Amigos da comunidade Clipper,
Venho solicitar o precioso auxilio desta comunidade, pois sempre programei em Clipper e confesso que é difícil me ver programando em outra linguagem. Meus clientes internos estão solicitando que migre para ASP.NET para facilitar o acesso via internet. Venho utilizando Clipper 5.0 com linkeditor RTLINK e nunca tive problemas até o dia em que tive que rodar meus sistemas na plataforma XP. Neste ambiente o comando RLOCK() não funciona bloqueando somente o registro. Ele bloqueia o arquivo impedindo que outro usuário possa alterar dados de outro registro no mesmo arquivo. Até o windows 98 não havia este problema com o mesmo programa. Lembro que utilizo aliasses e shared new, tudo como manda a regra.
Agradeço pela ajuda.
Moraes
RLOCK() inoperante no Windows XP
Moderador: Moderadores
-
cmte.moraes
- Usuário Nível 1

-
alxsts
- Colaborador

Re: RLOCK() inoperante no Windows XP
Olá!
Seja bem-vindo ao fórum Moraes!
Realmente me causou estranheza o problema que você relata. Trabalhei muitos anos e até hoje ainda faço manutenção em sistemas Clipper sob WinXP e nunca vi este problema ocorrer.
Se possível, poste um trecho do código do teu sistema onde você faz gravação de dados, outro onde você configura o ambiente.
Informe também qual a versão do Clipper que você utiliza.
Seja bem-vindo ao fórum Moraes!
Realmente me causou estranheza o problema que você relata. Trabalhei muitos anos e até hoje ainda faço manutenção em sistemas Clipper sob WinXP e nunca vi este problema ocorrer.
Se possível, poste um trecho do código do teu sistema onde você faz gravação de dados, outro onde você configura o ambiente.
Informe também qual a versão do Clipper que você utiliza.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
-
Euclides
- Usuário Nível 3

Moraes,
Eu utilizo Clipper 5.3.
Nunca tive problemas com RLOCK (registro) ou FLOCK (aquivo) desde o Windows95 (faz tempo...) até atualmente o Windows Server 2000 com TS.
Antes, eu utilizava o Clipper 5.0 em rede Novell e nunca tive problemas.
Sugiro V. verificar EXATAMENTE o que ocorre ou mudar de versão.
T+
Euclides
Eu utilizo Clipper 5.3.
Nunca tive problemas com RLOCK (registro) ou FLOCK (aquivo) desde o Windows95 (faz tempo...) até atualmente o Windows Server 2000 com TS.
Antes, eu utilizava o Clipper 5.0 em rede Novell e nunca tive problemas.
Sugiro V. verificar EXATAMENTE o que ocorre ou mudar de versão.
T+
Euclides
-
anacatacombs
- Membro Master

- Contato:
Eu também nunca tive problemas com o RLOCK..
Poste sua rotina, por favor..
Dessa forma poderemos analisar melhor.
[]'s
Ana
Mas fica reforçado o pedido, fiquei curiosa.
Poste sua rotina, por favor..
Dessa forma poderemos analisar melhor.
[]'s
Ana
Putz, nem tinha notado que vc já tinha pedido.. sabe como é Domingo de manhãAlxsts escreveu:e possível, poste um trecho do código do teu sistema onde você faz gravação de dados, outro onde você configura o ambiente.
Mas fica reforçado o pedido, fiquei curiosa.
Uso XP normalmente com rotinas de bloqueios [F][R]Lock e não tenho este problema.
Faça um teste, instale seu sistema em outra maquina com XP para ver se ocorre o mesmo problema. Para fazer teste de rede, pode-se usar na mesma maquina, duas sessoes do seu aplicativo, assim simula a rede.
Pode ser problema no gerenciador de rede do seu XP, se for isso, tente reinstalar a sua placa de rede. Tente tambem desativar o CACHE de disco do XP para que nao fique pendencias na memoria do micro.
Se apos isso, continuar o problema, poste seu codigo. To abismado, um Rlock() bloquear um arquivo inteiro..., como voce mesmo disse, passou agora a utilizar o XP, entao tente instalar em outra maquina com XP para ver se resolve isso.
Boa sorte.
Faça um teste, instale seu sistema em outra maquina com XP para ver se ocorre o mesmo problema. Para fazer teste de rede, pode-se usar na mesma maquina, duas sessoes do seu aplicativo, assim simula a rede.
Pode ser problema no gerenciador de rede do seu XP, se for isso, tente reinstalar a sua placa de rede. Tente tambem desativar o CACHE de disco do XP para que nao fique pendencias na memoria do micro.
Se apos isso, continuar o problema, poste seu codigo. To abismado, um Rlock() bloquear um arquivo inteiro..., como voce mesmo disse, passou agora a utilizar o XP, entao tente instalar em outra maquina com XP para ver se resolve isso.
Boa sorte.
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg