NF_e - Inicio

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

Laudelino Scarmagnani
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

NF_e - Inicio

Mensagem por Laudelino Scarmagnani »

Pessoal, boa noite.
Tenho que gerar nota fiscal eletronica, a partir de ERP por mim desenvolvido. "Tá" difícil! Alguém com alguma experiência neste sentido, se poderia me ajudar, agradeço. Preciso dos passos a seguir para implementar uma solução. Como fazer os testes sem ter nenhuma empresa cadastrada (se tenho como cadastrar uma empresa teste na receita, etc.).
Estive verificando o manual da UniMake Softwares, o UniNfe - Versão 1.2, e parece ser interessante, confiável e possível de integração. O problema é que não tenho experiência em XML e trabahar com arquivos texto. Meu sistema era clipper, converti para xHarbour, e é um trabalho extra, pois meu trabalho normal é desenvolver para mainframe, e aí a "coisa" é diferente: Cobol74, DMSII.
Pelo que que vi, de qualquer forma, tenho que gerar o arquivo XML, esntão, vou adiantando isso, até que alguém me oriente como proceder. Se houver outra solução implementável para mim, estou aberto a sugestões. Já andei verificando algo neste forum, vou continuar procurando.
De qualquer forma, agradeço muito qualquer sujestão ou ajuda.
Abraços!
anacatacombs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Re: NF_e - Inicio

Mensagem por anacatacombs »

Bom Dia.
Você não precisa entender muita coisa de XML para gerar a NF-E pelo seu sistema.
Eu, uso o ACBRMonitorNfe, e estou bastante satisfeita.
É só gerar arquivo .TXT com os comando necessários para criar/validar/assinar/enviar/imprimi DANFE da NF-E e o ACBR faz o trabalho, e retorna outro arquivo TXT com o resultado da operação.
Mas antes de começar a fazer os testes a empresa desenvolvedora, precisar estar autorizada para emitir Nota Fiscal Eletronica.
Depois o cliente que usa a NF-E precisa fazer um cadastro também e comprar um selo digital. Pelo menos aqui no Paraná funciona +- assim.
Eu pedi o selo digital emprestado do cliente para fazer os testes e o desenvolvimento.

Espero ter ajudado.

[]'s

Ana
Laudelino Scarmagnani
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Obrigado, Ana.
Vou verificar com meu contador o cadatro da na receita, como desenvolvedora. A partir daí, tenho que utilizar nfe na minha empresa, ou conseguirei fazer os testes mesmo sem utilizar nfe? Na realidade, quero deixar o sistema pronto, pois sei que logo algum usuário necessitará.
Como consigo informações de como interagir/integrar com o ACBRMonitorNfe?
É para uso no PR.
Laudelino.
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por SandroBelarmino »

Laudelino Scarmagnani escreveu:Como consigo informações de como interagir/integrar com o ACBRMonitorNfe?
Nessa mesma seção do fórum, onde tratamos de legislação, tem bastante material falando sbre NFe e tambem sobre o AcbrNFeMonitor.
Dê uma pesquisada no que já foi discutido sobre esses assuntos, e mesmo assim se tiver alguma dúvida, é só mandar que com certeza voce será atendido.

Sandro.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
Laudelino Scarmagnani
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Obrigado pessoal.
Andei lendo várias dicas e soluções, mas está dificil organizar tudo. O passa a passo é complicado. Baixei um código disponibilizado pela Ana para gerar o arquivo texto para o ACBRMonitorNfe, para, assim que der, implementar no meu programa e gerar os primeiros testes. Mas não onde baixar o ACBRMonitor. Há algum manual disponível? No site da ACBR tem um bem resumino, mas não entendi direito, e la diz que é para Delphi. Dia 25/01 estarei de férias e então terei que implementar uma solução. Não sei se até lá estarei em dia para os testes.
Desculpem o incômodo, mas estou "meio devagar" neste assunto. Para terem uma idéia, no código postado pela Ana, há o comando
FWRITELINE(Nfe_Handle,..... -> nem sei o que quer dizer o comando "Nfe_Handle". Pra terem uma idéia do trabalho que isso vai me dar!
Como, até hoje, tudo que evoluí, a partir do clipper básico até o xHarbour, foi a partir da ajuda do pessoal deste forum, tenho esperança de implementar a nfe também.
Laudelino
Laudelino Scarmagnani
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Seguinte,
usei o código disponibilizado pela Ana para gerar um arquivo texto, para ir treinando. Como tentei compilar com fwriteline e deu erro (nao tem a função), substitui por fwrite, compilei e gerou o seguinte arquivo:
Nfe.CriarNfe("[Identificacao]NaturezaOperacao=VENDASModelo=cModeSerie=1Codigo=1432Numero=1432Emissao=04/10/09Saida=04/10/09Tipo=1FormaPag=1[Emitente]CNPJ=03568105/0001-30IE=902.01060-23Razao=COLUSSI MORO & CIA LTDAFantasia=MAGIA DAS CORESFone=)264-1587 CEP=85884000Logradouro=AV.BRASIL, 1922 - CALCADAO Numero=0000Complemento=Bairro=CidadeCod=001Cidade=MEDIANEIRAUF=PR[Destinatario]CNPJ=453618199-72 IE=2176690 ISUF=PRNomeRazao=LAUDELINO SCARMAGNANIFone=5)264-4316CEP=85884000Logradouro=R GETULIO VARGAS, 2536Numero= 0Complemento=Bairro=CIDADE ALTCidadeCod=0000000000Cidade=MEDIANEIRAUF=PR[Produto001]CFOP=5403Codigo=143782Descricao=ACR ANJO FOSCA BRANCAUnidade=GLQuantidade=2.00ValorUnitario=47.45ValorTotal=94.90[ICMS001]CST=060 ValorBase=0.00Aliquota=0Valor=0.00[Total]BaseICMS=210.90ValorICMS=25.31ValorProduto=309.80ValorFrete=0.00ValorNota=309.80,1)
numa linha somente. É assim que funciona? Ou tenho que, apos cada campo, gravar o caracter de fim da linha para ficar:
NaturezaOperacao=VENDAS
Modelo=cMode
Serie=1
Codigo=1432
Numero=1432
Emissao=04/10/09
Saida=04/10/09
Tipo=1FormaPag=1
[Emitente]
...
Desta forma que gerei o arquivo, funcionaria com o ACBrMonitorNfe?
Laudelino
anacatacombs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por anacatacombs »

O FwriteLine é uma função semelhante de FRWRITE... mas com o +CHR(13)+CHR(10) no final..
tente inserir esses caracteres .
[]'s

Ana
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Para baixar a última versão do AcbrNFeMonitor:
http://djsystem.sytes.net/ccount/click.php?id=6

Para acompanhar as novidades do projeto ACBr:
http://anfm.blogspot.com/

Para ver o manual e o funcionamento do ACBrNFeMonitor:
http://acbr.sourceforge.net/drupal/?q=node/40

Para ver um resumo de todos os campos necessários para criação de 1 arquivo de NFe:
http://anfm.blogspot.com/2009/09/campos ... ndo-o.html

Sandro.
Alessandro R Belarmino
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
Laudelino Scarmagnani
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Ok, pessoal! Obrigado pela ajuda até aqui. Mas, que puder seguir me ajudando, gostaria muito.
Baixei o manual, já li e tenho algumas dúvidas.
Baixei o programa no Link indicado pelo Sandro, porém, não instalei ainda (vou precisar de orientação quando instalar - configurar).
Fiz a rotina que gera o arquivo .txt para ser carregado pelo ACBRNfeMonitor, porém, pelo que foi exposto, não tenho como testar pois não tenho os certificados (se há como, alguém poderia testar ou verificar o arquivo gerado se está preliminarmente Ok- posso enviar).
Sei que alguém postou neste forum os passos a seguir (a ordem dos comandos) e achei interessante. Vou procurar novamente e anotar para começar a desenvolver.
Porem, meu sistema usa rede com mapeamento. Então, tenho dificuldade em gerar os arquivos de entrada e saida num diretório (não sei o comando para gerar o arquivo num unico diretorio, diferente do diretorio do sistema, num determinado computador onde será instalado o ACBR:
a)A solução seria eu gerar um programa que fica monitorando o arquivo de notas no servidor do sistema e, ao detectar uma nota, gerar o arquivo texto, os comandos, etc?
b)O que eu preciso gravar no meu ERP das respostas das notas fiscais eletrônicas? O ACBRNfeMonitor tem uma interface para o usuario consultar a situação da nota fiscal?
Está começando a clarear, mas preciso de ajuda.
Laudelino.
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Laudelino Scarmagnani escreveu:a)A solução seria eu gerar um programa que fica monitorando o arquivo de notas no servidor do sistema e, ao detectar uma nota, gerar o arquivo texto, os comandos, etc?
Pode fazer assim, por exemplo:
- supondo que a unidade que voce vai gerar o arquivo esteja mapeado como f: e o diretorio onde voce vai gravar o arquivo txt seja o nfe.

Código: Selecionar todos

wlocal := "f:\nfe"
warqtxt := "&wlocal\nota.txt"
nhandle:=fcreate("&warqtxt.",0)
fclose(nhandle)
nhandle:=fopen("&warqtxt.",2)

&& aqui vao os fwrite para escrever o arquivo...

fwrite(nhandle,'NFE.CriarNFe("[Identificacao]'+chr(13)+chr(10))
.
.
.
&& aqui é o final do arquivo
fwrite(nhandle,'",0)'+chr(13)+chr(10))
fclose(nhandle)
Pronto o arquivo está montado.

Eu crio com um nome diferente de "entnfe.txt" que é o arquivo que o acbrnfemonitor vai ler, para poder criar o arquivo completamente, com todas as suas linhas, e depois do arquivo pronto chamo uma rotina que renomeia esse arquivo para "entnfe.txt" e fica esperando a resposta do acbrnfemonitor, que vem através o arquivo "sainfe.txt".

Daí para a frente é só ler o conteúdo desse arquivo, que para cada comando vem suas respectivas respostas como está no manual, e tratá-las em seu programa.
Laudelino Scarmagnani escreveu:O que eu preciso gravar no meu ERP das respostas das notas fiscais eletrônicas?
Isso tambem voce encontra aqui no forum, mas o basico seria:
- para nfe autorizada
chave de acesso da nfe
protocolo de autorização de uso
digist value da nfe

- para nfe cancelada
protocolo de cancelamento

Além de mais informaçõs como data de autorização, data de cancelamento, e usuário das respectivas operações, isso para controle interno de cada sistema.

Sandro.
Alessandro R Belarmino
Laudelino Scarmagnani
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Sandro, boa tarde! Desculpa estar te dando trabalho!
Seguinte, fiz uma rotina para meu programa gerar o arquivo texo, e posso grava-lo no como notafis.txt.
Para ter a nota impressa e ter o numero chave da nfe no meu sistema, terias como passar a sequencia de comando, para uso no xHarbour?
O comando de enviar seria feito no ERP, porem, para aquardar e obter as respostas, qual a melhor saída? Devo fazer um programa separado, que fique monitorando (lendo a cada N segundos) a pasta de respostas do ACBRNfeMonitor? Teria algum comando que faria com que o programa entrasse em execussao.
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Laudelino Scarmagnani escreveu:O comando de enviar seria feito no ERP, porem, para aquardar e obter as respostas, qual a melhor saída? Devo fazer um programa separado, que fique monitorando (lendo a cada N segundos) a pasta de respostas do ACBRNfeMonitor? Teria algum comando que faria com que o programa entrasse em execussao.
Toda vez que se envia algum comando para o AcbrNfeMonitor, através do arquivo entnfe.txt, (ou através de outro arquivo qualquer, desde que seja configurado no acbrnfemonitor), o monitor lê esse arquivo, executa o comando que está nele e depois já gera um outro arquivo (sainfe.txt) com o retorno do processamento. Então o que voce tem que fazer é, depois de gerar o arquivo para o monitor, ficar esperando o arquivo de retorno e processar o retorno que está no arquivo, tudo isso já no seu ERP.

Nesse link tem um exemplo que o colega Rochinha disponibilizou em FiveWin:
https://pctoledo.org/forum/viewto ... nfe#p52260

Sandro.
Alessandro R Belarmino
billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por billy1943 »

Olá pessoal,
Até uns dias atrás eu estava "batendo" a cabeça, tentando solucionar o trabalho de geração da NF-e, e, assim, optei pelo programa do SEFAZ e segui as seguintes etapas:

1. no meu sistema de estoque e financeiro, gerei o arquivo .TXT, contendo todas as chaves(desde a empresa emitente até às informações complementares)

2. fui testando no programa SEFAZ e acertando no meu sistema até ter condições de operar tudo

3. nesse interím a empresa adquiriu o E-card de certificação digital (A3) pelo SERASA, tudo devidamente instalado e funcionando

4. o escritório providenciou junto à Secretaria da Fazenda de SP o ambiente de homologação

5. a partir daí, passamos, ainda em homologação, a testar todos os tipos de NF (com produtos isentos, tributados, com substituição tributária, etc.), validando, assinando, transmitindo e gerando o DANFE, tudo tranquilo. Como temos até 31/03/10 para essa fase, presumo que não teremos problema nenhum.

6. Para passar tranquilo da fase de homologação para a de produção, sugiro as seguintes fases:
a) atual - o sistema emite NF normais e nada prepara para a NF-e
b) teste ou homologação - o sistema continua emitindo a NF normal mas já grava os arquivo .TXT para testes no SEFAZ
c) produção - o sistema não mais emite as NF normais, e passa a gravar os arquivos .TXT do SEFAZ e alterna a operação com esse programa as fases de importação, validação, assinatura, transmissão e geração do DANFE, (eu estou gerando um arquivo em SPOOL com a imagem da NF normal que não está mais sendo impressa)

7. por último, deixo aqui externado porque optei pelo sistema do SEFAZ:
- ele é bastante simples de funcionamento, abre a NF-e com todos os seus elementos permitindo edição, antes do envio das informações ao SEFAZ, além de oferecer toda a manutenção do registro (exclusão, alteração, etc)
em suma, bastante prático.
Tudo o que fiz foi no Clipper 5.2 usando as funções ditas de baixo nível (fopen, fwrite, fclose, etc)
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
PAULO S
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por PAULO S »

Bom dia.
Estou tentando fazer exatamente como descreveu o amigo Billy1943.
Espero ter o mesmo sucesso que ele.
Qualquer problema, vou postar aqui para que me ajudem.
Abraços.
Paulo
Clipper 5.2d/NTX -> xHarbour/CDX
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

billy1943 escreveu:deixo aqui externado porque optei pelo sistema do SEFAZ:
- ele é bastante simples de funcionamento, abre a NF-e com todos os seus elementos permitindo edição, antes do envio das informações ao SEFAZ, além de oferecer toda a manutenção do registro (exclusão, alteração, etc)
Quando se tem um programa que emite nota fiscal, todas as informações contidas na nota (impressas) têm que estar gravadas no sistema, pois no futuro pode ser exigido pelo fisco algum arquivo magnético dessas informações.
Com a NFe não é diferente, então, para gerar uma NFe e emitir o Danfe, é necessário que as informações estejam corretas já no sistema que se usa na empresa, então não vejo a vantagem em exportar para um outro sistema (nesse caso o da Sefaz) porque esse sistema tem a opção de se editar essas informações, aliás vejo um risco nisso, pois se o usuário altera alguma informação no sistema da Sefaz antes de gerar a NFe, essa NFe vai ficar diferente do que voce tem em seu sistema, e se acontecer da empresa precisar passar essas informações para o fisco em arquivo texto no futuro, aí teríamos um problema.
Por isso, eu acho melhor, que meu sistema tenha o controle de gerar a NFe, uma vez que nao permito mais alterações nas informações que já foram feitas NFe.

Sandro.
Alessandro R Belarmino
Responder