Bom dia pessoal,
Temos em nossos sistemas rotinas para gerar arquivos de remessa/retorno de cobrança, para vários bancos, porém hoje está tudo feito "engessado" direto no código. Ou seja, é escolhido qual será o banco e para cada banco tem as rotinas de remessa e de retorno, e isso torna a programação muito trabalhosa, e de repente se o cliente opta por algum banco que nao temos, então teríamos que providenciar uma nova rotina fazendo toda a programação novamente.
Sei que até existem alguns componentes que poderíamos usar junto ao programa, mas estava pensando em desenvolver algo mais prático e de certa forma mais 'inteligente" tambem, e aí que eu gostaria de trocar idéias e sugestões para esse desenvolvimento.
Estava pensando em seguir a seguinte idéia:
- criar uma tabela de remessa e uma de retorno, onde indicaria o banco e seu leiaute, ou seja, posicao inicial, posicao final, conteúdo e o campo que seria ligado nessa posição (esse campo seria o campo do arquivo de contas a receber).
Até aí, tudo bem, porém para cada banco, podemos ter algumas informações diferentes relativo aos comandos, por exemplo, as instruções de remessa como registro de títulos, envio para protesto, troca de carteira, instrução de baixa, etc.. e tambem no retorno, como titulo registrado, titulo rejeitado, titulo baixado, titulo protestado... nesse caso acho que tambem deveríamos ter uma segunda tabela que seria o cadastro dos "comandos" ou "instruções" para cada banco.
Algum de voces trabalha com alguma coisa parecida com essa, ou tem alguma idéia que possa nos ajudar a desenvolver alguma coisa nesse sentido.
Lembro que uma vez feito o funcionamento dessa sistemática, isso poderá ser usado em qualquer linguagem.
Se alguem tiver alguma sugestão, poderíamos ir discutindo isso aqui no forum e de repente desenvolver juntos uma maneira que poderia nos ajudar e muito nessa implementação que muitas vezes nos deixam de ... cheio e é, como diz o Maligno, aborrecido, de se fazer a cada vez que algum cliente fala que vai trabalhar com algum banco que nao temos a rotina pronta.
Agradeço a todos, sucesso.
Sandro.
Remessa e Retorno de Cobrança Bancária
Moderador: Moderadores
-
SandroBelarmino
- Usuário Nível 3

Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Re: Remessa e Retorno de Cobrança Bancária
Ainda acho o HarbourBoleto uma otima saida, assim que eu terminar uns pepino tamanho familia que ainda estão pendente aqui, quero implantar o que já venho usando com poucos banco pelo HarbourBoleto em todo os outros bancos, incluindo remessa e retorno...
http://sourceforge.net/projects/harbourboleto/
Ou para quem quer a coisa mais mastigada tem o cobrebem, porem eles cobram por CNPJ...coisa que você pode repassar ao cliente final.
http://sourceforge.net/projects/harbourboleto/
Ou para quem quer a coisa mais mastigada tem o cobrebem, porem eles cobram por CNPJ...coisa que você pode repassar ao cliente final.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Olá pessoal, tudo certo? Sou novato no fórum, tão novato que esse é o primeiro post que estou enviando. Fazendo uma breve apresentação, meu nome é Leonardo Varini e moro no interior de São Paulo, em Cerquilho. Bem, vi que o amigo Sandro, criador do tópico, está com algumas idéias para o desenvolvimento de rotinas para gerar e processar arquivos de remessa e retorno de cobrança bancária. Estou trabalhando exatamente com isso, e devido ao fato de ser um programador inexperiente e iniciante estou com alguns probleminhas no desenvolvimento de tais rotinas. Talvez seja um pouquinho tarde, mas gostaria de de trocar informações com quem estiver trabalhando com isso também, seja por intermédio do fórum, por e-mail, ou por algum mensageiro instantâneo, etc.
Grato desde já, até...
Grato desde já, até...
Editado pela última vez por Pablo César em 03 Jun 2010 19:09, em um total de 1 vez.
Razão: Mensagem editada para formatação de texto em letras minúsculas. Evite postar mensagens com texto TOTALMENTE EM LETRAS MAIÚSCULAS.<br>Veja as Regras do Fórum:<br>7 - Mensagens em letras MAIÚSCULAS poderão ser editadas sem aviso prévio.
Razão: Mensagem editada para formatação de texto em letras minúsculas. Evite postar mensagens com texto TOTALMENTE EM LETRAS MAIÚSCULAS.<br>Veja as Regras do Fórum:<br>7 - Mensagens em letras MAIÚSCULAS poderão ser editadas sem aviso prévio.
-
SandroBelarmino
- Usuário Nível 3

Varini, bem vindo ao forum, poste suas dúvidas que todos ajudarão no que for possível.
Caso prefira, voce até pode abrir outro tópico, se for o caso.
Sucesso.
Caso prefira, voce até pode abrir outro tópico, se for o caso.
Sucesso.
Alessandro R Belarmino
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Antes de mais nada, bem vindo ao fórum !
Gostaria de esclarecer, ja que você é novato, que é necessário ler as regras do nosso forum: viewtopic.php?f=1&t=2002
Gostaria de esclarecer, ja que você é novato, que é necessário ler as regras do nosso forum: viewtopic.php?f=1&t=2002
Ler itens 10 e 11 para não contrariar as regras do fórum, por isso sua mensagem foi reditada.varini escreveu:mas gostaria de de trocar informações com quem estiver trabalhando com isso também, seja por intermédio do fórum, por e-mail, ou por algum mensageiro instantâneo, etc. Quem estiver interessado segue o e-mail/MSN para contato:
xxxx@hotmail.com
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Olá meu xará,varini escreveu:Olá pessoal, tudo certo? Sou novato no fórum, tão novato que esse é o primeiro post que estou enviando. Fazendo uma breve apresentação, meu nome é Leonardo Varini e moro no interior de São Paulo, em Cerquilho. Bem, vi que o amigo Sandro, criador do tópico, está com algumas idéias para o desenvolvimento de rotinas para gerar e processar arquivos de remessa e retorno de cobrança bancária. Estou trabalhando exatamente com isso, e devido ao fato de ser um programador inexperiente e iniciante estou com alguns probleminhas no desenvolvimento de tais rotinas. Talvez seja um pouquinho tarde, mas gostaria de de trocar informações com quem estiver trabalhando com isso também, seja por intermédio do fórum, por e-mail, ou por algum mensageiro instantâneo, etc.
Open Source tem o Harbour Boleto que postei o link acima, se queres algo mais profissional tem uma DLL comercial do link abaixo:
http://www.cobrebem.com.br/
Leonardo Machado
Desculpem-me por desrespeitar uma das regras do fórum, realmente foi descuido da minha parte começar a participar do fórum sem ler as regras antes. Obrigado amigo Leonardo pelas dicas postadas acima, serão de grande ajuda. Estou programando as rotinas em PHP para implementar em um sistema de fomento mercantil, e ferramentas prontas não ajudarão muito...
Obrigado pelas dicas, e mais uma vez peço desculpas pelo incomodo.
Grato!
Obrigado pelas dicas, e mais uma vez peço desculpas pelo incomodo.
Grato!
Solução Profissional:
.
Harbour boleto é muito profissional... alem de codigo multiplataforma...
.
Harbour boleto é muito profissional... alem de codigo multiplataforma...
M., Ronaldo
by: IMATECH
IMATION TECNOLOGIA
by: IMATECH
IMATION TECNOLOGIA