AcbrNFEMonitor - Natureza da operação

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

AcbrNFEMonitor - Natureza da operação

Mensagem por billy1943 »

Expus essa dúvida também na comunidade Clipper On Line do Orkut e gostaria de alguma solução para o desenvolvimento da minha interface em Clipper junto ao ACBRNFEMONITOR:

- quando tivermos dois tipos de CFOP diferentes na mesma nota, por exemplo o CFOP 5102 - Vendas no Estado mais o CFOP 5405 - Vendas no Estado com substituição tributária, como fica a NATUREZA DA OPERAÇÃO ?

- no meu sistema atual coloco: 5102/5405 - Vendas no Estado/Subst Tribut

- eu sei que cada produto terá o CFOP anotado e nos cálculos tudo bem.

Pergunto isso pois já vi várias DANFE e cada um vem de um jeito, uns contando o CFOP, outros não...
Alguns colegas já anteveram um grande número de multas, em virtude de não existir uniformidade nos modelos de DANFE, e também algumas coisas que vi:

- data de saída colocada com carimbo ???
- alguns colocam lugar para as duplicatas outros não
- colocam placas de transportador absurdas como AAA0000 ??
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Re: AcbrNFEMonitor - Natureza da operação

Mensagem por SandroBelarmino »

- quando tivermos dois tipos de CFOP diferentes na mesma nota, por exemplo o CFOP 5102 - Vendas no Estado mais o CFOP 5405 - Vendas no Estado com substituição tributária, como fica a NATUREZA DA OPERAÇÃO ?
Nesse caso voce pode colocar na Natureza da Operação somente "VENDA", eis o que diz no manual de integração:

Código: Selecionar todos

Informar a natureza da operação de que decorrer a saída ou a entrada, tais
como: venda, compra, transferência, devolução, importação, consignação,
remessa (para fins de demonstração, de industrialização ou outra), conforme
previsto na alínea 'i', inciso I, art. 19 do CONVÊNIO S/Nº, de 15 de dezembro de
1970.
Pergunto isso pois já vi várias DANFE e cada um vem de um jeito, uns contando o CFOP, outros não...
Alguns colegas já anteveram um grande número de multas, em virtude de não existir uniformidade nos modelos de DANFE
Todos os itens da nota fiscal, produtos ou serviços, devem ter o cfop, no caso de "uniformidade nos modelos de DANFE" basta seguir o layout definido no manual de integração (que hoje é o 3.0) cujo AcbrNfeMonitor está correto.
- data de saída colocada com carimbo ???
- alguns colocam lugar para as duplicatas outros não
- colocam placas de transportador absurdas como AAA0000 ??
Segundo o manual de integração
- Data da saida é opcional
- A fatura (duplicatas) é opcional
- Nos dados de transporte, o único campo obrigatório é a modalidade do frete (emitente/destinatario)

Sandro.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
jorge andrade
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Re: AcbrNFEMonitor - Natureza da operação

Mensagem por jorge andrade »

Estou vendo meu amigo que vc não percebeu que o produto sempre foi o determinador do tipo de CFOP conforme a situação tributária e o destino, portanto, cada produto poderá ter um CFOP diferente conforme a siatuação tributária, ou seja se vc tiver na notas ambas CFOP´s 5.102 e e 5.405, significa que 5.102 é tributada integralmente pelo valor da operação, enquanto a 5.405 é substituição tributária, que conforme o convênio de atuação tanto do estado origem como destino, deverá ser ou não destacado o ICMS/SUBSTIUIÇÃO e etc...., e isso tem intrisicamente relacionado com o ramo de atuação e convênios, portanto se seus produtos são tributados na entrada, não haverá razão para destaque de ICMS de substiuição tributária, caso contrário, este deverá ser destacado, qto aos produtos tributáveis integralmente, semrpe destacar ICMS.
Espero que eu tenha ajudado.
[]s,
Jorge Andrade
Responder