Ajuda - Começando no PAF, SINTEGRA e NF-Paulista

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Ajuda - Começando no PAF, SINTEGRA e NF-Paulista

Mensagem por ANDRIL »

Ola pessoal,

Estou precisando passar meus sistemas para fiscais. Estou em SP e aqui tem a NOTA FISCAL PAULISTA, embora não
obrigatório para SP tem o PAF-ECF e tambem o SINTEGRA.

A questão é que já baixei o ato COTEPE 06/08, o roteiro de analise funcional do PAF, além de ter consultado muitos e
muitos tópicos sobre o assunto, continuo perdido mais que nunca.

Gostaria de informações como salvar os dados dos cupons fiscais, para atender todos esses requisitos, ou tem como importar todos esses dados direto do ECF e salvar em arquivo antes da redução Z e extrair deste os dados para meu banco de dados referente a dados fiscais.

Tem como aproveitar dados gerados por exemplo, no arquivo da NOTA FISCAL PAULISTA, para uso na geração do SINTEGRA ou vice e versa?

Lendo o roteiro do PAF até que tava entendo mais ou menos, mais ao começar a busca por informações sobre esses outros
procedimentos ai deu nó na minha cabeça.

O fato é que tenho que conseguir passar para fiscal, ou mudar de profissão, não tenho mais para onde correr, até hoje adiei, agora não tem como.

Se alguém puder dar um caminho como iniciar, qual fazer primeiro e etc, fico antecipadamente agradecido.

Também queria saber se voces conseguiram assinar os arquivos no registro EAD, quais ferramentas utilizaram para isso?

Ate+
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Re: Ajuda - Começando no PAF, SINTEGRA e NF-Paulista

Mensagem por alaminojunior »

Meu caro, vamos por etapas:

Sobre Nota Fiscal Paulista nem se preocupe em você precisar gerar arquivo algum, apenas ponha na rotina de abertura do cupom fiscal o cpf do cliente e isso basta. Depois, utilize os aplicativos próprios de cada ECF, que eles fazem a extração dos tais arquivos já prontos para serem enviados.

Sobre o PAF-ECF, a maioria dos ECF´s já possui funções próprias para as devidas obrigações. É só consultar o manual dos mesmos. Outra ótima base de leitura são os seguintes: Site da Daruma área para desenvolvedores; existem vídeos no Youtube com palestras do nosso amigo Claudenir desmistificando algumas coisas.

Sobre o TEF também ... você precisa ter as rotinas funcionando. Mas não é bicho de sete cabeças não.

Sobre a assinatura dos arquivos, como eu já citei existem nas DLL´s dos ECF´s funções para isso. Mas se preferir criar funções suas, dê uma olhada neste post https://pctoledo.org/forum/viewto ... it=openssl
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

AlaminoJunior, obrigado pela resposta.

Nas minhas buscas pela NET ja li varios topicos seus e me ajudaram muito. Obrigado.

Li que para SP o software nao precisa ser homologado, basta cadastrá-lo no posto fiscal. Gostaria de saber se isso ainda é válido e se tem alguma restrição para o software cumprir.

Digo porque hoje, meu sistema podera imprimir tanto concomitente como apenas no encerramento do pedido vai depender da configuração que o cliente escolher no sistema, mesmo assim, o software será aceito? Eles não pedem pra ver o sistema em funcionamento? Entrega dos fontes?

Quanto a homologação para o PAF vi que você ficou indignado com o valor de 1.500 reais para homologação, o que também acho muiiitissimo errado. Você sabe se algum orgão se pocisionou sobre esse assunto?

Parece que são 12 horas de homologação, pergunto, se tiver o PAF-ECF pra homologar e outro software SG (nesse caso precisaria homologar por iria fazer as PRE-VENDAS, DAVs), o valor é por software ou por homologação independente da quantidade de aplicativos?

E em se tratando de PAF que diz que os DAV tem que serem encerrados antes da emissão da REDUÇÃO Z, emitindo-os na IF e cancelamento em seguida, isso significa que o prazo dos orçamentos no sistema será diário, ou seja, nao posso mante-los no sistema depois da Z. Atualmente no meu sistema, o ORCAMENTO fica 7 dias disponivel caso o cliente retorne neste prazo ja tá com os itens lá (claro que sem reserva de estoque). Iremos perder essa funcionalidade, o que vc acha?

Sao varias perguntas que creio que são dúvidas de muitos.

Bom domingo.
Ate+
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

Boa noite.
Você precisa somente fazer um cadastro seu e dos softwares, bem simplificado no Posto Fiscal Eletrônico - SP. E não é necessário depósito de fontes ou certificações.

Impressão concomitante é uma coisa que em tempos de PAF-ECF começa a tomar outra cara. Participei de algumas palestras com o Claudenir da Daruma, certificadores PAF, etc ... e baseado no que ví e ouví, eles chegaram num consenso (graças a Deus) de que: o item sendo impresso no ecf e imediatamente mostrado no dispositivo de visualização é impressão concomitante. Não importa se está armazenado em buffer, txt, dbf, sql, etc... Portanto, apesar de o PAF ainda não ser exigido aqui, nos deixa um pouco mais à vontade nesse sentido.

Sobre o custo, está do mesmo jeito: R$ 1.500,00 por 12 horas de certificação onde você pode homologar quantos aplicativos conseguir (Polimig-MG). Se conseguir certificar e ainda sobrar tempo, fica num banco de horas para a próxima. A notícia boa é que aqui no estado de São Paulo temos a Polimig que é de MG, mas vem prestando um bom serviço para as software-houses (também...por R$ 1.500,00 ...) com suporte telefônico, e-mail, participando de palestras e mostrando o que mais pesa no momento da certificação. Sem dúvida o pessoal lá tem muito boa vontade e está bem a par da questão.

Na verdade são coisas distintas: Orçamento, DAV e pré-venda. O DAV na prática será o orçamento para o cliente. Ele terá um layout padrão. Ele poderá ser emitido em impressora comum ou num relatório gerencial no ECF, dependendo aí da legislação estadual.
A pré-venda é essencial em alguns estabelecimentos que fazem venda no balcão e o cliente se dirige ao caixa para finalizar a compra.
Dependendo do ramo de atividade (auto-serviço), o aplicativo não precisa gerar nem pré venda e nem dav.
Na prática toda pré-venda precisa obrigatoriamente virar um cupom fiscal.
Resumindo ... a ordem da coisa sería:
Emitiu DAV (Orçamento), cliente vai concretizar a compra ? se sim, o DAV (orçamento) vira pré-venda para posterior emissão do cupom fiscal.
O que precisa virar cupom fiscal e posteriormente ser cancelado é a pré venda. Isso no caso de desistência do cliente ou outro problema.
Como material de motivação técnica e espiritual :)) , indico alguns vídeos no Youtube. Pesquise por "6º Fórum DN Automação PAF-ECF"
Se trata de uma das palestras sobre PAF-ECF entre outras coisas, ministradas pelo Claudenir e com apoio dos certificadores da Polimig.
Boa sorte meu caro.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Responder