Migrar para xHarbour, melhora o desempenho?

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Migrar para xHarbour, melhora o desempenho?

Mensagem por SandroBelarmino »

Salve galera.
Apesar de já ter postado algumas dúvidas sobre o xHarbour, nao chegamos a colocar nenhum programa em produção por estarmos desenvolvendo uma aplicação nova em Delphi, porém usando clipper/blinker com dbf/cdx, em um cliente estamos tendo alguns problemas.
Toda a rede do cliente está em 1000 mega bits, porém em alguns terminais, principalmente no embarque (expedição), que são os mcros que ficam mais longe do servidor, ocorre muito problemas de queda de sistema e dos error 5 nos dbf´s.
Os usuarios tambem reclamam, que quando estao fazendo o carregamento em 2 ou mais terminais fica muito lento. Agora pergunto.
Se eu mudar essa aplicação do embarque para xHarbour, mesmo continuando com dbf/cdx, amenizaria esses problemas com erros de leitura nos dbfs e melhoraria a velocidade de leitura gravação na rede? Pois no carregamento, creio que a demora quando tem mais que 1 micro é justamente por causa de concorrencia de rede, pois são mais que uma máquina fazendo acesso/gravação no mesmo arquivo, e por isso gostaria de ter certeza de que com a aplicação em 32 bits haverá uma melhora significativa nesse processo, para poder fazer a mudança e colocar no cliente.

Grato a todos.

Sandro.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Re: Migrar para xHarbour, melhora o desempenho?

Mensagem por alaminojunior »

De repente, pode até piorar ! Pois não depende apenas do programa.
Digo isso pelo seguinte: Numa oficina que peguei para mudar o sistema, havia rodando um programa em Clipper com DBF/NTX, e precisei ir colocando os meus módulos por partes.
Problemas que eu tinha:
1º Existia a retaguarda e um sistema de balcão feitos em Clipper/DBF/NTX e coloquei junto, o meu frente de caixa feito em xHarbour;
2º A rede também era muito comprida, aliás existiam duas redes, uma para os sistemas e outra para a banda larga;
3º Existia um problema sério com os SO´s das maquinas, onde algumas estações eram WinXP e o servidor era Win98 (Esse era o pior problema)
Tinha muitos problemas com gravação nos dbf´s, pois cliente com XP e servidor com 98 não rola !

A solução veio com a troca de todos os módulos do sistema, por programas compilados com xHarbour usando num primeiro momento DBF/CDX e depois MEDIATOR-MYSQL, e também a reestruração da rede que antes eram duas e hoje é apenas uma, permitindo que os terminais e principalmente o servidor tenham acesso à internet, e organização dos SO´s dos pc´s, onde eu instalei o WinXP em todos eles. Daí sim o cliente e eu ficamos tranquilos.

Enfim, não adianta ter uma Ferrari se a estrada tá esburacada. :D
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Então Alamino, nesse cliente, a rede tem um servidor dell power edge com windows server 2003 e todos os terminais sao windows XP, a expedição que é onde eu tenho mais problemas é onde os terminais ficam mais longe do servidor, porém, tem 1 switch nesse setor que distribui o sinal para os terminais, tudo com 1000 megabits.
Hoje todos os modulos da empresa, são em clipper 5.2e/blinker 7/dbfcdx.
Será que de imediato, se eu colocar somente a expedição, que é onde eu tenho mais problemas, em xHarbour (32 bits), eu resolvo os problemas desse setor ?
Tambem, nesse setor a "pauleira" mesmo acontece durante a noite, que é quando estao fazendo os carregamentos que vao sair no dia seguinte, então tem os terminais de carga, onde cada volume carregado é passado pelo leitor que faz todo o lançamento de saida de estoque, histórico do carregamento, etc... e durante a noite, geralmente tem somente esses terminais e mais uns 2 ou 3 ( se nao me engano) na produção que fica justamente dando a entrada nos produtos acabados produzidos. Mas essa rotina já é mais tranquila.
Alessandro R Belarmino
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

SandroBelarmino escreveu:Toda a rede do cliente está em 1000 mega bits, porém em alguns terminais, principalmente no embarque (expedição), que são os mcros que ficam mais longe do servidor, ocorre muito problemas de queda de sistema e dos error 5 nos dbf´s.
Se realmente todas as placas de rede e os switches suportarem 1000Mb, ele terá uma rede voando a 1000Mb, senão nivela pelo mais baixo. Mas deve haver algum problema nesta rede, pois você relatou que ocorrem quedas. Você mencionou que alguns pc´s ficam mais longe, quanto mais longe ? Pois existem limites que o cabeamento impôe.
A migração para xHarbour somente vai acrescentar ganho de performance, se a rede estiver 100%.
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

alaminojunior escreveu:Você mencionou que alguns pc´s ficam mais longe, quanto mais longe ? Pois existem limites que o cabeamento impôe.
Da switch do servidor até a expedição, são 180 m e são 3 switch nesses 180 m.
Alessandro R Belarmino
RamonXHB
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por RamonXHB »

Essa rede já teve seu cabeamento certificado ?
Ramon A. Körber Jr.
Harbour 3.2 MiniGUI Extended Edition
xDevStudio v0.70 - BCC 5.82 - Lazarus FreePascal
Firebird
AdoDB - ODBC
Windows - Linux
Linux User Number 404280
MSN - ramon15061959@hotmail.com
Skype - ramon15061959
ICQ - UIN 82580595
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

RamonXHB escreveu:Essa rede já teve seu cabeamento certificado ?
SandroBelarmino escreveu:Da switch do servidor até a expedição, são 180 m e são 3 switch nesses 180 m.
alaminojunior escreveu:Você mencionou que alguns pc´s ficam mais longe, quanto mais longe ? Pois existem limites que o cabeamento impôe.
Da switch do servidor até a expedição, são 180 m e são 3 switch nesses 180 m.
Pois é, em se tratando do cabeamento, seria interessante não deixar intervalos com mais de 100mts. Verifique as distancias entre os switches. Outra coisa a observar são as placas de rede e a continuidade nos terminais dos cabos.
Desculpe a insistência com a questão "REDE", pois infelizmente este é o ponto de partida para a solução do seu problema, haja vista o seu relato sobre o DOS ERROR 5.
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Ola!
Experimete usar o LetoDb, não vai mudar quase nada nos fontes, 100% compativel com indices CDX.

Código: Selecionar todos

DbUseArea(.t.,'LETO','meudbf.dbf','mdbf',.T.,.F.,'PTISO')
Eu já uso em alguns casos.
As vantagens são muitas, pois usa TCP/IP. Não precisa compatilhar a pasta do windows mais segurança, ganho real de velocidade e não detona os DBF's

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Itamar M. Lins Jr. escreveu:Ola!
Experimete usar o LetoDb, não vai mudar quase nada nos fontes, 100% compativel com indices CDX.

Código: Selecionar todos

DbUseArea(.t.,'LETO','meudbf.dbf','mdbf',.T.,.F.,'PTISO')
Eu já uso em alguns casos.
As vantagens são muitas, pois usa TCP/IP. Não precisa compatilhar a pasta do windows mais segurança, ganho real de velocidade e não detona os DBF's

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar, será que voce poderia me passar mais informações, funcionamento, integridade mudanças no sistema , etc... ou onde conseguir isso sobre o LetoDb.

Grato

Sandro.
Alessandro R Belarmino
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Sandro, agora relendo o help aqui caiu a ficha sobre o DOS ERROR 5. Eu estava fazendo confusão, achando que era de arquivo não encontrado, mas o erro é de acesso negado :%
E neste caso a coisa muda de figura, precisaria rever os compartilhamentos no servidor e coisas do tipo.
Sem dúvida o LetoDB daria uma boa alavancada na questão. Inclusive estou tentando compilá-lo aqui mas tá difícil.
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Eu tenho instalado o xHarbour 1.0.0 (Simplex), alguem sabe me dizer se o LetoDB funciona com essa versão, ou vou precisar baixar outra versão do xHarbour ?

Sandro.
Alessandro R Belarmino
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Eu tenho instalado o xHarbour 1.0.0 (Simplex), alguem sabe me dizer se o LetoDB funciona com essa versão, ou vou precisar baixar outra versão do xHarbour ?
Use o Harbour do SVN porque eu tenho o letodb com a mais recente modificação compilado e posso te ajudar nisso.
Eu posso subir os binários em algun site, senão eu uso o 4shared mesmo.
Ou use o xHarbour mais recente, neste caso vai ter que compilar o letodb que fácil também.
Se estiver usando a WVW vai precisar do xharbour mesmo.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Ola!
Sem dúvida o LetoDB daria uma boa alavancada na questão. Inclusive estou tentando compilá-lo aqui mas tá difícil.
Sem informar o problema fica difícil.
Eu estou usando ele com Harbour do SVN e usava com xHarbour do CVS sem problema.
Houve umas correções recentes.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Itamar M. Lins Jr. escreveu:
Use o Harbour do SVN porque eu tenho o letodb com a mais recente modificação compilado e posso te ajudar nisso.
Eu posso subir os binários em algun site, senão eu uso o 4shared mesmo.
Ou use o xHarbour mais recente, neste caso vai ter que compilar o letodb que fácil também.
Se estiver usando a WVW vai precisar do xharbour mesmo.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Se voce puder disponibilizar em algum site, sem dúvida ficaria muito mais fácil, aí eu já poderia começar os testes.
De principio vou usar somente no modo console mesmo, sem nenhuma lib grafíca, quero apagar o incendio primeiro, depois vejo se vou "embelezar" o sistema ou não.

Valeu.

Sandro.
Alessandro R Belarmino
sambomb
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por sambomb »

Quanto a questão dos computadores que estão mais longe, procure por um repetidor e instale em intervalos de 100m no máximo...

Por exemplo cabo de 200m
Switch -> 100m -> Repetidor -> 100m -> Computador

Ou, para cabos entre 100 e 200 m(Ex: 180m)
Switch -> 90m -> Repetidor -> 90m -> Computador
Imagem

Rca Sistemas - Itaocara - RJ
Responder