xHarbour + ADODB + Progress
Moderador: Moderadores
-
Sérgio Kondo
- Usuário Nível 1

xHarbour + ADODB + Progress
Olá pessoal,
Alguém já abriu tabelas do BD Progress usando ADO? Eu até consigo conectar ao banco, porém, na hora de abrir a tabela dá erro:
|Error ADODB.Recordset/6 DISP_E_UNKNOWNNAME: OPEN Arguments: ( [ 1] = Type: C Val: SELECT * FROM tabela
|at [ 2] = Type: O Val: { TOLEAUTO Object } [ 3] = Type: N Val: 1 [ 4] = Type: N Val: 3)
O erro aparece na hora que executo a linha abaixo:
oADODBRecordset:Open( "select * from tabela", oADODBConnection, 1, 3 )
Tentei também a linha de baixo após buscar informações na internet e dá o mesmo erro:
oADODBRecordset:Open( "select * from PUB.tabela", oADODBConnection, 1, 3 )
Agradeço a ajuda.
Atenciosamente,
Sérgio
Alguém já abriu tabelas do BD Progress usando ADO? Eu até consigo conectar ao banco, porém, na hora de abrir a tabela dá erro:
|Error ADODB.Recordset/6 DISP_E_UNKNOWNNAME: OPEN Arguments: ( [ 1] = Type: C Val: SELECT * FROM tabela
|at [ 2] = Type: O Val: { TOLEAUTO Object } [ 3] = Type: N Val: 1 [ 4] = Type: N Val: 3)
O erro aparece na hora que executo a linha abaixo:
oADODBRecordset:Open( "select * from tabela", oADODBConnection, 1, 3 )
Tentei também a linha de baixo após buscar informações na internet e dá o mesmo erro:
oADODBRecordset:Open( "select * from PUB.tabela", oADODBConnection, 1, 3 )
Agradeço a ajuda.
Atenciosamente,
Sérgio
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Re: xHarbour + ADODB + Progress
Amiguinho,
Verifique se voce tem instalado o Office com Access. Ao instalar o Access a ADO??.DLL será registrada.
Verifique se o retorno de TOLEAuto() é um objeto, ex: ? oBj := TOLEAuto:New() ...
Voce esta usando xHarbour troque TOLEAuto() por CreateObject().
Verifique se voce tem instalado o Office com Access. Ao instalar o Access a ADO??.DLL será registrada.
Verifique se o retorno de TOLEAuto() é um objeto, ex: ? oBj := TOLEAuto:New() ...
Voce esta usando xHarbour troque TOLEAuto() por CreateObject().
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
-
Sérgio Kondo
- Usuário Nível 1

Amiguinho Rocinha,
Obrigado pelo retorno. O ADO está instalado corretamente, pois, conecta perfeitamente no BD Access e MySQL. O problema está só no BD Progress?
O erro que aparece é assim:
|Error ADODB.recordset/6 DISP_E_UNKNOWNNAME: OPEN Arguments: ( [ 1] = Type: C Va|
|l: Select * from PUB.integra-itens [ 2] = Type: O Val: { TOLEAUTO Object }) |
| |
|Error at ...: TOLEAUTO:OPEN(0) in Module: win32ole.prg |
|Called from : MAIN(133) in Module: TESTE.PRG |
Você saberia me dizer se o win32ole.prg não está habilitado para lidar com conexão ADO com Progress? Estou usando o xHarbour 1.0.0.
Atenciosamente,
Sérgio
Obrigado pelo retorno. O ADO está instalado corretamente, pois, conecta perfeitamente no BD Access e MySQL. O problema está só no BD Progress?
O erro que aparece é assim:
|Error ADODB.recordset/6 DISP_E_UNKNOWNNAME: OPEN Arguments: ( [ 1] = Type: C Va|
|l: Select * from PUB.integra-itens [ 2] = Type: O Val: { TOLEAUTO Object }) |
| |
|Error at ...: TOLEAUTO:OPEN(0) in Module: win32ole.prg |
|Called from : MAIN(133) in Module: TESTE.PRG |
Você saberia me dizer se o win32ole.prg não está habilitado para lidar com conexão ADO com Progress? Estou usando o xHarbour 1.0.0.
Atenciosamente,
Sérgio
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho,
O ADO não trabalha sozinho, ele necessita de pontes e para isto ele necessita que os drivers ODBC relativos ao seu database estejam instalados.
Verifique isto.
O ADO não trabalha sozinho, ele necessita de pontes e para isto ele necessita que os drivers ODBC relativos ao seu database estejam instalados.
Verifique isto.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
-
Sérgio Kondo
- Usuário Nível 1

Amiguinho Rocinha,
O driver está instalado, mas, tenho dúvida se está devidamene configurado.
Eu consigo conectar ao BD com ADODB.Connection. Após conectar o BD eu consigo ver as tabelas pelo ADOX.Catalog. Estranhamente somente ao dar select na tabela com o ADODB.Recordset é que dá o erro.
Sérgio
O driver está instalado, mas, tenho dúvida se está devidamene configurado.
Eu consigo conectar ao BD com ADODB.Connection. Após conectar o BD eu consigo ver as tabelas pelo ADOX.Catalog. Estranhamente somente ao dar select na tabela com o ADODB.Recordset é que dá o erro.
Sérgio
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho,
Verifique então na sintaxe de seu comando SELECT pois se voce passar algum parametro com aspas pode não funcionar, pois talvez o comando esteja sendo passado de forma incompleta.
Ex:
[SELECT * FROM tabela WHERE="suacritica"]
Passe assim:
[SELECT * FROM tabela WHERE='suacritica']
Comece passando SELECTs reduzidos e vá aumentando o numero de parametros para verificar onde esta truncando.
Verifique então na sintaxe de seu comando SELECT pois se voce passar algum parametro com aspas pode não funcionar, pois talvez o comando esteja sendo passado de forma incompleta.
Ex:
[SELECT * FROM tabela WHERE="suacritica"]
Passe assim:
[SELECT * FROM tabela WHERE='suacritica']
Comece passando SELECTs reduzidos e vá aumentando o numero de parametros para verificar onde esta truncando.
-
Sérgio Kondo
- Usuário Nível 1

Amiguino Rocinha,
Como é um teste inicial, estou fazendo um teste extremamente simples como "select * from tabela". Nem isso não funciona.
Sérgio
Como é um teste inicial, estou fazendo um teste extremamente simples como "select * from tabela". Nem isso não funciona.
Sérgio
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Esse ADODB do xHarbour tem a string de conexão com o PGSQL ?
No ADODB do Harbour não tem.
Tem para MySQL, ACCESS, FB, XLS não achei do PGSQL.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
No ADODB do Harbour não tem.
Tem para MySQL, ACCESS, FB, XLS não achei do PGSQL.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
-
Sérgio Kondo
- Usuário Nível 1

Itamar,
>
>Esse ADODB do xHarbour tem a string de conexão com o PGSQL ?
>
Como assim? A string não é nós que colocamos? Cada BD tem a sua string.
No caso do Progress (não é PostgreSQL) a string é esta:
StrConnection = "driver={Progress OpenEdge 10.1C Driver}" ;
+ ";DSN=" + dsn ;
+ ";HOST=" + server ;
+ ";DB=" + dsn ;
+ ";UID=" + user ;
+ ";PWD=" + pass ;
+ ";PORT=" + port ;
+ ";"
Em todo caso, consigo conectar ao BD e até listar as tabelas. O que não consigo é abrir a tabela.
Sérgio
>
>Esse ADODB do xHarbour tem a string de conexão com o PGSQL ?
>
Como assim? A string não é nós que colocamos? Cada BD tem a sua string.
No caso do Progress (não é PostgreSQL) a string é esta:
StrConnection = "driver={Progress OpenEdge 10.1C Driver}" ;
+ ";DSN=" + dsn ;
+ ";HOST=" + server ;
+ ";DB=" + dsn ;
+ ";UID=" + user ;
+ ";PWD=" + pass ;
+ ";PORT=" + port ;
+ ";"
Em todo caso, consigo conectar ao BD e até listar as tabelas. O que não consigo é abrir a tabela.
Sérgio
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho,
Me envie este database, vou fazer testes com meu ADOxB, envie para contato@5volution.com.br
Me envie este database, vou fazer testes com meu ADOxB, envie para contato@5volution.com.br
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Ola!
Rochinha essa ADOxB está totalmente funcional ?
Qual é a vantagem em se comparado ao RDDADO do harbour ?
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Rochinha essa ADOxB está totalmente funcional ?
Qual é a vantagem em se comparado ao RDDADO do harbour ?
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.