Arquivo TXT para NFE
Moderador: Moderadores
Arquivo TXT para NFE
Olá amigos
Estou estudando a NFE para atender um cliente. Creio que a solução mais rápida é meu programa gerar um arquivo TXT com os dados da NF a ser emitida que vai ser importado pelo Gerador de NFE da SEFAZ/SP que faria todo o serviço inclusive emitindo a DANFE.
O problema está nesse arquivo TXT. Quebrei a cara no manual e não consegui nada.
Alguem teria um exemplo desse arquivo TXT que pudesse mandar prá mim
Agradeço a ajuda
Reinaldo
recorreio@hotmail.com
Estou estudando a NFE para atender um cliente. Creio que a solução mais rápida é meu programa gerar um arquivo TXT com os dados da NF a ser emitida que vai ser importado pelo Gerador de NFE da SEFAZ/SP que faria todo o serviço inclusive emitindo a DANFE.
O problema está nesse arquivo TXT. Quebrei a cara no manual e não consegui nada.
Alguem teria um exemplo desse arquivo TXT que pudesse mandar prá mim
Agradeço a ajuda
Reinaldo
recorreio@hotmail.com
-
anacatacombs
- Membro Master

- Contato:
Re: ARQUIVO TXT PARA NFE
Caro Colega.
Dê uma olhada no tópico: viewtopic.php?f=39&t=9495
Estamos discutindo esse assunto..
[]'s
Ana
Dê uma olhada no tópico: viewtopic.php?f=39&t=9495
Estamos discutindo esse assunto..
[]'s
Ana
Olá Ana
Obrigado por responder.
Já tinha lido alguma coisa à esse respeito, mas, tenho urgencia nisso e acho que a solução mais rápida será usar o programa da SEFAZ tendo como entrada um arquivo texto com os dados na NF.
Depois com calma vou estudar esse projeto e para alguns clientes talvez valha a pena.
Eu até já consegui um exemplo desse arquivo texto e bate com o que eu estava fazendo.
Reinaldo
Obrigado por responder.
Já tinha lido alguma coisa à esse respeito, mas, tenho urgencia nisso e acho que a solução mais rápida será usar o programa da SEFAZ tendo como entrada um arquivo texto com os dados na NF.
Depois com calma vou estudar esse projeto e para alguns clientes talvez valha a pena.
Eu até já consegui um exemplo desse arquivo texto e bate com o que eu estava fazendo.
Reinaldo
-
anacatacombs
- Membro Master

- Contato:
Olá Reinaldo.
Não sabia que o SEFAZ disponibiliza um programa para isso.. como funciona? Vc manda o arquivo texto e ele se vira nos 30?
[]'s
Ana
Não sabia que o SEFAZ disponibiliza um programa para isso.. como funciona? Vc manda o arquivo texto e ele se vira nos 30?
[]'s
Ana
Re: Arquivo TXT para NFE
Nas empresas que já tem sistema o programa da SEFAZ importa o TXT e faz tudo que precisa (inclusive emissão da DANFE com logotipo). As empresas que não tem sistema podem usar esse programa como seu sistema (tem cadastro de clientes\produtos\transportadoras, faz backup das NFs emitidas, etc).
Entre no site da SEFAZ de seu estado e informe-se sobre o Software Emissor NF-e, e de download do Manual de Importação?Exportaçao TXT.
No começo fiquei preocupado, achei difícil, mas lendo o Manual vi que não é um bicho de 7 cabeças. É muito parecido com o TXT da NF Paulista (Para quem é do Estado de SP)
Reinaldo
Entre no site da SEFAZ de seu estado e informe-se sobre o Software Emissor NF-e, e de download do Manual de Importação?Exportaçao TXT.
No começo fiquei preocupado, achei difícil, mas lendo o Manual vi que não é um bicho de 7 cabeças. É muito parecido com o TXT da NF Paulista (Para quem é do Estado de SP)
Reinaldo
Reinaldo, Ana, Eu tb pretendo adotar a solução se simplesmente gerar o arquivo TXT e usar o programa do governo para importá-lo , validar, enviar e imprimir, por questões de urgência.
Até fiz um teste baseado no (péssimo) manual da SEFAZ e o arquivo que gerei sequer foi aberto. O importador do prog da SEFAZ acusou "layout incorreto (ou inválido)".
Meu programa é um Clipper compilado em xharbour e acredito que ao gerar meu TXT, usando os comando abaixo, acabei por gerar caracteres de controle, tipo o CTRL+Z que tornou o arquivo texto não importável pelo prog.da SEFAZ.
Reinaldo, como vc está gerando seu arquivo TXT ? Eu gerei o meu na forma abaixo e ele foi recusado:
SET DEVICE TO PRINTER
SET PRINTER TO C:\TESTE_NFE.TXT
@ 0,0 SAY LINHA 1
@ 1,0 SAY LINHA 2
Grato,
GAbriel
Até fiz um teste baseado no (péssimo) manual da SEFAZ e o arquivo que gerei sequer foi aberto. O importador do prog da SEFAZ acusou "layout incorreto (ou inválido)".
Meu programa é um Clipper compilado em xharbour e acredito que ao gerar meu TXT, usando os comando abaixo, acabei por gerar caracteres de controle, tipo o CTRL+Z que tornou o arquivo texto não importável pelo prog.da SEFAZ.
Reinaldo, como vc está gerando seu arquivo TXT ? Eu gerei o meu na forma abaixo e ele foi recusado:
SET DEVICE TO PRINTER
SET PRINTER TO C:\TESTE_NFE.TXT
@ 0,0 SAY LINHA 1
@ 1,0 SAY LINHA 2
Grato,
GAbriel
lugab
Olá Gabriel
Se for compilar em clipper, tente fazer assim:
tr="|"
utf8="" --> são os caracteres que marcam o arquivo como UTF-8
edite seu TXT usando um editor DOS e eles vão aparecer
SET DEVICE TO PRINT
SET PRINTER TO nfe.txt
@PROW(), 0 SAY UTF8+"NOTAFISCAL"+tr+"1"
@PROW()+1, 0 SAY "A"+tr+"1.1.1"+tr+"NFe"
...etc
Em Harbour, acho que esse UTF8 não vai funcionar, faça um teste. Nesse caso tire na 1a. linha o UTF8+, gere o
arquivo normalmente, depois edite-o usando o Bloco de Notas salvando como UTF-8.
Assim que estiver OK, se puder envie uma cópia de seu arquivo prá mim.
Reinaldo
recorreio@hotmail.com
Se for compilar em clipper, tente fazer assim:
tr="|"
utf8="" --> são os caracteres que marcam o arquivo como UTF-8
edite seu TXT usando um editor DOS e eles vão aparecer
SET DEVICE TO PRINT
SET PRINTER TO nfe.txt
@PROW(), 0 SAY UTF8+"NOTAFISCAL"+tr+"1"
@PROW()+1, 0 SAY "A"+tr+"1.1.1"+tr+"NFe"
...etc
Em Harbour, acho que esse UTF8 não vai funcionar, faça um teste. Nesse caso tire na 1a. linha o UTF8+, gere o
arquivo normalmente, depois edite-o usando o Bloco de Notas salvando como UTF-8.
Assim que estiver OK, se puder envie uma cópia de seu arquivo prá mim.
Reinaldo
recorreio@hotmail.com
Vou experimentar, Reinaldo, e se der certo, eu te passo meu arquivo e tb posto a rotina fonte pra todo mundo poder ver
lugab
Quebrei a cabeça para gerar o arquivo .TXT para que entrasse como importação no programa de teste do SEFAZ.
Fiz com vários produtos, tributações para ter um bom parametro para testar tudo.
Só que mesmo é rejeitado porque contém "caracteres especiais"
!??
Acolhendo sugestão acima, antes de gravar a NF, coloquei os caracteres para o UTF-8:
forma gráfica................................: ""
forma hexadecimal correspondente.......: 8B AF A8
forma decimal correspodente .............: 139 175 168
Será que são esses caracteres mesmos que tornarão o arquivo UTF-8 ?
O arquivo continua sendo rejeitado.
Inclusive passei primeiro todos os campos sujeitos a caracteres acentuados, etc., por uma rotina que verifica se tem algum com valor ASC superior a 127.
Alguém já conseguir superar essa fase ?
Fiz com vários produtos, tributações para ter um bom parametro para testar tudo.
Só que mesmo é rejeitado porque contém "caracteres especiais"
Acolhendo sugestão acima, antes de gravar a NF, coloquei os caracteres para o UTF-8:
forma gráfica................................: ""
forma hexadecimal correspondente.......: 8B AF A8
forma decimal correspodente .............: 139 175 168
Será que são esses caracteres mesmos que tornarão o arquivo UTF-8 ?
O arquivo continua sendo rejeitado.
Inclusive passei primeiro todos os campos sujeitos a caracteres acentuados, etc., por uma rotina que verifica se tem algum com valor ASC superior a 127.
Alguém já conseguir superar essa fase ?
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Olá Bily,
Tente acrescentar os seguintes codigo ASCII no inicio do arquivo TEXTO:
chr(239)+chr(187)+chr(191)
Ex:
Tente acrescentar os seguintes codigo ASCII no inicio do arquivo TEXTO:
chr(239)+chr(187)+chr(191)
Ex:
Código: Selecionar todos
@ PROW(),00 SAY chr(239)+chr(187)+chr(191)+"10" + chr(124) + "1,00"Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Sygecom, tenho 2 perguntas sobre esta sua sugestão, reproduzida abaixo:
@ PROW(),00 SAY chr(239)+chr(187)+chr(191)+"10" + chr(124) + "1,00"
1) É para quem compila usando Xharbour ou Clipper ?
2) Na sua sugestão, qual a função de : +"10" + chr(124) + "1,00" , já que no seu título vc sugeiru apenas usar: chr(239)+chr(187)+chr(191)
Grato,
gabriel
@ PROW(),00 SAY chr(239)+chr(187)+chr(191)+"10" + chr(124) + "1,00"
1) É para quem compila usando Xharbour ou Clipper ?
2) Na sua sugestão, qual a função de : +"10" + chr(124) + "1,00" , já que no seu título vc sugeiru apenas usar: chr(239)+chr(187)+chr(191)
Grato,
gabriel
lugab
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Olá Gabriel,
Tanto faz, funciona com ambos.lugab escreveu: 1) É para quem compila usando Xharbour ou Clipper ?
É que no exemplo que postei é a primeira linha do arquivo da nota fiscal paulista, mas o truque está em colocar os chr(239)+chr(187)+chr(191) no inicio do arquivo para transformar o mesmo em UTF82) Na sua sugestão, qual a função de : +"10" + chr(124) + "1,00" , já que no seu título vc sugeiru apenas usar: chr(239)+chr(187)+chr(191)
Leonardo Machado
Olá pessoal
Compilei em Harbour e não deu certo. Usando chr(239)+chr(187)+chr(191). Gravou:
‹¯¨10|1,00|12345678000183|17/10/2009|28/10/2009
e não salvou como UTF-8
Esse exemplo é da NFPaulista.
Como já citei antes quando trabalho com Harbour gravo o arquivo sem os caracteres, e depois edito no Bloco de Notas salvando como UTF-8.
Se alguém está conseguindo agradeço se me dizer como.
Não sei se pode ser isso, mas na NFP se no nome do produto tiver caracteres especiais dá erro. Por exemplo, são aqueles caracteres gerados quando usa "ç" "é","ó", etc
Reinaldo
Compilei em Harbour e não deu certo. Usando chr(239)+chr(187)+chr(191). Gravou:
‹¯¨10|1,00|12345678000183|17/10/2009|28/10/2009
e não salvou como UTF-8
Esse exemplo é da NFPaulista.
Como já citei antes quando trabalho com Harbour gravo o arquivo sem os caracteres, e depois edito no Bloco de Notas salvando como UTF-8.
Se alguém está conseguindo agradeço se me dizer como.
Não sei se pode ser isso, mas na NFP se no nome do produto tiver caracteres especiais dá erro. Por exemplo, são aqueles caracteres gerados quando usa "ç" "é","ó", etc
Reinaldo
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Olá Reinaldo,
Post como você está fazendo para gerar o arquivo da nota fiscal paulista. Que tento lhe ajudar direto no seu exemplo.
Post como você está fazendo para gerar o arquivo da nota fiscal paulista. Que tento lhe ajudar direto no seu exemplo.
Leonardo Machado
Estou fazendo assim
@ 00,00 SAY ;
chr(239)+chr(187)+chr(191)+"10"+"|"+"1,00"+"|"+"12345678000183"+"|"+DTOC(vdatamin)+"|"+dtoc(vdatamax)
Reinaldo
@ 00,00 SAY ;
chr(239)+chr(187)+chr(191)+"10"+"|"+"1,00"+"|"+"12345678000183"+"|"+DTOC(vdatamin)+"|"+dtoc(vdatamax)
Reinaldo