo para implantação do PAF
Em Santa Catarina, as empresas terão até 1° de junho de 2009 para adaptar seus sistemas às novas regras.
O Programa que faz a interface com a impressora fiscal passa a ser chamado de PAF (Programa Aplicativo Fiscal). Este programa deve ser desenvolvido de acordo com a legislação (ATO COTEPE/ICMS N° 6) que dispõe sobre a especificação de requisitos do Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) e do Sistema de Gestão (GE ). Este programa somente poderá ser autorizado para uso nos estados, após a emissão de Laudo de Análise Funcional de PAF-ECF por órgão técnico credenciado pela COTEPE/ICMS. Para fornecer o laudo de análise funcional o órgão técnico credenciado submete o PAF a um roteiro com 105 testes. Cada teste tem vários passos que devem ser executados para verificar se o requisito foi atendido conforme a legislação.
A FURB de BLumenau - SC, nos dias 11 e 12 de novembro de 2008, fez os primeiros testes e liberou o laudo número FURB0012008.
Prazo para implantação do PAF
Em Santa Catarina, as empresas terão até 1° de junho de 2009 para adaptar seus sistemas às novas regras.
Clipper, xHarbour, gtwvw, wvwtools, fivewin
Re: Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF)
Sim, mas qual a dúvida?
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
- ademilson
- Usuário Nível 2

- Contato:
Estou começando a fazer alterações para se adequar ao Paf, estou achando muita informação desencontrada para efetuar as implementações.
1 - Quanto aos testes, por exemplo o teste 56 e 25 tem a mesma finalidade, fora outros que tem a mesma implementação.
2 - A respeito dos testes gerais dentro deles onde obrigatoriamente todos os programas deveriam ter que executar existem teste que são referentes a ramos específicos como restaurantes, postos de combustíveis, e farmácias de manipulação.
3 - Existem algumas gerações como por exemplo o teste 021 e 022 que tratam da geração do Arquivo espelho da MFD da impressora, porém não existe um leiaute especificado para sua geração apenas fala que deve ser gerado o código MD5 no final do arquivo, eu procurei no manual da impressoras da Bematech e não encontrei nada que falasse sobre esse arquivo espelho da MFD.
Existem várias outra informações que atrapalham e confundem o desenvolvimento pela complexidade e termos utilizados, então seria interessante que o pessoal que esteja desenvolvendo comece a questionar pois o roteiro de testes pelo que entendi está até mal formulado e o pior eu entrei em contato com um dos órgãos homologadores e me passaram que para obter mais detalhes era pra entrar em contato com a bematch.
1 - Quanto aos testes, por exemplo o teste 56 e 25 tem a mesma finalidade, fora outros que tem a mesma implementação.
2 - A respeito dos testes gerais dentro deles onde obrigatoriamente todos os programas deveriam ter que executar existem teste que são referentes a ramos específicos como restaurantes, postos de combustíveis, e farmácias de manipulação.
3 - Existem algumas gerações como por exemplo o teste 021 e 022 que tratam da geração do Arquivo espelho da MFD da impressora, porém não existe um leiaute especificado para sua geração apenas fala que deve ser gerado o código MD5 no final do arquivo, eu procurei no manual da impressoras da Bematech e não encontrei nada que falasse sobre esse arquivo espelho da MFD.
Existem várias outra informações que atrapalham e confundem o desenvolvimento pela complexidade e termos utilizados, então seria interessante que o pessoal que esteja desenvolvendo comece a questionar pois o roteiro de testes pelo que entendi está até mal formulado e o pior eu entrei em contato com um dos órgãos homologadores e me passaram que para obter mais detalhes era pra entrar em contato com a bematch.
José Ademilson da Cruz
Gerente de Desenvolvimento Harbour
SG Sistemas de Automação ltda.
Como vai gerar o MD5 dos arquivos se no Harbour só tem o MD5() e MD5_FILES() que gera um código com apenas 32 caracteres, como vamos gerar a assinatura digital com 256 caracteres????
Wanderlei Cardoso
Analista e Programador em Harbour
XHarbour + GTWVW + DBFCDX :%
Wanderlei Cardoso
Analista e Programador em Harbour
XHarbour + GTWVW + DBFCDX :%
Wanderlei Cardoso
Analista / Programador
XHarbour + GtWvW + FiveWin + HwGui + Firebird
cwanderlei@yahoo.com.br
(62)98171-3059 - whatsapp

Analista / Programador
XHarbour + GtWvW + FiveWin + HwGui + Firebird
cwanderlei@yahoo.com.br
(62)98171-3059 - whatsapp

- alaminojunior
- Colaborador

Mas é exatamente isso, 32 dígitos. Ainda não metí a cara no PAF, mas se for pra gerar o md5 do conteúdo do arquivo, use HB_MD5(), e HB_MD5FILE( ) para gerar o md5 do arquivo como um todo. Precisa ver direito o que eles pedem.Como vai gerar o MD5 dos arquivos se no Harbour só tem o MD5() e MD5_FILES() que gera um código com apenas 32 caracteres
Assinatura digital com 256 caracteres é o hash RSA. Pesquise no fórum a respeito de OpenSSL. Foi muito discutido, inclusive é o que pretendo usar para gerar a tal chave.como vamos gerar a assinatura digital com 256 caracteres????
Se a dúvida for a respeito da geração das chaves, o assunto tá resolvido.
Em tempo: para quem usa xHarbour, pode-se valer das funções para o hash MD5 presentes no pacote do mesmo.
Para quem ainda usa Clipper, creio que exista ainda no site do Maligno, a ferramenta que gera o MD5.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
-
DLZ
- Usuário Nível 3

Alguém do RS já homologou seu sistema no PAF ? Essa parametrização envolve telas ? Todos os sitemas de frente de caixa Vão ter a mesma "cara"? Onde consigo algum suporte para tirar minhas dúvidas ? Onde homologa aqui no RS ?
- ademilson
- Usuário Nível 2

- Contato:
Boa tarde amigos...
Estou na reta final de homologacao do PAF, só que estou emperrado na questao da assinatura digital, estava utilizando o BMRSA, porém, não funcionou corretamente. Alguém já enfrentou algum problema parecido e poderia me dar uma luz...
, tem que ser pra DOS 
Obrigado.
Estou na reta final de homologacao do PAF, só que estou emperrado na questao da assinatura digital, estava utilizando o BMRSA, porém, não funcionou corretamente. Alguém já enfrentou algum problema parecido e poderia me dar uma luz...
Obrigado.
José Ademilson da Cruz
- alaminojunior
- Colaborador

A assinatura RSA pode ser feita (creio eu, segundo o que lí) da mesma forma que foi feita com a assinatura dos arquivos da nota fiscal paulista, usando o aplicativo OpenSSL. Apesar de ser For Windows, pode-se muito bem ser executado via comando RUN do Clipper ou xHarbour.
Pesquise no fórum sobre OpenSSL que irão surgir diversos tópicos. Qualquer coisa (como diz o Leo) prende o grito.
Pesquise no fórum sobre OpenSSL que irão surgir diversos tópicos. Qualquer coisa (como diz o Leo) prende o grito.
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
- ademilson
- Usuário Nível 2

- Contato:
Olá AlaminoJunior....
É que preciso que seja DOS PURO, nosso frente funciona ou em DOS ou em LINUX, e estamos implementando em DOS porque é mais tranquilo do que em LINUX, entende ? posso usar drivers das impressoras, já no linux precisaria fazer comunicao direta em varios casos...
Muito obrigado pela atencao
É que preciso que seja DOS PURO, nosso frente funciona ou em DOS ou em LINUX, e estamos implementando em DOS porque é mais tranquilo do que em LINUX, entende ? posso usar drivers das impressoras, já no linux precisaria fazer comunicao direta em varios casos...
Muito obrigado pela atencao
José Ademilson da Cruz
- alaminojunior
- Colaborador

Bom, se tem a opção do Linux, melhor. Para DOS puro acho pouco provável encontrar alguma coisa.
Não uso Linux, mas me parece que ele já traz esse OpenSSL ou similar, nativamente.
Não uso Linux, mas me parece que ele já traz esse OpenSSL ou similar, nativamente.
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
-
Cleiton Fidelis
- Usuário Nível 2

Divinopolis MG 17h23 04 deMaio de 2009 - Segunda Feira
Salve, Salve Galera
Acho que temos uma surpresinha....
Alterações na forma de assinar essa %%$¨%&$
http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz ... 009_09.htm
Alguem ja fez, Chutou, Ta perto ?
Abraços.
37 9107-2201
Salve, Salve Galera
Acho que temos uma surpresinha....
Alterações na forma de assinar essa %%$¨%&$
http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz ... 009_09.htm
Alguem ja fez, Chutou, Ta perto ?
Abraços.
37 9107-2201
Cleiton Fidelis - Divinopolis - MG
37 9107-2201
msn: cleitonfidelis@hotmail.com
Boa Tarde amigos,
Estou começando as alterações para homologar o sistema de ECF.
Estou com muitas duvidas, achei esse topico e vou postar algumas aqui para ver se o pessoal pode me ajudar, ok
Alguem aqui ja conseguiu homologar seu software em clipper ?
Como devo proceder para atender o Requisito VII que fala sobre o Espelho MFD
e o Arq. MFD ? Como faço para gera-los através do clipper ?
Alguem pode me dar uma ajuda ?
Como gerar uma assinatura EAD nos arquivos gerados em Clipper ?
OBS:
A empresa aqui usa os driver Bemafi.exe ou mp20drv.exe
A maioria dos clientes aqui usa impressora bematech termica mp-2100 th fi.
Agradeço qualquer ajuda.
Abraços
Estou começando as alterações para homologar o sistema de ECF.
Estou com muitas duvidas, achei esse topico e vou postar algumas aqui para ver se o pessoal pode me ajudar, ok
Alguem aqui ja conseguiu homologar seu software em clipper ?
Como devo proceder para atender o Requisito VII que fala sobre o Espelho MFD
e o Arq. MFD ? Como faço para gera-los através do clipper ?
Alguem pode me dar uma ajuda ?
Como gerar uma assinatura EAD nos arquivos gerados em Clipper ?
OBS:
A empresa aqui usa os driver Bemafi.exe ou mp20drv.exe
A maioria dos clientes aqui usa impressora bematech termica mp-2100 th fi.
Agradeço qualquer ajuda.
Abraços
Olá pessoal porventura existe alguem que já se homologou no ES?
e outra coisa DUVIDA é claro,,, alguem ja montou o Menu de Informações da ECF com arquivos criptografados??
e outra coisa DUVIDA é claro,,, alguem ja montou o Menu de Informações da ECF com arquivos criptografados??
Anderson, Bom dia,
Estamos sim na fase final de homologação mas ainda temos algumas duvidas é claro, e utilizando o Clipper.
Qualquer duvida podemos esclarecer.
Rodrigo
Estamos sim na fase final de homologação mas ainda temos algumas duvidas é claro, e utilizando o Clipper.
Qualquer duvida podemos esclarecer.
Rodrigo
Caro Anderson.
Me mande seu email para podermos conversar em OFF.
Me mande seu email para podermos conversar em OFF.