Como criar itens
Moderador: Moderadores
-
Josmar dos Santos
- Usuário Nível 3

Como criar itens
Pessoal e o seguinte..
Vejam essas variáveis:
P1 v1
p2 v2
p3 v3
p4 v4
p5 v5
T1 T2 T3
Quando eu colocar por exemplo " 1 " ou letras em p1, p2, p3 e outros, somar os valores a frentes com seus respectivos totais, ou seja.
T1=1, T2=2 e T3=3
Se alguem nao entender, eu reforço depois...
Abraços
Josmar
Vejam essas variáveis:
P1 v1
p2 v2
p3 v3
p4 v4
p5 v5
T1 T2 T3
Quando eu colocar por exemplo " 1 " ou letras em p1, p2, p3 e outros, somar os valores a frentes com seus respectivos totais, ou seja.
T1=1, T2=2 e T3=3
Se alguem nao entender, eu reforço depois...
Abraços
Josmar
-
alxsts
- Colaborador

Re: Como fazer ?
Olá!
Vixi Josmar... é melhor você reforçar já. E bastante...
Vixi Josmar... é melhor você reforçar já. E bastante...
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
-
anacatacombs
- Membro Master

- Contato:
Código: Selecionar todos
for i := 1 to 10
var := 'A' + alltrim(str(i))
(var) := i // ou então &var := i ou então &var. := i
next"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
-
Josmar dos Santos
- Usuário Nível 3

Resumindo...esse sistema que estou desenvolvendo é para uma Oficina. Quando ele for preencher a ordem de serviço, consta às vezes serviços de mecânica, funilaria e pintura.
O cara pediu para separar no relatório o que for peças de mecânica, pintura e funilaria. O que eu pensei foi a unica maneira de separar no relatório esses valores, seria determinar através de um pequeno campo numérico as somas dos valores correspondentes.
Numa ordem de serviço, pelo que eu sei são inclusos esses campos:
CODIGO1 NOME1 QUANTIDADE1 DETERMINAR1 VALOR1 SUBTOTAL1
CODIGO2 NOME2 QUANTIDADE2 DETERMINAR2 VALOR2 SUBTOTAL2
CODIGO3 NOME3 QUANTIDADE3 DETERMINAR3 VALOR3 SUBTOTAL3
CODIGO4 NOME4 QUANTIDADE4 DETERMINAR4 VALOR4 SUBTOTAL4
TOTAL1 TOTAL2 TOTAL3
Bom, essas variáveis "determinar" que serão campos numéricos vai dizer quando o subtotal a frente vai ser pertencente às variáveis total1, total2 e total3, ou seja, o número 1, vai ser sempre mecânica, 2 funilaria, 3 pintura. Quando eu colocar por exemplo "1" na variável determinar1, o subtotal1 vai somar com o total1, se for também colocado "1" em determinar2, o subtotal2 também irá somar com total1. Mas se for colocado o número 2 e 3, ambos pertencerão às variáveis, total2 e total3. Espero que dessa vez fui mais claro....
obs-> vai ser usado dbget nessas variáveis, ou seja, terá um limite para o usuário digitar. Sei que o pessoal usa tbrowse e outros para esses tipos de programas..mas não sei usar. Se os colegas tiverem outras idéias vai ser bem aceito...
abraços
Josmar
O cara pediu para separar no relatório o que for peças de mecânica, pintura e funilaria. O que eu pensei foi a unica maneira de separar no relatório esses valores, seria determinar através de um pequeno campo numérico as somas dos valores correspondentes.
Numa ordem de serviço, pelo que eu sei são inclusos esses campos:
CODIGO1 NOME1 QUANTIDADE1 DETERMINAR1 VALOR1 SUBTOTAL1
CODIGO2 NOME2 QUANTIDADE2 DETERMINAR2 VALOR2 SUBTOTAL2
CODIGO3 NOME3 QUANTIDADE3 DETERMINAR3 VALOR3 SUBTOTAL3
CODIGO4 NOME4 QUANTIDADE4 DETERMINAR4 VALOR4 SUBTOTAL4
TOTAL1 TOTAL2 TOTAL3
Bom, essas variáveis "determinar" que serão campos numéricos vai dizer quando o subtotal a frente vai ser pertencente às variáveis total1, total2 e total3, ou seja, o número 1, vai ser sempre mecânica, 2 funilaria, 3 pintura. Quando eu colocar por exemplo "1" na variável determinar1, o subtotal1 vai somar com o total1, se for também colocado "1" em determinar2, o subtotal2 também irá somar com total1. Mas se for colocado o número 2 e 3, ambos pertencerão às variáveis, total2 e total3. Espero que dessa vez fui mais claro....
obs-> vai ser usado dbget nessas variáveis, ou seja, terá um limite para o usuário digitar. Sei que o pessoal usa tbrowse e outros para esses tipos de programas..mas não sei usar. Se os colegas tiverem outras idéias vai ser bem aceito...
abraços
Josmar
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Penso que o teu problema seja de modelagem de dados.
Você deve ter um cadastro de peças. Coloque um campo nesse cadastro para indicar o grupo de aplicação da peça. Crie uma tabela de aplicações. Por exemplo: (código da aplicação, nome da aplicação) 1 - Mecânica, 2 - Funilaria, 3 - Pintura, 99 - Diversos, etc. Assim, através do código da peça que consta na OS você poderá saber a qual aplicação a peça pertence. Logo, poderá totalizar agrupando por aplicação. Poderá até lançar materiais comuns como código de aplicação 99 (ex: gasolina para lavar peças, estôpa...). Espero ter ajudado.
Penso que o teu problema seja de modelagem de dados.
Você deve ter um cadastro de peças. Coloque um campo nesse cadastro para indicar o grupo de aplicação da peça. Crie uma tabela de aplicações. Por exemplo: (código da aplicação, nome da aplicação) 1 - Mecânica, 2 - Funilaria, 3 - Pintura, 99 - Diversos, etc. Assim, através do código da peça que consta na OS você poderá saber a qual aplicação a peça pertence. Logo, poderá totalizar agrupando por aplicação. Poderá até lançar materiais comuns como código de aplicação 99 (ex: gasolina para lavar peças, estôpa...). Espero ter ajudado.
[]´s
- alaminojunior
- Colaborador

Eu tenho um sistema para oficinas, que segue o conceito que o Alexandre passou.
A tabela de produtos e serviços é uma só, e um campo desta tabela indica a aplicação:
"MO" - Mão de obra
"PF" - Peças de terceiros
" " - Peças da própria oficina
e podería ir além, do jeito que você precisa:
"FU" - Funilaria
"PT" - Pintura
e por aí afora...
na impressão, é só ir separando e ao final somar tudo junto, permitindo ou não descontos, prazos, garantias para determinadas aplicações.
A tabela de produtos e serviços é uma só, e um campo desta tabela indica a aplicação:
"MO" - Mão de obra
"PF" - Peças de terceiros
" " - Peças da própria oficina
e podería ir além, do jeito que você precisa:
"FU" - Funilaria
"PT" - Pintura
e por aí afora...
na impressão, é só ir separando e ao final somar tudo junto, permitindo ou não descontos, prazos, garantias para determinadas aplicações.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Como criar itens
Caro Josmar, os exemplos que te deram vão te servir. Mas em todo caso, não tem nada melhor que você utilizar uma MATRIZ, até mesmo para trabalhar com TBROWSE podendo ser de vetor. Você criaria os itens conforme o setor e concatenando com a numeração, seja sequência por sub-grupos ou através de uma só sequência. Daí você teria uma coluna onde você guardaria a descrição dos itens do tipo caracter, outra coluna onde guardaria a descrição e outra valor. Procure exemplos de TBROWSE+VETOR caso você tenha alguma dificuldade nisso.
Ahh, mudei o título deste tópico para facilitar futuras buscas. Como estava não pode ficar (uma das regras do fórum).
Ahh, mudei o título deste tópico para facilitar futuras buscas. Como estava não pode ficar (uma das regras do fórum).
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.