Bom dia a todos! :*
Pessoal, é o seguinte:
Estou tentando desenvolver um aplicativo para emissão de CUPOM FISCAL.... já peguei manual, drives, dicas, e tudo mais que tenho direito....
Estou utilizando a BEMAFI32.DLL com o EMULADOR.... e gostaria de solicitar ajuda dos amigos que já passaram por esse processo e já sabem quais os 'atalhos' para poder evitar ao máximo dores de cabeça...
Tô com muita dificuldade com o EMULADOR... fica dando uns erros absurdos... falta de papel (falta de papel no emulador, é mole!?)... erro de comunicação... erro de alíquota não programada, quando não estou vendendo item... e coisas desse tipo... erros quando tudo aparentemente foi feito certinho... e a minha maior dúvida é se quando eu estiver utilizando um ECF de verdade, esses erros continuarão...
Se algum amigo quiser postar aki suas experiências, tenho certeza que não somente ajudará a mim, mas também a muitos que tem esse tipo de dúvida...
Obrigado,
Um Abraço,
Janio
alguém já utilizou o emulador da Bematech?
Moderador: Moderadores
alguém já utilizou o emulador da Bematech?
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Contato:
Emulfith e Bematech Monitor
ARAGUARI-MG, 6 de março de 2005.
Prezado Janio,
Vamos lá...
- Bematech Emulfith instalado ?
http://www.bematech.com.br/suporte/down ... ulfith.zip
- Bematech Monitor instalado ?
http://www.bematech.com.br/suporte/down ... onitor.zip
DLL versão 3.6.2.0
- Bemafi32.ini configurado ? O path para criação de "BEMAFI32.CMD" e "STATUS.TXT" está Ok? Você observou que o "BEMAFI32.CMD" deve ser CRIADO em um diretório e COPIADO para outro, monitorado pelo Bematech Monitor ?
No Emulador, aba Painel Frontal, desabilite:
- Fim de Papel
- Head Up
Na aba Configuração:
PORTA SERIAL: COM1
Desabilite Porta Serial (P/Emulador, não necessita Cabos...)
- Funções mais simples já executam?
- Leitura X:
- Redução Z:
Verifique mais detalhes no "Ajuda", help que acompanha a DLL, no tópico "Configurando a DLL" e "Utilizando a DLL em aplicações 16 bits". Obviamente, quem utiliza a DLL é o Monitor Bematech, interceptando comandos válidos no "BEMAFI32.CMD", criados pelo seu Aplicativo, e enviando para o Emulador (internamente) ou para o ECF, pelo cabo serial.
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Prezado Janio,
Vamos lá...
- Bematech Emulfith instalado ?
http://www.bematech.com.br/suporte/down ... ulfith.zip
- Bematech Monitor instalado ?
http://www.bematech.com.br/suporte/down ... onitor.zip
DLL versão 3.6.2.0
- Bemafi32.ini configurado ? O path para criação de "BEMAFI32.CMD" e "STATUS.TXT" está Ok? Você observou que o "BEMAFI32.CMD" deve ser CRIADO em um diretório e COPIADO para outro, monitorado pelo Bematech Monitor ?
Código: Selecionar todos
[Sistema]
Porta=COM1
Path=C:\EMPRESA\ESTOQUE\ECF
Status=0
Retorno=1
StatusFuncao=0
ControlePorta=1
ModeloImp=BEMATECH
ConfigRede=2
ModoGaveta=0
Log=0
; EmulMFD=0
EmulMFD=1
StatusCheque=
- Fim de Papel
- Head Up
Na aba Configuração:
PORTA SERIAL: COM1
Desabilite Porta Serial (P/Emulador, não necessita Cabos...)
- Funções mais simples já executam?
- Leitura X:
cComandoECF := "045|"
cComandoECF := "071|"
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
gransoft@zipmail.com.br
Editado pela última vez por gransoft em 07 Mar 2005 20:39, em um total de 1 vez.
Olá Gransoft
:xau
obrigado por responder... vc é legal -:]
vamos lá...
Emulador e Bematech Monitor instalados e rodando certinho...
Bemafi32.ini configurado igualzinho ao seu exemplo...
Tudo conforme vc postou.... a única diferença foi com relação a DESABILITAÇÃO DA PORTA SERIAL (isso eu não tinha feito) ... no mais tá tudo certinho.
Funções
LEITURA X
REDUÇÃO Z
VENDA DE ITEM
...
...
tudo conforme as funções que vem no REMOTO.PRG da bematech.
para todos os comandos uso as funções...
function Comunica_Impressora_Fiscal( cIndice, cDados )
function Retorno_Impressora_Fiscal
function Retorno_Dados_Impressora_Fiscal
Como disse, os erros são meio malucos, do tipo daqueles que hora aparecem, ora não aparecem... exemplo:
-> abro o cupom, imprimo um item, quando peço outro item, mostra aquela telinha verde com os erros ST1....
No mais, tudo certinho.... vou continuar meus testes pra ver o que acontece... agora com a DESABILITAÇÃO DA PORTA SERIAL...
Aproveitando...
Nos exemplos da bematech, vem muitos itens de menu... coisas do tipo:
* Cadastra aliquotas;
* Programa horário de verão;
* Suprimento de caixa
* Arredondamentos;
* Truncamentos;
* Operações não fiscais... enfim... quais desses itens é NECESSÁRIO que o aplicativo fiscal tenha e quais são OPTATIVOS?
Um Abraço,
Janio
:xau
obrigado por responder... vc é legal -:]
vamos lá...
Emulador e Bematech Monitor instalados e rodando certinho...
Bemafi32.ini configurado igualzinho ao seu exemplo...
Tudo conforme vc postou.... a única diferença foi com relação a DESABILITAÇÃO DA PORTA SERIAL (isso eu não tinha feito) ... no mais tá tudo certinho.
Funções
LEITURA X
REDUÇÃO Z
VENDA DE ITEM
...
...
tudo conforme as funções que vem no REMOTO.PRG da bematech.
para todos os comandos uso as funções...
function Comunica_Impressora_Fiscal( cIndice, cDados )
function Retorno_Impressora_Fiscal
function Retorno_Dados_Impressora_Fiscal
Como disse, os erros são meio malucos, do tipo daqueles que hora aparecem, ora não aparecem... exemplo:
-> abro o cupom, imprimo um item, quando peço outro item, mostra aquela telinha verde com os erros ST1....
No mais, tudo certinho.... vou continuar meus testes pra ver o que acontece... agora com a DESABILITAÇÃO DA PORTA SERIAL...
Aproveitando...
Nos exemplos da bematech, vem muitos itens de menu... coisas do tipo:
* Cadastra aliquotas;
* Programa horário de verão;
* Suprimento de caixa
* Arredondamentos;
* Truncamentos;
* Operações não fiscais... enfim... quais desses itens é NECESSÁRIO que o aplicativo fiscal tenha e quais são OPTATIVOS?
Um Abraço,
Janio
fui...
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Contato:
Emulfith e Bematech Monitor
ARAGUARI-MG, 8 de março de 2005.
Prezado Janio,
Se você testar exaustivamente o "REMOTO.PRG", chegará à conclusão que "erros misteriosos" também acontecem... e não deveriam. Como o Emulador ainda continua na Versão 1.02, se o resultado der certo, ignore as tais mensagens.
Em tempo de "programação e testes" deixe que uma função apresente as tais mensagens. Em produção, apresente ao usuário apenas as indispensáveis, que você mesmo selecionará durante os testes, tipo "ECF INOPERANTE", ou "NÚMERO DE SÉRIE DO ECF NÃO AUTORIZADO".
Sobre funções, a princípio:
- Início do Dia (Leitura X)
- Emissão de CF
- Mapa de Memória Fiscal
- Final do Dia (Redução Z)
Em um sub-menu:
- Fechar CF Atual (falha)
- Cancelar CF Atual
- Cancelar CF Anterior
- Configurar Horário de Verão
Se o ECF for utilizado à risca, como manda o figurino, COMO CAIXA:
- Suprimento (saldo, p/troco)
- Sangria (retirada, vales)
- os tais Relatórios Gerenciais não fiscais (p/ acumular recebimentos)
- e a tal "Gaveta"...
E pedindo licença aos Moderadores, indico um link de interesse de todos os desenvolvedores ECF/TEF, pois os "feras" da Bematech e Daruma, brigam entre si, postam exemplos e tiram nossas dúvidas em Clipper/Harbour MiniGUI ali:
http://www.msdnbrasil.com.br/forum/Show ... ForumID=32
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
gransoft@zipmail.com.br
Prezado Janio,
Se você testar exaustivamente o "REMOTO.PRG", chegará à conclusão que "erros misteriosos" também acontecem... e não deveriam. Como o Emulador ainda continua na Versão 1.02, se o resultado der certo, ignore as tais mensagens.
Em tempo de "programação e testes" deixe que uma função apresente as tais mensagens. Em produção, apresente ao usuário apenas as indispensáveis, que você mesmo selecionará durante os testes, tipo "ECF INOPERANTE", ou "NÚMERO DE SÉRIE DO ECF NÃO AUTORIZADO".
Sobre funções, a princípio:
- Início do Dia (Leitura X)
- Emissão de CF
- Mapa de Memória Fiscal
- Final do Dia (Redução Z)
Em um sub-menu:
- Fechar CF Atual (falha)
- Cancelar CF Atual
- Cancelar CF Anterior
- Configurar Horário de Verão
Se o ECF for utilizado à risca, como manda o figurino, COMO CAIXA:
- Suprimento (saldo, p/troco)
- Sangria (retirada, vales)
- os tais Relatórios Gerenciais não fiscais (p/ acumular recebimentos)
- e a tal "Gaveta"...
E pedindo licença aos Moderadores, indico um link de interesse de todos os desenvolvedores ECF/TEF, pois os "feras" da Bematech e Daruma, brigam entre si, postam exemplos e tiram nossas dúvidas em Clipper/Harbour MiniGUI ali:
http://www.msdnbrasil.com.br/forum/Show ... ForumID=32
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
gransoft@zipmail.com.br
Amigo Gransoft,
Seguindo as suas dicas, desabilitei a porta serial do Emulador e mexendo aqui... mexendo ali... os erros diminuíram em 90%...
BELEZA!
A minha preocupação agora está voltada para os testes que o aplicativo fiscal terá que ser submetido por parte do FISCO, com relação ao meu Estado - Ceará...
Já procurei... procurei... procurei... e não encontrei nada! O pouco que sei foi através do seu site, onde peguei um ROTEIRO DE ANÁLISE DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS...
Não sei se muda de Estado pra Estado, não sei...
Gostaria de saber o que eles testam... o que devemos ter cuidado... como é que funciona essa... não sei muito bem se é HOMOLOGAÇÃO ou AUTORIZAÇÃO... não sei...
Janio
Seguindo as suas dicas, desabilitei a porta serial do Emulador e mexendo aqui... mexendo ali... os erros diminuíram em 90%...
BELEZA!
A minha preocupação agora está voltada para os testes que o aplicativo fiscal terá que ser submetido por parte do FISCO, com relação ao meu Estado - Ceará...
Já procurei... procurei... procurei... e não encontrei nada! O pouco que sei foi através do seu site, onde peguei um ROTEIRO DE ANÁLISE DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS...
Não sei se muda de Estado pra Estado, não sei...
Gostaria de saber o que eles testam... o que devemos ter cuidado... como é que funciona essa... não sei muito bem se é HOMOLOGAÇÃO ou AUTORIZAÇÃO... não sei...
Janio
fui...
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Contato:
Aplicativo Fiscal PED/ECF/TEF
ARAGUARI-MG, 9 de março de 2005.janio escreveu:Gostaria de saber o que eles testam... o que devemos ter cuidado... como é que funciona essa... não sei muito bem se é HOMOLOGAÇÃO ou AUTORIZAÇÃO... não sei...
Prezado Janio,
Tente "dialogar" com um Agente Fiscal... Informe-se sobre quem é o responsável nesta área (PED/ECF/TEF e SINTEGRA), na Adm.Fazendária de sua cidade.
Lembre-se de que, via de regra, um Fiscal não é Programador, e o auxílio mútuo é muito bem vindo. (Sem essa de esconder algo - sonegar/omitir informações com PED/ECF/SINTEGRA é o cúmulo da burrice - suicídio mesmo). Fazendo um bom trabalho... Marketing... A Adm.Fazendária, quando consultada, poderá até indicar-lhe como Desenvolvedor e Responsável Técnico.
O Fisco de Minas treina Agentes para "testar" um Aplicativo, com senhas, lançamentos normais e constatação sobre baixa no saldo de mercadorias - o básico.
O cuidado que se deve ter é lembrar que no PED, pode-se emitir Nota Fiscal e/ou Cupom Fiscal. Para NF, faz-se um PEDIDO/ORÇAMENTO e o FATURA, com a emissão da Nota. No CF, sem concumitância, é ao contrário: emite-se o CF item-a-item e o transforma em um PEDIDO, para as devidas operações de seu Sistema.
Se você seguir o tal roteiro, cujas exigências são o óbvio, do tipo não aceitar valores negativos, concomitância e situações do gênero, vai muito bem. É o necessário para qualificá-lo como Responsável Técnico pelo Aplicativo Fiscal e preencher a papelada burocrática. Seria a tal "AUTORIZAÇÃO p/PED", pelo Chefe da Adm.Fazendária.
HOMOLOGAÇÃO & CREDENCIAMENTO é para TEF, em São Paulo-SP. A novela é outra.
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
gransoft@zipmail.com.br
Valeu Gransoft :xau
Acho que agora é só questão de se informar mesmo... o primeiro passo já foi dado... só falta agora o 2º... 3º... 4º... hehehehehe
Valeu por todas essas informações... estava precisando muito....
Um abraço,
Janio
fui...