Migração para o Linux via DOSEMU com problemas
Moderador: Moderadores
Bom dia a todos, esgotei as minhas tentativas para tentar rodar programas clipper no dosemu.
Eu consigo mapear pelo LREDIR no autoexec.bat.
Quando acesso a pasta e executo o comando PROGRAMA.EXE ele não faz nada e simplesmente não aparece nada e volta para a espera de um novo comando.
Quando eu coloco a execução numa bat e rodo SCRIPT.BAT ele aparece a mensagem "Batchfile 'R:\Script.bat' not found".
Não sei mais o que fazer. Tentei usar o dosbox mas ele não funciona bem com impressoras de rede. Preciso resolver isso. essa demanda vale meu emprego.
Abraço a todos,
Vinicius Soares
Eu consigo mapear pelo LREDIR no autoexec.bat.
Quando acesso a pasta e executo o comando PROGRAMA.EXE ele não faz nada e simplesmente não aparece nada e volta para a espera de um novo comando.
Quando eu coloco a execução numa bat e rodo SCRIPT.BAT ele aparece a mensagem "Batchfile 'R:\Script.bat' not found".
Não sei mais o que fazer. Tentei usar o dosbox mas ele não funciona bem com impressoras de rede. Preciso resolver isso. essa demanda vale meu emprego.
Abraço a todos,
Vinicius Soares
-
alxsts
- Colaborador

Re: Migração para o Linux via DOSEMU com problemas
Olá!
Seja bem-vindo ao fórum Vinicius!
Aproveite a oportunidade e migre o teu aplicativo para [x]Harbour. Trabalho com Unix/Linux via Putty, gerando o executável pelo HBMake do [x]Harbour. Funciona muito bem.
Seja bem-vindo ao fórum Vinicius!
Aproveite a oportunidade e migre o teu aplicativo para [x]Harbour. Trabalho com Unix/Linux via Putty, gerando o executável pelo HBMake do [x]Harbour. Funciona muito bem.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Obrigado pela recepção.
Migrar os sistemas para linux com compilação via XHarbour ou Clip será muito complicado pois além de não ser desenvolvedor clipper, os sistemas são enormes e não temos mais programador nessa linguagem na empresa. A única solução para a minha demanda é a de emular o ambiente. Porém não está acontecendo nada.
No dosemu - se eu chamo o arquivo autoexec.bat ele funciona mas se eu chamo uma bat criada por mim ele dá "Batchfile "XXX.bat" not found".
e se eu chamdo um arquivo .EXE ele não faz nada...
Por exemplo...
C:>
C:> R:
R:> TE.EXE
R:>
Mais ou menos o q está em cima.. eu vou para o meu mapeamento R: e chamo o arquivo do programa .EXE e ele não faz nada.. e volta para o R:>
OBRIGADO MAIS UMA VEZ PELO APOIO.
E QUERIA AGRADECER AO TOLEDO PELA VALIDAÇÃO DO MEU CADRASTO!!!!
Atenciosamente
VINICIUS SOARES
Migrar os sistemas para linux com compilação via XHarbour ou Clip será muito complicado pois além de não ser desenvolvedor clipper, os sistemas são enormes e não temos mais programador nessa linguagem na empresa. A única solução para a minha demanda é a de emular o ambiente. Porém não está acontecendo nada.
No dosemu - se eu chamo o arquivo autoexec.bat ele funciona mas se eu chamo uma bat criada por mim ele dá "Batchfile "XXX.bat" not found".
e se eu chamdo um arquivo .EXE ele não faz nada...
Por exemplo...
C:>
C:> R:
R:> TE.EXE
R:>
Mais ou menos o q está em cima.. eu vou para o meu mapeamento R: e chamo o arquivo do programa .EXE e ele não faz nada.. e volta para o R:>
OBRIGADO MAIS UMA VEZ PELO APOIO.
E QUERIA AGRADECER AO TOLEDO PELA VALIDAÇÃO DO MEU CADRASTO!!!!
Atenciosamente
VINICIUS SOARES
- JoséQuintas
- Administrador

Por esse comentário, talvez os sistemas estejam compilados com Blinker ou algum linqueditor não padrão.os sistemas são enormes
Programas compilados com blinker não são exatamente programas DOS.
Faça só um teste gerando um programa simples em clipper com RTLINK pra ver se roda.
É só uma sugestão, porque não mexo com Linux, e não posso ajudar com nada além disto.
Outra opção seria ter uma máquina Windows, e usar via acesso remoto/terminal service.
Um Windows XP modificado aceita vários acessos remotos, se for o caso.
José Quintas,
Obrigado pelas dicas.
Sobre a compilação do clipper, posso afirmar que foi em RTLINK.
Sobre acesso via Putty realmente daria muito certo e ficaria excelente. Mas a minha demanda de mudança para Linux é para tirar todos os Windows da empresa e transferir para Software Livre. Então não seria uma boa solução para mim ter Windows na empresa. Problemas de fiscalização.
Desde já agradeço a todos,
Vinicius Soares
Obrigado pelas dicas.
Sobre a compilação do clipper, posso afirmar que foi em RTLINK.
Sobre acesso via Putty realmente daria muito certo e ficaria excelente. Mas a minha demanda de mudança para Linux é para tirar todos os Windows da empresa e transferir para Software Livre. Então não seria uma boa solução para mim ter Windows na empresa. Problemas de fiscalização.
Desde já agradeço a todos,
Vinicius Soares
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Se você tem todos os fontes, é só instalar o [x]Harbour no teu Linux, substituir os batches de compilação pelos .BC e gerar uma versão para Linux. Tente gerar o [x]Harbour no teu Linux e compilar um programa pequeno, para começar...
Se você tem todos os fontes, é só instalar o [x]Harbour no teu Linux, substituir os batches de compilação pelos .BC e gerar uma versão para Linux. Tente gerar o [x]Harbour no teu Linux e compilar um programa pequeno, para começar...
[]´s
"alxsts",
Não tenho conhecimento suficiente para migrar para o Xharbour. Não tenho passo a passo. Não tenho Manual... Nem tenho como corrigir problemas caso o Xharbour desconfigure alguma coisa...
Abraços,
Vinicius Soares
Não tenho conhecimento suficiente para migrar para o Xharbour. Não tenho passo a passo. Não tenho Manual... Nem tenho como corrigir problemas caso o Xharbour desconfigure alguma coisa...
Abraços,
Vinicius Soares
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Utilize o recurso de busca do fórum, disponível no canto superior direito da página. Muito material já foi postado. E você poderá contar com os colegas também.
Utilize o recurso de busca do fórum, disponível no canto superior direito da página. Muito material já foi postado. E você poderá contar com os colegas também.
[]´s
Bom dia a todos,
A princípio gostaria apenas de saber sobre meu erro no DOSEMU, não penso em migração no momento... E sinceramente se a migração for o único meio de mudar para linux, vou repensar essa mudança....
Por gentileza, alguem poderia me ajudar sobre o erro do DOSEMU...
Abraço,
Vinicius Soares
A princípio gostaria apenas de saber sobre meu erro no DOSEMU, não penso em migração no momento... E sinceramente se a migração for o único meio de mudar para linux, vou repensar essa mudança....
Por gentileza, alguem poderia me ajudar sobre o erro do DOSEMU...
Abraço,
Vinicius Soares
Alguém tem alguma idéia de como resolver o problema???
Vinicius Soares
Vinicius Soares
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Vinícius, encontrei na net uma dica de como instalar o DOSEMU e configurar para executar um programa desenvolvido em Clipper, dê uma olhada na mensagem:
Abraços,
(Link para o texto original)cruzcarneiro escreveu:Muita gente ainda tem programas Clipper em atividade e querem portá-los para o linux especificamento o kurumin, existem 2 opções de programa para rodar o seu programa clipper sem ter que recompilá-lo: O Dosemu e Dosbox, o dosbox é interessante porém não suporta impressão.
Falemos sobre o Dosemu
1. Instalação :
sudo apt-get install dosemu
Esse pacote do dosemu já vem com o freedos inslredirtalado, se você precisa de alterações específicas no config.sys e autoexec.bat, terá qua alterá-los aqui também. Vc podé instalar o MSDOS 6.22 se quiser também.
2. Opções de utilização:
2.1 "dosemu" - Vai abrir o dosemu no X
2.2 "dosemu -t" - Vai abrir o dosemu no terminal com nítido aumento de performance ficando mais rápido inclusive do que o programa original rodando no Windows 98.
3. Alterando as configurações
Todas as configurações do dosemu são feitas no arquivo /etc/dosemu/dosemu.conf
Abra o arquivo e edite o que for necessário
Editando o dosemu.conf
3.1 Dica para Acentuação e Teclado para dosemu - t
$_internal_char_set = "cp850"
3.2 Dica para Teclado para o modo x(dosemu)
modo X, com está opção abaixo o teclado pode ser melhor reconhecido. A acentuação que tem outra dica pra funcionar mas que não me lembro :
$_X_keycode = (off)
3.3 Impressão
no Kurumin é preciso acrescentar que o comando de impressão é o kprinter ao invés do lpr
$_lpt1 = "kprinter" ( O Ideal seria kprinter --nodialog para não abrir a caixa de diálogo, mas não funcionou comigo)
Problemas :
Problema comum relatado pelas pessoas é que num local onde utilizam-se máquinas linux e windows, após abertura do programa no linux, nenhuma máquina windows consegue mais abrir o programa do clipper, a solução que a maioria usa é abrir primeiro todas as máquinas o windows e só assim abrir as linux, o que é no mínimo chato. Não sei a solução.
Para mapear a rede use o comando mount -t smbfs...
Se quiser mapear pelo fstab utilize também smbfs
Outra opção é usar o smb4k, marcar para ele remapear a rede automaticamente e colocar na inicialização para chamá-lo
A partir daí edite o autoexec.bat
use o comando lredir botar seu caminho de rede como por exemplo
lredir d: linux\fs%DOSDRIVE_D%
Tou voltado a usar o dosemu, expero trocar experiências...
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Oi Vinicius, vou tentar dar o meu pitaco, sem conhecer de DOSEMU nem muito de LINUX e analisando um pouco do que você ja falou:
Estou achando que o seu problema pode estar no posicionamento onde o sistema se encontra. Experimente um exemplo simples em clipper, como "Olá mundo !" mas insira um INKEY(0) para aguardar na tela.
Desculpe não ser tão objetivo, pois poucos aqui trabalham nesse ambiente e as recomendações nem sempre são tão eficientes.
Você chama esse PROGRAMA.EXE na linha de comando ? Ou chamado pelo click do mouse ? Pode ser que até o proprio sistema tenha uma condição de saída (sem dar mensagem alguma) quando não encontrar determinado arquivo.Quando acesso a pasta e executo o comando PROGRAMA.EXE ele não faz nada e simplesmente não aparece nada e volta para a espera de um novo comando.
Em primeiro lugar eu mudaria o nome de SCRIPT.BAT para outro nome.BAT, o SO ou até mesmo o emulador pode estar confundindo com outro comando ou até mesmo BAT ja existente. Se ele dá "not found" é porque não encontrou o caminho, então eu procuraria me posicionar na pasta onde o arquivo se encontra, ou até mesmo na pasta onde o sistema se encontra.Quando eu coloco a execução numa bat e rodo SCRIPT.BAT ele aparece a mensagem "Batchfile 'R:\Script.bat' not found".
Estou achando que o seu problema pode estar no posicionamento onde o sistema se encontra. Experimente um exemplo simples em clipper, como "Olá mundo !" mas insira um INKEY(0) para aguardar na tela.
Desculpe não ser tão objetivo, pois poucos aqui trabalham nesse ambiente e as recomendações nem sempre são tão eficientes.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Primeiro OBRIGADO a Toledo e Pablo César. Vocês ajudaram demais.
Segundo acho que com as dicas que vocês deram, principalmente o Pablo, consegui isolar o problema. Eu baixei um programa em clipper "Ola Mundo! " e criei uma bat para chamá-lo.. coloquei os dos arquivos no C: do dosemu e eles funcionaram.
O problema estar em acessar bat's e exe's em partições criadas dentro do dosemu. Acho q é permissão.
Estou evoluindo.. espero continuar contando com a ajuda de vcs..
Abraços,
Vinicius Soares
Segundo acho que com as dicas que vocês deram, principalmente o Pablo, consegui isolar o problema. Eu baixei um programa em clipper "Ola Mundo! " e criei uma bat para chamá-lo.. coloquei os dos arquivos no C: do dosemu e eles funcionaram.
O problema estar em acessar bat's e exe's em partições criadas dentro do dosemu. Acho q é permissão.
Estou evoluindo.. espero continuar contando com a ajuda de vcs..
Abraços,
Vinicius Soares