?! Regularização da profissão de informática !?

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Re: ?! Regularização da profissão de informática !?

Mensagem por billy1943 »

Somente desinformados do que são a atuação da maioria dos Conselhos (sic), criados pelo Governo Federal, em décadas passadas, podem achar que melhoriam alguma coisa para os profissionais de informática, a criação de um Conselho de TI.
Somente deveriam existir os que atuam com a parte da Saúde e Segurança públicas, de pessoas físicas.
Em países civilizados não existe essa "burocratização" excessiva, de veículos andando pelas ruas com dizeres "Serviço Público Federal", quando na verdade são veículos de alguns conselhos (sic) que nada fazem pelos inscritos além de cobrar anuidades, incluir na Dívida Ativa os que por algum motivo deixam de recolhê-las, executar na Justiça como se fossem impostos, com SELIC e tudo mais.

Para a parte das Pessoas Jurídicas, chega de regulamentações.
Ela é responsável pelo recolhimento de tributos e ponto final.
Se ela deixar de recolher algum tributo, não interessa quem fez o programa ou quem operou o computador, autua-se e pronto.

Só faltava incriminar os fabricantes de revolveres porque alguém foi morto por um...

O Governo Federal pelos seus Deputados e Senadores deveriam fazer uma ampla REFORMA TRIBUTÁRIA para acabar com essa fúria legisferante e regulamentatória que nos está asfixiando.

Recentemente vi um comprovante de venda de uns jogos de videogame trazidos dos Estados Unidos da América e lá constava o seguinte:

Jogo X ................................................ US$ 29,99
Valor taxável total .................................. US$ 29,99
Taxação ............................................. US$ 2,62

taxa % = 8,7362454 (isto é tudo o que o comerciante vai recolher para o Fisco dos USA, sem que nenhum industrial ou comerciante tenha pago antes a título de tributo de valor agregado)

QUANDO O GOVERNO DAQUI TERIA CORAGEM DE ESTABELECER SISTEMA IDÊNTICO ????

A minha resposta à enquete é:

NÃO
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Eros »

Esses picaretas podem criar os que quiser... isso é coisa de babaca que sai de faculdade sem saber o que fazer da vida, ja que a maioria dos cursos voltados para area de informatica o estudante sai cru de tudo.

Eu nao me filiaria, nem me inscreveria, nao participaria de qualquer conselho de informatica, conforme citado. E nao vejo como e nem porque esse conselho iria me tirar do mercado.

As empresas que contratam meus serviços, me pagam pelo que eu sei fazer, nao por papeis, diplomas, carteirinhas que eu tenho, alias nem diplamo de faculdade eu tenho, porque nunca fui atras, nao o busquei (tinha que pagar para pegar o canudo).

Sou contra a criação de conselhos, isso é igual sindicatos, so servem para encher o bolso de malandros preguiçosos.

Me mostrem qual conselho ou sindicato que realmente representam a categoria ? Os conselhos de contabilidade por exemplo, deveriam fiscalizar a concorrencia desleal entre contadores, nada fazem a nao ser cobrarem anuidades cada vez mais caras.

Os CRM´s o que fazem ? Tem medicos por ai, agindo como vendedores para laboratorios, empurram remedios em pacientes sem necessidades so para ganharem creditos e grana dos laboratorios, e os CRM´s nada fazem.

Quando alguem questiona um desses conselhos, eles dizem: Ah, mas ninguem denunciou. Ora, se for preciso a gente fazer denuncia, entao eles nao precisam existir, pois umas das principais funções deles é fiscalizarem.

Ficaram tudo igual ministerio publico: So funciona alguma coisa, quando tem uma camera de tv para mostrar o cara, senao, nao vira nada.

Pra que criar conselhos de informatica ? Vai ajudar quem ? Esses conselhos nao organizam nada, nenhum deles em suas respectivas areas fazem nada, a nao ser arrecadar muito e o presidente deles, sempre gastam como querem a grana.

Outra coisa. Sera porque todo presidente de sindicato ou conselho, quando entra, quer se perpetuar no cargo ?? E a maioria deles ficam ricos rapidamente ?? Sera porque ?

Vejam os sindicatos do comercio, em suas diversas categorias. Os presidentes estão la a mais de 20 anos, e so saem quando morrem. E olha que logo que entram, começam a aparecer no meio de politicos, afim de buscarem mais dinheiro facil.

Alguem me conteste por gentileza....
sambomb
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por sambomb »

@Eros
Não sei em qual área que você atua, mas na empresa que eu trabalho temos 2 aplicativos que realizam vendas, sendo assim acabaram se enquadrando no PAF, Sintegra, SPED, e outras siglas....

Eu sou o responsável pela comunicação com as impressoras fiscais, temos 4 modelos implementados, tirando as variações em versão térmica e matricial, e eu acredito que caso a nossa classe fosse organizada e tivesse um conselho ele teria tido pelo menos a chance de reinvindicar uma padronização entres as impressoras, tarifas para homologação gratuitas ou pelo menos mais baratas, menos exigências para os aplicativos....

Da forma que está hoje, está uma bagunça! Nós pagamos imposto, trabalhamos para o governo e somos os culpados caso o cliente sonegue de alguma forma, ou caso o cliente perca os dados que o governo vai usar.

Você mesmo já disse que não participa de nenhum conselho, então você não poderia dar uma opnião tão firme quanto aos conselhos, mas creio que os conselhos estejam tão mal vistos pois as pessoas não tem interesse neles, apenas entram porque são obrigadas e se contentam em apenas pagar a anuidade, não reinvidicam nada, não opinam em nada, não participam de nada, sendo assim os presidentes se tornam vitalicios e os sindicatos estagnados.

Sei da existencia de aplicativos que deveriam estar enquadrados no PAF mas que tem facilidades para a sonegação, como a venda sem passar pelo ECF... teria que ser denunciado para o Fisco mas isso iria gerar uma multa para o concorrente e com certeza dificultaria a necessidade de lidar com eles, pois as vezes isso se faz necessário na migração de um cliente por exemplo... com a existencia de um conselho poderia ser requisitada uma intervenção, ou algo do gênero...
Imagem

Rca Sistemas - Itaocara - RJ
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

acredito que caso a nossa classe fosse organizada e tivesse um conselho ele teria tido pelo menos a chance de reinvindicar uma padronização entres as impressoras, tarifas para homologação gratuitas ou pelo menos mais baratas, menos exigências para os aplicativos....
Vejo uma confusão de sua parte: a função de um conselho regulatório não é reivindicar qualquer coisa ou mesmo proteger o profissional. Sua função constitucional é regular a prática da profissão e assim, proteger o consumidor. Reivindicações, como a que citou, são atribuições dos sindicatos de classe, que já existem. A própria SBC (Sociedade Brasileira de Computação) pode realizar esse trabalho em âmbito nacional. E tem feito, sobretudo, indo contra a regulamentação da nossa profissão. Não deu certo regular essa profissão em nenhum país desenvolvido, do chamado primeiro mundo, que estão muito à nossa frente. Porque daria certo no Brasil?
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Eros »

Bom, meu amigo.. o que eu ia lhe falar como resposta, o amigo Maligno, falou e falou muito bem.. Ja temos sindicatos que representam-nos nas areas de informatica, contabilidade, etc, etc.. Mas eles reivindicaram algo a nosso favor ? Eles so servem para nos cobrarem taxas, anuidades. Aqui em Goiás especificamente, o sindicato das empresas de informatica, possuem um software para escritorio de contabilidade que é fornecido quase de graça aos contadores, ou seja o sindicato que deveria nos representar, é nosso concorrente, eles dão o programa aos contadores, enquanto que um de nos programadores poderiamos estar tento algum faturamento com isso. Agora, o sindicato é bancado as nossas custas, e serviu para concorrer deslealmente conosco. Continua valendo a minha percepção de que conselho de informatica nao vai nos ajudar em nada, antes, vai é gerar mais taxas, despesas e encargos para nós, os profissionais, e os sindicatos que ja existem e que deveriam nos representar, nao o fazem. Isso é fato.
billy1943
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por billy1943 »

O que o Eros escreveu está tudo muito certo, sim !
Existem hoje um monte de sindicatos que atuam contra seus próprios associados, mudando até resultado de reuniões quando se decide alguma coisa em favor deles, e depois na Justiça Trabalhista constam que foi o Sindicato que referendou algum acordo e o Sindicato representa os trabalhadores...

Quando aos Conselhos em geral, tanto quanto os Sindicatos, deveriam prestar conta do que arrecadam, mas pergunto:
"Alguém já viu um balancete ou balanço de algum deles ?"

Seus diretores não prestam contas a ninguém, perpetuam-se no cargo, por menor que seja na estrutura, não saem de forma alguma e por aí vai.

Querer que algum Conselho elimine concorrência desleal praticada por quem quer que seja é muito devaneio.

Alguém citou o caso dos ECF.
Vejamos, nós programamos inteiramente a NFE (Nota fiscal Eletrônica), mandamos para o Governo Federal e Estadual tais dados, com valores vultuosos, e ninguem veio perguntar quem foi que programou ou preparou os dados para o envio. Porque ?

"Porque a empresa quando faz o envio tem o Certificado Digital para afirmar: somos nós que estamos enviando, e estamos assinando e certificando essa NFE, que é responsabilidade nossa."

No caso do ECF o Fisco exige saber quem está programando o terminal, para evitar que alguma venda não seja passada por ele. O mesmo pode ocorrer na NFE. Basta não gerar a interface para o SEFAZ ou ACBR, etc.

Porque a diferença de tratamento ?

Por último, já bastam os empecilhos normais das regulamentações que mudam a todo hora, por meio de Portarias, Instruções Normativas, alterando tratamento de impostos, alíquotas, códigos NCM, CFOPs, etc., e ainda vão querer Conselhos (sic) para regularização dos técnicos Analistas/Programadores ?

Fala sério !
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Sendo curto e grosso:
Trabalho a décadas em informática, e isso nunca fez falta.
Já tenho contas demais pra pagar, pra ficar inventando outras.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Caraca José, você falou pouco mas falou TUDO, grande mestre... :{
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Por coincidência, no assunto de necessidades idiotas e gastos extras, acabou de rolar isto em outro grupo:
Nós temos duas empresas no grupo, uma enquadrada no regime normal (desenvolve sistemas com CNAE indicando tal atividade) e outra enquadrada no regime simples (revenda de sistemas).
Tentamos enquadrar a primeira empresa no regime simples federal, mas esbarrou no CNAE dela e não teve jeito.
Quando efetuamos a consulta ao Estado eles disseram que se uma empresa não tiver IE não pode ter direito a desenvolver e comercializar sistemas de gestão e para tanto não poderia se enquadrar no regime do simples em virtude do CNAE.
Em outra situação fomos pessoalmente a mesa de rendas do Estado do PR e nos informaram que a categoria de desenvolvimento de sistemas enquadra-se no âmbito de serviços, só que o Estado não dá credenciamento da comercialização de NFe se você não tiver Inscrição Estadual, pois, se fossemos somente enquadrados com serviço logicamente iria pedir a baixa da IE pois não me interessaria a mesma, bastaria a Inscrição Municipal, porém, perderia meu credenciamento para NFe.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Puxa é froid mesmo, só complicam né...
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Eros »

Pessoal... acordem.. estamos no Brasil.. se os espertos podem complicar, pra que vão simplificar ?

Quanto mais complicado, mais dificil fica do povo fiscalizar. Quanto mais complicado, mais facil ficam do fisco autuar. Quanto mais complicado, mais dificil fica de se cumprir corretamente a legislação e mais facil fica de haver desvios de recursos. Quanto mais complicado, mais facil fica enganar o contribuinte. E assim que funciona a cartilha do poder no Brasil. Portanto, tem gente querendo criar conselho de TI, depois vao querer criar federaçao de TI, e tudo isso vai virar conta pra gente, operarios do setor pagar. Infelizmente, essas ideias utópicas saem das faculdades. Nos que estamos a anos ralando na area, gostaríamos sim que houvesse uma organizaçao simplificada, hovesse normas serias para atividade, até mesmo se pudesse, uma padronização das rotinas para atender os governos estaduais e federal. Mas não há essas normas, é uma bagunça generalizada, o que funciona no RS nao funciona na BA, CE, GO, é uma zona mesmo. Mas essa utopia de criar conselho de TI, o mentor ou mentores dessa sandice, so pensa em tirar algum proveito, financeiro ou politico da situação, pois nao vai resolver ou melhorar nada para nos do setor.

A gente vê todo ano sair centenas de formandos das universidades, com pouca experiencia, pouco preparados para o mercado, com milhares de ideias na cabeça, na verdade teorias, que quando colocadas em pratica, tem resultados diferente do esperado. Mas enfim, estamos no Brasil. Eu sou contra a criaçao de novas normas, contra criaçao de conselhos de TI, de registros, que so vao nos gerar mais despesas. Eu gostaria mesmo, é que os sindicatos estaduais das empresas de informatica, funcionassem de verdade, no sentido de ajudar o setor. Mas como estamos no Brasil, isso tambem é uma utopia.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Pois é... o governo gosta disso, porque o povo pensa que fica mais forte, e na prática fica mais fraco.
Podiam inventar o sindicato do cidadão, mas esse já seria o trabalho de um governo com democracia.

Quem é cidadão:
Dono de empresa, empregado, desempregado, criança, idoso, gestante, mulher, gay, lésbica, administrador e até programador.
Qualquer coisa que defenda algo diferente de cidadão não presta.

Exemplos práticos:
Criaram fila em bancos pra idosos, gestantes... mas o problema real de fila para cidadãos continua
Criaram quotas nas universidades.... mas o problema real das universidades para cidadãos escolherem quem entra continua
Criaram restrições a fumantes.... mas o problema real do cigarro de péssima qualidade que faz mal para cidadãos continua
Criaram atendimento preferencial para deficientes em centros médicos.... mas o problema real de mal atendimento ao cidadão continua
E por aí vai.
As leis existentes são uma cópia disso: cada vez mais leis que não resolvem nada.
Daria pra resumir todas as leis a dois princípios básicos do direito:
- Todos são iguais perante a lei, sem distinção de raça, cor, sexo, idade, etc.
- O direto de um termina aonde começa o direito do outro
E se olhar os exemplos práticos, eles já vão contra os princípios básicos de direito, talvez por isso não dêem o resultado que deveriam dar.

Resumindo:
Enquanto cada um só defender o seu, o governo vai continuar colocando no de todos, e aproveitando-se do que inventarem pra tirar de todos.
Nunca vi um recém formado falar sobre defender o cidadão...
José M. C. Quintas

Responder