Sped Contábil
Moderador: Moderadores
Re: Sped Contábil
Amiguinho José Quintas,
Fico feliz em saber que terminou sua implantação do SPED Contábil. Tenho um sistema de contabilidade que foi desenvolvido em 1999, para um contador amigo meu, o que ocorre é que ele me ligou "super preocupado" pois uma de suas empresas teve que migrar para o sistema tributação Lucro Real, o que força ele a entregar o SPED Contábil.
- Baixei o programa validador e os manuais, bem como o plano de contas referêncial e espero amanhã mesmo começar as alterações necessárias para que possa ajudá-lo.
- Gostaria de saber se teria como o amigo me explicar os passos necessários para se "errar menos" durante este desafio de criar mais esta exigência do governo, algo tipo um guia prático de como fazer o arquivo.
Desde já agradeço muito a atenção!
Sds,
Júlio.
Fico feliz em saber que terminou sua implantação do SPED Contábil. Tenho um sistema de contabilidade que foi desenvolvido em 1999, para um contador amigo meu, o que ocorre é que ele me ligou "super preocupado" pois uma de suas empresas teve que migrar para o sistema tributação Lucro Real, o que força ele a entregar o SPED Contábil.
- Baixei o programa validador e os manuais, bem como o plano de contas referêncial e espero amanhã mesmo começar as alterações necessárias para que possa ajudá-lo.
- Gostaria de saber se teria como o amigo me explicar os passos necessários para se "errar menos" durante este desafio de criar mais esta exigência do governo, algo tipo um guia prático de como fazer o arquivo.
Desde já agradeço muito a atenção!
Sds,
Júlio.
xHarbour 1.2.1 (simplex) + BCC 5.8.2 + Hwgui + SQLRDD
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
e-mail: jelias@tpnet.psi.br
Clipper 5.2e / Blinker 7
Júlio Cézar Elias
e-mail: jelias@tpnet.psi.br
- JoséQuintas
- Administrador

Tá mais fácil que nota fiscal eletrônica.
Ele tem 3 fases de validação, então aproveita e vai fazendo em partes.
Fase 1:
Começa fingindo que está tudo pronto, colocando o bloco inicial, o bloco de totais e o bloco final, e manda validar.
Ao validar, ele mostra qual o bloco que falta na sequência.
Vai preenchendo conforme ele reclama e vai validando.
Desta forma, vai poder ir acrescentando um bloco de cada vez, e já ir validando.
Terminou esta fase, vai estar com o arquivo completo, com todos os blocos.
Fase 2:
Quando tudo passa pela fase 1, o validador começa a verificar o conteúdo.
Vai reclamar de número de documento inválido, ou formato inválido, algum complemento do que não fez na fase 1.
Fase 3:
Checagem contábil.
O validador vai comparar totais de lançamentos com totais do "balancete" (no sped são chamados saldos diários, mesmo sendo mensais).
Então ajuste aonde reclamar, caso tenha algum problema.
Fase 4:
Gerar de um ano inteiro.
Após um mês passar por completo no validador, aí você se preocupa com o ano inteiro.
Nada anormal, mas tem a ordem certa de fazer isso, e pode confundir um pouco.
Melhor fazer todos os testes com um único mês, e deixar este acerto para o final.
Me perdi um pouco nesta, mas acabei resolvendo.
Pra facilitar e enxugar o fonte, eu criei algumas funções.
Nada extraordinário, tipo... FormatoData(diario->DataLancto), FormatoValor(diario->Valor).
Isso facilita na hora do fonte.
E usei meu jeito tradicional, igual nota fiscal eletrônica, esticando o fonte, mas pra olhar o manual apenas uma vez. (ou pelo menos reduzindo as olhadas).
E é isso. Fazendo nesse roteiro, vai ser tranquilo.
Ele tem 3 fases de validação, então aproveita e vai fazendo em partes.
Fase 1:
Começa fingindo que está tudo pronto, colocando o bloco inicial, o bloco de totais e o bloco final, e manda validar.
Ao validar, ele mostra qual o bloco que falta na sequência.
Vai preenchendo conforme ele reclama e vai validando.
Desta forma, vai poder ir acrescentando um bloco de cada vez, e já ir validando.
Terminou esta fase, vai estar com o arquivo completo, com todos os blocos.
Fase 2:
Quando tudo passa pela fase 1, o validador começa a verificar o conteúdo.
Vai reclamar de número de documento inválido, ou formato inválido, algum complemento do que não fez na fase 1.
Fase 3:
Checagem contábil.
O validador vai comparar totais de lançamentos com totais do "balancete" (no sped são chamados saldos diários, mesmo sendo mensais).
Então ajuste aonde reclamar, caso tenha algum problema.
Fase 4:
Gerar de um ano inteiro.
Após um mês passar por completo no validador, aí você se preocupa com o ano inteiro.
Nada anormal, mas tem a ordem certa de fazer isso, e pode confundir um pouco.
Melhor fazer todos os testes com um único mês, e deixar este acerto para o final.
Me perdi um pouco nesta, mas acabei resolvendo.
Pra facilitar e enxugar o fonte, eu criei algumas funções.
Nada extraordinário, tipo... FormatoData(diario->DataLancto), FormatoValor(diario->Valor).
Isso facilita na hora do fonte.
E usei meu jeito tradicional, igual nota fiscal eletrônica, esticando o fonte, mas pra olhar o manual apenas uma vez. (ou pelo menos reduzindo as olhadas).
Código: Selecionar todos
// É só pra dar a idéia, não é o fonte da geração
Set Alternate To Sped.Txt
Set Alternate On
Set Console Off
cBarra = "|"
GeraRegI001() // Dados da empresa
GeraRegI010() // Dados dos socios
GeraReg9999() // Totais
Set Console On
Set Alternate Off
Set Alternate To
Return
// Registro I001 - Dados da empresa
Static Function GeraRegI001()
?? cBarra
?? "I001" // Tipo de Registro
?? cBarra
?? FormatoData(dDatIni) // Data Inicial no formato aaaa-mmm-dd
?? cBarra
?? FormatoData(dDatFim) //Data Final
?? cBarra
?
Return NIL
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
Jose Boa Tarde. Poderia tirar umas duvidas minha ? se precisar msn=email: cpaiva@netsite.com.br
BOM estou validando o arq e ate CONSEGUI gerado zero ERRO, somente com AVISOS
+ para isso enibi a demonstracao de resultado do jeito que faço ele esta acusando problemas.
Basicamente minha duvida e´sobre conseitos tipo:
TO gerando Tudo referente a 12/2009 + é isso mesmo OU teria que gerar mes a mes de 01 a 12 /2009 ?
quando gero os registro de BAlanço Patrimonial J100 ele da avisos que NAo gerei o correspondente I050 (indicacao de codigo de Aglutinacao) Preiso gerar ? nao entendi a que se refere EU nao uso Plano de Centro de Custo
BOM agradeço desde ja
paiva
BOM estou validando o arq e ate CONSEGUI gerado zero ERRO, somente com AVISOS
+ para isso enibi a demonstracao de resultado do jeito que faço ele esta acusando problemas.
Basicamente minha duvida e´sobre conseitos tipo:
TO gerando Tudo referente a 12/2009 + é isso mesmo OU teria que gerar mes a mes de 01 a 12 /2009 ?
quando gero os registro de BAlanço Patrimonial J100 ele da avisos que NAo gerei o correspondente I050 (indicacao de codigo de Aglutinacao) Preiso gerar ? nao entendi a que se refere EU nao uso Plano de Centro de Custo
BOM agradeço desde ja
paiva
- JoséQuintas
- Administrador

Sobre a geração: é sempre referente a um ano inteiro.
Também demorei um pouco pra entender o jeito de organizar os registros pra mais de um mês.
Sobre demonstração/balanço, Imagine o seguinte:
No Sped, Demonstração de Resultado e Balanço não tem relacionamento com plano de contas, eles são totalmente configurados pelo grupo I050.
No método tradicional, é só gerar exatamente igual ao plano de contas e pronto, com centro de custo em branco.
Mas achei esquisito o tratamento de centro de custo pelo Sped.
Ele é tratado como uma subdivisão da conta.
Espero que nenhum cliente precise dele, porque complica um pouco as coisas.
Também demorei um pouco pra entender o jeito de organizar os registros pra mais de um mês.
Sobre demonstração/balanço, Imagine o seguinte:
No Sped, Demonstração de Resultado e Balanço não tem relacionamento com plano de contas, eles são totalmente configurados pelo grupo I050.
No método tradicional, é só gerar exatamente igual ao plano de contas e pronto, com centro de custo em branco.
Mas achei esquisito o tratamento de centro de custo pelo Sped.
Ele é tratado como uma subdivisão da conta.
Espero que nenhum cliente precise dele, porque complica um pouco as coisas.
José M. C. Quintas
BOa Obrigado pela Atenção
se tenho que gerar UM ano todo ...
I050 Plano de contas (um so como nao tem saldo nao afeta Nada) OK
I150 Saldo periodico (UM para cada MES ) |?
I155 Detalhe dos saldos Periodicos ( analiticas do MES ) ?
I200 Lançamentos (do mes)
I250 Partidas do Lançamento ( do mes)
I355 Detalhe saldo ANTES do encerrramento (somente quando MES = 12 ) ?
J001 J005 J100 (Um para cada MES) ?
A abertura e enceramento Tambem sao UM para cada MES ?
OU seja como fica o arquivo com N mese dentro ?
VC poderia me mandar UM PAra eu ver como ele esta Organizado ?
cpaiva@netsite.com.br
OB
Paiva
se tenho que gerar UM ano todo ...
I050 Plano de contas (um so como nao tem saldo nao afeta Nada) OK
I150 Saldo periodico (UM para cada MES ) |?
I155 Detalhe dos saldos Periodicos ( analiticas do MES ) ?
I200 Lançamentos (do mes)
I250 Partidas do Lançamento ( do mes)
I355 Detalhe saldo ANTES do encerrramento (somente quando MES = 12 ) ?
J001 J005 J100 (Um para cada MES) ?
A abertura e enceramento Tambem sao UM para cada MES ?
OU seja como fica o arquivo com N mese dentro ?
VC poderia me mandar UM PAra eu ver como ele esta Organizado ?
cpaiva@netsite.com.br
OB
Paiva
- alaminojunior
- Colaborador

Quero aproveitar o tópico e perguntar aos mais experimentados o seguinte:
Ouço e vejo falar sobre Sped Contábil e Fiscal e por isso gostaria de saber que tipo de informações precisamos ter em banco de dados para montar tais arquivos ?
Trabalho com softwares para PDV e Retaguarda no comércio varejista, e agora mais recentemente surgiram clientes que usam NFe. Procuro armazenar tudo.
Esta "obrigatoriedade" se aplica à esses ramos de atividade ?
Ouço e vejo falar sobre Sped Contábil e Fiscal e por isso gostaria de saber que tipo de informações precisamos ter em banco de dados para montar tais arquivos ?
Trabalho com softwares para PDV e Retaguarda no comércio varejista, e agora mais recentemente surgiram clientes que usam NFe. Procuro armazenar tudo.
Esta "obrigatoriedade" se aplica à esses ramos de atividade ?
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
OPA
Olhei um ex de arq da receita Ai deu para entender melhor
+ la pesar de estar falado 010106 a 311206
so tem UM mes de JAneiro nos reg I150 e I155
ENTAO eu pergunto
teria que ter UM I150 e N I155 par acada MES é isso ?
I150 01/01/10 a 31/01/10
N 1555 com os saldo do final do mes JANEIRO
depois
I150 01/02/09 ate 28/02/09
N 1555 com os saldo do final do mes FEVEREIRO
assim por diante ?
Ob Paiva
PARA TODOS eu ja postei VArias Vezes o que tenho de Spede Contabil, FISCAl e NFE
quem quizer basta contactar que mando e ainda explico
e sem COBRAR NADA
paiva
Olhei um ex de arq da receita Ai deu para entender melhor
+ la pesar de estar falado 010106 a 311206
so tem UM mes de JAneiro nos reg I150 e I155
ENTAO eu pergunto
teria que ter UM I150 e N I155 par acada MES é isso ?
I150 01/01/10 a 31/01/10
N 1555 com os saldo do final do mes JANEIRO
depois
I150 01/02/09 ate 28/02/09
N 1555 com os saldo do final do mes FEVEREIRO
assim por diante ?
Ob Paiva
PARA TODOS eu ja postei VArias Vezes o que tenho de Spede Contabil, FISCAl e NFE
e sem COBRAR NADA
paiva
Boa
Coloquei os 12 meses e...
ZEROU !!!!!!!!
so queria tirar esse aviso + nao estou entendendo o porque desta msg:
O valor informado nas contas de maior detalhamento do registro do Balanço Patrimonial não
corresponde à soma dos valores informados nos registros de Saldos Periódicos na mesma data.
no balanço pego a realizado do MES 12 APOS o ZERamento da receita/despesa + tambem JA peguei Antes de ZERAR e a msg e´a mesma
saldos periodicos na mesma data OU seja deve ser o que estou pegando a posicao final do mes 12 APOS o zeramento da receita /despesa
entao Porque esta dando esse aviso ?
o que estou fazendo de errado ?
Paiva
Coloquei os 12 meses e...
ZEROU !!!!!!!!
so queria tirar esse aviso + nao estou entendendo o porque desta msg:
O valor informado nas contas de maior detalhamento do registro do Balanço Patrimonial não
corresponde à soma dos valores informados nos registros de Saldos Periódicos na mesma data.
no balanço pego a realizado do MES 12 APOS o ZERamento da receita/despesa + tambem JA peguei Antes de ZERAR e a msg e´a mesma
saldos periodicos na mesma data OU seja deve ser o que estou pegando a posicao final do mes 12 APOS o zeramento da receita /despesa
o que estou fazendo de errado ?
Paiva
- JoséQuintas
- Administrador

Só?so queria tirar esse aviso + nao estou entendendo o porque desta msg:
Esse aviso significa que tem coisa errada.
Calma, nada grave, eu acho. Também apanhei um pouco nesse ponto.
Olhe com atenção a mensagem:
"O valor informado nas contas de maior detalhamento"
As contas de maior detalhamento são..... as analíticas
Compare as contas analíticas pra ver se estão com mesmo saldo, ou se por acaso indicou até as sintéticas como sendo analíticas.
O Sped comparou um registro com o outro, e o total não bateu.
José M. C. Quintas
- alaminojunior
- Colaborador

Fazendo um julgamento impreciso, mesmo sabendo a resposta não respondeu o que perguntei !paiva escreveu:PARA TODOS eu ja postei VArias Vezes o que tenho de Spede Contabil, FISCAl e NFE
e sem COBRAR NADA
Sobre o que "já postou várias vezes", cite uma apenas que atenda a minha questão.
Nota 10.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
J. Boa EU Nao respondi diretamente para vc (rs)
+ relendo sua pergunta fica dificil especificar aqui quais campos + so para ter uma IDEIA
pegue uma NF_E e veja TUDO que tem LA vc precisa guardar na entrada e na saida
quanto a Sped CONTABIL vc teria que ter a CONTABILIDADE se ja tiver BASTA gerar o Arq do sped
E ficou 1/2 vaga a resposta de uma olhado no link do sped.zip que postei que la tem os 2 prg
ai qq duvida me contact ou por msn
terei o maior prazer en ajudar
Paiva
+ relendo sua pergunta fica dificil especificar aqui quais campos + so para ter uma IDEIA
pegue uma NF_E e veja TUDO que tem LA vc precisa guardar na entrada e na saida
quanto a Sped CONTABIL vc teria que ter a CONTABILIDADE se ja tiver BASTA gerar o Arq do sped
E ficou 1/2 vaga a resposta de uma olhado no link do sped.zip que postei que la tem os 2 prg
ai qq duvida me contact ou por msn
terei o maior prazer en ajudar
Paiva
HELP
quando tem partida SIMPLES o SPED naoquer aceitar fala que esta dando diferença de valores
ele NAo aveita LAnça so a debito ou so a credito ?
ou tem qu efazer alguma MALANDRAGEM para passar ?
registros I200 e os I250
se e´partida DOBRADA pasas OK
PAiva
quando tem partida SIMPLES o SPED naoquer aceitar fala que esta dando diferença de valores
ele NAo aveita LAnça so a debito ou so a credito ?
ou tem qu efazer alguma MALANDRAGEM para passar ?
registros I200 e os I250
se e´partida DOBRADA pasas OK
PAiva
- JoséQuintas
- Administrador

O que chama de lançamento simples é um tipo de lançamento que não existe, conhecido por SACI, de uma perna só.
Na contabilidade é tudo como se fossem transferências: sempre transfere de algum lugar pra outro.
Pode existir um lançamento múltiplo, onde tem vários débitos e créditos ao mesmo tempo.
NÃO RECOMENDO, mas uma saída das piores seria transformar tudo num único lançamento.
Deve ter algum jeito no seu sistema de agrupar em blocos, se for o caso.
Na contabilidade é tudo como se fossem transferências: sempre transfere de algum lugar pra outro.
Pode existir um lançamento múltiplo, onde tem vários débitos e créditos ao mesmo tempo.
NÃO RECOMENDO, mas uma saída das piores seria transformar tudo num único lançamento.
Deve ter algum jeito no seu sistema de agrupar em blocos, se for o caso.
José M. C. Quintas
Opa Resolvi
EU permito em um LOTE Lançamentos Duplos e simples
OU seja UM duplo e 1 ou N debitos e UM ou N creditos
entao para o SPED os duplos faço na Hora e se achar algum simples no LOTE Varri denovo o LOTE para fazer UM 250 e os N 255 (referente aos simples) para fechar (rs)
ZEROU novamente (rs)
Ob pela atenção
EU permito em um LOTE Lançamentos Duplos e simples
OU seja UM duplo e 1 ou N debitos e UM ou N creditos
entao para o SPED os duplos faço na Hora e se achar algum simples no LOTE Varri denovo o LOTE para fazer UM 250 e os N 255 (referente aos simples) para fechar (rs)
ZEROU novamente (rs)
Ob pela atenção
Sped Contábil
Olá José Quintas,
Não sei se estou no tópico certo, qualquer coisa me oriente.
Estou iniciando o desenvolvimento do Speed Fiscal p/ rodar até Julho, ví neste tópico a dica que vc deu ao colega Jelias sobre as fazes p/ desenvolver o Speed Contábil.
Gostaria, por gentileza, que me desse algumas dicas p/ começar este tão árduo trabalho, tipo, se no sped fiscal possui fazes de validações como no contabil, se tiver algum exemplo p/ gerar o txt do sped fiscal, enfim, o que vc ou outros colegas tiver de documentação p/ me auxiliar agradeço.
Não sei se estou no tópico certo, qualquer coisa me oriente.
Estou iniciando o desenvolvimento do Speed Fiscal p/ rodar até Julho, ví neste tópico a dica que vc deu ao colega Jelias sobre as fazes p/ desenvolver o Speed Contábil.
Gostaria, por gentileza, que me desse algumas dicas p/ começar este tão árduo trabalho, tipo, se no sped fiscal possui fazes de validações como no contabil, se tiver algum exemplo p/ gerar o txt do sped fiscal, enfim, o que vc ou outros colegas tiver de documentação p/ me auxiliar agradeço.