Integração com WebServices

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

dennys
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Integração com WebServices

Mensagem por dennys »

Caros, Boa noite!

Estou fazendo uma integração de uma aplicação em Clipper com um WebServices. Meu problema é que é clipper puro, não tenho bibliotecas do FiveWin, etc.

Existe alguma lib específica para consumo de WebServices? Se não existir pensei em usar uma função do clipper que chame um outro executável(feito em Java) que faça o consumo do WebService, neste caso o "chato" seria a leitura do XML.

Alguém ja teve algum problema parecido com o meu?

Muito Obrigado!

Atn.
Dennys Fredericci
alxsts
Colaborador
Colaborador

Re: Integração com WebServices

Mensagem por alxsts »

Olá!

Seja bem-vindo ao fórum!

Creio que esta é uma ótima oportunidade para você migrar de Clipper para [x]Harbour, com ou sem lib gráfica.

Utilize o recurso de busca do fórum e confira as vantagens que você passará a ter, começando por gerar o aplicativo em 32 bits.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
dennys
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por dennys »

Olá alxsts,

Pelo que pesquisei o [x]Harbour é um outro compilador para código clipper com mais evoluções. No ambiente que tenho hoje, existe um problema político onde eu não consigo acesso ao fonte completo do sistema, logo não vou poder usar o [x]Harbour em todo o sistema.

Pensei em criar uma lib em [x]Harbour e usar em Clipper 5.2 para fazer o consumo do serviço. Sabe me dizer se é possivel fazer isso?

Muito obrigado!

Atn.
Dennys Fredericci
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Amigo,
No ambiente que tenho hoje, existe um problema político onde eu não consigo acesso ao fonte completo do sistema, logo não vou poder usar o [x]Harbour em todo o sistema.
Não entendi muito essa colocação. Se você nao tem os fontes completos que um sistema exige para ser montado, não irá conseguir compilá-lo e linká-lo corretamente, ou seja, não irá gerar o EXE.
Pensei em criar uma lib em [x]Harbour e usar em Clipper 5.2 para fazer o consumo do serviço. Sabe me dizer se é possivel fazer isso?
Se de fato voce nao tem todos os fontes, o que adiantaria um LIB se seria necessario recompilar o sistema. E outra, creio que o [x]Harbour crie LIBs que não podem ser utilizada pelo clipper, visto que libs do clipper, tem que ser recompiladas em [x]Harbour para que possam ser utilizadas por ele. O pessoal que o utiliza, podera exclarecer esse assunto.

Talvez uma saida, fosse criar a rotina em um programa compilado em [x]Harbour e seu programa clipper chama-lo via comando RUN ou SWPRUNCMD do Blinker passando via parametro ou arquivo de texto as informações.

Boa Sorte e desculpe-me se entendi errado.
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
dennys
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por dennys »

Olá ANDRIL,

Desculpe, talvez tenho explicado da pior forma. Não tenho os fontes do sistema(por receio de roubo talvez..) então fiquei encarregado de criar uma função, lib ou qualquer coisa do genero para realizar o consumo do WebService em Clipper 5.2.

Acho que minha única saida por não ter os fontes vai ser escrever uma aplicação em java que faça o consumo e retorne o valor para o clipper....

Só não faço idéia de como retornar o valor para o clipper, talvez escrever um arquivo em algum diretório... mas não gosto desta idéia. Se alguém souber de outra ajudaria...

Muito Obrigado!!!!

Atn.
Dennys Fredericci
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Desta forma só se eu programa em clipper já tiver uma função que colha informações externas. Por exemplo, criando uma função em JAVA retornaria um arquivo (TXT, XML, etc), so que seu sistema não tem esta função que lê o layout que será gerado pela outra aplicação.

Dependendo como serão usados estes dados pelo aplicativo em clipper, o aplicativo JAVA grava em DBF (esse tem que ser um que o sistema clipper ja usa) as informações para que o seu sistema consulte essas informações e apartir delas tomar as decisões necessárias.

Mais de uma forma geral, acho dificil esse tipo de integração sem ter os fontes.

Desejo-lhe boa sorte.
Ate+
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
dennys
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por dennys »

Olá ANDRIL!

Muito obrigado pela resposta. O dono de todo código vai alterar este ponto em específico para fazer a integração com WebServices + Java + Clipper...

Mas não gosto nada da idéia de ter que consumir o WS escrever em algum lugar para ele ler depois... é algo meio "nojento".....

Muito obrigado!

Abraços!
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho,

Qual o grau de intimidade que voce tem com Clipper e com Java?

Voce pode dar uma olhada aqui e ver que estamos usando uma ferramenta que atende a este aspecto e voce poderá usa-la com Clipper tanto interativamente como compilada(Consulte o Maligno sobre isto).
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Responder