Migrando de Xharbour 1.0 para Harbour 2.0...

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

lugab
Colaborador
Colaborador

Re: Migrando de Xharbour 1.0 para Harbour 2.0...

Mensagem por lugab »

Ta Certo, Clrod, percebi a diferença.

Muito obrigado mesmo

Gabriel
lugab
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Olá Gabriel,
Migrar por migrar não vejo por que, você não pode sair por ai acreditando em tudo que dizem ou escrevem, muitos tem birra particular com um e com outro ou até mesmo com ferramentas que compram e não conseguem usar e acabam falando mal de raiva ou as vez até mesmo por falta de conhecimento apenas, analise particularmente seu caso, se está conseguindo fazer tudo com xharbour então por que mudar ?
Para você ter idéia eu ainda tenho sistema rodando com xharbour 99.70, ainda tenho clientes em Clipper que não querem migrar, o nosso colega Rochinha até onde eu sei ele ainda usar Harbour 0.48 e faz coisas que até deus duvida, então a ferramenta boa é aquele que lhe atende bem, meu principal sistema hoje usa xharbour 1.2.1 + sqlrdd e está indo muito bem.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
clrod
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por clrod »

Olá

E porque não mudar? Porque não ir para uma ferramenta que atende melhor do que atende atualmente? Porque não escolher algo que não apenas funciona, mas funciona de forma mais eficiente seja em performance, seja em recursos ou seja em menor quantidade de bugs e inconsistências que você pode até contornar, mas que não deveria fazer parte do processo normal de desenvolvimento de software com qualidade? Porque não migrar para algo que dá mais possibilidades hoje e no futuro? Porque é ruim ir para algo melhor? Quais desvantagens reais tem em migrar além do fato de ter que gastar um mínimo tempo para adaptação para obter vantagens que hoje não se tem, percebendo isso ou não? Porque fechar os olhos para uma ferramenta diferente da que se usa? Isso sim parece raiva, porque não nenhum motivo técnico para quase todos os usuários do xHarbour possam migrar para o Harbour sem nenhuma perda, os únicos motivos válidos para quase todos usuários são de gosto ou comodismo. Claro que ficar acomodado é uma opção que cada um deve fazer e se a escolha for por gosto, bom... gosto não se discute. Daria para discutir aspectos técnicos mas o tópico é sobre a migração e não sobre a escolha de migrar ou não migrar nem sobre qual é o melhor software do ponto de vista técnico.

Quem está satisfeito com o que tem, e não quer ter a opção de algo melhor, tem todo o direito de ficar onde está, mas quem prefere uma evolução técnica, não tem que pensar duas vezes. Assim como dá para trabalhar com xHarbour, dá para trabalhar com Clipper ainda. Algumas pessoas não acham precárias as condições que o Clipper oferece, outras acham e preferiram migrar para o xHarbour, pessoas como eu e a maioria dos usuários de Habour/xHarbour do mundo (o Brasil é exceção), acham que o usar o xHarbour é algo precário. E para ser justo a imensa maioria do programadores que já programaram em xBase, acham tudo isso precário e foram para outra plataforma de desenvolvimento. Eu particularmente discordo, mas respeito a opinião deles. Eu fui para diversas outras plataformas nos últimos 15 anos e acabei voltando para o xBase porque pude comparar e ver que para a minha necessidade, é o que me atendia melhor, não apenas o suficiente, o Harbour é o melhor para mim. Eu tenho experiência prática com tudo o que recuso usar hoje, não apenas um gosto pelo Harbour.

De fato, cada um deve estabelecer sua opinião de acordo com sua agenda, qualquer opção é válida e todas carregam vantagens e desvantagens.

T+
lugab
Colaborador
Colaborador

Mensagem por lugab »

Oi, Leonardo e Clrod

Agradeço muito pelo interesse de vcs em me se util.

Eu decidi sair do xharbour por necesidades técnicas mesmo, pois passei maus momentos sem entender as razões pela qual um simpless SEEK() , com chave primária num dbfcdx , estar dando retorno EOF(), quando o registro estava la.

Eu jamais desconfiaria que a culpa era da rotina nativa DBEDIT() do Xharbour. Os índices perdiam o norte ao acessar o banco de dados, mas apenas depois de terem passado pelo dbedit.

Só descobri bem depois e ao acaso, ao ler um comentário sobre os problemas do xharbour, feito pelo Stanis.

Então eu confirmei que o problema era o Dbedit() nativo do Xharbour e ai Decidi jogar todo ele na lixeira e migrar para o Harbour..

Por enquanto só posso converter para o harbour um dos sistemas, que é o versão texto.

Já o meu segundo sistema está condenado a continuar no Xharbour, pois ele é versão janela e usa a lib XVL do membro Wagner (vagucs) , que só foi compilada em XHarbour 1.0 e parou no tempo.

Essa XVL do Wagner nada mais é do que a adaptação e compilação em Xharbour 1.0 que ele fez da VL 2.0

Acredito que as razões que tive justifique e sustente a minha decisão de sair do Xharbour p/ o harbour.

Obrigado mais uma vez

Gabriel
lugab
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

O Harbour está muito, muito na frente do xHarbour.
Não existe, no momento, uma luz no fim do tunel para o xHarbour.
O SQLRDD, quem entede do assunto sabe, tambem não passa de gambiarra para os que ainda não sabem usar sintaxe SQL.

Não existe nem mais o que discutir está parado desde 2007.
Acessem o site para ver o Changelog da nova versão do xHarbour, só corrigem problemas do Visual xHarbour e do SQLRDD ferramentas pagas.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Olá Pessoal,
Aqui não é o local ideal para se falar sobre qual é o melhor ou não, se alguém mais quiser podemos abrir um post no Bate - Papo e ficar anos falando sobre um e outro, o Gabriel já resolveu a duvida dele.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Responder