Nada de tutorial, ou doumento, apenas um resumo das diferenças q a experiências de vcs os levaram a tomar a decisão de usar um ou outro..
Existe uma empresa que surgiu do xHarbour.org, que removeu ou pelo menos não dá importancia a alguns recursos, quer que o xHarbour.org seja uma ponte para o ".com" deles ou tentam passar que o xHarbour.org existe porque "eles" o mantém. Isso não é verdade, o contrário, outra coisa que o Harbour é uma cópia do xHarbour, isso é outra "inverdade" o Harbour é o primeiro. Que o xHarbour é mais avançado, isso era uma verdade.
O que eu indico aos senhores é que aprendam a usar o Harbour ou xHarbour do SVN/CVS procurem ser independentes de impresa A ou B e que possamos fortalecer o Harbour ou xHarbour pelo menos usando ou mudando de um para o outro porque temos opções.
O xHarbour.org não tem, por exemplo a parte de comunicação serial, foi removido, será porque o ".com" tem ? Mas o Harbour tem e é muito boa.
No xHarbour.org só temos a contribuição do Rodrigo Moreno para Mysql e PostGree, sem que nenhum dos desenvolvedores fizesem melhorias, já no Harbour eles corrigiram, acrecentaram e aida criaram a RDDSQL que acessa n banco de dados. São essas pequenas coisas que acontecem e muitos dos desenvolvedores já mudaram para o Harbour, entre eles o Roberto Lopez pai da Minigui, já ajustou sua lib gráfica para roda com o Harbour, a Fivewin também e muitas outras empresas estão fazendo isso. Não existem donos do xHabour ou Harbour é GPL e de todos nós.
O que podemos constatar são fatos, por exemplo o xHarbour.org está parado desde a saida do seu principal desenvolvedor e que tem cópiado quase tudo do Harbour, a exemplo a IOMEM, NETRDD. Entretanto eles não copiam a parte de comunicação serial por que será ? nem o RDDSQL tão pouco o hbmk2. Mais uma dica que considero muito importante, se tem alguém querendo usar, migrar para Linux use o Harbour. Tudo que existe no xHarbour para linux foi feito pelo Przmek e é quem está a frente do Harbour agora.
Eu sou um dos primeiro usuários brasileiros a usar o Harbour no linux, depois passei para o xHarbour, voltei para o Harbour e meus problemas na época com o Conectiva foram corrigido pelo Przmek, inclusive um Bug do RPM do conectiva foi um programa do Przmek me passou via email que detectou o BUG e está documentado nos fontes. Já não uso mais o Linux estou rodando tudo no XP, antes quando era WIN98 é que era ruim mesmo ai só no Linux.
Vamos abrir o olho. No mundo [x]Harbour não existe ninguém bonzinho trabalhando de graça para ninguém não, todos ganhamos dinheiro com ele inclusive os que mais tem trabalhado "neles" tem seus sistemas pagos, o Viktor e o Przmek. É uma cooperação em torno de interesses comum.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.