Validador Nacional NFe (nova versao)
Moderador: Moderadores
- Alexandre Silva
- Usuário Nível 3

Validador Nacional NFe (nova versao)
Muitos programadores,como eu, usam o emissor nacional da NFe para importar o TXT e emitir a NFe. funciona Beleza..
Em Abril já entrou a nova versao da NFe com alteracoes no Lay out.. (Ato COTEPE nº 49/2009, o qual estabeleceu que, a partir de 01.04.2010, entrará em vigor a versão 4.01 do Manual de Integração da NF-e)
Sei que até 30/09/2010 o validador atual continuará aceitando a versao atual.
**
Até agora nao encontrei em lugar algum o novo lay out (versao de quem usa o TXT) nem o validador para poder fazer testes..
*Existe uma versao de lay out para quem cria o XML. mas nao sei como fazer no clipper gerar XML...
Além de que, tenho tudo feito em txt e funcionando.
* Pergunto: Alguem sabe se o emissaor nacional tera uma nova versao ?? Continuará aceitando TXT ??
o o800 da Nfe (depois de esperar 10 minutos) nao soube me dizer nada...
Obrigado
Em Abril já entrou a nova versao da NFe com alteracoes no Lay out.. (Ato COTEPE nº 49/2009, o qual estabeleceu que, a partir de 01.04.2010, entrará em vigor a versão 4.01 do Manual de Integração da NF-e)
Sei que até 30/09/2010 o validador atual continuará aceitando a versao atual.
**
Até agora nao encontrei em lugar algum o novo lay out (versao de quem usa o TXT) nem o validador para poder fazer testes..
*Existe uma versao de lay out para quem cria o XML. mas nao sei como fazer no clipper gerar XML...
Além de que, tenho tudo feito em txt e funcionando.
* Pergunto: Alguem sabe se o emissaor nacional tera uma nova versao ?? Continuará aceitando TXT ??
o o800 da Nfe (depois de esperar 10 minutos) nao soube me dizer nada...
Obrigado
* Clipper 5.2e/Gaspro 4.0 /CDX/Blinker 7.0 Harbour 3.2 Console Hbmk2
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Re: Validador Nacional NFe (nova versao)
Amiguinho,
Faça uma busca avançada por EDX e Rochinha, voce encontrará material referente a geração de NFe em XML de forma facilitada de programação.
A classe criada para gerar XML usa comandos de baixo nivel para gerar o arquivo e o arquivo EDX.CH permite de forma programática escrever o layout com facilidade.
Faça uma busca avançada por EDX e Rochinha, voce encontrará material referente a geração de NFe em XML de forma facilitada de programação.
A classe criada para gerar XML usa comandos de baixo nivel para gerar o arquivo e o arquivo EDX.CH permite de forma programática escrever o layout com facilidade.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
- Alexandre Silva
- Usuário Nível 3

Olá,,,
mas ainda nao temos uma posicao se o Governo vai lançar um Emissor nacional para versao 2.0.. E se este vai aceitar importacao em txt ...
mas ainda nao temos uma posicao se o Governo vai lançar um Emissor nacional para versao 2.0.. E se este vai aceitar importacao em txt ...
:-O
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho,
Manda o link deste tal Emissor do Governo que voce postou aqui.
Manda o link deste tal Emissor do Governo que voce postou aqui.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
- Alexandre Silva
- Usuário Nível 3

Emissor atual (versao 1.4.1 Importa em XML e TXT) valido até 30/09/2010
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/emissor.aspx
Exemplo de TXT, (pagina 2)
viewtopic.php?f=20&t=9581&start=15
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/emissor.aspx
Exemplo de TXT, (pagina 2)
viewtopic.php?f=20&t=9581&start=15
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
Valeu, eu tava confundindo o Emissor com o Visualizador que por ventura esta na versão 5 desde ontem.
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/do ... Te_v50.exe
Execute o Emissor mas meu Java esta com problemas:

Já desinstalei e reinstalei mas continua com caracteres estranhos.
Algúem passou por isto e pode me dar uma ajuda?
Quanto ao Emissor, tenho pra mim que o mesmo ainda continuará recebendo arquivos por TXT e não há por que a troca já que TXT e XML são arquivos de conteúdo texto.
Talvez seja porque para interpretar o conteúdo XML tenha uma melhor plataforma para isto.
Mas assim que resolver meus problemas vou continuar testando para dar um aval.
Valeu, eu tava confundindo o Emissor com o Visualizador que por ventura esta na versão 5 desde ontem.
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/do ... Te_v50.exe
Execute o Emissor mas meu Java esta com problemas:

Já desinstalei e reinstalei mas continua com caracteres estranhos.
Algúem passou por isto e pode me dar uma ajuda?
Quanto ao Emissor, tenho pra mim que o mesmo ainda continuará recebendo arquivos por TXT e não há por que a troca já que TXT e XML são arquivos de conteúdo texto.
Talvez seja porque para interpretar o conteúdo XML tenha uma melhor plataforma para isto.
Mas assim que resolver meus problemas vou continuar testando para dar um aval.
- Alexandre Silva
- Usuário Nível 3

Eu tenho o instalador da versao anterior do Java que funciona no Validador.
mas nao dá para anexar aqui , pois tem 15 mega..
mas nao dá para anexar aqui , pois tem 15 mega..
Olá turma,
Esquentei a cabeça um "pouquinho" neste último fim de semana e transformei o meu sistema que gerava em formato .TXT a importação do SEFAZ para o formato .XML;
Está tudo OK, tanto que o comparei com o .XML exportado pelo SEFAZ das NFe processadas e está tudo idêntico.
Pois bem:
-se eu tentar importar pelo SEFAZ o formato .XML já constando a versão 2.0, aparece um erro "IllegalStateException: no match found" e não importa nada, para darmos sequência (validar, assinar, transmitir, etc) tal como fazemos com o .TXT;
Como temos ainda um pouco de tempo (até 30/09/2010) esperemos que até lá o programa do SEFAZ esteja preparado para a entrada com .XML;
Para quem ainda não iniciou em Clipper a geração do .XML aqui vão algumas dicas:
a) prestar bem atenção na grafia dos campos em .XML que devem ser idênticos no início e fim do campo:
exemplo: <dSaiEnt>2010-05-03</dSaiEnt> CORRETO
<dSaiEnt>2010-05-03</DsaiEnt> ERRADO - trocadas algumas letras maísculas por minúsculas
b) a primeira chave que se abre é a última que se fecha: (princípio da pilha)
Exemplo:
......
</total> // CHAVE PRIMÁRIA FECHA
<transp> // CHAVE PRIMÁRIA ABRE
<modfrete>0</modfrete>
<transporta> // CHAVE SECUNDÁRIA ABRE
<CNPJ>10560818000112</CNPJ>
<xNome>TRANSLUTRON TRANSPORTADORA LTDA</xNome>
<IE>209422521112</IE>
<xEnder>RUA GAVALDAO DE SOUZA CASTRO 2-43</xEnder>
<xMun>SAO PAULO</xMun>
<UF>SP|</UF>
</transporta> // CHAVE SECUNDÁRIA FECHA
<veictransp> // CHAVE SECUNDÁRIA ABRE
<placa>THE1234</placa>
<UF>SP</UF>
</veictransp> // CHAVE SECUNDÁRIA FECHA
<vol> // CHAVE SECUNDÁRIA ABRE
<qvol>2</qvol>
<esp>Volumes</esp>
<pesoB>29.000</pesoB>
<pesoL>29.000</pesoL>
</vol> // CHAVE SECUNDÁRIA FECHA
</transp> // CHAVE PRIMÁRIA FECHA
<cobr>.... // CHAVE PRIMÁRIA ABRE
Esquentei a cabeça um "pouquinho" neste último fim de semana e transformei o meu sistema que gerava em formato .TXT a importação do SEFAZ para o formato .XML;
Está tudo OK, tanto que o comparei com o .XML exportado pelo SEFAZ das NFe processadas e está tudo idêntico.
Pois bem:
-se eu tentar importar pelo SEFAZ o formato .XML já constando a versão 2.0, aparece um erro "IllegalStateException: no match found" e não importa nada, para darmos sequência (validar, assinar, transmitir, etc) tal como fazemos com o .TXT;
Como temos ainda um pouco de tempo (até 30/09/2010) esperemos que até lá o programa do SEFAZ esteja preparado para a entrada com .XML;
Para quem ainda não iniciou em Clipper a geração do .XML aqui vão algumas dicas:
a) prestar bem atenção na grafia dos campos em .XML que devem ser idênticos no início e fim do campo:
exemplo: <dSaiEnt>2010-05-03</dSaiEnt> CORRETO
<dSaiEnt>2010-05-03</DsaiEnt> ERRADO - trocadas algumas letras maísculas por minúsculas
b) a primeira chave que se abre é a última que se fecha: (princípio da pilha)
Exemplo:
......
</total> // CHAVE PRIMÁRIA FECHA
<transp> // CHAVE PRIMÁRIA ABRE
<modfrete>0</modfrete>
<transporta> // CHAVE SECUNDÁRIA ABRE
<xNome>TRANSLUTRON TRANSPORTADORA LTDA</xNome>
<IE>209422521112</IE>
<xEnder>RUA GAVALDAO DE SOUZA CASTRO 2-43</xEnder>
<xMun>SAO PAULO</xMun>
<UF>SP|</UF>
</transporta> // CHAVE SECUNDÁRIA FECHA
<veictransp> // CHAVE SECUNDÁRIA ABRE
<placa>THE1234</placa>
<UF>SP</UF>
</veictransp> // CHAVE SECUNDÁRIA FECHA
<vol> // CHAVE SECUNDÁRIA ABRE
<qvol>2</qvol>
<esp>Volumes</esp>
<pesoB>29.000</pesoB>
<pesoL>29.000</pesoL>
</vol> // CHAVE SECUNDÁRIA FECHA
</transp> // CHAVE PRIMÁRIA FECHA
<cobr>.... // CHAVE PRIMÁRIA ABRE
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
- Alexandre Silva
- Usuário Nível 3

Amigo.
Valeu as dicas sobre XML
O erro aconteceu na importacao porque a versao que o Validador Nacional está usando ainda nao é a versao 2.0
Otimo seria se eles disponibilizassem um nova versao com suporte importar as 2 versoes..
Voce escreveu o XML na MAO ? nao usou alguma biblioteca ??
Valeu as dicas sobre XML
O erro aconteceu na importacao porque a versao que o Validador Nacional está usando ainda nao é a versao 2.0
Otimo seria se eles disponibilizassem um nova versao com suporte importar as 2 versoes..
Voce escreveu o XML na MAO ? nao usou alguma biblioteca ??
Ao Alexandre e outros interessados no .XML
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Não, fiz tudo em Clipper, sem biblioteca nenhuma, sem recurso a arquivo auxiliar.
O que fiz foi somente trocar as instruções em que gravava o .TXT, substituindo pela gravação em .XML.
Assim onde gravava, por exemplo, os dados da transportadora:
X|0
X03|LUVITRON TRANSPORTADORA LTDA|209422521112|RUA GALVAO DE CASTRO 12-43|SP|BAURU|
X04|10560818000112
X18|THE1234|SP
fui substituindo pela estrutura em .XML correspondente:
<transp>
<modfrete>0</modfrete>
<transporta>
<xNome>LUVITRON TRANSPORTADORA LTDA</xNome>
<IE>209422521112</IE>
<xEnder>RUA GALVAO DE CASTRO 12-43</xEnder>
<xMun>BAURU</xMun>
<UF>SP</UF>
</transporta>
<veictransp>
<placa>THE1234</placa>
<UF>SP</UF>
</veictransp>
Para facilitar "bolei" umas procedures bem simples para evitar os erros mais comuns na gravação de .XML que são:
- abrir o campo com um nome e fechar com outro
- esquecer de fechar uma chave, assim se eu usei gravar_abre() mais adiante eu uso gravar_fech()
Essas procedures eu as listei num tópico com data de ontem (3/5/2010)
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Não, fiz tudo em Clipper, sem biblioteca nenhuma, sem recurso a arquivo auxiliar.
O que fiz foi somente trocar as instruções em que gravava o .TXT, substituindo pela gravação em .XML.
Assim onde gravava, por exemplo, os dados da transportadora:
X|0
X03|LUVITRON TRANSPORTADORA LTDA|209422521112|RUA GALVAO DE CASTRO 12-43|SP|BAURU|
X04|10560818000112
X18|THE1234|SP
fui substituindo pela estrutura em .XML correspondente:
<transp>
<modfrete>0</modfrete>
<transporta>
<xNome>LUVITRON TRANSPORTADORA LTDA</xNome>
<IE>209422521112</IE>
<xEnder>RUA GALVAO DE CASTRO 12-43</xEnder>
<xMun>BAURU</xMun>
<UF>SP</UF>
</transporta>
<veictransp>
<placa>THE1234</placa>
<UF>SP</UF>
</veictransp>
Para facilitar "bolei" umas procedures bem simples para evitar os erros mais comuns na gravação de .XML que são:
- abrir o campo com um nome e fechar com outro
- esquecer de fechar uma chave, assim se eu usei gravar_abre() mais adiante eu uso gravar_fech()
Essas procedures eu as listei num tópico com data de ontem (3/5/2010)
Bom dia a todos, gostaria de saber se alguém ja tem o layuot novo da nfe segunda geração(válida a partir de abril de 2010).
Na realidade eu preciso de um exemplo do novo arquivo .XML.
Alguém pode me ajudar?
Na realidade eu preciso de um exemplo do novo arquivo .XML.
Alguém pode me ajudar?
Como ainda não temos o validador na nova versão (continua ainda a 1.4.1), não adianta produzir o .TXT para importação pelo SEFAZ no formato da versão 2.0.
Eu montei o .TXT adaptando a versão 1.4.1 para a 2.00, mas na importação já acusa erro logo no início, pois não aceita a chave de 47 bytes(A01-id), e não aceita a hora de emissão da NFE(B10a-hSaiEnt).
Ou seja, teremos que esperar até que saia o novo validador.
Outra coisa que reparei, lendo as instruções até agora emanadas, é que em nenhum ponto se fala que a importação será feita por arquivo em .XML para se produzir a NFE.
O que li, salvo engano, é que se importarmos um arquivo .XML estaremos importando uma NFE já assinada.
Mas para que precisaremos importar para dentro do SEFAZ um .XML assinado e já com protocolo ?
Eu montei o .TXT adaptando a versão 1.4.1 para a 2.00, mas na importação já acusa erro logo no início, pois não aceita a chave de 47 bytes(A01-id), e não aceita a hora de emissão da NFE(B10a-hSaiEnt).
Ou seja, teremos que esperar até que saia o novo validador.
Outra coisa que reparei, lendo as instruções até agora emanadas, é que em nenhum ponto se fala que a importação será feita por arquivo em .XML para se produzir a NFE.
O que li, salvo engano, é que se importarmos um arquivo .XML estaremos importando uma NFE já assinada.
Mas para que precisaremos importar para dentro do SEFAZ um .XML assinado e já com protocolo ?
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho,
É de suma importancia apresentar os links sobre tal assunto para que possamos antever os passos a serem seguidos.
Em relação a enviar o .XML assinado, isto é real e veridico pois a ssinatura é baseada no certificado que possuimos, mas quanto ao protocolo, este é gerado pelo SEFAZ para finalizar a transação.
Não leia informações que surjam fora dos dominios SEFAZ/Receita, existem muitas especulações que podem por em risco nossos desenvolvimentos.
É de suma importancia apresentar os links sobre tal assunto para que possamos antever os passos a serem seguidos.
Em relação a enviar o .XML assinado, isto é real e veridico pois a ssinatura é baseada no certificado que possuimos, mas quanto ao protocolo, este é gerado pelo SEFAZ para finalizar a transação.
Não leia informações que surjam fora dos dominios SEFAZ/Receita, existem muitas especulações que podem por em risco nossos desenvolvimentos.