Etiqueta Codigo de Barras em Impressora USB.
Moderador: Moderadores
-
Fernando Borges
- Usuário Nível 1

Pessoal, tenho um sistema de controle de estoque que emite etiqueta de codigo de barras na impressora matricial, mas o meu cliente comprou uma impressora nova janto de tinta com entrada USB. Já tentei de toda forma, mas não estou conseguindo gerar a etiqueta para que seja impressa nesta impressora que é uma HP C5280. Alguém poderia me ajudar, dando alguma dica como poderei fazer esta rotina. Na etiqueta precisa sair o codigo de barra e os campos descrição do produto e valor de venda.
Agradeço.
Fernando Borges.
Agradeço.
Fernando Borges.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Fernando, existe uma solução simples para seu caso que é uma aplicação Clipper (deduzo eu). Em vez de mandar diretamente para impressora, altere seu código para que gere um arquivo, este é claro, será do tipo binário, portanto não dá para exibir em tela para o usuário e se quiser imprimir em impressora paralela, seria:
COPY ARQUIVO.BIN LPT1 /B
Mas como o seu caso é em impressora USB, darei esta dica que serve tanto para USB como para LPT1, olhe o exemplo abaixo:
WAPI -PRINT:#;ARQUIVO.BIN;"Impressao de etiquetas";F;A;F;1;F;LOG.TXT
O "#" significa que irá imprimir na impressora padrão do Windows, mas se quiser pode dar o nome da impressora, mas tem que ser escrito exatamente igual ao que está no menu inicira/configurações/impressoras do Windows. Para maior informações ou problemas com a biblioteca WAPI, relatar no tópico: viewtopic.php?f=39&t=4328
Ahh, ia esquecendo, esse exemplo que postei, está utilizando o WAPI na linha de comando. Faça primeiro o teste se funciona (pra mim funcionou o WAPI mas em LPT1, porque não tenho impressora USB aqui). Depois se quiser em vez de fazer o RUN, SWPRUNCMD ou RunWAPICmd quiser implementar a função PrintFile() da biblioteca é também válido e mais indicado.
COPY ARQUIVO.BIN LPT1 /B
Mas como o seu caso é em impressora USB, darei esta dica que serve tanto para USB como para LPT1, olhe o exemplo abaixo:
WAPI -PRINT:#;ARQUIVO.BIN;"Impressao de etiquetas";F;A;F;1;F;LOG.TXT
O "#" significa que irá imprimir na impressora padrão do Windows, mas se quiser pode dar o nome da impressora, mas tem que ser escrito exatamente igual ao que está no menu inicira/configurações/impressoras do Windows. Para maior informações ou problemas com a biblioteca WAPI, relatar no tópico: viewtopic.php?f=39&t=4328
Ahh, ia esquecendo, esse exemplo que postei, está utilizando o WAPI na linha de comando. Faça primeiro o teste se funciona (pra mim funcionou o WAPI mas em LPT1, porque não tenho impressora USB aqui). Depois se quiser em vez de fazer o RUN, SWPRUNCMD ou RunWAPICmd quiser implementar a função PrintFile() da biblioteca é também válido e mais indicado.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
-
Fernando Borges
- Usuário Nível 1

Re: Etiqueta Codigo de Barras em Impressora USB.
Pablo, obrigado pela dica, mas uma duvida: como faço para gerar este arquivo binário? Outro detalhe, onde eu consigo o Wapi, porque não está mais disponivel na pagina do Maligno.
Agradeço a sua atenção.
Fernando Borges.
Agradeço a sua atenção.
Fernando Borges.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Uma das forma que você pode criar um arquivo binário e sem muito esforço, depende como você acostuma fazer para imprimir, mas irei exemplificar dois casos.
1. Caso você utilize o "?" para imprimir diretamente na impressora, utilize:
SET PRINTER ON
SET PRINTER TO "ETIQUETA.BIN"
? "Linha 1"
? "Linha 2"
? FUNÇÃO_DE_COD_BARRAS()
SET PRINTER OFF
SET PRINTER TO
2. O mais comum utilizado é o @... SAY ...:
SET DEVICE TO PRINTER
@ LINHA,COLUNA SAY "Linha 1" // para etiquetas eu utilizo vetores que indicam a possição que eu quero
@ LINHA,COLUNA SAY "Linha 2" // Exemplo: @ linha,COLUNA SAY ...
FUNÇÃO_DE_COD_BARRAS() // A função que eu utilizo é a do GAS chamada CODBARRAS(BARRAS,10,06)
SET PRINTER TO
SET DEVICE TO SCREEN
Outra forma seria utilizando as funções de baixo nível (FOPEN,FWRITE,FREAD...) mas se você direcionar para arquivo irá criar normalmente como fariam num arquivo de texto. Não sei qual é a função que você cria mas acredito que ela pode ser capturada para arquivo como o CODBARRAS do GAS.
A biblioteca do Maligno, sempre esteve disponível. Pode ser que você tentou pegar de uma mensagem muito antifga daquele tópico. Mas ele lançou uma versão com algumas opçõies a mais, veja em:
- Para ultimos detalhes da WAPI: viewtopic.php?f=39&t=4328&start=705#p60044
- Para baixar a WAPI em: http://pub.buzinello.com/xbase/clipper/ ... _v1.04.zip
1. Caso você utilize o "?" para imprimir diretamente na impressora, utilize:
SET PRINTER ON
? "Linha 1"
? "Linha 2"
? FUNÇÃO_DE_COD_BARRAS()
SET PRINTER OFF
SET PRINTER TO
2. O mais comum utilizado é o @... SAY ...:
SET DEVICE TO PRINTER
@ LINHA,COLUNA SAY "Linha 1" // para etiquetas eu utilizo vetores que indicam a possição que eu quero
@ LINHA,COLUNA SAY "Linha 2" // Exemplo: @ linha,COLUNA SAY ...
FUNÇÃO_DE_COD_BARRAS() // A função que eu utilizo é a do GAS chamada CODBARRAS(BARRAS,10,06)
SET PRINTER TO
SET DEVICE TO SCREEN
Outra forma seria utilizando as funções de baixo nível (FOPEN,FWRITE,FREAD...) mas se você direcionar para arquivo irá criar normalmente como fariam num arquivo de texto. Não sei qual é a função que você cria mas acredito que ela pode ser capturada para arquivo como o CODBARRAS do GAS.
A biblioteca do Maligno, sempre esteve disponível. Pode ser que você tentou pegar de uma mensagem muito antifga daquele tópico. Mas ele lançou uma versão com algumas opçõies a mais, veja em:
- Para ultimos detalhes da WAPI: viewtopic.php?f=39&t=4328&start=705#p60044
- Para baixar a WAPI em: http://pub.buzinello.com/xbase/clipper/ ... _v1.04.zip
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Se preferir usar um programa externo para gerar suas etiquetas, de uma olhada aqui http://www.andersonwilson.com/br, o nome do software é Presilo.
Basta voce criar uma arquivo texto com os campos para sair na etiqueta e criar um modelo no software de acordo com tamanho do papel, quantidade de etiquetas por paginas etc. Voce pode colocar alem do codigo de barras, figuras, formatar fonte e etc.
Fica como mais uma dica.
Abraços
Basta voce criar uma arquivo texto com os campos para sair na etiqueta e criar um modelo no software de acordo com tamanho do papel, quantidade de etiquetas por paginas etc. Voce pode colocar alem do codigo de barras, figuras, formatar fonte e etc.
Fica como mais uma dica.
Abraços
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Andril, poderia dar um exemplo ? Eu tentei reproduzir o tutorial em: http://www.andersonwilson.com/br/presilo/tutorial.php mas não conseguí que venha a ler registro a registro. O meu teste foi com uma planilha Excel, mas repete as etiquetas e o tutorial parece não estar completo pois diz: "Em construção..."
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Ola Pablo, siga estas etapas:
Atenção: Só precisa fazer a 1a Etiqueta.
Quando colocar seu ultimo campo na primeira etiqueta, NAO SE ESQUEÇA DE COLOCAR UMA AÇÃO NELE, para isso, selecione ele com o mouse e va no MENU-> FERRAMENTAS-> PROPRIEDADE DO CAMPO-> aba ACAO escolha "LEIA
REGISTRO DEPOIS"
Agora va em FERRAMENTAS-> ETIQUETAS IGUAIS A 1RA, voce notara que as demais etiquetas da folha ficarao igual a primeira.
Proximo passo, FERRAMENTAS-> MESCLAR DADOS-> IMPRIMIR
Atenção: A mesclagem só ocorrerá se a fonte de dados estiver corretamente informada e principalmente, ao clicar no botão IMPRIMIR.
Eu uso arquivo TXT, nunca usei planilha do EXCEL, mais creio que o procedimento seja o mesmo, e no seu caso, acho que não funcionou por não ter colocado a AÇÃO, ai repete sempre a 1ra etiqueta.
Espero ter ajudado.
Abraços.
- 1o) Abra o Presilo e escolha "Novo modelo de etiqueta"
2o) Abrira a janela para que voce escolha qual etiqueta deseja usar. Escolha um tipo e clique OK.
3o) Abrira a janela de conexao com a fonte de dados, escolha "Planilha do Excel"
4o) Informe a pasta onde encontra-se o arquivo do Excel que quer usar
5o) Clique no arquivo desejado.
- 6o) Se tudo der certo abrira uma pequena janela com os campos do arquivo
7o) Clique sobre o campo para exibir a janela de formatacao do campo
8o) Escolha se o campo é numero, string, codigo de barras, etc.
9o) Clique em Aplicar e Fechar
Atenção: Só precisa fazer a 1a Etiqueta.
Quando colocar seu ultimo campo na primeira etiqueta, NAO SE ESQUEÇA DE COLOCAR UMA AÇÃO NELE, para isso, selecione ele com o mouse e va no MENU-> FERRAMENTAS-> PROPRIEDADE DO CAMPO-> aba ACAO escolha "LEIA
REGISTRO DEPOIS"
Agora va em FERRAMENTAS-> ETIQUETAS IGUAIS A 1RA, voce notara que as demais etiquetas da folha ficarao igual a primeira.
Proximo passo, FERRAMENTAS-> MESCLAR DADOS-> IMPRIMIR
Atenção: A mesclagem só ocorrerá se a fonte de dados estiver corretamente informada e principalmente, ao clicar no botão IMPRIMIR.
Eu uso arquivo TXT, nunca usei planilha do EXCEL, mais creio que o procedimento seja o mesmo, e no seu caso, acho que não funcionou por não ter colocado a AÇÃO, ai repete sempre a 1ra etiqueta.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Obrigado Andril, funcionou direitinho graças ao seu step by step. Só que é uma pena não poder automatizar isso, é dizer o usuário tem que realizar esses passos até mesclagem e finalmente impressão. O modelo dá para manter gravado, mas bom seria um aplicativo que fizesse isso automaticamente passando parâmetro, ja com o modelo do estilo e o bd. Daí sim seria joinha.
O programa da PIMACO, além de não dispor de outros modelos/outras marcas o atual release não se adaptaria a nossa necessidade de automação. Mas a versão 51BR, achei melhor porque trabalha no Word e pode ser adicionado macros (também não é uma grande solução, mas é algo). Pra quem quiser esta versão está em: http://w18.easy-share.com/1702530964.html#
O programa da PIMACO, além de não dispor de outros modelos/outras marcas o atual release não se adaptaria a nossa necessidade de automação. Mas a versão 51BR, achei melhor porque trabalha no Word e pode ser adicionado macros (também não é uma grande solução, mas é algo). Pra quem quiser esta versão está em: http://w18.easy-share.com/1702530964.html#
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
-
Fernando Borges
- Usuário Nível 1

Pablo, desculpe te importunar mais uma vez, mas onde eu consigo a função do CODBARRAS do Gas?Pablo César escreveu:FUNÇÃO_DE_COD_BARRAS() // A função que eu utilizo é a do GAS chamada CODBARRAS(BARRAS,10,06)
Mais uma vez obrigado pela sua atenção.
Fernando Borges.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

A função CODBARRAS do GAS é de direito de uso do GAS INFORMATICA. No entanto procurando no Google você pode achar alguns exemplos para uso. Eu achei em: http://benigno.netfirms.com/download.htm (escolha CODBARRAS) acho que cumpre a mesma função. Mas pensei que você ja usava uma função para emissão de código de barras, qual você estava usando ?
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta