Quando vou compilar aparece assim.

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Glauco
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Glauco »

Boa tarde, galera nao tenho muita experiencia em CLIPPER quando vou executar o codigo fonte assim fica desse modo.

Comando: RTLINK FILE FORTE.PRG
Imagem

Comando: CLIPPER FORTE.PRG
Imagem

Antes de mais nada quero agradecer atodos que estao lendo e tendo paciencia em me ajudar
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Ao compilar tente adicionar a LIB que parece ser a CT.LIB que está faltando: RTLINK FI FORTE LIB CT

Caso ainda esteja dando erro (por UNDEFINED SYMBOLS = Ausência das funções), poste o resultado. Que talvez precise de outras LIBs. Mas que pelo que parece, estaria faltando linkar outros PRGS que contém:

UNCRIPTUDO
INTERFACE
MOSTRAACU2
VIRA
CRIPTUDO
ULTIMOS5
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Glauco
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Re: Quando vou compilar aparece assim.

Mensagem por Glauco »

Entao como vc me passou eu fiz ficou assim

Imagem
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Glauco, verifique se na pasta C:\CLIP52E\LIB tem o arquivo CT.LIB ou CTP.LIB! Se você encontrar um destes dois arquivos, então deve ser falta de configuração das variáveis de ambiente do Clipper, veja o tópico abaixo:

https://pctoledo.org/forum/viewto ... =43&t=8057
Procure neste tópico por "Configurando as variáveis de ambiente".

Obs.: no tópico acima troque todas as ocorrências de "C:\CLIPPER" por "C:\CLIP52E"

E como o Pablo disse, provavelmente deve existir outros arquivos PRG que precisam ser compilados juntos com o arquivo FORTE.PRG. E também eu acho que além da CT.LIB deve precisar de alguma outra LIB.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Glauco
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Glauco »

Olha meu esta assim

AUTOEXEC.NT
SET INCLUDE=C:\CLIP52E\INCLUDE
SET LIB=C:\CLIP52E\LIB
SET OBJ=C:\CLIP52E\OBJ
PATH=%PATH%;C:\CLIP52E\BIN;C:\NG;

CONFIG.NT
FILES=200
BUFFERS=50
STACKS=9,256

Variaveis de ambiente
Imagem

Obrigado pela atenção de todos
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Glauco, olhando a imagem que você postou na sua mensagem acima, a segunda linha do campo "Variáveis de usuário para Administrador" está:

LIB = C:\CLIP52E\OBJ

O correto seria:

LIB = C:\CLIP52E\LIB

E outra coisa, você encontrou o arquivo CT.LIB ou CTP.LIB dentro da pasta C:\CLIP52E\LIB?

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Isso aí, a variável LIB está sendo desviada para C:\CLIP52E\OBJ segundo a tela capturada de "Variáveis de ambiente" no Windows. Daí vai resultar em que toda LIB não vai ser encontrada. Você deve re-editar a variável corrigindo como o Sr. Toledo mencionou. Também tem outra forma de configurar o seu ambiente para compilação com Clipper, basta criar um arquivo batch com o conteúdo que você listou do AUTOEXEC.NT. Também você vai checar na pasta C:\CLIP52E\LIB se tem o arquivo CT.LIB, caso não possua baixe do site do Maligno: http://pub.buzinello.com/xbase/clipper/ ... talled.zip extraia o CT.LIB de forma que grave na pasta C:\CLIP52E\LIB.
Também verifique na pasta onde está o sistema se existem outros PRGs, que devem possuir as funções que mencionei (UNCRIPTUDO,INTERFACE,MOSTRAACU2,VIRA,CRIPTUDO,ULTIMOS5) daí caso você localize o arquivo (tipo FUNCOES.PRG, por exemplo) você irá compilar assim:

CLIPPER FORTE
CLIPPER FUNCOES
RTLINK FI FORTE,FUNCOES LIB CT

Se persistirem os erros ao linkar, poste seu printscreen que iremos lhe orientar.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Glauco
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Glauco »

Bom fiz tudo e continuou o mesmo erro, olha vou postar o codigo e se puderem dar uma olhada... nao existe outros prg alem desse aqui.

http://www.flatwebdesign.com/codigo.txt

Quem puder dar uma analisada agradeço.
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Glauco, algumas funções são da biblioteca DGE (Link para baixar), além é claro da CT.LIB. Mas mesmo assim ainda fica faltando alguma outra LIB ou mais provavelmente um outro PRG.

Para descompilar a DGE, execute o arquivo DGE50.EXE (link acima) e informe a pasta C:\DGE no campo "Unzip to folder:" e depois clique no botão "Unzip". Depois copie o arquivo C:\DGE\BIN\DGE16.OBJ para a pasta C:\CLIP52E\OBJ e o arquivo C:\DGE\BIN\DGECL5.LIB para a pasta C:\CLIP52E\LIB. ATENÇÃO: antes de copiar estes arquivos, verifique primeiro se eles já não estão nestas pastas, caso afirmativo, não será necessário copiar novamente.

Depois para compilar, digite:

CLIPPER FORTE
RTLINK FI FORTE, DGE16 LIB CLIPPER, EXTEND, DGECL5, TERMINAL, CT

Ainda vai aparecer uma mensagem de erro, mas agora faltando apenas as funções abaixo:

UNCRIPTUDO
MOSTRAACU2
VIRA
CRIPTUDO
ULTIMOS5
INTERFACE
BINTODATE
DATETOBIN

As 5 primeiras funções acima, provavelmente seja de um outro PRG ou LIB criada pelo programador que desenvolveu o sistema.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Glauco
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Glauco »

Toledo, fiz como vc me informou e olha o que apareceu,

Imagem

Olha esta me dizendo que é so um arquivo mesmo de quem me passou mais eu to duvidando e vc esta me informando. ta dificil
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Glauco, qualquer linguagem de programação funciona assim:
Você tem o fonte da linguagem, e pode compilar e linqueditar, e gerar o EXE.
Mas além das funções da linguagem, pode usar outras, que estão em arquivos LIB separados.

No seu caso, seu programa usa funções extras.
Precisa ter a(s) LIB(s) que contém essas funções.
Caso seja alguma LIB particular desse programador, vai ter que pegar com ele.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Glauco
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Glauco »

Bom o cara me enviou os seguintes aquivos

FORTE.PRG
_ERROSYS.OBJ
BIBLIO.OBJ
DGE256.OBJ
DIVIDE52.OBJ
TIMESLIC.OBJ

Sao esses arquivos que ele me forneceu e me informou novamente que é so esses. Mais to duvidando
Editado pela última vez por Toledo em 02 Ago 2010 23:44, em um total de 1 vez.
Razão: Mensagem editada para formatação de texto em letras minúsculas. Evite postar mensagens com texto EM LETRAS MAIÚSCULAS.<br>Veja as Regras do Fórum:<br>7 - Mensagens em letras MAIÚSCULAS poderão ser editadas sem aviso prévio.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Pode até ser que tem algumas LIBs que são tão comuns pra ele, ou que a máquina dele pega automático, que ele acabou esquecendo.
Outra coisa: confirme se é pra usar Clipper 5.2 ou 5.3.
Mais outra: se o programa tem #INCLUDE "algumnome.ch", verifica se tem esse "algumnome.ch" na pasta/path.
Mais outra: Já trabalhei em suporte de programa de terceiros, onde era normal aparecer falta de funções, em rotinas não utilizadas e nunca corrigidas... cada louco com a sua mania...
Obs. Se for este último caso, no blinker é obrigatório indicar NODELETE, senão ele apaga o EXE se faltar funções.

Uma outra opção é pedir pra ele acessar sua máquina remotamente, por teamviewer ou vnc, pra ele mesmo conferir "ao vivo".
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Glauco
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Glauco »

Esta assim: do PRG

Compilar: Clipper 5.2
Auto: J.H.C
Data: 04-01-2007

José vc nao poderia acessar minha maquina remotamente para conferir?
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Glauco escreveu:Bom o cara me enviou os seguintes aquivos

FORTE.PRG
_ERROSYS.OBJ
BIBLIO.OBJ
DGE256.OBJ
DIVIDE52.OBJ
TIMESLIC.OBJ
Glauco, provavelmente estas funções faltantes estão nestes arquivos OBJ que ele lhe enviou. Então tente mais uma compilação:

CLIPPER FORTE
RTLINK FI FORTE, _ERROSYS, BIBLIO, DGE256, DIVIDE52 LIB CLIPPER, EXTEND, DGECL5, TERMINAL, CT

Obs.: todos os arquivos OBJ que você relacionou acima tem que estar na mesma pasta do FORTE.OBJ.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Responder