Em vez de TXT a NF-e só importará arquivos XML
Moderador: Moderadores
Em vez de TXT a NF-e só importará arquivos XML
Bom dia a todos.
Estou assustado, pq o meu programa (clipper/xharbour), que gera um arquivo TXT (UTF8) que é importado pelo programa do governo, não vai servir mais, pq nas próximas versões, o do governo só vai importar arquivos padrão XML.
Andei pesquisando aqui no fórum e ainda não achei nada que mostrasse a geração de arquivo XML, usando códigos de programação, a partir do ZERO.
Geralmente o pessoal daqui se refere ao XML gerado pelo Acbrmonitor ou cria tópicos para tentar corrigir algum erro do seu programa.
Não achei mesmo nenhum tópico que mostrasse o BE-A-BA da geração de XML, a partir de programaçõ clipper/xharbour.
Alguém pode postar algo que começe a clarear o assunto XML ?
Grato a todos.
Gabriel
Estou assustado, pq o meu programa (clipper/xharbour), que gera um arquivo TXT (UTF8) que é importado pelo programa do governo, não vai servir mais, pq nas próximas versões, o do governo só vai importar arquivos padrão XML.
Andei pesquisando aqui no fórum e ainda não achei nada que mostrasse a geração de arquivo XML, usando códigos de programação, a partir do ZERO.
Geralmente o pessoal daqui se refere ao XML gerado pelo Acbrmonitor ou cria tópicos para tentar corrigir algum erro do seu programa.
Não achei mesmo nenhum tópico que mostrasse o BE-A-BA da geração de XML, a partir de programaçõ clipper/xharbour.
Alguém pode postar algo que começe a clarear o assunto XML ?
Grato a todos.
Gabriel
lugab
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Re: Em vez de TXT a NF-e só importará arquivos XML
Amiguinho,
Com somente "NFE" e "XML" eu encontrei dois tópicos que tem informações que podem auxiliá-lo com isto. No seu caso de usar Clipper voce deverá fazer uma certa adaptação em parte do código.
FUNÇÕES: Conversar com NFe a partir de XML.
EDX - Seus sistemas conversando entre si, facilmente...
Tirando a parte que trabalha com OLE o resto esta simples de converter e usar em seu sistema.
Com estes dois tópicos e a ajuda dos vários colegas deste forum voce verá que aqui tem a solução, mesmo neste emaranhado de 10 anos de informações.
Vale lembrar que é possivel trabalhar com classes no Clipper, mas não consigo lembrar o que usar, então voce terá um certo trabalho convertendo os códigos da classe de trabalho com XML.
NFe - Toda ajuda sempre é bem vinda, então...
Neste tópico já trato do trabalho com NFe usando ACBrNFEMonitor.
Em ACBrBats.zip voce encontra vários arquivos de lote para testar o uso do ACBr e ficaria fácil voce gerá-los pelo seu aplicativo para o ACBrNFE entender.
Então mãos a obra.
Com somente "NFE" e "XML" eu encontrei dois tópicos que tem informações que podem auxiliá-lo com isto. No seu caso de usar Clipper voce deverá fazer uma certa adaptação em parte do código.
FUNÇÕES: Conversar com NFe a partir de XML.
EDX - Seus sistemas conversando entre si, facilmente...
Tirando a parte que trabalha com OLE o resto esta simples de converter e usar em seu sistema.
Com estes dois tópicos e a ajuda dos vários colegas deste forum voce verá que aqui tem a solução, mesmo neste emaranhado de 10 anos de informações.
Vale lembrar que é possivel trabalhar com classes no Clipper, mas não consigo lembrar o que usar, então voce terá um certo trabalho convertendo os códigos da classe de trabalho com XML.
NFe - Toda ajuda sempre é bem vinda, então...
Neste tópico já trato do trabalho com NFe usando ACBrNFEMonitor.
Em ACBrBats.zip voce encontra vários arquivos de lote para testar o uso do ACBr e ficaria fácil voce gerá-los pelo seu aplicativo para o ACBrNFE entender.
Então mãos a obra.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Obrigado, Rochinha, é disso mesmo que o povo gosta...
Já deve dar pra começlar a entender o que diabos é xml...
Já deve dar pra começlar a entender o que diabos é xml...
lugab
- rubens
- Colaborador

Olá...
Rochinha... você está usando o ACBRNFEMonitor ou está gerando direto o XML?
Sabe se tem algum comando para carregar o acbrmonitornfe...?
Rubens
Rochinha... você está usando o ACBRNFEMonitor ou está gerando direto o XML?
Sabe se tem algum comando para carregar o acbrmonitornfe...?
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você
"
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho,
Estou sim, usando o ACBrNFe Monitor.
Mas antes de descobrir o comando que envia um TXT para o ACBrNFe fazer tudo eu tive de fazer a geração no braço.
Meu sistema gera o XML completo e ainda acusa em que local o mesmo possui problemas antes de enviá-lo para o ACBrNFe.
Quanto ao carregamento do ACBrNFe Monitor, ja que o mesmo não possui configuração para iniciá-lo junto com o Windows, eu acrescentei uma chamada no INICIALIZAR.
Estou sim, usando o ACBrNFe Monitor.
Mas antes de descobrir o comando que envia um TXT para o ACBrNFe fazer tudo eu tive de fazer a geração no braço.
Meu sistema gera o XML completo e ainda acusa em que local o mesmo possui problemas antes de enviá-lo para o ACBrNFe.
Quanto ao carregamento do ACBrNFe Monitor, ja que o mesmo não possui configuração para iniciá-lo junto com o Windows, eu acrescentei uma chamada no INICIALIZAR.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho,
Depois de repassar os comandos do ACBrNFe encontrei alguns que são uteis para ativar, fechar, ocultar e restaurar o monitor, assim como faziamos com o Gerenciador Padrão do TEF.
São eles:
NFe.Ativo
NFe.Ocultar
NFe.Restaurar
Nfe.EncerrarMonitor
Então voce deve montar a rotina de trabalho com o monitor primeiro verificando se o mesmo esta ativo e então executar o mesmo via comando RUN/ShellExecute/Etc...
Eu ainda acho que somente os comandos Ocultar e Restaurar deveriam ser usados, pois o aplicativo deve ser iniciado com o Windows e fechado com ele.
Se voce trabalha em rede provavelmente possui um terminal que trabalha somente com faturamento e nele estarão sendo centralizadas as emissões de nota fiscal eletronica, então o monitor será um servidor de emissão.
A lista atualizada de comandos encontra-se em http://anfm.blogspot.com/
Depois de repassar os comandos do ACBrNFe encontrei alguns que são uteis para ativar, fechar, ocultar e restaurar o monitor, assim como faziamos com o Gerenciador Padrão do TEF.
São eles:
NFe.Ativo
NFe.Ocultar
NFe.Restaurar
Nfe.EncerrarMonitor
Então voce deve montar a rotina de trabalho com o monitor primeiro verificando se o mesmo esta ativo e então executar o mesmo via comando RUN/ShellExecute/Etc...
Eu ainda acho que somente os comandos Ocultar e Restaurar deveriam ser usados, pois o aplicativo deve ser iniciado com o Windows e fechado com ele.
Se voce trabalha em rede provavelmente possui um terminal que trabalha somente com faturamento e nele estarão sendo centralizadas as emissões de nota fiscal eletronica, então o monitor será um servidor de emissão.
A lista atualizada de comandos encontra-se em http://anfm.blogspot.com/
- rubens
- Colaborador

Caro Rochina...
Valeu.. eu já estou emitindo a nfe enviando um txt para o acbrnfemonitor. Achei muito simples a geração do TXT, pois estava acompanhando aqui no Fórum e muitos tiveram dificuldades e até mesmo a geração do TXT no formato utf8. Com a ajuda do Fórum e principalmente do amigo Marcos.Gurupi que me enviou as rotinas inteiras de geração da nota que era a minha maior dúvida, pois a comunicação com o ACBR eu já conhecia através do ACBRMonitor. Espero que o André logo disponibilize o ACBRNFEMonitor na verão 2.0, me parece que já está muito adiantando...
O que acho importante no ACBR é que tem que ser muito bem explicado ao usuario que se ele fechar o monitor já era né...
Mas blz... eu fiz uns testes e carrego o executável do monitor ACBRNFEMONITOR.EXE na inicializacao do programa... já resolve o problema em partes...
Porque quando é local voce vai e deixa tudo configurado, mas quando o cliente é de outra cidade já é mais dificil...
Mas pelo menos com o ACBR deu uma sobrevida ao sistema...
Obrigado a você e todos que sempre se prontificaram a ajudar os usuários deste Fórum..
Rubens
Valeu.. eu já estou emitindo a nfe enviando um txt para o acbrnfemonitor. Achei muito simples a geração do TXT, pois estava acompanhando aqui no Fórum e muitos tiveram dificuldades e até mesmo a geração do TXT no formato utf8. Com a ajuda do Fórum e principalmente do amigo Marcos.Gurupi que me enviou as rotinas inteiras de geração da nota que era a minha maior dúvida, pois a comunicação com o ACBR eu já conhecia através do ACBRMonitor. Espero que o André logo disponibilize o ACBRNFEMonitor na verão 2.0, me parece que já está muito adiantando...
O que acho importante no ACBR é que tem que ser muito bem explicado ao usuario que se ele fechar o monitor já era né...
Mas blz... eu fiz uns testes e carrego o executável do monitor ACBRNFEMONITOR.EXE na inicializacao do programa... já resolve o problema em partes...
Porque quando é local voce vai e deixa tudo configurado, mas quando o cliente é de outra cidade já é mais dificil...
Mas pelo menos com o ACBR deu uma sobrevida ao sistema...
Obrigado a você e todos que sempre se prontificaram a ajudar os usuários deste Fórum..
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você
"
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho,
Voce pode fazer o ACBrNFE monitor trabalhar para voce.
Voce pode enviar as informações da nota via .INI e o mesmo lhe gerará:
- O TXT compativel com SEFAZ
- O XML
- Ou gerar o XML, imprimir DANFE e enviar email
A lista de comandos é imensa.
Quanto ao monitor ser inicializado pela sua aplicação e derrubado por ela, pense no seu aplicativo sendo derrubado por outro meio, tipo erro, CTRL-C, etc e o monitor ficar ativo. Ele não poderá ser inicializado pelo seu aplicativo novamente. Voce deverá testar se ele já se encontra ativo.
Quanto ao cliente distante passe a usar o TeamviewerQS nele, voce terá acesso remoto rápido.
Voce pode fazer o ACBrNFE monitor trabalhar para voce.
Voce pode enviar as informações da nota via .INI e o mesmo lhe gerará:
- O TXT compativel com SEFAZ
- O XML
- Ou gerar o XML, imprimir DANFE e enviar email
A lista de comandos é imensa.
Quanto ao monitor ser inicializado pela sua aplicação e derrubado por ela, pense no seu aplicativo sendo derrubado por outro meio, tipo erro, CTRL-C, etc e o monitor ficar ativo. Ele não poderá ser inicializado pelo seu aplicativo novamente. Voce deverá testar se ele já se encontra ativo.
Quanto ao cliente distante passe a usar o TeamviewerQS nele, voce terá acesso remoto rápido.
Ao Lugab e outros que precisam de um "empurrãozinho":
Aqui estão os formatos em que fiz a gravação de todo o arquivo em .XML:
Nada impede de você gravar diretamente um determinado dado:exemplo:
fwrite(saidanfe,'<NFe xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe">')
Reparar que o conteúdo a ser gravado é o que está dentro das aspas simples
Todos os dados que irão usar as procedures abaixo devem estar no formato caracter;
Em outro tópico desta mesma seção dei outras dicas para gerar .XML.
***********************************************************************************
PROCEDURE gravar_abre(literal)
fwrite(saidanfe,"<" +literal + ">")
// sintaxe: gravar_abre("transp") -> resultado <transp>
PROCEDURE gravar_fech(literal)
fwrite(saidanfe,"</" + literal + ">")
// sintaxe: gravar_fech("transp") -> resultado </transp>
PROCEDURE gravar_cmp(campo,valor)
fwrite(saidanfe,"<"+campo+">" + valor + "</"+campo+">")
// sintaxe: gravar_cmp("vProd",alltrim(str(valor_prod,10,2))) resultado -> <vProd>118.90</vProd>
PROCEDURE gravar_cont(valor)
fwrite(saidanfe,valor)
// sintaxe: gravar_cont("Declaramos que ......") resultado -> acrescerá ao último fwrite o conteúdo informado
// depois de todos os acréscimos usar o gravar_fech
Aqui estão os formatos em que fiz a gravação de todo o arquivo em .XML:
Nada impede de você gravar diretamente um determinado dado:exemplo:
fwrite(saidanfe,'<NFe xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe">')
Reparar que o conteúdo a ser gravado é o que está dentro das aspas simples
Todos os dados que irão usar as procedures abaixo devem estar no formato caracter;
Em outro tópico desta mesma seção dei outras dicas para gerar .XML.
***********************************************************************************
PROCEDURE gravar_abre(literal)
fwrite(saidanfe,"<" +literal + ">")
// sintaxe: gravar_abre("transp") -> resultado <transp>
PROCEDURE gravar_fech(literal)
fwrite(saidanfe,"</" + literal + ">")
// sintaxe: gravar_fech("transp") -> resultado </transp>
PROCEDURE gravar_cmp(campo,valor)
fwrite(saidanfe,"<"+campo+">" + valor + "</"+campo+">")
// sintaxe: gravar_cmp("vProd",alltrim(str(valor_prod,10,2))) resultado -> <vProd>118.90</vProd>
PROCEDURE gravar_cont(valor)
fwrite(saidanfe,valor)
// sintaxe: gravar_cont("Declaramos que ......") resultado -> acrescerá ao último fwrite o conteúdo informado
// depois de todos os acréscimos usar o gravar_fech
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Oi billy1943 e demais participantes do tópico.
Vcs bem q podiam dar um presente geral aqui pra nós, os trainees da comunidade (acho que eu não sou o único) , que só sabem gerar NF-e padrão TXT e não sabem usar o Acbrmonitor.
Vai ter festa , se vcs quiserem postar o codigo fonte da geracao de uma única NF-e já no padrão xml oficial da Sefaz.
Tipo assim:
N.F.número: 1275
nome do Item: lapis
ncm=12345678
quant=10
pr.unit; $ 100,00
pr.total: $1000,00
VlIcms=120,00
BcIcms=$1000,00
VlSubTrib=$ 140,00
Bc.Subtrib=1400,00
Cst=060
Cfop=5121
o resto , tipo, Ccg, Iestadual, Imunicipal, endereço, etc, basta colocar alguma abobrinha, pois, o objetivo é fazer a gente sair do padrão TXT para XML, com confiança sobre o que está fazendo.
Grato, a quem tiver tempo pra fazer isso
Gabriel
Vcs bem q podiam dar um presente geral aqui pra nós, os trainees da comunidade (acho que eu não sou o único) , que só sabem gerar NF-e padrão TXT e não sabem usar o Acbrmonitor.
Vai ter festa , se vcs quiserem postar o codigo fonte da geracao de uma única NF-e já no padrão xml oficial da Sefaz.
Tipo assim:
N.F.número: 1275
nome do Item: lapis
ncm=12345678
quant=10
pr.unit; $ 100,00
pr.total: $1000,00
VlIcms=120,00
BcIcms=$1000,00
VlSubTrib=$ 140,00
Bc.Subtrib=1400,00
Cst=060
Cfop=5121
o resto , tipo, Ccg, Iestadual, Imunicipal, endereço, etc, basta colocar alguma abobrinha, pois, o objetivo é fazer a gente sair do padrão TXT para XML, com confiança sobre o que está fazendo.
Grato, a quem tiver tempo pra fazer isso
Gabriel
lugab
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Veja o link abaixo:
https://acbr.svn.sourceforge.net/svnroo ... s/Clipper/
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Obrigado pelo acbr, leonardo...
Parece q a solução pra gerar xml, vai ser usar o acbr mesmo...
Parece q a solução pra gerar xml, vai ser usar o acbr mesmo...
lugab
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
Ainda bem que comecei no meio do ano passado a mexer com arquivos .XML em meu sistema e a partir daí implementei as idéias para WS Sinal e conversa com WebServices de outros serviços.
Posso dizer que com base no que tinha a mão pude implementar NFe em uma semana, partindo do zero, ou seja, sem certificado, credenciamento e rotinas integradas.
Usei para implementação a idéia liberada no post logo acima usando o ACBrNFe como ponte.
Com o tempo farei com que minha aplicação trabalhe diretamente com os WS do SEFAZ.
Em relação aos amigos que não estão querendo meter a cara com .XML e desejem usar o ACBrNFe, estes podem usar o esquema de importação com .INI.
O exemplo esta neste link e é muito fácil de se entender.
Uma vez gerado o .INI basta usar comandos de importação do ACBrNFe.
Ainda bem que comecei no meio do ano passado a mexer com arquivos .XML em meu sistema e a partir daí implementei as idéias para WS Sinal e conversa com WebServices de outros serviços.
Posso dizer que com base no que tinha a mão pude implementar NFe em uma semana, partindo do zero, ou seja, sem certificado, credenciamento e rotinas integradas.
Usei para implementação a idéia liberada no post logo acima usando o ACBrNFe como ponte.
Com o tempo farei com que minha aplicação trabalhe diretamente com os WS do SEFAZ.
Em relação aos amigos que não estão querendo meter a cara com .XML e desejem usar o ACBrNFe, estes podem usar o esquema de importação com .INI.
O exemplo esta neste link e é muito fácil de se entender.
Uma vez gerado o .INI basta usar comandos de importação do ACBrNFe.
Em 06/05/2010, nosso colega SYGECOM informou a existência de um link, que não está funcionando:
acbr.... /svnroot/acbr/branches/ACBrNovo/Projetos/ACBrNFeMonitor/Exemplos/Clipper/
Naveguei pelo Acbr e não localizei também.
acbr.... /svnroot/acbr/branches/ACBrNovo/Projetos/ACBrNFeMonitor/Exemplos/Clipper/
Naveguei pelo Acbr e não localizei também.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Mudo para a pasta Trunk, que é a pasta de desevolvimento do SVN:
Leonardo Machado