Olá a todos, estou com um problema que é o seguinte:
Mantenho um controle de Retirada de Mercadorias, é bem simples, só tém um Flag onde marco 1 para Retirado ou 2 para Não Retirado, este flag fica no Item das Vendas, mas quando o Cliente faz uma retirada parcial esta retirada é gravada em um campo de observação com 60 characteres, portando tenho 3 campos no DBF Item das Vendas com 60 characteres, estou percebendo que o sistema está ficando lento devido a estes campos, portanto queria acrescentar um campo memo para anotar estas observações no Item das Vendas na esperança de que o campo memo contribua para que minha aplicação fique mais rápida, assim gostaria da sugestão de vocês e também como faço para usar o campo memo, gravar, editar consultar um campo memo de dentro do meu programa.
Certo da colaboração de vocês, antecipo meus sinceros votos de estima consideração.
Abraços,
Marcos.
Adicionar campo memo.
Moderador: Moderadores
Olá Marcos, tudo bem com você?
Marcos, gostaria de lhe fazer uma sugestão:
Eu tenho alguns arquivos com campo memo e não sou muito a favor deles não.
Já fiz testes com arquivos grandes que possuiam campo memo e testes com arquivos grandes que não tem campo memo.
Os que não tem campo memo são mais rápidos.
O duro é que os arquivos que tem campo memo eles criam um outro arquivo com extenção *.dbt ou *.fpt, não sei se os arquivos fpt são mais rápidos porque ainda utilizo arquivos NTX.
uma saída é ver se você poderia criar um arquivo a parte onde você tivesse um campo que fosse chave para você identificar qual item de qual venda e nesse arquivo ter 1 campo de 60 caracteres.
Assim você poderia colocar quantas linhas (registros) quisesse, depois seria apenas buscar os registros com as observações.
Não sei se isso ajudaria ou seria interessante.
Mas eu vou procurar nos meus fontes onde utilizo campo memo e te mando um exemplo, me passe seu e-mail que te envio amanhã, tudo bem?
Um abraço!
Cida
Marcos, gostaria de lhe fazer uma sugestão:
Eu tenho alguns arquivos com campo memo e não sou muito a favor deles não.
Já fiz testes com arquivos grandes que possuiam campo memo e testes com arquivos grandes que não tem campo memo.
Os que não tem campo memo são mais rápidos.
O duro é que os arquivos que tem campo memo eles criam um outro arquivo com extenção *.dbt ou *.fpt, não sei se os arquivos fpt são mais rápidos porque ainda utilizo arquivos NTX.
uma saída é ver se você poderia criar um arquivo a parte onde você tivesse um campo que fosse chave para você identificar qual item de qual venda e nesse arquivo ter 1 campo de 60 caracteres.
Assim você poderia colocar quantas linhas (registros) quisesse, depois seria apenas buscar os registros com as observações.
Não sei se isso ajudaria ou seria interessante.
Mas eu vou procurar nos meus fontes onde utilizo campo memo e te mando um exemplo, me passe seu e-mail que te envio amanhã, tudo bem?
Um abraço!
Cida
- Marcos
- Usuário Nível 3

Gracias.
Estou ótimo, e tu como está?
Eu utilizo índices NSX, estive olhando algumas postagens no fórum sobre memo com NSX mas não consegui clarear nada. Realmente a sua sugestão é muito boa, eu preciso de alguma coisa do tipo, pois assim eu não posso deixar meu sistema, está muito lento, já pensou 3 campos character com 60 espaços no Item das Vendas?
Cida meu e-½ é daroca@terra.com.br
Abraços e muito obrigado.
Marcos.
Eu utilizo índices NSX, estive olhando algumas postagens no fórum sobre memo com NSX mas não consegui clarear nada. Realmente a sua sugestão é muito boa, eu preciso de alguma coisa do tipo, pois assim eu não posso deixar meu sistema, está muito lento, já pensou 3 campos character com 60 espaços no Item das Vendas?
Cida meu e-½ é daroca@terra.com.br
Abraços e muito obrigado.
Marcos.