Saber que banco de dados é?

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Tem como eu saber que banco de dados é determinado arquivo ?
Estou tentando abrir uma aquivo .db e exportar para dbf e o BDE e nem o access abre ele. Pela extensão deveria ser arquivo paradox, mas tá muito estranho... Pelo que sei paradox .db é igual os dbf né, cada tabela um arquivo... e esse arquivo .db contem todas as tabelas do programa...
Preciso importar o cadastro de produtos e clientes para o meu programa ...

Rubens
Editado pela última vez por Pablo César em 03 Jun 2010 19:19, em um total de 1 vez.
Razão: O presente tópico foi movido da seção Clipper por não possuir questão relacionada ao Clipper e é de interesse geral.
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
alxsts
Colaborador
Colaborador

Re: Saber que banco de dados é?

Mensagem por alxsts »

Olá!

Já tentou abrir com o Database Desktop que acompanha o Delphi?
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Sim... não funciona.. pesquisando na internet descobri que ele é um arquivo do Banco de dados SYBASE... tô pesquisando ainda para ver como abrir ou visualizar o dito cujo... Com firebird eu crio uma conexão com o firebird ODBC e abro com o ACCESS e exporto para dbf... mas esse aí num tô achando o driver ODBC.. Já baixei vários visualizadores mas num consegui ainda...

Rubens
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Rubens:
já trabalhei com Sybase e sei que dentre as ferramentas de gerenciamento do banco, existe aquela que exporta dados. Usei bastante e é possível, inclusive, exportar para .DBF as tabelas desejadas.

Não sei quais são as possibilidades mas, creio que se você conseguiu os dados de alguém, esse alguém pode fornecer o que você precisa no formato adequado.
[]´s
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Eu baixei o SQL ANYWHERE 10, no site da sybase.. mas num consigo conexão com banco de forma alguma, acredito que depois que conseguir conexão com a banco aí vou poder fazer a exportação... não sei se por ser demo... Vi na internet que precisa de outro driver odbf chamado ASA para fazer essa conexão.. tô atrás...

O Problema maior é que o banco é enorme... 190mb...

Rubens
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Pelo que entendi, alguém te passou uma cópia do datafile de um banco de dados Sybase (.DB). Isso só vai ser aberto pelo Sybase... É como se alguém te passasse os datafiles de um baco SQL Server (.MDB e .LDB). Bastaria abrir o SQL Server Enterprise Manager e fazer um attach para acessar os dados.

Continuo com a opinião que postei no tópico anterior...
Não sei quais são as possibilidades mas, creio que se você conseguiu os dados de alguém, esse alguém pode fornecer o que você precisa no formato adequado.
[]´s
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Desculpe, num tinha entendido...
O cliente em questão comprou uma loja. O antigo dono tem um software de uma empresa chamada CISS. O antigo dono vai continuar usando o software, então o novo dono vai instalar o meu software mas quer a tabela de preços e a relaçao de clientes do software antigo. Ele entrou em contato com a empresa que desenvolveu o software e pelo que me passou eles não fazem esse tipo de serviço (exportar partes do banco de dados). Então analisei o programa e descobri que é um arquivo chamado poder1.db
Como o software foi comprado e o antigo dono da loja não pôs restrições quanto a exportar esses dados, acho que num tá sendo feito nada de errado por nenhuma das partes. Só que tem a questão técnica, acessar o poder1.db e exportar esses dados... como comentei que já havia feito isso em outro cliente que usava FDB, agora esse formato do SYBASE é mais complicado. A unica ferramenta que consegui visualisar alguma coisa foi com SQLWAYS mas ela é demo daí não faz a exportação. O Próprio SQL Anywhere 10, num consegue conectar, dá uma msg de que a versão não é a mesma, provavelmente inferior...
O meu cliente (no caso o novo cliente) não quer continuar trabalhando com esse software, pelo preço e outras coisas mais... se a gente consegue obter a tabela de produtos e os clientes já adiantaria muito a implantação do meu sistema, senão... cadastrar tudo de novo !!!

Rubens
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Gerar arquivo texto dos dados não dá ? Eu em uma situação, quando conquistei um cliente importante que tinha seu sistema em Cobol e os dados estavam protegisods e encriptados. Eu decidí imprimir todo relatório que era importante, como: relação de clientes com seus dados cadastrais, dívidas de clientes, movimento de locação, e relação do acervo da locadora. Só que direcionei a saída para arquivo, daí criou em modo texto e fiz para cada relatório um prg para pegar todos os dados que queria em forma de substring, linha a linha. Deu resultado, não foi possível puxar 100% dos dados mas 75% a 80% dos dados eu conseguí. sei lá, fica uma dica aí para aqueles casos que "não tem jetio", aliás em informática tudo tem jeito...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Eu descobri a versão correta para abrir o Arquivo... é o SQL ANYWHERE 9.0, mas sempre tem que ter um mas, morreu na senha... o programador fez o que eu teria feito, alterou a senha padrao do SYBASE que é USER: DBA(dba) PSW:SQL(sql).
Bom já tava batendo um friozinho na barriga e me lembrei que o sistema ainda está lá no cliente e funcionando... Se está lá o ODBC tá instalado, conectado e o melhor com a senha... então na segunda pelo próprio computador do cliente vai ser possível acessar o banco e exportar os dados que quero (espero)!!!
Senão vou ter que tentar a sugestão do Pablo...

Rubens
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Isso vem de encontro ao que sugeri. É a melhor solução. Aproveite e exporte tudo, se possível para DBF. Lembre-se que se você exportar como TXT não terá as estruturas das tabelas e portanto não saberá o que cada valor do TXT representa.
alxsts escreveu:...datafiles de um baco SQL Server (.MDB e .LDB).
Diferentemente do que escrevi, leia-se: ...datafiles de um banco SQL Server (.MDF e .LDF), respectivamente Master Data File e Log Data File.
[]´s
Responder