Como começar?
Moderador: Moderadores
- digitom
- Usuário Nível 2

- Contato:
Como começar?
Bom dia,
Tenho várias aplicações usando clipper puro (Compilo usando RMAKE), gostaria de migrar para uma linguagem somente por causa do BANCO DE DADOS. Por isso preciso saber o seguinte:
1) Qual a diferença entre XHarbour x Harbour x FiveWin (Qual é mais vantajoso - fácil - de migrar)?
2) O que devo fazer pra fazer converter meus Software para Xhabour? Quais aplicativos devo adquirir para começar a migração?
3) Preciso que seja compilador me dê a flexibilidade de usar o executável no ambiente linux (Hoje tenho algumas aplicações que funcionam)
Desde já agradeço
Tenho várias aplicações usando clipper puro (Compilo usando RMAKE), gostaria de migrar para uma linguagem somente por causa do BANCO DE DADOS. Por isso preciso saber o seguinte:
1) Qual a diferença entre XHarbour x Harbour x FiveWin (Qual é mais vantajoso - fácil - de migrar)?
2) O que devo fazer pra fazer converter meus Software para Xhabour? Quais aplicativos devo adquirir para começar a migração?
3) Preciso que seja compilador me dê a flexibilidade de usar o executável no ambiente linux (Hoje tenho algumas aplicações que funcionam)
Desde já agradeço
Fui 
- software_facil
- Usuário Nível 3

- Contato:
Re: Como começar?
Bom dia amigo,
R: A primeira diferença é que vc não pode comparar o xHarbour e o Harbour com o Fivewin, pois o Five é uma lib gráfica que acessa a API do Windows, que serve para criar programas gráficos nesse ambiente, já o xHarbour e o Harbour, possuem todos os elementos do Clipper (funções e comandos) e mais outros adicionados, para que seja possível utilizar tecnologias mais atuais. Então, para expor melhor, veja abaixo :
- vc escreve um programa (prg) e o xHarbour ou Harbour, analisa.
- estando tudo ok, será gerado um executável usando uma linguagem C, que ficará a sua escolha, pois várias são suportadas, a mais usual, é o Borland C++ 5.5.1, que é free.
Para gerar um script, em Clipper vc usa o Rmake, em xHarbour vc usa o Hbmake e em Harbour o Hbmk2.
Os procedimentos acima, são para gerar um aplicativo modo console, se quiser algo "for Windows", dai precisa usar em conjunto, uma lib gráfica, as mais utilizadas são : MiniGUI, HwGUI, Fivewin.
R: Vc não precisa adquirir (comprar) nada, a menos que deseje, pois existe o xHarbour comercial, e caso deseje usar o Fivewin como lib gráfica, tbem deverá pagar. Fora isso, basta fazer o download das ferramentas e configurar o ambiente de programação, escolher um editor de código fonte "for Windows" e ter exemplos para iniciar, e claro, fazer o que vc fez, ingressar em um fórum de alto nível para tirar dúvidas.
R: Tanto xHarbour como Harbour funcionam no Linux em modo console, se quiser modo gráfico, vc tem a disposição a HwGUI e a xHGTK, duas libs opensource que possibilitam usar janelas.
De começo seria isso, tentei ser imparcial nas respostas, pois como o amigo está começando, não cabe a ninguém direcionar o pensamento para A ou B.
Abraços
Marcelo Neves
R: A primeira diferença é que vc não pode comparar o xHarbour e o Harbour com o Fivewin, pois o Five é uma lib gráfica que acessa a API do Windows, que serve para criar programas gráficos nesse ambiente, já o xHarbour e o Harbour, possuem todos os elementos do Clipper (funções e comandos) e mais outros adicionados, para que seja possível utilizar tecnologias mais atuais. Então, para expor melhor, veja abaixo :
- vc escreve um programa (prg) e o xHarbour ou Harbour, analisa.
- estando tudo ok, será gerado um executável usando uma linguagem C, que ficará a sua escolha, pois várias são suportadas, a mais usual, é o Borland C++ 5.5.1, que é free.
Para gerar um script, em Clipper vc usa o Rmake, em xHarbour vc usa o Hbmake e em Harbour o Hbmk2.
Os procedimentos acima, são para gerar um aplicativo modo console, se quiser algo "for Windows", dai precisa usar em conjunto, uma lib gráfica, as mais utilizadas são : MiniGUI, HwGUI, Fivewin.
R: Vc não precisa adquirir (comprar) nada, a menos que deseje, pois existe o xHarbour comercial, e caso deseje usar o Fivewin como lib gráfica, tbem deverá pagar. Fora isso, basta fazer o download das ferramentas e configurar o ambiente de programação, escolher um editor de código fonte "for Windows" e ter exemplos para iniciar, e claro, fazer o que vc fez, ingressar em um fórum de alto nível para tirar dúvidas.
R: Tanto xHarbour como Harbour funcionam no Linux em modo console, se quiser modo gráfico, vc tem a disposição a HwGUI e a xHGTK, duas libs opensource que possibilitam usar janelas.
De começo seria isso, tentei ser imparcial nas respostas, pois como o amigo está começando, não cabe a ninguém direcionar o pensamento para A ou B.
Abraços
Marcelo Neves
messenger : software_facil@hotmail.com
- digitom
- Usuário Nível 2

- Contato:
Marcelo,
Obrigado pela dica e imparcialidade.
Ficaram algumas dúvidas, é lógico, mas já me abriu um leque.
Uma das dúvidas é a questão do banco de dados? Tem como usar outros alem do DBase?
Como disse, o motivo maior da minha migração é a utilização de outro banco de dados (oracle)
Primeiro que é um banco mais instável e em segundo pelo volume de informações que meu aplicativo esta trabalhando.
Desde já agradeço.
Obrigado pela dica e imparcialidade.
Ficaram algumas dúvidas, é lógico, mas já me abriu um leque.
Uma das dúvidas é a questão do banco de dados? Tem como usar outros alem do DBase?
Como disse, o motivo maior da minha migração é a utilização de outro banco de dados (oracle)
Primeiro que é um banco mais instável e em segundo pelo volume de informações que meu aplicativo esta trabalhando.
Desde já agradeço.
Fui 
- software_facil
- Usuário Nível 3

- Contato:
Boa tarde amigo,
Respondendo a questão sobre banco de dados usando xHarbour ou Harbour, posso lhe dizer que é possível acessar vários bancos de dados, utilizando libs que acompanham o xHarbour e o Harbour, e que são encontradas dentro da pasta CONTRIB (contribuição de terceiros), os bancos seriam : MySQL, Firebird e PostgreSQL.
Dai começam a aparecer outras dúvidas, que vou tentar explicar ao máximo em seguida :
- MySQL não tem licença 100% livre, portanto não é aconselhável usá-lo comercialmente ;
- Dizem em todos os lugares (fóruns) que a lib para acesso ao Firebird está incompleta, não sei ao certo, mas já que muitos falam a mesma coisa, deve-se pensar no caso ;
- O PostgreSQL seria o mais indicado, pois além de ser livre (100%), é o único do grupo opensource que pode fazer frente ao poderoso Oracle, e já vi vários exemplos de seu uso com xHarbour e Harbour, usando a lib que está na pasta contrib.
O problema de vc usar uma lib que está na pasta CONTRIB, é que além de ter que criar a lib, não terá muitos exemplos, e terá de ficar sempre dependendo de outros programadores que já conseguiram algo, porém, como ninguém tem a obrigação de se matar em estudar e trabalhar e ficar dando de graça o que fez, não espere muito. Programação e interação avançados, como views, triggers, etc, nunca vi exemplo usando as libs.
Se vc quiser investir, tem duas opções :
1- SQLRDD - www.xharbour.com.br ( pago )
2- SQLLib - www.sqllib.com.br ( pago )
Estava quase esquecendo, vc pode acessar vários bancos também, usando ODBC, mas daí, esqueça o desempenho, quanto maior, pior !
Abraços
Marcelo Neves
Respondendo a questão sobre banco de dados usando xHarbour ou Harbour, posso lhe dizer que é possível acessar vários bancos de dados, utilizando libs que acompanham o xHarbour e o Harbour, e que são encontradas dentro da pasta CONTRIB (contribuição de terceiros), os bancos seriam : MySQL, Firebird e PostgreSQL.
Dai começam a aparecer outras dúvidas, que vou tentar explicar ao máximo em seguida :
- MySQL não tem licença 100% livre, portanto não é aconselhável usá-lo comercialmente ;
- Dizem em todos os lugares (fóruns) que a lib para acesso ao Firebird está incompleta, não sei ao certo, mas já que muitos falam a mesma coisa, deve-se pensar no caso ;
- O PostgreSQL seria o mais indicado, pois além de ser livre (100%), é o único do grupo opensource que pode fazer frente ao poderoso Oracle, e já vi vários exemplos de seu uso com xHarbour e Harbour, usando a lib que está na pasta contrib.
O problema de vc usar uma lib que está na pasta CONTRIB, é que além de ter que criar a lib, não terá muitos exemplos, e terá de ficar sempre dependendo de outros programadores que já conseguiram algo, porém, como ninguém tem a obrigação de se matar em estudar e trabalhar e ficar dando de graça o que fez, não espere muito. Programação e interação avançados, como views, triggers, etc, nunca vi exemplo usando as libs.
Se vc quiser investir, tem duas opções :
1- SQLRDD - www.xharbour.com.br ( pago )
2- SQLLib - www.sqllib.com.br ( pago )
Estava quase esquecendo, vc pode acessar vários bancos também, usando ODBC, mas daí, esqueça o desempenho, quanto maior, pior !
Abraços
Marcelo Neves
messenger : software_facil@hotmail.com
- digitom
- Usuário Nível 2

- Contato:
Obrigado pela dicas, mas ainda persiste algumas dúvidas:
:'(
Baixei o XHarbour, Borland e UPX conforme instrução http://www.caclipperwebsite.com/harbour.shtml mas ae veio as dúvidas
1) Compilei no XP um programa aparentemente deu certo mas no Vista ao gerar o arquivo EXE ele mostra como DOS/16 e não executa.
2) Eu uso o Clipper 5.2e tem alguma coisa haver?
Parti por outro caminho, baixei o xHarbour Enterprise versão DEMO http://xharbour.com.br/downloads.html ai que não deu certo.
1) O que tem que mudar no prg?
2) Tem que compilar LIB também? Como é feito isso? Pois utilizo as Libs APISTD, FAST e DBFCDX
3) Alguém tem algum programinha de exemplo (Uma besteirinha qualquer) de preferencia que utilize alguma banco de dados (pode ser um cadastro qlq) tipo Firebird?
Não consigo nem compilar um simples programinha. Veja o tá errado?
:%
:'(
Baixei o XHarbour, Borland e UPX conforme instrução http://www.caclipperwebsite.com/harbour.shtml mas ae veio as dúvidas
1) Compilei no XP um programa aparentemente deu certo mas no Vista ao gerar o arquivo EXE ele mostra como DOS/16 e não executa.
Parti por outro caminho, baixei o xHarbour Enterprise versão DEMO http://xharbour.com.br/downloads.html ai que não deu certo.
2) Tem que compilar LIB também? Como é feito isso? Pois utilizo as Libs APISTD, FAST e DBFCDX
3) Alguém tem algum programinha de exemplo (Uma besteirinha qualquer) de preferencia que utilize alguma banco de dados (pode ser um cadastro qlq) tipo Firebird?
Não consigo nem compilar um simples programinha. Veja o tá errado?
Erros:FUNCTION Main( ... )
op := 0
while .t.
@ 10,10 Prompt 'Movimentos'
@ 11,10 Prompt 'Relatórios'
Menu to op
case op = 0
exit
case op = 1
movimento()
case op = 2
Relatorios()
endcase
ENDDO
RETURN NIL
Código: Selecionar todos
Line Warning Description
6 W0001 Ambiguous reference: OP
7 Error E0030 Syntax Error at OP
Fui 
- digitom
- Usuário Nível 2

- Contato:
Caros Colegas,
Das duvidas que postei,
Conto com vocês
Das duvidas que postei,
- 1) Compilei no XP um programa aparentemente deu certo mas no Vista ao gerar o arquivo EXE ele mostra como DOS/16 e não executa. O que pode ser?
Aguardando resposta
Aguardando resposta
Posso estar enganado, mas no modo visual muda tudo por isso não estava conseguindo compilar
Como é no modo visual não preciso disso por enquanto
Aguardando ajuda
Conto com vocês
Fui 
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Essas duas dúvidas é melhor postar no forum Clipper.1) Compilei no XP um programa aparentemente deu certo mas no Vista ao gerar o arquivo EXE ele mostra como DOS/16 e não executa. O que pode ser?
Aguardando resposta
Aguardando resposta
Saudações,
Itamar M .Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
- digitom
- Usuário Nível 2

- Contato:
Itamar,Itamar M. Lins Jr. escreveu:Essas duas dúvidas é melhor postar no forum Clipper.1) Compilei no XP um programa aparentemente deu certo mas no Vista ao gerar o arquivo EXE ele mostra como DOS/16 e não executa. O que pode ser?
Aguardando resposta
Aguardando resposta
Saudações,
Itamar M .Lins Jr.
Mas estas minhas dúvidas são sobre o XHarbour
1) Preciso de saber pq o compilador XHarbour não gera o EXE no Windows Vista (No Windows XP - Parece que deu certo)
2) A segunda dúvida é se preciso do clipper 5.2e ou se 5.3e para poder compilar no XHarbour ou ainda, se não tem nada a ver a versao do Clipper.
Abraços
Fui 
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
1) o [x]Harbour roda no Vista. Quais os erros que ocorrem ?Mas estas minhas dúvidas são sobre o XHarbour
1) Preciso de saber pq o compilador XHarbour não gera o EXE no Windows Vista (No Windows XP - Parece que deu certo)
2) A segunda dúvida é se preciso do clipper 5.2e ou se 5.3e para poder compilar no XHarbour ou ainda, se não tem nada a ver a versao do Clipper.
2) Não precisa do clipper. O Harbour é independente do clipper , inclusive são incompativeis, pois o clipper é para DOS 16 bits.
Acesse o site http://www.harbour-project.org ou www.xharbour.org faça sua escolha, instale seguindo as informações que estão lá.
Não tente usar os dois pois são incompativeis.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Digitom:
O erro e o warning do teu código tem as seguintes causas:
Digitom:
O erro e o warning do teu código tem as seguintes causas:
Código: Selecionar todos
Erros:
Código: Selecionar tudo
Line Warning Description
6 W0001 Ambiguous reference: OP ---> Faltou declarar a variável op
7 Error E0030 Syntax Error at OP ---> Faltou a estrutura de condrole DO Case/End CaseCódigo: Selecionar todos
FUNCTION Main( ... )
LOCAL op := 0
WHILE .t.
@ 10,10 Prompt 'Movimentos'
@ 11,10 Prompt 'Relatórios'
Menu to op
DO CASE
CASE op = 0
exit
CASE op = 1
movimento()
CASE op = 2
Relatorios()
END CASE
ENDDO
RETURN NIL[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
-
MARINI
- Usuário Nível 3

Digitom:
Você está querendo mudar né!!
Passei por este problema há 2 anos depois de ficar 20 anos só no Clipper.
Na hora de mudar testei de tudo que existia no mercado.
Foi desanimador pois nenhuma ferramenta me atendia de forma a aproveitar
o que já tinha em Clipper, ter um visual gráfico moderno e atualizado, aproveitar
meus conhecimentos , e ser fácil de utilizar sem ter que reaprender um monte de coisas.
Descobri aqui no fórum a IDE Xailer.
Acho que vale a pena você dar uma estudada nisto, se você atua em área
mais profissional.
Tem MySQL nativo que funciona muito bem e fácil de programar.
Tem custo, mais se dividir por 12 meses vai ver que o custo mensal é muito
pequeno devido a alta produtividade da ferramenta e do suporte gratuíto,
além de poder aproveitar quase 100% das suas FUNCTION e PROCEDURE.
Além de utilizar o xHarbour, que facilita muito que tem experiência
em Clipper, na hora de escrever suas linhas e aproveitar seus conhecimentos.
Mas tem versão DEMO para você testar.
Praticamente, única coisa que vc tem que fazer é aprender a montar
a parte gráfica, mas a IDE tem tudo pronto para você criar suas telas
e TEdits (get do Clipper);
Veja mais em:
Outras Bibliotecas Visuais e IDEs neste fórum
http://xailer.info/esp/
http://www.xailer.com
Espero ter ajudado um pouco.
Você está querendo mudar né!!
Passei por este problema há 2 anos depois de ficar 20 anos só no Clipper.
Na hora de mudar testei de tudo que existia no mercado.
Foi desanimador pois nenhuma ferramenta me atendia de forma a aproveitar
o que já tinha em Clipper, ter um visual gráfico moderno e atualizado, aproveitar
meus conhecimentos , e ser fácil de utilizar sem ter que reaprender um monte de coisas.
Descobri aqui no fórum a IDE Xailer.
Acho que vale a pena você dar uma estudada nisto, se você atua em área
mais profissional.
Tem MySQL nativo que funciona muito bem e fácil de programar.
Tem custo, mais se dividir por 12 meses vai ver que o custo mensal é muito
pequeno devido a alta produtividade da ferramenta e do suporte gratuíto,
além de poder aproveitar quase 100% das suas FUNCTION e PROCEDURE.
Além de utilizar o xHarbour, que facilita muito que tem experiência
em Clipper, na hora de escrever suas linhas e aproveitar seus conhecimentos.
Mas tem versão DEMO para você testar.
Praticamente, única coisa que vc tem que fazer é aprender a montar
a parte gráfica, mas a IDE tem tudo pronto para você criar suas telas
e TEdits (get do Clipper);
Veja mais em:
Outras Bibliotecas Visuais e IDEs neste fórum
http://xailer.info/esp/
http://www.xailer.com
Espero ter ajudado um pouco.
Sds
Marini
Marini