Iniciante em xHarbour
Moderador: Moderadores
-
Edenilson Santos
- Usuário Nível 1

Iniciante em xHarbour
Olá a todos os amigos, sou programador Clipper a 13 anos , já trabalhei com todas as versões do Clipper a começar pela summer e atualmente trabalho com delphi e firebird , enfim agora adquiri de um amigo os fontes de um software escrito utilizando as seguintes ferramentas (xHarbour 0.99.3 / Bcc55 / Fwh26 / WorsShop / Xdev) que inclusive achei muito interessante e estou disposto a aprender a ferramentas mas por onde começar alguém pode me ajudar.
como eu faço para criar uma nova rotina ... um cadastro de qualquer coisa alguém pode me ajudar...
Edenilson Santos
como eu faço para criar uma nova rotina ... um cadastro de qualquer coisa alguém pode me ajudar...
Edenilson Santos
- jairfab
- Usuário Nível 3

Re: Iniciante em xHarbour
O primeiro passo com certeza seria o amigo instalar o xHarbour e bcc55, depois tentar compilar os fontes que voce tem, porem o fivewin é pago, mas recentimente foi liberado a versao 6.12 do fivewin
Delpji 7, harbour 3.2, xharbour 1.2.3, Bcc7, Minigw, Minigui 19.11, hwgui 2.20, FiveWin 19.05 Gtwvw, Gtwvg, C# VS 2017
- acelconsultoria
- Usuário Nível 3

Bom,
Para iniciar o aprendizado em xHarbour, eu baixei:
- xHarbour 1.2.1 (http://www.xharbour.org)
- BCC 5.51 (http://superdownloads.uol.com.br/downlo ... -compiler/)
- xDev 0.70 (http://www.sqllib.com.br/v4/index.php?a ... e=Download)
Ou seja, o básico pra iniciar. Organizando o xHabour em "C:\XHARBOUR" e o BCC em "C:\BCC55", basta instalar o xDev e configurá-lo para trabalhar com esses patches (Configurar Compiladores, no xDev). O xDev trabalha de forma muito fácil, além de gerenciar bem os projetos.
Com isso, rapidamente, você consegue desenvolver suas primeiras rotinas em xHarbour. Agora, para vc utilizar os fontes que você conseguiu ou aprender a utilizar as diversas ferramentas e libs que foram desenvolvidas para xHarbour, você deve baixá-las (a maioria, vc tem que gerar as libs manualmente) e informar ao xDev para adicioná-las na compilação.
Espero ter ajudado !!!
Abraços.
Para iniciar o aprendizado em xHarbour, eu baixei:
- xHarbour 1.2.1 (http://www.xharbour.org)
- BCC 5.51 (http://superdownloads.uol.com.br/downlo ... -compiler/)
- xDev 0.70 (http://www.sqllib.com.br/v4/index.php?a ... e=Download)
Ou seja, o básico pra iniciar. Organizando o xHabour em "C:\XHARBOUR" e o BCC em "C:\BCC55", basta instalar o xDev e configurá-lo para trabalhar com esses patches (Configurar Compiladores, no xDev). O xDev trabalha de forma muito fácil, além de gerenciar bem os projetos.
Com isso, rapidamente, você consegue desenvolver suas primeiras rotinas em xHarbour. Agora, para vc utilizar os fontes que você conseguiu ou aprender a utilizar as diversas ferramentas e libs que foram desenvolvidas para xHarbour, você deve baixá-las (a maioria, vc tem que gerar as libs manualmente) e informar ao xDev para adicioná-las na compilação.
Espero ter ajudado !!!
Abraços.
Adm. Maickon Sato
Consultoria e Projetos
-------------------------------------------------------
Consultoria e Projetos
-------------------------------------------------------
-
Edenilson Santos
- Usuário Nível 1

Caros amigos , esqueci de mencionar mas eu ja possuo todas essas ferramentas instaladas e funcionando, pois qdo adquiri o software q mencionei veio junto todas as ferramentas, então o que acontece é o seguinte eu consigo inclusive compilar o software e logíco algumas alterações praticamente desconsideraveis eu faço do tipo trocar uma string, alterar a posição de um campo , tanto em tela como no relatório. blz e compilo funciona legal, só q eu gostaria de poder criar uma nova rotinas uma nova tela de alguma tipo de cadastro entendem.
se puderem me ajudar
desde já agradeço
abraços
Edenilson
se puderem me ajudar
desde já agradeço
abraços
Edenilson
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Boa tarde.
A nossa história é bastante semelhante...
Se for em modo console posso te ajudar, com muito prazer. Basta você dizer exatamente o que deseja. Em modo windows, infelizmente não, pois me falta experiência. Já fiz algumas brincadeiras, mas não dá para se meter a ajudar.
A nossa história é bastante semelhante...
Se for em modo console posso te ajudar, com muito prazer. Basta você dizer exatamente o que deseja. Em modo windows, infelizmente não, pois me falta experiência. Já fiz algumas brincadeiras, mas não dá para se meter a ajudar.
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Olá Edenilson,
Essas novas telas, que você deseja criar seria já em modo Gráfico ? se for, e deseja ir migrando seu aplicativo modo console aos poucos para modo gráfico, eu lhe aconselharia usar GTWVT(vai fazer a parte console) + HWGUI(parte gráfica) , usei por muito tempo essa dupla e o meu único cuidado era manter as telas de console e gráfica em .PRG separados, o resto era muito tranqüilo. Apesar de muitos usarem outras LIB Gráfica, procure antes de tomar uma decisão qual a LIB que mais vai lhe agradar e faça testes com elas para ver se sua necessidade vai ser suprida ou não. Boa Sorte....
Essas novas telas, que você deseja criar seria já em modo Gráfico ? se for, e deseja ir migrando seu aplicativo modo console aos poucos para modo gráfico, eu lhe aconselharia usar GTWVT(vai fazer a parte console) + HWGUI(parte gráfica) , usei por muito tempo essa dupla e o meu único cuidado era manter as telas de console e gráfica em .PRG separados, o resto era muito tranqüilo. Apesar de muitos usarem outras LIB Gráfica, procure antes de tomar uma decisão qual a LIB que mais vai lhe agradar e faça testes com elas para ver se sua necessidade vai ser suprida ou não. Boa Sorte....
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
-
Marcelo Baliza
- Usuário Nível 1

Iniciante em xHarbour
Tenho muitos anos de Clipper e pretendo conhecer xHarbour. Onde trabalho temos uma planilha (Excel.CSV) toda irregular, mas fiz umas macros VBA que deu um jeito nela, então passo para o DBF e o Clipper me ajeita o resto. Baixei varios programas:
hb_ng, xharbour-1.2.1.scr.contrib, xharbou-1.2.1.scr.tests, xhdoc, Musql-5.5.28-win32.
Estou vendo isso hoje pela primeira vez, preciso da sua ajuda pois não sei onde editar o prg, como compilar, nada nada nada. É possível adaptar os meus códigos Clipper? São 100% compatíveis??
Abraço,
Obrigado!
Marcelo.
hb_ng, xharbour-1.2.1.scr.contrib, xharbou-1.2.1.scr.tests, xhdoc, Musql-5.5.28-win32.
Estou vendo isso hoje pela primeira vez, preciso da sua ajuda pois não sei onde editar o prg, como compilar, nada nada nada. É possível adaptar os meus códigos Clipper? São 100% compatíveis??
Abraço,
Obrigado!
Marcelo.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Iniciante em xHarbour
Marcelo, você que é novo aqui no fórum. Talvez você não tenha lido as minhas indicações para quem está desejando migrar do Clipper para Harbour, repito Harbour, não xHarbour. Ao menos que você tenha alguma ideia fixa em trabalhar com xHarbour. Mas se não é o caso, dê uma olhadinha neste tópicos:
HMG - Harbour MiniGui
De CA-Clipper to Windows em 5 Minutos
Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35
Tenho certeza que se você ler com atenção e fizer passo a passo, você consegue migrar em questão de poucos minutos. Como diz o título do tópico.
Se tiver dúvidas a respeito do HMG ou MiniGui, peço por gentileza que poste na seção MiniGui.
HMG - Harbour MiniGui
De CA-Clipper to Windows em 5 Minutos
Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35
Tenho certeza que se você ler com atenção e fizer passo a passo, você consegue migrar em questão de poucos minutos. Como diz o título do tópico.
Se tiver dúvidas a respeito do HMG ou MiniGui, peço por gentileza que poste na seção MiniGui.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
-
thekey
- Usuário Nível 1

Iniciante em xHarbour
INICIANTE XHARBOUR - Criando as pastas e bats de compilaçao.
Galera, apanhei muito para colocar a minha "pastinha" xharbour para funcionar.
Para quem não tem nem ideia de como começar fiz um tutorial direto e sem complicação.
está em www.girashop.com.br/xharbour
Abraços
Ruy-thekey
Galera, apanhei muito para colocar a minha "pastinha" xharbour para funcionar.
Para quem não tem nem ideia de como começar fiz um tutorial direto e sem complicação.
está em www.girashop.com.br/xharbour
Abraços
Ruy-thekey
Iniciante em xHarbour
Pessoal, ele comprou um pacote onde os exemplos giram em torno do Fivewin.
Você deveria ir para o forum do Fivewin, no endereço www.fivewin.com.br, porém, como já disse um amigo logo acima, para utilizar os recursos da lib, terá de baixar a versão free, caso contrário é pirataria.
Abraços
Você deveria ir para o forum do Fivewin, no endereço www.fivewin.com.br, porém, como já disse um amigo logo acima, para utilizar os recursos da lib, terá de baixar a versão free, caso contrário é pirataria.
Abraços
Marcelo Neves
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0067609615
whatsapp (41) 99786-3995
http://harbourdeveloper.blogspot.com
marcelo.souza.das.neves@gmail.com
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0067609615
whatsapp (41) 99786-3995
http://harbourdeveloper.blogspot.com
marcelo.souza.das.neves@gmail.com
-
thekey
- Usuário Nível 1

Iniciante em xHarbour
Ola galera.
Devido alguns pedidos, disponibilizei para download, minha pasta Xharbour prontinha para uso e compilacao.
Ideal para clippeiros que estao chegando agora.
instrucos em:
www.girashop.com.br/xharbour
Procure por aula 0.
abracos
thekey
Devido alguns pedidos, disponibilizei para download, minha pasta Xharbour prontinha para uso e compilacao.
Ideal para clippeiros que estao chegando agora.
instrucos em:
www.girashop.com.br/xharbour
Procure por aula 0.
abracos
thekey