Há uns 05 anos desenvolvo sistemas para vários vamos de atividade, inclusive para emissão de cupom fiscal. Sempre assinei declarações fiscais para o meu Estado (Ceará) e também para um Estado vizinho (Piauí). De sorte que nunca tive qualquer tipo de problema com o fisco (sefaz e receita federal) por desenvolver sistemas como PESSOA FÍSICA.
A pergunta que faço é:
1-) Posso desenvolver software como Pessoa Física ou precisa eu abrir uma empresa específica para isso?
2-) No caso de eu poder continuar desenvolvendo como Pessoa Física, qual prejuízo meu software pode ter junto a SEFAZ? Ou seja, meu sistema tem 'validade' junto a SEFAZ?
3-) Os softwares desenvolvidos por mim, que tenho instalado em várias empresas, são considerados 'piratas'?
4-) As empresas que usam meu software podem ser de alguma forma multada pela SEFAZ?
Um abraço a todos,
Janio
Ubajara/CE
por Toledo: O presente tópico foi movido da seção "Clipper", uma vez que seu conteúdo não se trata de uma dúvida técnica de programação.
A mensagem também foi editada para formatação de texto que estava parcialmente em letras minúsculas
Veja as Regras do Fórum:
7 - Mensagens em letras MAIÚSCULAS poderão ser editadas sem aviso prévio. Letras maiúsculas equivalem a GRITAR e portanto são consideradas uma falta de respeito com os demais membros do fórum.