Qual banco?
Moderador: Moderadores
-
Guilherme Taso
- Usuário Nível 1

Qual banco?
oi forum.
tenho aplicacao em xharbour 1.0.0 usando dbfcdx, preciso mudar pra base relacional, nao quero usar rdd, quero acesso direto ao banco atraves de instrucoes sql. Qual o melhor caminho?
tenho aplicacao em xharbour 1.0.0 usando dbfcdx, preciso mudar pra base relacional, nao quero usar rdd, quero acesso direto ao banco atraves de instrucoes sql. Qual o melhor caminho?
-
MARCELOG
- Usuário Nível 4

Re: Qual banco?
Olá combatente,
quando comecei a trabalhar com banco de dados relacionais comecei com o Mysql.
Ele é consistente e menos "parrudo".
Também tem facilidades de instalação e configuração.
Entretanto, a sua parte comercial foi adquirido pela Oracle.
E, siceramente, duvido que ela vá investir e/ou manter, por muito mais tempo, a licença para as naturais evoluções.
A propósito, mesmo na condição atual, não há unanimidade acerca da utilização comercial do Mysql sem aquisição da licença, especialmente dos recursos da lib que possibilita a conexão.
Assim, optei pelo PostgreSql, que também utiliza a linguagem padrão sql e tem recursos para garantir a integralidade de transações, o que o Mysql não tem.
Apesar de ser mais "parrudo" e de configuração detalhada, tem perfomace robusta.
Então, SGBD por SGBD, sugiro o PostgreSql.
MarceloG!
quando comecei a trabalhar com banco de dados relacionais comecei com o Mysql.
Ele é consistente e menos "parrudo".
Também tem facilidades de instalação e configuração.
Entretanto, a sua parte comercial foi adquirido pela Oracle.
E, siceramente, duvido que ela vá investir e/ou manter, por muito mais tempo, a licença para as naturais evoluções.
A propósito, mesmo na condição atual, não há unanimidade acerca da utilização comercial do Mysql sem aquisição da licença, especialmente dos recursos da lib que possibilita a conexão.
Assim, optei pelo PostgreSql, que também utiliza a linguagem padrão sql e tem recursos para garantir a integralidade de transações, o que o Mysql não tem.
Apesar de ser mais "parrudo" e de configuração detalhada, tem perfomace robusta.
Então, SGBD por SGBD, sugiro o PostgreSql.
MarceloG!
Água mole em pedra dura tanto bate que até espirra!
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
É... realmente não se sabe o que a Oracle vai fazer com o MySQL.
Por falar em Oracle, tem a versão 10g XE que é free. Dá para usar em xHarbour com ADO, Veja exemplo.
Não testei ainda mas, creio que além do Postgree, o SQL Server Express também é uma opção (não sei se alguem já usou com xHarbour).
É... realmente não se sabe o que a Oracle vai fazer com o MySQL.
Por falar em Oracle, tem a versão 10g XE que é free. Dá para usar em xHarbour com ADO, Veja exemplo.
Não testei ainda mas, creio que além do Postgree, o SQL Server Express também é uma opção (não sei se alguem já usou com xHarbour).
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
- sygecom
- Administrador

- Contato:
As versão Free do Oracle e do SQL Express são limitadas para até 4GB de dados, isso é bastante para quem quer apenas armazenar dados, agora quem precisa armazenar algo mais como imagens, armazenar documentos e etc... 4GB vai ligeiro.
Eu também uso POSTGRESQL e já estou testando a ultima versão 9.0 que na versão 8.4.4.1 já estava com um ótimo desempenho e conseguiram melhorar ainda mais o desempenho, segurança, e novos recursos do Postgresql.
Eu também uso POSTGRESQL e já estou testando a ultima versão 9.0 que na versão 8.4.4.1 já estava com um ótimo desempenho e conseguiram melhorar ainda mais o desempenho, segurança, e novos recursos do Postgresql.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
-
Guilherme Taso
- Usuário Nível 1

oi forum.
obrigado aos colegas que responderam.
eu ja tinha ouvido falar alguma coisa sobre esta questao do mysql, isso me preocupa. Mas nao é verdade que a maioria dos servidores web disponibilizao apenas banco de dados mysql?
se eu migrar pra POSTGRESQL e o meu cliente quizer hospedar o banco dentro de um servidor web eu nao terei problemas?
obrigado aos colegas que responderam.
eu ja tinha ouvido falar alguma coisa sobre esta questao do mysql, isso me preocupa. Mas nao é verdade que a maioria dos servidores web disponibilizao apenas banco de dados mysql?
se eu migrar pra POSTGRESQL e o meu cliente quizer hospedar o banco dentro de um servidor web eu nao terei problemas?
- helio
- Usuário Nível 3

- Contato:
Guilherme,
Uso o banco FIREBIRD 2.5 com XHARBOUR 0.99.7 e SQLRDD e estou satisfeito ate agora e nunca tive problema.
Helio Beltrao Jr.
Uso o banco FIREBIRD 2.5 com XHARBOUR 0.99.7 e SQLRDD e estou satisfeito ate agora e nunca tive problema.
Helio Beltrao Jr.
Helio Beltrao Jr.
msn: helio@htisistemas.com
msn: helio@htisistemas.com
-
DLZ
- Usuário Nível 3

só para tirar a dúvida.. SqlRdd não é grátis, é ?
existe alguma solução free para acessar Firebird no Xharbour ?
existe alguma solução free para acessar Firebird no Xharbour ?
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Não é grátis.DLZ escreveu:só para tirar a dúvida.. SqlRdd não é grátis, é ?
Usando como RDD e Free não tem nem para xHarbour nem para Harbour, o que tem para ambos Free são usando comandos SQL, ou seja nada de comando xbase.existe alguma solução free para acessar Firebird no Xharbour ?
Leonardo Machado
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Tem alguns que disponibiliza postgresql e mssql, mas a grande maioria usa Mysql.Guilherme Taso escreveu: Mas nao é verdade que a maioria dos servidores web disponibilizao apenas banco de dados mysql?
Problemas de acesso você não vai ter, mas dependendo do trafego que usara, vai acabar pagando uma nota para usar um sistema com um banco hospedado, ou terá que ter um link dedicado com banco e tudo mais que quiser, outra coisa é que tudo vai depender da internet, faltou internet fica sem sistema e se for internet devagar já sabe que terá problemas.se eu migrar pra POSTGRESQL e o meu cliente quizer hospedar o banco dentro de um servidor web eu nao terei problemas?
Leonardo Machado
-
DLZ
- Usuário Nível 3

Usar comando Sql é exatamente o q eu quero..
qual a solução Free para usar Firebird no Xharbour ?
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Nesse caso é melhor usar Harbour que está mais evoluído para utilizar com Firebird, além disso pode usar a SQLMIX que pode usar comandos SQL e comandos XBASE.DLZ escreveu:Usar comando Sql é exatamente o q eu quero..
Leonardo Machado
-
DLZ
- Usuário Nível 3

SqlMix ?
Poxa.. nunca ouvi falar.. ehehhe
onde consigo baixar "isso" ? tem documentação ?
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Está vem com o Harbour e pode baixar direto do SourceForge.net, agora documentação é pouco, o que tem são exemplos e pode também dar uma olhada ChangeLog do Harbour, o melhor mesmo para fim de estudo da mesma é já olhar direto no Harbour do SVN. Boa Sorte...DLZ escreveu:SqlMix ?
viewtopic.php?f=43&t=6701
Leonardo Machado
-
DLZ
- Usuário Nível 3

Tentei usar o Fbird.lib que vem na contrib do Harbour, mas não funciona ! até conceta no banco blz, mas qualquer operação Sql que eu faça, retorna NILL..
fiz um Select numa tabela, não retorna erro nenhum no comando, porém não retorna nada nos arrays !
fiz um Select numa tabela, não retorna erro nenhum no comando, porém não retorna nada nos arrays !
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Nem conheço essa LIB ai, acho que deve ser uma versão antiga do Harbour, tente pegar as versão mais nova do Harbour, alias no seu caso acho melhor baixar do SVN e dar uma estuda nas opções que tem.DLZ escreveu:Tentei usar o Fbird.lib que vem na contrib do Harbour,
Leonardo Machado