Migrar do Clipper 5.2e p/ o 5.3b. O que muda. Alguem sabe.

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Jorge Adourian
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Mensagem por Jorge Adourian »

vagucs escreveu:Jorge respondeu esta e concordo plenamente com ele. Minha opnião é que ir para SIX hoje acho desvantagem, você ganha em velocidade pouca coisa, indico o uso do CDX, pois a tendencia dentro de uns 3 a 5 anos é ter todos os nossos programas rodando multiplataforma em xHarbour.
Só para deixar mais claro: Eu disse que uso e recomendo SIM o uso do SIX2 e expliquei meus motivos.

De resto, obrigado Vagner.
Até...
Jorge Adourian
Clipper5.2e, Blinker7.0, SIX2(NSX), ADS7.1, FW2.3c, PrintFile2.1.5 e PDFCreator0.8.0(2)
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Vejo que não sobrou mais espaço pra falar nada.

Quanto ao Fivewin se for usar opte por adquirir logo de cara a versão 2.4 for Harbour, pelo fato de ser 32bits e utilizar de forma mais compativel as LIBs para DBs SQLs existentes.

Mais informações veja no FORUM FIVEWIN um post chamado links, links e mais links...".

@braços :?)
Tim9
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Tim9 »

Prezados Jorge, Rochinha, Vagner e demais amigos mais uma vez obrigado.

Vcs tem ajudado barbaridade.

Agora conclui o que segue e me corrijam se eu estiver errado.

1. Se for migrar p/ o 5.3b é melhor ir direto p/ o XHarbour.
2. Se migrar somente de RDD ir para a SIX2 que é a mais estável.
3. Se for migrar p/ FiveWin ir direto p/ Minigui (open Source).
4. Acrescentando 2 ou 3 rotinas da WVT já tenho acesso a Janela? O que é WVT? Também é Open Source (Free) ? Onde Baixar? Como usá-la?

Caros doutos e cultos amigos, obrigado pelos esclarecimentos e pela paciência com que vcs tem agido para a minha tamanha ignorância no assunto.

Espero que sejam compreensivos com a minha vontade de aprender e aproveitar o fortíssimo cabedal de conhecimentos e experiência que vcs são portadores bem como outros companheiros daqui que também possuem esse perfil e só não vou citar nomes para não ser injusto com algum que porventura não me venha à lembrança no momento.

Aproveito o ensejo para parabenizar e agradecer a todos que responderam a este tópico com tanta boa vontade e disposição.
Até Breve!
Luz e Paz!
Tim9
------------------------------------------
olynthes@gmail.com
** Somos livres para escolher, mas prisioneiros das conseqüências **
Uso Clipper 5.2e, Blinker 7.0, Prwin 1.0 BFNTX migrando p/ xHarbour e Hwgui Dbfcdx
Antonio
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Antonio »

Bom dia caro Tim9,

Conforme sua enumeração:

3- FiveWin é uma LIB grafica assim como a Minigui, ambas geram aplicações com as caracteristicas das aplicações Windows. Por isso ou usa-se uma ou usa-se a outra. Migra-se do clipper DOS para FiveWin ou do clipper DOS para Minigui. Eu não uso a FiveWin mas pelo que sei, a mesma opera em 16 Bits. Existe a versão para Harbour em 32 Bits.

4- WVT é uma LIB que compõem o pacote xHarbour, ela faz a exemplo o que faz o prompt de comandos DOS. Em em suma, é uma JANELA sem as limitações do emulador de DOS do WINDOWS.
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
Hwgui 2.20 3b | PostGresql 9.5 | ADO/ODBC
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Só paa completar.

Jorge, talvez me esprecei mal, eu também NTX com a lib da SIX é mais estável. Six é hoje sem dúvida o melhor RDD disponível para Clipper, porém sugiro que use CDX se pretender migrar para Windows pois o CDX do xHarbour é muito bom.

Quanto as perguntas do TIM9

1. Se for migrar p/ o 5.3b é melhor ir direto p/ o XHarbour.

Eu acho, se ganha em diversos aspectos, portabilidade, acesso a API´s, melhor estabilidade dos arquivos e indices, a não dependencia do emulador de DOS do Windows 2k ou XP, melhor velocidade no Linux e no Windows 2k e XP.

2. Se migrar somente de RDD ir para a SIX2 que é a mais estável.
Sim, é uma boa, ou se quiser ganhar definitivamente, mude para CDX e coloque o programa no Linux, você paga pau quando vê o programa rodando em uma redinha de 10 megas por segundo.

3. Se for migrar p/ FiveWin ir direto p/ Minigui (open Source).
Sim, há muitas vantagens em se usar a Minigui, uma delas é a IDE para arrastar botão. A fivewin já é madura, porém é paga e me paresce que vc tem limitação no recebimento de atualizações.

4. Acrescentando 2 ou 3 rotinas da WVT já tenho acesso a Janela? O que é WVT? Também é Open Source (Free) ? Onde Baixar? Como usá-la?
Isto o Antônio respondeu, você pegando o xHarbour para Windows em www.xharbour.org basta instalar ele, o BCC 5.5 e usa a lib GTWVT como saida do sistema, ai pronto, funciona em modo janela, fora da janela do console do Windows, mas lembrando que mesmo rodando na janela do console, o sistema já não passa mais pelo emulador de DOS do windows.

É isso, o Antonio também faz uso de Minigui assim como eu, não tenho nada a reclamar, com certeza ele irá postar a opnião dele aqui.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Tim9
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Tim9 »

Prezado Antonio!

Valeu muito os seus esclarecimentos e pelo visto até aqui sentí um pouquinho de inveja de vc que está a dez mil anos luz na minha frente, usando o Xharbour, CDX e Minigui.

Só uma pergunta qual a plataforma que vc usa?

Obrigado
=========================================
Vagner mais uma vez valeu.

Quanto a colocar no Linux p/ mim ainda é um sonho a médio a longo prazo, apesar de já ter trabalhado com Unix há muitos anos atrás não me lembro de nenhum comando a não ser o [ls -l].

Será que consigo fazer um dual boot no mesmo HD com Win XP e Linux?
Se sim qual o Linux free que a gente possa começar?

Realmente tenho restrições quanto a atualizações, pois os meus clientes atuais possuem no máximo 2 máquinas em rede.

Mais uma vez obrigado.
Até Breve!
Luz e Paz!
Tim9
olynthes@gmail.com
Uso Clipper 5.2e, Blinker 7.0, Prwin 1.0 BFNTX migrando p/ xHarbour e Hwgui Dbfcdx
Antonio
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Antonio »

Prezado Tim9,

Não posso deixar de dizer que fico imensamente lisongeado e envaidecido "no melhor sentido das palavras" lendo sua postagem...

Eu comecei aqui.
Todo o pouco que sei aprendi aqui.
Sou muito grato a todos daqui e não daria para citar nomes, pois todos teem uma particular e imprecindivel importancia aqui. Obrigado a todos os amigos do forum.

Na realidade Tim9, acredito que o que me permitui abraçar a linguagem, foi o fato de, diferentemente da maioria dos colegas do forum, eu não programo profissionalmente, pelo menos ainda...

Então não foi dificil decidir, depois é aquilo que sempre digo: Se voce conhece o Clipper... fatalmente, indiretamente, mesmo que sem querer... voce ja conhece o Harbour/xHarbour pois a linguagem é a mesma, é xBase puro.

A minigui, imagine voce é uma coisa fantastica "na minha humilde opinião" é muito ampla, não explorei toda ela ainda, mas é uma LIB de potencial, pode acreditar, sem contar com a facilidade de uso...

Eu indiquei essas ferramentas a um amigo de Sta Catarina o MAX, de quem tenho muito orgulho de falar www.maxsis.com.br e em 4 meses ele converte seu sistema financeiro para Minigui com Harbour/xHarbour

Este ano, ja a partir de março, estarei investindo no meu futuro profissional, tornarei-me empresario, fundarei meu escritorio contabil... dai, acredito que terei mais "tempo" e poderei em fim acabar com uma frustração minha... a de não ter ainda um sistema rodando

Bom, eu uso a plataforma Windows e so não estou usando o Linux, porque meu HD esta com algum problema e não sei qual é ainda, pois tento instalar e o mesmo se recusa, detecta alguma incorreção na FAT e não instala.

Pode-se fazer um Dual Boot sim (LINUX x WINDOWS) o KURUMIM e o CONECTIVA "são os que eu ja andei olhando" tem gereciadores de boot LILO e GRUB.

Na instalação é possivel particionar a HD e redimencionar o tamanho das partições existentes ou criadas na instalação.

Bem falei coisa demais, acho que não era bem isso, mas....

No que eu puder ajudar, conte comigo.
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Só para completar, use o conectiva poara desenvolver... ele o melhor no quesito desenvolvimento com xHarbour.

Quanto a Minigui, hoje para xHarbour é a melhor Gui existente.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Tim9
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Tim9 »

Prezados Antonio e Vagner!

Valeu e obrigado mais vez.

Agora sei o que seja XHarbour e Minigui e pra que serve. Tambem sei se optar pelo Linux o Conectiva deve ser adotado.

Vagner onde posso encontrar o Conectiva? Sera que ele he muito grande para download? E qual versão vc recomenda?

Antonio boa sorte no seu novo empreendimento.

Mais uma vez obrigado a todos.
Até Breve!
Luz e Paz!
Tim9
olynthes@gmail.com
Antonio
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Antonio »

Bom dia Tim9,

Eu baixei o meu Conectiva 10 aqui: http://superdownloads.ubbi.com.br/linux ... ro101.html são mais ou menos 2058,00 MB em 3 CDs
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
Tim9
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Tim9 »

Obrigado Antonio.

Só que é Mega pra ninguém botar defeito e com linha discada vai ser um perereco. Mas vou procurar algum amigo com DSL.

Valeu, mesmo porque agora vc já me informou sobre a Versão que tenho que procurar da 10 pra cima. Certo.

Obrigado.
Até Breve!
Luz e Paz!
Tim9
olynthes@gmail.com
Antonio
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Antonio »

Bom dia Tim9,

Realmente são muitos megas, mas alternativamente voce pode procurar em bancas de jornais, por revistas de LINUX e afins... CD EXPERTS ou outras...

Elas trazem distribuições de LINUX em CDs ja preparados, visto que aquilo que se baixa da internet, no caso do Conectiva e de outros... são imagens.ISO que deverão ser gravadas posteriormente em CDs.

O conectiva 10 é a atual distribuição.

KURUMIM e MANDRAKE tambem são distribuições LINUX em idioma PT/BR e menos quantidade de CDs
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

O Conectiva 10 é mais recomendado por ter todos os pacotes e recursos necessários para desenvolver em xHarbour, por ser amigável também, o o KDE que vem com ele é muito bom, é estável e roda muito bem em um pentium 400 meu aqui...
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho TIM9 e demais colegas

Tenho um Duron 1.3 e uso nesta maquina, em minha casa que é o meu escritório provisório, a maioria dos programas que me permitam acessar qualquer coisa fora dela, ou seja, VNC, PCAnywhere, etc.

Uso a mesma tambem para desenvolvimento e tenho instalado o Microsoft Virtual PC 2004, que me permite instalar qualquer Windows, Linux, etc sem usar o esquema de DualBoot.

Ou seja, na onda dos emuladores, o Virtual PC, originariamente para MAC permitia executar Windows em janelas do System 7 de forma nativa, até que surgiram os PowerPCs que permitem isto com mais naturalidade e facilidade de isntalação.

O que quero dizer é:

Se voce desejar instalar o Linux ou até outras versões de Windows no seu Windows sem mexer no boot basta utilizar esta ferramenta.

Um exemplo é que uso o Win2000 Professional e uso o Virtual PC com duas instalações extras de Win98 e WinXP e outra para executar o Linux Kurumin.

Sua máquina deverá ter poder de fogo para isto é claro, HD de 40Gb, 256Mb de memória e 1.0 ou mais de velocidade.

Agora pense bem, a linguagem será Clipper, mas o seu proximo compilador deverá ser o Harbour, seja ele X, Y ou Z.

@braços :?)
Antonio
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Antonio »

Amiguinho Rocha!

Só não gostei desse lance de HD 40Gb e processador 1.0 ou acima.... :-O

Um celeronzinho 500 Mhz, 128 Mb Ram e duas HD: Master 20 Gb e Slave 10 Gb não quebram o galho não???? :-o

Feliz a sua colocação, as vezes parecemos insistentes e incovenientes mas essas com certeza, são as palavras corretas. A LINGUAGEM É CLIPPER MAS O COMPILADOR SERA HARBOUR, seja x, y o z... mas sera HARBOUR mesmo. (C)
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
Responder