Configuração do Autoexec.nt e Config.nt
Moderador: Moderadores
-
Spitzer
- Usuário Nível 2

Configuração do Autoexec.nt e Config.nt
Olá!
Na última postagem, explico que estou afastado há anos de programação e cito a dificuldade de um amigo imprimir em laser ou jato de tinta USB e peço sugestões ou soluções.
O outro problema, é que este mesmo amigo irá implantar o sistema em uma filial.
Porém, a filial fica noutra cidade há quase 400 km daqui, e não posso ir até lá implantar pra ele e fazer as devidas configurações.
Implantar o sistema é fácil: significa apenas limpar os DBF's de cadastro e movimento (o próprio sistema já tem estas opções) e copiar a pasta do sistema para um Pen Drive e depois copiar do Pen Drive para o PC.
Este amigo tem condições de fazer isto, mas ele não tem a mínima familiaridade com algumas configurações, tipo autoexec.nt e config.nt.
Assistência remota é inviável porque nesta filial não tem Internet (lá há um PC apenas).
Não quero criar um autoexec.nt e config.nt aqui e pedir pra ele copiar porque não sei o que tem mais neste PC.
Então pensei em criar um .bat para abrir o programa principal do sistema e estas configurações já estarem neste arquivo.
Isto é possível? Se sim, como faço? A parte do autoexec.nt é só por neste .bat, mas e as configurações do config.nt (o tal do FILES=nnn)?
Aceito outras sugestões.
Muito obrigado!
Na última postagem, explico que estou afastado há anos de programação e cito a dificuldade de um amigo imprimir em laser ou jato de tinta USB e peço sugestões ou soluções.
O outro problema, é que este mesmo amigo irá implantar o sistema em uma filial.
Porém, a filial fica noutra cidade há quase 400 km daqui, e não posso ir até lá implantar pra ele e fazer as devidas configurações.
Implantar o sistema é fácil: significa apenas limpar os DBF's de cadastro e movimento (o próprio sistema já tem estas opções) e copiar a pasta do sistema para um Pen Drive e depois copiar do Pen Drive para o PC.
Este amigo tem condições de fazer isto, mas ele não tem a mínima familiaridade com algumas configurações, tipo autoexec.nt e config.nt.
Assistência remota é inviável porque nesta filial não tem Internet (lá há um PC apenas).
Não quero criar um autoexec.nt e config.nt aqui e pedir pra ele copiar porque não sei o que tem mais neste PC.
Então pensei em criar um .bat para abrir o programa principal do sistema e estas configurações já estarem neste arquivo.
Isto é possível? Se sim, como faço? A parte do autoexec.nt é só por neste .bat, mas e as configurações do config.nt (o tal do FILES=nnn)?
Aceito outras sugestões.
Muito obrigado!
Abraços,
Ademir Spitzer
Ademir Spitzer
-
alxsts
- Colaborador

Re: Configuração do Autoexec.nt e Config.nt
Olá!
Peça para ele incluir no c:\windows\system32\config.nt a linha FILES=250 e no c:\windows\system32\autoexec.nt a linha
SET CLIPPER=F:250;DYNF:8;SWAPK:65535;SWAPPATH:"C:\"
Peça para ele incluir no c:\windows\system32\config.nt a linha FILES=250 e no c:\windows\system32\autoexec.nt a linha
SET CLIPPER=F:250;DYNF:8;SWAPK:65535;SWAPPATH:"C:\"
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Amigo, seja bem vindo novamente.
Se o S.O for XP, voce poderá personalizar seus arquivos do DOS. Voce cria os arquivos CONFIG.NT e AUTOEXEC.NT da forma que precisa e coloca dentro da pasta do seu sistema ( pasta que ele ira levar ).
Cria um atalho pelo XP, acessa PROPRIEDADES -> PROGRAMA -> AVANÇADO, onde se pode indicar os arquivos de configurações do DOS que seu programa irá usar. Provavelmente esta opção estara preenchida assim:
Assim, nao precisa alterar os parametros, que por ventura ja estejam configurados para serem utilizados por outros programas.
Boa Sorte.
Se o S.O for XP, voce poderá personalizar seus arquivos do DOS. Voce cria os arquivos CONFIG.NT e AUTOEXEC.NT da forma que precisa e coloca dentro da pasta do seu sistema ( pasta que ele ira levar ).
Cria um atalho pelo XP, acessa PROPRIEDADES -> PROGRAMA -> AVANÇADO, onde se pode indicar os arquivos de configurações do DOS que seu programa irá usar. Provavelmente esta opção estara preenchida assim:
basta colocar%SystemRoot%\SYSTEM32\AUTOEXEC.NT
%SystemRoot%\SYSTEM32\CONFIG.NT
Coloca esse atalho dentro da mesma pasta, assim que ele copiar a pasta para o novo micro, basta acessar a pasta e copiar o atalho para o DESKTOP.c:\minhapasta\AUTOEXEC.NT
c:\minhapasta\CONFIG.NT
Assim, nao precisa alterar os parametros, que por ventura ja estejam configurados para serem utilizados por outros programas.
Boa Sorte.
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
-
Spitzer
- Usuário Nível 2

Olá!
Obrigado, alxsts.
Obrigado, Andril.
Andril, fiz conforme você sugeriu, pegando os parâmetros do alxsts.
Deu (mais ou menos) certo!
Só que criando um atalho apontando para o programa não consegui localizar PROPRIEDADES -> PROGRAMA -> AVANÇADO.
Tive que criar um atalho apontando para o arquivo "command.com" e na "Linha de Comando", colocar o nome do meu programa.
Aí sim consegui localizar PROPRIEDADES -> PROGRAMA -> AVANÇADO e fazer as mudanças conforme você indicou.
O único inconveniente é que quando clico no ícone que criei, faz um bip e aparece uns caracteres estranhos na última linha da tela do DOS (comentei a linha "@echo off" do autoexec.nt para poder ouvir o bip e visualizar o que aparecia).
Aparentemente, continua tudo normal... *-)
Fiz um "Print Screen" da tela e coloquei no endreço abaixo. É só fazer download para ver (o arquivo é muito pequeno).
http://rapidshare.com/files/413370393/Tela_do_DOS.bmp
Fiz da forma correta? Ou, mesmo fazendo de uma forma não muito recomendada, posso deixar assim?
Obrigado!
Obrigado, alxsts.
Obrigado, Andril.
Andril, fiz conforme você sugeriu, pegando os parâmetros do alxsts.
Deu (mais ou menos) certo!
Só que criando um atalho apontando para o programa não consegui localizar PROPRIEDADES -> PROGRAMA -> AVANÇADO.
Tive que criar um atalho apontando para o arquivo "command.com" e na "Linha de Comando", colocar o nome do meu programa.
Aí sim consegui localizar PROPRIEDADES -> PROGRAMA -> AVANÇADO e fazer as mudanças conforme você indicou.
O único inconveniente é que quando clico no ícone que criei, faz um bip e aparece uns caracteres estranhos na última linha da tela do DOS (comentei a linha "@echo off" do autoexec.nt para poder ouvir o bip e visualizar o que aparecia).
Aparentemente, continua tudo normal... *-)
Fiz um "Print Screen" da tela e coloquei no endreço abaixo. É só fazer download para ver (o arquivo é muito pequeno).
http://rapidshare.com/files/413370393/Tela_do_DOS.bmp
Fiz da forma correta? Ou, mesmo fazendo de uma forma não muito recomendada, posso deixar assim?
Obrigado!
Abraços,
Ademir Spitzer
Ademir Spitzer
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
O Command.Com era utilizado até o Windows 98.
Sugiro que você altere o teu atalho para executar o CMD.Exe (%SystemRoot%\System32\Cmd.Exe <caminho\aplicativo.exe>)
O Command.Com era utilizado até o Windows 98.
Sugiro que você altere o teu atalho para executar o CMD.Exe (%SystemRoot%\System32\Cmd.Exe <caminho\aplicativo.exe>)
[]´s
Spitzer, se esta funcionando, beleza. Mais achei estranho o jeito como chamou o atalho usando o COMMAND.COM no XP.
Bom, eu crio o atalho pelo XP, sem necessidade de vincular o COMMAND.COM.
Faço o seguinte:
Com o atalho pronto, copio o atalho para dentro da pasta do meu sistema, assim quando instalar o sistema em outra maquina, basta puxar este atalho (de dentro da pasta) para a área de trabalho do windows.
Agora, caso nao esteja criando o atalho desta forma, possivelmente o seu config.nt e autoexec.nt estão fora de padrão ( digo os que estão na pasta system32 do XP ).
Desculpe se não tiver sido claro, espero ter ajudado.
Ate+
Bom, eu crio o atalho pelo XP, sem necessidade de vincular o COMMAND.COM.
Faço o seguinte:
Agora com ele criado, clico nele com botão direito do mouse, e vou em PROPRIEDADES-> Programa -> Avançado. e faço as alterações conforme postado anteriormente.- clico com mouse no desktop em um local vago, no menu de contexto, escolho NOVO-> ATALHO;
- em linha de comando, coloco a linha que chama o meu EXE, exemplo: C:\SISTEMA\SISTEMA.EXE;
- em nome do atalho coloque o nome que deseja dar ao atalho e clique em CONCLUIR.
Com o atalho pronto, copio o atalho para dentro da pasta do meu sistema, assim quando instalar o sistema em outra maquina, basta puxar este atalho (de dentro da pasta) para a área de trabalho do windows.
Agora, caso nao esteja criando o atalho desta forma, possivelmente o seu config.nt e autoexec.nt estão fora de padrão ( digo os que estão na pasta system32 do XP ).
Desculpe se não tiver sido claro, espero ter ajudado.
Ate+
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
- JoséQuintas
- Administrador

O resultado é o mesmo, mas costumo fazer diferente:
1. Uso Blinker, e ele permite colocar a variável CLIPPER dentro do EXE, eliminando a necessidade de mexer no autoexec.nt. Somente coloco CLIPPER=F200 dentro do EXE, blinker modo extendido.
2. No config.nt geralmente tem o files=40, então a orientação não é acrescentar uma linha, e sim alterar o número que já está lá.
3. Pra criar o atalho, geralmente vou até a pasta do sistema, pelo windows, e sobre o arquivo bat: clique da direita, enviar para, área de trabalho - criar atalho. Desta forma já fica setada a pasta de trabalho.
1. Uso Blinker, e ele permite colocar a variável CLIPPER dentro do EXE, eliminando a necessidade de mexer no autoexec.nt. Somente coloco CLIPPER=F200 dentro do EXE, blinker modo extendido.
2. No config.nt geralmente tem o files=40, então a orientação não é acrescentar uma linha, e sim alterar o número que já está lá.
3. Pra criar o atalho, geralmente vou até a pasta do sistema, pelo windows, e sobre o arquivo bat: clique da direita, enviar para, área de trabalho - criar atalho. Desta forma já fica setada a pasta de trabalho.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
Venho pedir a ajuda dos colegas para as seguintes situações:
1. AUTOEXEC.NT
- o meu autoexec.nt que fica no \windows\system32, está com todas as informações necessárias para que eu compile, linke os meus sistemas, e, também já informe os paths de todos os programas que eu mais utilizo;
- config.nt também já conta com as informações mais necessárias, tais como files, etc.
Pois bem, quando precisei formatar meu computador, tais arquivos parecem que não estão sendo MAIS percebidos pelo sistema (XP Professional) e preciso digitar na "unha" algum .bat para que os paths e os set surtam efeito;
Parece que na carga do Windows eles não estão sendo iniciados. O que pode estar ocorrendo ?
2. comando CMD
Notei que o comando acima está sendo ignorado no programa que gero, o que também acontece se eu o digitar no prompt do DOS.
Ele somente funciona no Windows->Iniciar->Executar
No prompt do DOS o comando START está funcionando normalmente, desde que o arquivo a ser aberto já seja reconhecido pelo Windows.
1. AUTOEXEC.NT
- o meu autoexec.nt que fica no \windows\system32, está com todas as informações necessárias para que eu compile, linke os meus sistemas, e, também já informe os paths de todos os programas que eu mais utilizo;
- config.nt também já conta com as informações mais necessárias, tais como files, etc.
Pois bem, quando precisei formatar meu computador, tais arquivos parecem que não estão sendo MAIS percebidos pelo sistema (XP Professional) e preciso digitar na "unha" algum .bat para que os paths e os set surtam efeito;
Parece que na carga do Windows eles não estão sendo iniciados. O que pode estar ocorrendo ?
2. comando CMD
Notei que o comando acima está sendo ignorado no programa que gero, o que também acontece se eu o digitar no prompt do DOS.
Ele somente funciona no Windows->Iniciar->Executar
No prompt do DOS o comando START está funcionando normalmente, desde que o arquivo a ser aberto já seja reconhecido pelo Windows.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Estranho isto...
O Config e Autoexec.Nt não são lidos na inicialização do Windows e sim quando você inicia cada instância do CMD.Exe (c:\windows\system32\cmd.exe).
Deve ter algo desconfigurado nos arquivos. Poste para análise.
Estranho isto...
O Config e Autoexec.Nt não são lidos na inicialização do Windows e sim quando você inicia cada instância do CMD.Exe (c:\windows\system32\cmd.exe).
Deve ter algo desconfigurado nos arquivos. Poste para análise.
[]´s
- JoséQuintas
- Administrador

Em alguns Windows XP tem tratamento diferente, não sei porque.
Verifica se tem AUTOEXEC.DOS e CONFIG.DOS. Se tiver, apague.
Alguns XP usam AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS, não sei exatamente o motivo.
Se não tomar cuidado, o bloco de notas pode salvar como autoexec.nt.txt
Acredito que você já saiba disso, mas não custa lembrar.
Tem também aquelas opções de inicialização do Windows, onde dá pra escolher pra rodar diferente do padrão.
Não sei se pode ter alguma coisa diferente lá.
As variáveis PATH, LIB, INCLUDE, etc., podem ser configuradas em:
Propriedades de meu computador, avançado, variáveis de ambiente.
Mesmo que esteja usando o AUTOEXEC.NT, convém confirmar o que está nesta configuração.
E pode configurar tudo nesta opção, assim resolve de vez.
Mais uma coisa:
Um dos problemas de usar tela cheia é que o usuário não percebe quando abre o sistema diversas vezes.
Se o usuário fizer isto, não tem CONFIG.NT que dê conta do recado.
Reli os posts, e fiquei na dúvida se o problema é na máquina de trabalho, ou em máquina de usuário.
Verifica se tem AUTOEXEC.DOS e CONFIG.DOS. Se tiver, apague.
Alguns XP usam AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS, não sei exatamente o motivo.
Se não tomar cuidado, o bloco de notas pode salvar como autoexec.nt.txt
Acredito que você já saiba disso, mas não custa lembrar.
Tem também aquelas opções de inicialização do Windows, onde dá pra escolher pra rodar diferente do padrão.
Não sei se pode ter alguma coisa diferente lá.
As variáveis PATH, LIB, INCLUDE, etc., podem ser configuradas em:
Propriedades de meu computador, avançado, variáveis de ambiente.
Mesmo que esteja usando o AUTOEXEC.NT, convém confirmar o que está nesta configuração.
E pode configurar tudo nesta opção, assim resolve de vez.
Mais uma coisa:
Um dos problemas de usar tela cheia é que o usuário não percebe quando abre o sistema diversas vezes.
Se o usuário fizer isto, não tem CONFIG.NT que dê conta do recado.
Reli os posts, e fiquei na dúvida se o problema é na máquina de trabalho, ou em máquina de usuário.
José M. C. Quintas
Os meus arquivos estão da seguinte forma:
Config.nt
dos=high,umb
device=%SystemRoot%\system32\himem.sys
files=255
device=C:\ARQUIV~1\ALWILS~1\Avast4\aswmonds.sys
Autoexec.nt
@echo off
REM AUTOEXEC.BAT nao ‚ usado para inicializar o ambiente MS-DOS.
REM AUTOEXEC.NT ‚ usado para inicializar o ambiente MS-DOS, a nao
REM ser que se especifique um arquivo de inicializa‡ao diferente
REM no arquivo de informa‡oes de programa (PIF) do aplicativo.
REM Instalar as extensoes CD ROM
lh %SystemRoot%\system32\mscdexnt.exe
REM Instalar o redirecionador da rede (carregar antes do dosx.exe)
lh %SystemRoot%\system32\redir
REM Instalar o suporte DPMI
lh %SystemRoot%\system32\dosx
PATH c:\;c:\windows;c:windows\system32;
path=%path%;d:\arj;d:\dbase;f:\clipper5\lib;f:\clipper5\bin;
PATH=%PATH%;d:\blinker\clp;d:\blinker\bin;
lh c:\windows\command\doskey.exe
set lib=f:\clipper5\lib
set obj=f:\clipper5\obj
set bin=f:\clipper5\bin
set include=f:\clipper5\include
set winpmt=Windows est ativo ! $p$g
set clipper=f255
set terminal=1
set wksnet=001
As variaveis do sistema estão com os seguintes valores:
obj f:\clipper5\obj
include f:\clipper5\include
lib f:\clipper5\lib
OS Windows NT
ComSpec %SystemRoot%\system32\cmd.exe
pathext .COM;.EXE;.BAT;.CMD;.VBS;.VBE;.JS;.JSE;.WSF;.WSH
FP_NO_HOST_CHECK NO
NUMBER_OF_PROCESS 2
PATH c:\windows;c:\windows\system32;d:\arj;d:\dbase;f:\ng
PROCESS_ARCHIT.. X86 Family 6 Model 23 Stepping 10, GenuineIntel
PROCESSOR LEVEL 6
PROCESSOR REVISION 170a
Windir C:\windows
Quando eu digito SET no prompt do DOS aparecem as seguintes definições:
ALLUSERSPROFILE=C:\Documents and Settings\All Users
APPDATA=C:\Documents and Settings\Willian\Dados de aplicativos
bin=f:\clipper5\bin
CLIENTNAME=Console
CommonProgramFiles=C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns
COMPUTERNAME=WILLIAN-DF2DD10
ComSpec=C:\WINDOWS\system32\cmd.exe
FP_NO_HOST_CHECK=NO
HOMEDRIVE=C:
HOMEPATH=\Documents and Settings\Willian
include=f:\clipper5\include
lib=f:\clipper5\lib
LOGONSERVER=\\WILLIAN-DF2DD10
NUMBER_OF_PROCESSORS=2
obj=f:\clipper5\obj
OS=Windows_NT
path=c:\windows;c:\windows\system32;d:\arj;d:\dbase;f:\ng
PATHEXT=.COM;.EXE;.BAT;.CMD;.VBS;.VBE;.JS;.JSE;.WSF;.WSH
PROCESSOR_ARCHITECTURE=x86
PROCESSOR_IDENTIFIER=x86 Family 6 Model 23 Stepping 10, GenuineIntel
PROCESSOR_LEVEL=6
PROCESSOR_REVISION=170a
ProgramFiles=C:\Arquivos de programas
PROMPT=$P$G
SESSIONNAME=Console
SystemDrive=C:
SystemRoot=C:\WINDOWS
TEMP=C:\DOCUME~1\Willian\CONFIG~1\Temp
TMP=C:\DOCUME~1\Willian\CONFIG~1\Temp
USERDOMAIN=WILLIAN-DF2DD10
USERNAME=Willian
USERPROFILE=C:\Documents and Settings\Willian
windir=C:\WINDOWS
winpmt=Windows est ativo ! $p $g
Config.nt
dos=high,umb
device=%SystemRoot%\system32\himem.sys
files=255
device=C:\ARQUIV~1\ALWILS~1\Avast4\aswmonds.sys
Autoexec.nt
@echo off
REM AUTOEXEC.BAT nao ‚ usado para inicializar o ambiente MS-DOS.
REM AUTOEXEC.NT ‚ usado para inicializar o ambiente MS-DOS, a nao
REM ser que se especifique um arquivo de inicializa‡ao diferente
REM no arquivo de informa‡oes de programa (PIF) do aplicativo.
REM Instalar as extensoes CD ROM
lh %SystemRoot%\system32\mscdexnt.exe
REM Instalar o redirecionador da rede (carregar antes do dosx.exe)
lh %SystemRoot%\system32\redir
REM Instalar o suporte DPMI
lh %SystemRoot%\system32\dosx
PATH c:\;c:\windows;c:windows\system32;
path=%path%;d:\arj;d:\dbase;f:\clipper5\lib;f:\clipper5\bin;
PATH=%PATH%;d:\blinker\clp;d:\blinker\bin;
lh c:\windows\command\doskey.exe
set lib=f:\clipper5\lib
set obj=f:\clipper5\obj
set bin=f:\clipper5\bin
set include=f:\clipper5\include
set winpmt=Windows est ativo ! $p$g
set clipper=f255
set terminal=1
set wksnet=001
As variaveis do sistema estão com os seguintes valores:
obj f:\clipper5\obj
include f:\clipper5\include
lib f:\clipper5\lib
OS Windows NT
ComSpec %SystemRoot%\system32\cmd.exe
pathext .COM;.EXE;.BAT;.CMD;.VBS;.VBE;.JS;.JSE;.WSF;.WSH
FP_NO_HOST_CHECK NO
NUMBER_OF_PROCESS 2
PATH c:\windows;c:\windows\system32;d:\arj;d:\dbase;f:\ng
PROCESS_ARCHIT.. X86 Family 6 Model 23 Stepping 10, GenuineIntel
PROCESSOR LEVEL 6
PROCESSOR REVISION 170a
Windir C:\windows
Quando eu digito SET no prompt do DOS aparecem as seguintes definições:
ALLUSERSPROFILE=C:\Documents and Settings\All Users
APPDATA=C:\Documents and Settings\Willian\Dados de aplicativos
bin=f:\clipper5\bin
CLIENTNAME=Console
CommonProgramFiles=C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns
COMPUTERNAME=WILLIAN-DF2DD10
ComSpec=C:\WINDOWS\system32\cmd.exe
FP_NO_HOST_CHECK=NO
HOMEDRIVE=C:
HOMEPATH=\Documents and Settings\Willian
include=f:\clipper5\include
lib=f:\clipper5\lib
LOGONSERVER=\\WILLIAN-DF2DD10
NUMBER_OF_PROCESSORS=2
obj=f:\clipper5\obj
OS=Windows_NT
path=c:\windows;c:\windows\system32;d:\arj;d:\dbase;f:\ng
PATHEXT=.COM;.EXE;.BAT;.CMD;.VBS;.VBE;.JS;.JSE;.WSF;.WSH
PROCESSOR_ARCHITECTURE=x86
PROCESSOR_IDENTIFIER=x86 Family 6 Model 23 Stepping 10, GenuineIntel
PROCESSOR_LEVEL=6
PROCESSOR_REVISION=170a
ProgramFiles=C:\Arquivos de programas
PROMPT=$P$G
SESSIONNAME=Console
SystemDrive=C:
SystemRoot=C:\WINDOWS
TEMP=C:\DOCUME~1\Willian\CONFIG~1\Temp
TMP=C:\DOCUME~1\Willian\CONFIG~1\Temp
USERDOMAIN=WILLIAN-DF2DD10
USERNAME=Willian
USERPROFILE=C:\Documents and Settings\Willian
windir=C:\WINDOWS
winpmt=Windows est ativo ! $p $g
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.