NFe - Como desenvolver sem ter cliente?

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

janio
Colaborador
Colaborador

NFe - Como desenvolver sem ter cliente?

Mensagem por janio »

Pessoal,

Estou na seguinte situação: preciso desenvolver com URGÊNCIA emissão de NFe, mas não tenho nenhum cliente ainda. Tenho um cliente que está utilizando outro software para emitir NFe, mas está dando muito problema. Quero desenvolver e quando tiver pronto, apresentar a empresa.

Como desenvolvo nessa situação?
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Re: NFe - Como desenvolver sem ter cliente?

Mensagem por sygecom »

Na pratica não tem como, mas teoricamente você pode desenvolver todo o processo de emissão da NFE sem certificado e depois pegar um certificado de uma empresa(cliente seu) e emitir NFE em Homologação. Claro que ter um certificado em mãos ajudaria muito, mas quem não tem cão caça com gato.
Pegue esse certificado dessa empresa que já está emitindo as NFE e emita em HOMOLOGAÇÃO seus testes, veja bem você deve emitir em HOMOLOGAÇÃO os testes, se você emitir em PRODUÇÃO você ferra a empresa, então muito calma nos testes, revisar se tudo está bem certinho nunca é demais.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Leonardo,

Eu ouvi dizer, não sei se está correto, que quando a empresa muda de homologação para produção, não pode mais voltar a emitir como homologação.

Será que pode mesmo?

Qual link para baixar o AcbrNfeMonitor?
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Janio é possivel sim desenvolver NFe sem cliente, no meu caso usei ACBrNFe Monitor para fazer validação dos arquivos, assinatura e impressão de DANFe.

O seu sistema precisa apenas gera o XML, validar, enviar e imprimir a DANFe.

Eu postei neste forum um link para Certificado válido até Outubro.

Voce precisará dele instalado para que o ACBrNFe reconheça e possa validar e assinar o XML.

Este certificado só não servirá para enviar para o SEFAZ.

Para fazer envio voce necesitará de certificado realde uma empresa e esta empresa estar credenciada pelo menos no ambiente de homologação.

Quanto aos ambientes:

Homologação: voce pode fazer envio, cancelamento, inutilização sem dolo juridico ao cliente.
Produção: toda NFe enviada será considerada como NFe verdadeira.

Quanto a trabalhar em testes com homologação após a empresa estar em produção, isto é permitido por algum tempo, provavelmente até o final do ano.

Como o prazo para todas empresas se adequarem e ficarem obrigadas a trabalhar com NFe é até Outubro, isto quer dizer que de Outubro a Dezembro é o espaço máximo de adequação.

Caso eu esteja errado, e quero estar para saber mais, é melhor voce correr...

Não é complicado.

Precisando de ajuda, já sabe né...
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

janio escreveu: Eu ouvi dizer, não sei se está correto, que quando a empresa muda de homologação para produção, não pode mais voltar a emitir como homologação.
Será que pode mesmo?
Na verdade um contador me disse a mesma coisa, outros 5 me disseram ao contrario, liguei no Sefaz do RS e disseram que poderia usar, ligue no 0800 da NFE disseram que não podia, desliguei e liguei de novo outro atendente atendeu e disse que podia, vai entender uma coisa dessa, na via das duvidas eu usei apenas em modo de Homologação em quanto meus clientes não estavam em processo de Produção, para mim deu tudo certo, por que o uso do certificado é apenas na hora de transmitir mesmo, então ia fazendo tudo na teoria, quando chegou o certificado foi só testar mesmo.
Mas de uma confirmada com seu contador e preste muita atenção na hora de emitir uma nota de teste para ter certeza que está emitindo em modo de homologação.
Qual link para baixar o AcbrNfeMonitor?
Ultima versão até a data de Hoje(02/06/2010) está no link abaixo: (Eu uso a versão CAPICOM que serve tanto para certificado A1 como A3)
Aqui
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Eu posso afirmar com certeza absoluta que é possivel continuar testando após passar para o ambiente de produção, mas somente por um período de tempo, não lembro se 30 dias ou 3 meses.

Para que isto seja possivel o contador da empresa(que é o unico que possui a senha para acesso ao Posto Fiscal, não sei porque?) deve credenciar primeiro no ambiente de homologação para logo após(algumas horas ou dias depois) credenciar em produção.

Se credenciar em produção primeiro, não haverão possibilidades de testes.

A sugestão é: no momento de gerar o arquivo a ser validado, seu sistema perguntar ao usuário qual o ambiente será usado, dependendo da escolha salvar a mesma no campo tpAMB e gerar o XML para poder enviar e testar o resultado.

Portanto, não importa o que o contador fale, voce deve frisar, que quer o credenciamento primeiro em homologação.

Por anos sempre houve esta rusga entre contadores e programadores, porque por mais dificil que pareça, nós programadores acabamos por aprender e usar todo tipo de lei, legislação para montar-mos nossos sistemas fiscais, contábeis, recursos humanos, medidas, controle, cálculos, etc.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Responder