Olá Itamar
Trabalhei muito tempo com clipper, desenvolvi muitos aplicativos mesmo. Mudei meu ramo de atividade e fiquei fora da programa-
ção por mais de 6 anos.
Quando resolvi voltar a programar, no ano passado, as pessoas torciam o nariz quando eu dizia que programava em clipper.... o que fazer?
Tinha que aprender uma outra linguagem de programação, pois acabara de me comprometer a desenvolver um sistema
para um amigo, se tratava de um (Restaurante por Kilo), e eu já tinha esse sistema em clipper, mas qual liguagem eu iria desenvolver?
Clipper no módulo console, e o cara ia colocar tela de Lcd........, o que fazer?
Atendendo uma ótima dica do Toledo, investi no Harbour, pois ia aproveitar o que já sabia em clipper.
Creio que vc esteja passando pelo que eu passei quando resolvi mudar meus fontes de clipper p/harbour, tive muita dificuldades pq muitas vezes quem vai explicar algo, acaba por pular algumas etapas que não sabemos. Vou tentar ajudar, pois posso dizer que valeu a pena cada segundo que "perdi" estudando, e aproveito para agradecer ao Toledo, foi ele quem me incentivou.
A primeira coisa que fiz, foi comprar o CD-=ROM Clipper on Line.
Nesse CD vem muita coisa boa inclusive o Harbour e a Biblioteca MiniGui.
Instale o Harbour, o mesmo vai criar uma pasta com bcc55 e outra hmg
Na pasta ( hmg\samples) tem exemplos de aplicativos desenvolvidos em HMG (Harbour MiniGui), com as fontes para compilar.
Dentro de cada sub-pasta tem um arquivo (compile.bat) e o aplicativo principal (ex: demo.prg)
Eu monto um arquivo bat (c.bat) nesse aquivo escrevo - (compile demo)
Quando executo ( c ), o mesmo faz a compilção do demo.prg e devolve demo.exe
Ai é só testar o demo.exe e ver o que ele faz.
Fiz isso com quase todas as sub-pastas, fui estudando, treinando, brincando........
Com o que estudei e ajuda desse forum, Já desenvolvi diversos aplicativos, e até de peso..... o Restaurante foi o primeiro.
Consigo desenvolver tudo que fazia com o clipper e muito mais, pode fazer como eu fiz que da certo.
Se precisar de ajuda estou a disposição (
marcosbonfa@hotmail.com )
Bem pessoal, aproveitando, estou muito parado com relação a serviços, precisando trampar, sou de São José do Rio Preto-SP, se alguém aqui do forum tiver algo pra eu fazer aqui em Rio Preto, agradeço.
Obrigado