Recriar a LLIBG/FGLib para o Harbour/xHarbour

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Re: Recriar a LLIBG/FGLib para o Harbour/xHarbour

Mensagem por alaminojunior »

rubens escreveu:Essa "ideologia" de Software livre, de graça é meio confusa... ninguém é relógio para trabalhar de Graça...
Também acho.
Mas o Vagner disse que a lib iria ser disponibilizada gratuitamente. Nada contra ele, se resolvesse de uma hora para outra vende-la. Tem o dever de cobrar sim. Mas como eu disse, ele resolveu doar a coisa, e alguém post´s atrás resolveu desdenhar publicamente dos outros colegas menos favorecidos, oferecendo uma recompensa pelo sucesso da lib. Depois, diante da dificuldade do Vagner resolveu retirar a mesma. Ainda bem que não foi assinado nenhum contrato e nem registrado em cartório, mas que ficou feio ficou !
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Bem eu ficarei no Harbour por enquanto, e usando a Hwgui. Até porque o pessoal do Delphi já fala em aprender Java ou C#, tem um tópico desse lá também. Será conhecidencia?
Mas o a parte boa do código GPL é exatamente esse: "grandes" desenvolvedores com muito conhecimento que simplesmente sabem programar em xBase/C/C++/ASM e se unem para criar uma ferramenta que pode ser usadas por eles. No mais são aquelas pessoas que querem tiram proveito criar empresa para iludir etc... que existe em qualquer lugar.
Até porque tentou-se inverter dizendo que tal empresa irá manter tal produto quando na realidade é o contrário.
Felizmente no xBase existe esta diversidade, então podemos escolher.
Mas para quem já está saturado não andianta essa conversa, a pessoa vai partir para C#, Delphi, Ruby, Java etc... menos xBase, porque dizem que é uma linguagem sem futuro. Mas não é isso que podemos ler na Internet, o xBase vai bem, assim como as outras linguagens. Até o Cobol.
Neste link abaixo fala sobre os 50 anos do Cobol, e porque muitas empresas ainda usam e porque continuarão usando.
URL: http://rss.slashdot.org/~r/Slashdot/sla ... article.pl
Essas linguagens estão evoluindo, mas para quem quer mudar não existe argumento, é uma opção de cada um.
Se formos observar quem esta saindo do Clipper para o [x]Harbour, fica meio perdido, aprende a usar uma impressora USB, usa uma biblioteca semi gráfica, a exemplo da WVW ou WVT, fica feliz, porque conseguiu mudar para 32bits, etc. Depois passa a querer usar uma lib gráfica real, escolhe entre várias Hwgui, Minigui, Fivewin etc... Aprende os conceitos de programação gráfica usar menos Do While, começa aprender OOP, se no entanto, ele decidir mudar para Delphi, não vai ficar tão perdido. Se fosse mudar do Clipper para Delphi terá mais difilcudade. Até porque existe uma certa lógica comum, quando mudamos para ambiente gráfico, é só desenho de telas e o acesso a dados poderá ser Via ADO,ODBC etc... que todas elas suportam.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Ola amigos,

Estou eu aqui para dar minhas explicações.

Bom, os dias que se passaram no final do ano para cá nao foram dos melhores, podem reparar que dei uma sumida do forum.

Minha mãe fora acometida de cancer de mama, e isto desestruturou muito nossas vidas, eu mesmo em muitos momentos acreditei que nao iria suportar, graças a Deus ela se tratou, esta fazendo a radioterapia agora, do inicio do ano para cá, parei quase tudo para estar do lado dela durante a quimioterapia que é o processo mais doloroso do tratamento, e como hoje estamos trabalhando para uma empresa, me limitei até mesmo a comparecer pelo forum poucas vezes, minha esposa grávida também precisando de muita atenção e fiquei assim, mais preocupado com a familia agora, tive que dividir meu tempo entre o trabalho, que ainda sustentou os gastos que tive com as viagens para acompanhar minha mae e com minha esposa e filha (nasce mes que vem). E com essa crise, onde parece que a grana de todo mundo fica mais curta, então. São muitas as razões, a lib está 70% concluida, quero muito terminar e disponibilizar, nem que seja por um valor simbolico, ou se a coisa melhorar, sustento que ela seja gratuita, alias é nossa vontade desde o primeiro instante.

Estou retomando os caminhos, tentei avisar ao forum que estaria ausente devido a estas situações passageiras mas removeram a mensagem do forum principal que sempre é mais visitado, estou tentando terminar algumas ferramentas para levantar recursos, até disponibilizei a venda hoje ainda, o PRWIN SERVER, está em nosso site, para poder ir ajudando nas despesas. Enfim.

Estou com o sistema do Stiv, amigo nosso de forum, baseado em FGL, em fase final de migração, ao terminar esta migração, bem provavél que a lib já estará em ponto de uso e vou disponibilizar ela para as criticas e suposta solução dos problemas que puderem surgir, uso ela a mais de 3 anos, a parte que sempre usei nunca apresentou problemas, mas nao se pode limitar a imaginação de ninguém.

Espero que ninguém tenha ficado chateado. Mas tive inúmeras razões para dar um stop neste projeto. O Stiv mesmo é um que acompanhou a minha correria, era para ter finalizado tudo para ele em janeiro e ter colocado a lib disponível, mas infelizmente nao deu e tive que contar com a compreensão do mesmo.

Mas estou trabalhando nisto, vou abrir uma área no meu site amanha, com alguns screenshots e talvez alguns exemplos rodando em clipper e com ela.

Assim que tiver algo 90% utilizável, estaremos disponibilizando a todos.

Abraços
Wagner Nunes
http://www.vagucs.com.br
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Olá Wagner,

Fique tranquilo, acho que nem tem que dar explicações, você como muitos aqui no forum já contibuiram muito, como contribui até hoje e sem cobrar nada. Então fique tranquilo, por que quando aperta mesmo o povo acha uma solução e acaba resolvendo.
Tudo que posso lhe desejar é melhoras para sua mãe, e muito felecidade para você e sua familia e muita saude para esse baby que esta para nascer.
Grande abraço.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
DLZ
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por DLZ »

ainda não desisti... ehehehe
DLZ
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por DLZ »

A espera continua companheiro !! rsssss...
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Galera, o Stiv Rael já está com o PDV dele 80% convertido.

A LLIBG+FGL ao contrario do que disseram, está 100% compatível com as libs do clipper, 100% não, que ela tá muito mas muito melhor né, sem as limitações e com muito mais velocidade.

Nosso PDV tá rodnado ela a toda prova, em breve vocês poderão ver ele todo visual rodando nas lojas da camisaria colombo, isto deve ocorrer até final do ano.

A interface das rotinas da FGL está 70% e da LLIBG 30%, não terminei por falta de tempo mesmo.

Se o stiv quiser poderá postar fotos do sistema em DOS e Windows, pretendo terminar a lib super rapido.

E povo, eu já converti tudo quanto é tipo de sistema, não venham com a história de que converter algo 100% é impossível não, que não é.

Não tenho os fontes da LLIBG nem FGL mas me baseio na documentação delas para criar rotinas exatas.

Espero já em breve disponibilizar um demo para os amigos curtirem, preciso também, atualizar o xHarbour, pois comecei a lib na versão 99.70.

Adicionei supórte TTF também, o que é de grande valia, prefiro um trilhao de vezes usar esta lib do que usar uma IDE grafica, eu posso rodar em windows e linux sem me preocupar com ambiente grafico, deixo abaixo os screenshots de nosso PDV, do sistema do stiv só posso postar com autorização dele.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
hrodrigom
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por hrodrigom »

Vc teria algum screenhot em linux ?

No linux como funciona? Roda em X11?
Mário Isa
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Mário Isa »

A LLIBG+FGL ao contrario do que disseram, está 100% compatível com as libs do clipper, 100% não, que ela tá muito mas muito melhor né, sem as limitações e com muito mais velocidade.
Vagner / vc quis dizer está 100% compatível com clipper ou xharbour ?

Mário
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

100% compatível com a LLIBG do clipper, ou seja, até o momento ,as rotinas montadas rodam exatamente como as similares no clipper.

O screenshots que postei são de windows e linux, o mesmo visual nas 2 plataformas.

Em Windows roda em console ou X11 com o mesmo aspecto.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Mário Isa
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Mário Isa »

Vagner,

Como obter esta nova biblioteca ?

Mário
DLZ
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por DLZ »

Acho que vou morrer de ansiedade a espera dessa Lib !!! ehehehhehehe só está faltando isso para mim poder converter meu frente de caixa !!
Aculeeeera ai Wagner.. rssssss.
Um abraço...
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

A única coisa que falo é, está um luxo essa interface da LLIBG+FGL, é perfeito, muito rapido e podemosusar qualquer modo de vídeo sem limitações.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Também estou superancioso a espera dessa lib.
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
MARINI
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MARINI »

Vagner, bom dia.
Admiro seu esforço e sua bondade, mas não consigo entender como voce promete fazer isto sem nenhum custo somente
para nos ajudar, ocupando seu tempo. Depois sabemos que isto será usado comercialmente e que ninguém
vai querer ficar disponibilizando o seu sistema, sem cobrar nada. É a lógica, pois vivemos disto.
Outra coisa, pelo que aindei pesquisando, converter a LLIBG do Clipper para o (x)Harbour para Windows,
é impossível devido ao modo que este trata as telas. Se fosse possível, já teriamos isto no mercado.
Mas não duvido não da sua capacidade. Isto está prometido há 2 anos e quem sabe um dia sai mesmo.
Cheguei até oferecer-lhe um prêmio, se fizesse isto, lembra!
Mas a uns 6 meses atrás recebi este e-mail:
"Bom dia.
Eu li em um post do fórum PCToledo, que vcs tem interesse na lib
gráfica LLIBG portada para xHarbour, no post vcs até ofereceram uma
doação para o colega Vagner, que disse que iria disponibilizar uma
versão para windows gratuitamente sem os fontes.
Vocês já estão utilizando a solução oferecida por ele ou ainda estão
precisando?
Sou programador, e portei essa lib para xHarbour windows (bcc+gtwvt) e
linux (gcc+gtxvc), para conversão de um sistema de frente de caixa.
Portei também as rotinas de comunicação serial da lib Clipper Tools,
também para windows e linux.
Se tiverem interesse em adquiri-las entre em contato, tenho tudo com
fontes de minha autoria, e poderia também auxiliá-los na conversao de
seu sistema."

Como estavamos precisando decidir sobre isto, pois já não é mais possivel fazer algumas
coisas com o Clipper, como por exemplo homologar o TEF, testamos alguns exemplos
enviados pelo colega, mas encontramos inúmeros problemas e chegamos a conclusão
que isto seria apenas um 'quebra-galho', sem futuro e desistimos da idéia.
Iniciamos então as mudanças para o Xailer. Tivemos problemas iniciais de
adaptação, mas hoje está indo tudo certinho, com muitas tarefas já portadas.
Muitas telas já estão prontas e podem ser conferidas em:
http://www.emeasoft.com/i_pc5.htm#p1
onde tem as telas com o Clipper+LLIBG e algumas já com Xailer.
Estou, explanando tudo isto para tentar ajudar os colegas a se decidirem
por algo mais concreto.
Vagner, vá em frente e tenha sucesso, mas veja se isto vai
ser realmente possível de se fazer, estabeleça um prazo e o custo,
para que fique tudo claro e que ninguém se sinta, no futuro,
enganado e chateado contigo.
Sds
Marini
Responder