Compilar com Harbour
Moderador: Moderadores
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Re: Compilar com Harbour
Olá Hasse,
Para lista as funções de uma LIB pode usar o programinha em anexo.
Sobre o seu problema de compilação no seu Note, primeiro vou lhe fazer uma pergunta fundamental que cometi um erro aqui, que foi apenas copiar a pasta inteira de onde estava instalado o MSVC e larguei no mesmo local em outro micro, usei os mesmos PATH e etc.. e não compilou, acontece que na instalação do MSVC ele distribui LIB e DLL para tudo que é lado inclusive em C:\WINDOWS e C:\WINDOWS\SYSTEN32 que infelizmente é necessário para compilar aplicativos por menor que eles sejam. Então se esse é o caso, já comece fazendo a instalação completo do MSVC no outro micro.
Outra coisa é o que você mesmo comentou do longo PATH para poder ser achado pelo Harbour, então eu lhe recomendaria quando tiver instalando o MSVC indique um caminho bem curto, eu por exemplo uso D:\DEVEL\MSVC\ e na hora de instalar não instalo todos os pacote do MSVC apenas o C++ que é necessário para o Harbour e xHarbour.
Para lista as funções de uma LIB pode usar o programinha em anexo.
Sobre o seu problema de compilação no seu Note, primeiro vou lhe fazer uma pergunta fundamental que cometi um erro aqui, que foi apenas copiar a pasta inteira de onde estava instalado o MSVC e larguei no mesmo local em outro micro, usei os mesmos PATH e etc.. e não compilou, acontece que na instalação do MSVC ele distribui LIB e DLL para tudo que é lado inclusive em C:\WINDOWS e C:\WINDOWS\SYSTEN32 que infelizmente é necessário para compilar aplicativos por menor que eles sejam. Então se esse é o caso, já comece fazendo a instalação completo do MSVC no outro micro.
Outra coisa é o que você mesmo comentou do longo PATH para poder ser achado pelo Harbour, então eu lhe recomendaria quando tiver instalando o MSVC indique um caminho bem curto, eu por exemplo uso D:\DEVEL\MSVC\ e na hora de instalar não instalo todos os pacote do MSVC apenas o C++ que é necessário para o Harbour e xHarbour.
- Anexos
-
Lista_funcoes_Lib.zip- (468.11 KiB) Baixado 336 vezes
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Bom dia Leonardo.
Realmente, como você falou, eu também cometi este mesmo erro, no início.
Mas, desconfiado, no mesmo dia, instalei o MSVC de modo tradicional, mas mesmo assim, não funciona.
Vou, hoje mesmo, testar a tua sugestão de instalar o mesmo direto no raiz, exatamente como você fez.
Quanto à lista de funções em lib's será de uma enorme valia.
Obrigado.
Realmente, como você falou, eu também cometi este mesmo erro, no início.
Mas, desconfiado, no mesmo dia, instalei o MSVC de modo tradicional, mas mesmo assim, não funciona.
Vou, hoje mesmo, testar a tua sugestão de instalar o mesmo direto no raiz, exatamente como você fez.
Quanto à lista de funções em lib's será de uma enorme valia.
Obrigado.
Editado pela última vez por Hasse em 20 Set 2009 10:31, em um total de 1 vez.
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Boa noite Leonardo.
Passei o dia procurando o Microsoft Visual Studio que permita a instalação só do C++ e não encotrei.
São muitas opções que a gente se perde...
De onde posso baixar ? Onde você conseguiu ?
Passei o dia procurando o Microsoft Visual Studio que permita a instalação só do C++ e não encotrei.
São muitas opções que a gente se perde...
De onde posso baixar ? Onde você conseguiu ?
Hasse
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Boa Noite Hasse,
O Instalador é o mesmo que você deve está usando, é na hora de instalar que tem opção de instalar customizado escolhendo apenas o C++
O Instalador é o mesmo que você deve está usando, é na hora de instalar que tem opção de instalar customizado escolhendo apenas o C++
Leonardo Machado
-
Hasse
- Usuário Nível 4

As versões que eu havia testado até aqui, nenhuma permitia optar por algum tipo especial de instalação. Já partia direto para a instalação.
Neste momento estou instalando o "Microsoft C++ 2008 Express Edition", que me deu a opção de não instalar o MSQL server, mas está instalando:
1-Visual C++ Runtime Pre-requisites;
2-SDK for Visual Studio 2008 headers;
3-SDK for .NET framework - eun;
4-SDK for Visual Studio 2008 Tools for Win32;
5-MIcrosift Visual C++ 2008 Express Edition with SP1;
6-Shared Management Objects.
Espero que seja esta...., pois já instalei e desinstalei uma 5 ou 6 vezes.
Neste momento estou instalando o "Microsoft C++ 2008 Express Edition", que me deu a opção de não instalar o MSQL server, mas está instalando:
1-Visual C++ Runtime Pre-requisites;
2-SDK for Visual Studio 2008 headers;
3-SDK for .NET framework - eun;
4-SDK for Visual Studio 2008 Tools for Win32;
5-MIcrosift Visual C++ 2008 Express Edition with SP1;
6-Shared Management Objects.
Espero que seja esta...., pois já instalei e desinstalei uma 5 ou 6 vezes.
Hasse
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Terminei a instalação e reiniciei o computador.
Ao compilar.... Recebo exatamente a mesma mensagem de erro... :%
O meu Fio.hbm está assim:
O comando de compilação abaixo:
Usei o -rebuild para ter certeza de que todos os prg's e lib's foram recompiladas.
Apesar de ter usado na linha de comando DOS a sintaxe > FioLog.txt, a tela do DOS reporta o erro abaixo (só a parte final do erro):
No Anexo segue o log de erro completo... Observar que é em tempo de linkagem que está o problema...
Ao compilar.... Recebo exatamente a mesma mensagem de erro... :%
O meu Fio.hbm está assim:
Código: Selecionar todos
-oFio400h.exe
-inc
-LC:\Harbour_vc\lib\win\msvc
-lHBwin
-lHBct
Fio400.prg
...
Todos os prg's
...Código: Selecionar todos
HBMK2 Fio.hbm > FioLog.txt -rebuildApesar de ter usado na linha de comando DOS a sintaxe > FioLog.txt, a tela do DOS reporta o erro abaixo (só a parte final do erro):
I_NpVenc.obj .hbmk\win\msvc\I_Num80.obj .hbmk\win\msvc\I_Num132.obj .hbmk\win\ms
vc\I_Outr.obj .hbmk\win\msvc\I_Pend.obj .hbmk\win\msvc\I_PendBk.obj .hbmk\win\ms
vc\I_Rima.obj .hbmk\win\msvc\I_Rimc.obj .hbmk\win\msvc\I_Soma.obj .hbmk\win\msvc
\I_Tk_Lst.obj .hbmk\win\msvc\M_Agru.obj .hbmk\win\msvc\M_CadGer.obj .hbmk\win\ms
vc\M_CodPrp.obj .hbmk\win\msvc\M_Elim.obj .hbmk\win\msvc\M_FimMes.obj .hbmk\win\
msvc\M_IndEst.obj .hbmk\win\msvc\M_Indice.obj .hbmk\win\msvc\M_IndOrd.obj .hbmk\
win\msvc\M_Mod.obj .hbmk\win\msvc\M_Movim.obj .hbmk\win\msvc\M_NovoMo.obj .hbmk\
win\msvc\M_OpenEs.obj .hbmk\win\msvc\M_OpnArq.obj .hbmk\win\msvc\M_TecMov.obj .h
bmk\win\msvc\M_VerMov.obj .hbmk\win\msvc\Man_NfBk.obj .hbmk\win\msvc\Manu_alu.ob
j .hbmk\win\msvc\Manu_apg.obj .hbmk\win\msvc\Manu_bax.obj .hbmk\win\msvc\Manu_ca
d.obj .hbmk\win\msvc\Manu_cdg.obj .hbmk\win\msvc\Manu_com.obj .hbmk\win\msvc\Man
u_est.obj .hbmk\win\msvc\Manu_esu.obj .hbmk\win\msvc\Manu_esv.obj .hbmk\win\msvc
\Manu_esx.obj .hbmk\win\msvc\Manu_fat.obj .hbmk\win\msvc\Manu_for.obj .hbmk\win\
msvc\Manu_grl.obj .hbmk\win\msvc\Manu_maq.obj .hbmk\win\msvc\Manu_nf.obj .hbmk\w
in\msvc\Manu_nfe.obj .hbmk\win\msvc\Manu_np.obj .hbmk\win\msvc\Manu_tk.obj .hbmk
\win\msvc\MenuFio.obj -libpath:C:\Harbour\lib\win\msvc -subsystem:console HBWin
.lib HBct.lib hbextern.lib hbdebug.lib hbvm.lib hbrtl.lib hblang.lib hbcpage.lib
gtcgi.lib gtpca.lib gtstd.lib gtwin.lib gtwvt.lib gtgui.lib hbrdd.lib hbuddall.
lib hbusrrdd.lib rddntx.lib rddcdx.lib rddnsx.lib rddfpt.lib hbrdd.lib hbhsx.lib
hbsix.lib hbmacro.lib hbcplr.lib hbpp.lib hbcommon.lib hbpcre.lib hbzlib.lib ke
rnel32.lib user32.lib gdi32.lib advapi32.lib ws2_32.lib winspool.lib comctl32.li
b comdlg32.lib shell32.lib uuid.lib ole32.lib oleaut32.lib mpr.lib winmm.lib map
i32.lib imm32.lib msimg32.lib wininet.lib- Anexos
-
FioLog.zip- (6.3 KiB) Baixado 207 vezes
Hasse
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
-LC:\Harbour_vc\lib\win\msvc
Veja que estás mandando linkar todas as libs do diretório. Inclusive as MT e para Windows CE.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Bom dia Itamar.
Já havia desabilitado a linha, mas não houve qualquer alteração no resultado final.
Copiei esta instrução do texto abaixo (só parte):
Onde afirma que é um Path para pesquisa e não de inclusão.
#-LC:\Harbour_vc\lib\win\msvcCopiei esta instrução do texto abaixo (só parte):
Harbour Make (hbmk2) 2.0.0beta2 (Rev. 12407)
Copyright (c) 1999-2009, Viktor Szakats
http://www.harbour-project.org/
Translation (pt-BR): Vailton Renato, (vailtom@gmail.com)
Sintaxe:
hbmk2 [opções] [<script[s]>] <src[s][.prg|.c|.obj|.o|.rc|.res|.po|.pot|.hbl]>
Opções
-o<outname> nome de arquivo de saída
-l<libname> linkar com a biblioteca <libname>. <libname> deve omitir
path, extensão e o prefixo 'lib' (a menos que faça parte do
nome-de-arquivo).
-L<libpath> path adicional para pesquisar por bibliotecas
...
... Hasse
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Provavelmente, suas variáveis estão erradas e/ou o hbmk2 esta pegando outras libs porque ele é recursivo.
Eu não tenho nada do BCC por exemplo setado.
Realmente eu não sei porque voces se batem tanto porque é só seguir o arquivo install do harbour não ten segredo nenhum.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Eu não tenho nada do BCC por exemplo setado.
Realmente eu não sei porque voces se batem tanto porque é só seguir o arquivo install do harbour não ten segredo nenhum.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Boa tarde Itamar.
Realmente, como já havia comentado acima, no DeskTop foi tranquila a instalação, mas no meu Notebook a "coisa tá pegando". E feio...
Até já experimentei copiar todos os *.bat que estabelem os path's, de um computador para o outro, e também continua no mesmo.
O Windows XP é o mesmo. A mesma pessoa que instalou o citado no meu Desktop, também instalou no Notebook. Mas há alguma diferença de configuração, pois no Desktop posso usar o path no formato tradicional, como:
Mas, no Notebook preciso usar como abaixo, pois do contrário não é reconhecido:
Da última vez instalei o Visual Studio conforme sugestão do Leonardo, justamente para evitar o problema acima, em:
Mas eu não desisto fácil. Vou procurar o erro até encontrar.
Realmente, como já havia comentado acima, no DeskTop foi tranquila a instalação, mas no meu Notebook a "coisa tá pegando". E feio...
Até já experimentei copiar todos os *.bat que estabelem os path's, de um computador para o outro, e também continua no mesmo.
O Windows XP é o mesmo. A mesma pessoa que instalou o citado no meu Desktop, também instalou no Notebook. Mas há alguma diferença de configuração, pois no Desktop posso usar o path no formato tradicional, como:
C:\Arquivos de programas\Microsoft Visual Studio 9.0\.... etc.Código: Selecionar todos
C:\Arquiv~1\Micros~4\..... etc.Código: Selecionar todos
C:\MSVC\... etc.Hasse
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

Ola!
Meu note é um Acer Aspire 3000. Podemos dizer antigo.
E funciona sem problema nenhum.
Mande as variáveis de ambiente. As minhas são essas.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Meu note é um Acer Aspire 3000. Podemos dizer antigo.
E funciona sem problema nenhum.
Mande as variáveis de ambiente. As minhas são essas.
ALLUSERSPROFILE=C:\Documents and Settings\All Users
APPDATA=C:\Documents and Settings\Itamar\Dados de aplicativos
CLIPPER=F200
CommonProgramFiles=C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns
COMPUTERNAME=TRABALHO
ComSpec=C:\WINDOWS\system32\cmd.exe
FP_NO_HOST_CHECK=NO
HB_COMPILER=msvc
HB_DIR_BLAT=G:\blat\blat262
HB_DIR_GD=G:\GD
HB_DIR_NSIS=C:\Arquivos de programas\NSIS
HB_INC_BLAT=G:\BLAT\BLAT262\FULL\SOURCE
HB_INC_GD=G:\GD\INCLUDE
HB_INSTALL_PREFIX=D:\DEV\HARBOUR
HB_PATH=D:\DEV\HARBOUR
HOMEDRIVE=C:
HOMEPATH=\Documents and Settings\Itamar
INCLUDE=C:\Arquivos de Programas\Microsoft Visual Studio 9.0\VC\include;C:\Arquivos de Programas\Microsoft SDKs\windows\v6.0A\include;D:\DEV\HARBOUR\INCLUDE;D:\HWGUI\INCLUDE;D:\GD\INCLUDE;G:\LETODB\INCLUDE
LIB=C:\Arquivos de Programas\Microsoft Visual Studio 9.0\VC\lib;C:\Arquivos de Programas\Microsoft SDKs\windows\v6.0A\lib;D:\HWGUI\LIB;D:\DEV\HARBOUR\LIB;G:\LETODB\LIB;
LOGONSERVER=\\TRABALHO
MAQ=FISCAL
NUMBER_OF_PROCESSORS=1
OS=Windows_NT
Path=C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;C:\Arquivos de programas\Microsoft Visual Studio 9.0\VC\bin;D:\DEV\HARBOUR\BIN;C:\MINGW\BIN;C:\GnuWin32\BIN;C:\UPX;C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Adobe\AGL;C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\100\Tools\Binn\;C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\100\DTS\Binn\;C:\Arquivos de Programas\Microsoft SDKs\Windows\v6.0A\bin\;;C:\ARQUIV~1\ARQUIV~1\MUVEET~1\030625
PATHEXT=.COM;.EXE;.BAT;.CMD;.VBS;.VBE;.JS;.JSE;.WSF;.WSH
PROCESSOR_ARCHITECTURE=x86
PROCESSOR_IDENTIFIER=x86 Family 15 Model 44 Stepping 2, AuthenticAMD
PROCESSOR_LEVEL=15
PROCESSOR_REVISION=2c02
ProgramFiles=C:\Arquivos de programas
PROMPT=$P$G
SESSIONNAME=Console
SystemDrive=C:
SystemRoot=C:\WINDOWS
TCX=ILHEUS INFORMATICA
TEMP=C:\DOCUME~1\Itamar\CONFIG~1\Temp
TMP=C:\DOCUME~1\Itamar\CONFIG~1\Temp
USERDOMAIN=TRABALHO
USERNAME=Itamar
USERPROFILE=C:\Documents and Settings\Itamar
VS90COMNTOOLS=C:\Arquivos de programas\Microsoft Visual Studio 9.0\Common7\Tools\
windir=C:\WINDOWS
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
-
Hasse
- Usuário Nível 4

OK Itamar.
Vou implantar e adaptar estas variáveis de ambiente no meu NoteBook.
Além disso, descobri que a função:
MultiByteToWideChar@24 pertence ao arquivo Kernel32.dll
SysAllocStringLen@8 pertence ao arquivo Oleaut32.dll
O Path no NoteBook contém o caminho para a pasta System32, e Kernel32.dll e Oleaut32.dll estão lá. O que está acontecendo ?
Agora preciso saber se estou certo no meu pensamento, analisando as linhas abaixo, e que são só as primeiras de muitas, mas todas com a mesma característica:
A LibCmt.lib está apontando para __imp__MultiByteToWideChar@24 e não encontra, certo ?
Neste caso o Kernel32.dll estaria corrompido ? Desatualizado ? Não, desatualizado não pode ser pois a versão do NoteBook é mais recente.
Tanto o Kernel32.dll do Desktop quanto do Notebook foram criados na mesma data mas o do Notebook foi atualizado em data masi recente, e é um pouco maior.
Estas informações sugerem algo ?
Vou implantar e adaptar estas variáveis de ambiente no meu NoteBook.
Além disso, descobri que a função:
MultiByteToWideChar@24 pertence ao arquivo Kernel32.dll
SysAllocStringLen@8 pertence ao arquivo Oleaut32.dll
O Path no NoteBook contém o caminho para a pasta System32, e Kernel32.dll e Oleaut32.dll estão lá. O que está acontecendo ?
Agora preciso saber se estou certo no meu pensamento, analisando as linhas abaixo, e que são só as primeiras de muitas, mas todas com a mesma característica:
LIBCMT.lib(a_str.obj) : error LNK2001: unresolved external symbol __imp__MultiByteToWideChar@24
HBWin.lib(olecore.obj) : error LNK2019: unresolved external symbol __imp__SysAllocStringLen@8 referenced in function "wchar_t * __cdecl hb_oleItemToString(void *)" (?hb_oleItemToString@@YAPA_WPAX@Z)Neste caso o Kernel32.dll estaria corrompido ? Desatualizado ? Não, desatualizado não pode ser pois a versão do NoteBook é mais recente.
Tanto o Kernel32.dll do Desktop quanto do Notebook foram criados na mesma data mas o do Notebook foi atualizado em data masi recente, e é um pouco maior.
Estas informações sugerem algo ?
Hasse
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Olá Hasse,
Esse erro está muito estranho, acredito que não seja o problema de DLL do windows, deve ser alguma coisa na instalação do MSVC ou nos path do harbour na hora de compilar, tente apagar tudo e baixar do ZERO, sem pegar pasta de outro micro ou algo assim.
O fato de está em um Note book acredito que não deve fazer diferença alguma para compilação se for o mesmo windows que usou na outra instalação.
Esse erro está muito estranho, acredito que não seja o problema de DLL do windows, deve ser alguma coisa na instalação do MSVC ou nos path do harbour na hora de compilar, tente apagar tudo e baixar do ZERO, sem pegar pasta de outro micro ou algo assim.
O fato de está em um Note book acredito que não deve fazer diferença alguma para compilação se for o mesmo windows que usou na outra instalação.
Leonardo Machado
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Bom dia Leonardo.
Já fiz a reinstalação do zero por 3 vezes. Reinstalei o Harbour e o MSVC. Nas 2 últimas, sem copiar nada do DeskTop.
O MSVC instalado direto na raiz, conforme tua sugestão Leonardo ( C:\MSVC\VC.... ).
Já comparei o set das variáveis de ambiente sugerido pelo amigo Itamar. Claro, havia diferenças, mas somente aquelas relativas ao tipo de instalação e de softwares particulares, que eu não uso, como o SQL e .NET. Aquelas relativas ao Harbour estavam todas lá.
Só não reinstalei o próprio Windows, ainda...
Já pensei em atacar o problema pelo outro lado. Ir tirando os path's no meu Desktop até que este tipo de erro apareça, e quem sabe, dai tirar conclusões. O que vocês pensam disto ? Vale a pena o trabalho ? Pode ajudar ?
Já fiz a reinstalação do zero por 3 vezes. Reinstalei o Harbour e o MSVC. Nas 2 últimas, sem copiar nada do DeskTop.
O MSVC instalado direto na raiz, conforme tua sugestão Leonardo ( C:\MSVC\VC.... ).
Já comparei o set das variáveis de ambiente sugerido pelo amigo Itamar. Claro, havia diferenças, mas somente aquelas relativas ao tipo de instalação e de softwares particulares, que eu não uso, como o SQL e .NET. Aquelas relativas ao Harbour estavam todas lá.
Só não reinstalei o próprio Windows, ainda...
Já pensei em atacar o problema pelo outro lado. Ir tirando os path's no meu Desktop até que este tipo de erro apareça, e quem sabe, dai tirar conclusões. O que vocês pensam disto ? Vale a pena o trabalho ? Pode ajudar ?
Hasse
Pessoal, Bom dia.
Continuo com meus entraves e receios quanto ao harbour.
Estou acostumado com xharbour, hbmake e todas aquelas bibliotecas, minigui hwgui e também no modo console.
Com o harbour já foram 3 tentativas e 3 desistências, mas como eu sou teimoso quero pelo menos gerar uma aplicação gráfica, ufa! já consegui pelo menos a console, me baseando por aqui pelo tópico. Mas eu quero também gerar uma aplicação gráfica usando a hwgui na qual estou investindo tempo para transformar alguns pequenos programas em clipper.
Eu fiz um programinha bobo de alarme que usa funções da hwgui e quando tudo parecia ir bem, deu erro na linkedição com relação a hwgui uma dependencia que não lembro agora o que foi, desculpem não ter anotado.
Algumas perguntas:
1 - Qual pasta depois que eu baixo o harbour via svn tenho que copiar para c:\harbour ?
2 - Estou baixando a hwgui via cvs, depois que eu baixo é só rodar o make_b32 para gerar as libs? tem que alterar alguma coisa para funcionar com o harbour?
3 - Alguém poderia por gentileza me informar no código abaixo, o que devo modificar para gerar a aplicativo:
Qual script devo usar para gerar este programa.
[]´s
Continuo com meus entraves e receios quanto ao harbour.
Estou acostumado com xharbour, hbmake e todas aquelas bibliotecas, minigui hwgui e também no modo console.
Com o harbour já foram 3 tentativas e 3 desistências, mas como eu sou teimoso quero pelo menos gerar uma aplicação gráfica, ufa! já consegui pelo menos a console, me baseando por aqui pelo tópico. Mas eu quero também gerar uma aplicação gráfica usando a hwgui na qual estou investindo tempo para transformar alguns pequenos programas em clipper.
Eu fiz um programinha bobo de alarme que usa funções da hwgui e quando tudo parecia ir bem, deu erro na linkedição com relação a hwgui uma dependencia que não lembro agora o que foi, desculpem não ter anotado.
Algumas perguntas:
1 - Qual pasta depois que eu baixo o harbour via svn tenho que copiar para c:\harbour ?
2 - Estou baixando a hwgui via cvs, depois que eu baixo é só rodar o make_b32 para gerar as libs? tem que alterar alguma coisa para funcionar com o harbour?
3 - Alguém poderia por gentileza me informar no código abaixo, o que devo modificar para gerar a aplicativo:
#include "windows.ch"
#include "guilib.ch"
#include "Inkey.ch"
#include "hwgui.ch"
#include "common.ch"
#include "wingdi.ch"
#include "guilib.ch"
FUNCTION Main()
LOCAL oTrayMenu, oIcone := HIcon() :AddResource("ICON_CLOCK")
LOCAL oMainWindow, oTimer
PRIVATE oRelogio:= HIcon() :AddResource("ICON_CLOCK")
PRIVATE oIcon := HIcon() :AddResource("ICON_CLOCK")
PRIVATE oOk := HIcon() :AddResource("ICON_OK")
PRIVATE oCanc := HIcon() :AddResource("ICON_CANC")
PRIVATE oDlgHabla:= Nil
PRIVATE oFont
SET EXCLUSIVE OFF
REQUEST HB_LANG_PT
REQUEST HB_CODEPAGE_PT850
REQUEST DBFCDX
HB_LANGSELECT("PT")
HB_SETCODEPAGE( "PT850" )
/* A estrutura do dbf alarme.dbf é a seguinte:
Campo Tipo Tam
Seg C 6
Ter C 6
Qua C 6
Qui C 6
Sex C 6
... Incluir o sabado e domingo para quem trabalha neste dias.
Estrutura do meu arquivo alarme.rc
LANGUAGE LANG_PORTUGUESE,SUBLANG_PORTUGUESE_BRAZILIAN
APPLICATION_ICO ICON "IMG\CLOCK.ICO"
1 24 "IMG\WindowsXP.Manifest"
ICON_CLOCK ICON "IMG\CLOCK_128_HOT.ICO"
ICON_OK ICON "IMG\OK001.ICO"
ICON_CANC ICON "IMG\CANC001.ICO"
ICON_CLOCK128 ICON "IMG\CLOCK_128.ICO"
*/
DBUSEAREA(.T.,"DBFCDX","ALARME","ALARME",.T.)
Informa_Saida()
IF ( hWnd := Hwg_FindWindow( oMainWindow,"Atualizador de Tempo" ) ) != 0
Hwg_SetForegroundWindow( hWnd )
Return
ENDIF
PREPARE FONT oFont NAME "Arial" WIDTH 0 HEIGHT -15 WEIGHT 400
INIT WINDOW oMainWindow MAIN TITLE "Hora da Saida"
CONTEXT MENU oTrayMenu
MENUITEM "Acertar a Hora" ACTION {|| oTimer:End(),Informa_Saida(),Liga_Timer(.T.,oTimer,oMainWindow)}
MENUITEM "Sobre" ACTION {|| Sobre()}
SEPARATOR
MENUITEM "Sair" ACTION {|| Sair()}
ENDMENU
SET TIMER oTimer of oMainWindow VALUE 10000 ACTION {|| Verifica_Hora() }
oMainWindow:InitTray(oIcone,,oTrayMenu,"Hora de Saida")
ACTIVATE WINDOW oMainWindow NOSHOW
oTrayMenu:End()
RETURN Nil
FUNCTION Sair
IF MSGNOYES("Deseja Realmete Sair do Programa ?","Aviso do Sistema")
DBCLOSEALL()
__Quit()
ELSE
RETURN
ENDIF
RETURN
FUNCTION VERIFICA_HORA
DBSELECTAREA("ALARME")
DO CASE
CASE DOW(DATE()) = 2
cTime:=ALARME->Seg
CASE DOW(DATE()) = 3
cTime:=ALARME->Ter
CASE DOW(DATE()) = 4
cTime:=ALARME->Qua
CASE DOW(DATE()) = 5
cTime:=ALARME->Qui
CASE DOW(DATE()) = 6
cTime:=ALARME->Sex
ENDCASE
IF TIME() >= TRAN(cTime,"@R 99:99:99")
Info("Hora de Bater o Ponto : "+Time(),"ATENۂO!")
ENDIF
RETURN NIL
FUNCTION SOBRE
RETURN NIL
FUNCTION Info(cMensagem,cTitulo)
DEFAULT cTitulo TO "Aviso do Sistema"
RETURN MsgInfo(HB_OemToAnsi(cMensagem),Hb_OemToAnsi(cTitulo))
FUNCTION Informa_Saida()
PRIVATE cTime, oFrm, oFont, oDlgHabla:=NIL, oVar1:=Space(8)
DBSELECTAREA("ALARME")
DO CASE
CASE DOW(DATE()) = 2
oVar1:=ALARME->Seg
CASE DOW(DATE()) = 3
oVar1:=ALARME->Ter
CASE DOW(DATE()) = 4
oVar1:=ALARME->Qua
CASE DOW(DATE()) = 5
oVar1:=ALARME->Qui
CASE DOW(DATE()) = 6
oVar1:=ALARME->Sex
ENDCASE
PREPARE FONT oFontBtn NAME "Courier New" WIDTH 0 HEIGHT -16 charSet 255
INIT DIALOG oFrm TITLE "Hora de Saida" CLIPPER FONT oFontBtn;
AT 100,150;
SIZE 255,200 ;
ICON oIcon ;
STYLE WS_DLGFRAME + WS_SYSMENU + DS_CENTER + WS_VISIBLE
@ 50,40 ICON "IMG\Clock_128_HOT.ICO" SIZE 75,75
@ 15,40 Say "Hora......:"
@ 90,40 Get cTime VAR oVar1 ;
PICTURE "@R 99:99:99";
SIZE 95,30 ;
STYLE WS_DLGFRAME
@ 015,130 BUTTONEX btnOk CAPTION "&Gravar";
ON CLICK {||Informa_Time(oVar1)} ;
SIZE 100, 32 ICON oOk:Handle ;
STYLE WS_TABSTOP ;
BSTYLE ST_ALIGN_HORIZ
@ 140,130 BUTTONEX btnCanc CAPTION "&Sair";
ON CLICK {||Sair()} ;
SIZE 100, 32 ICON oCanc:Handle ;
STYLE WS_TABSTOP ;
BSTYLE ST_ALIGN_HORIZ
ACTIVATE DIALOG oFrm
RETURN NIL
FUNCTION INFORMA_TIME(cTime)
LOCAL cHora:=Subst(cTime,1,2)+":"+Subst(cTime,3,2)+":"+Subst(cTime,5,2)
IF !EMPTY(cTime) .AND. TimeValid(cHora) .AND. cHora >= Time()
DBSELECTAREA("ALARME")
ALARME->(DBRLOCK())
DO CASE
CASE DOW(DATE()) = 2
ALARME->Seg:=cTime
CASE DOW(DATE()) = 3
ALARME->Ter:=cTime
CASE DOW(DATE()) = 4
ALARME->Qua:=cTime
CASE DOW(DATE()) = 5
ALARME->Qui:=cTime
CASE DOW(DATE()) = 6
ALARME->Sex:=cTime
ENDCASE
ALARME->(DBCOMMIT())
ALARME->(DBUNLOCK())
EndDialog()
ELSE
Info("Informe uma hora v lida")
oVar1:=SPACE(8)
oFrm:cTime:Refresh()
oFrm:cTime:SetFocus()
ENDIF
RETURN NIL
FUNCTION LIGA_TIMER(lLogico,oTempo,oJanela)
SET TIMER oTempo of oJanela VALUE 10000 ACTION {|| Verifica_Hora() }
RETURN NIL
[]´s
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)