Transferencia de arquivos entre matriz e filiais????????

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

JMARCELO
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Transferencia de arquivos entre matriz e filiais????????

Mensagem por JMARCELO »

Caros colegas

preciso de ideias e sugestoes sobre o seguinte problema tenho dois sistemas que sao utilizados e um foto que seria o frente de caixa e o retaguarda e um dos fotos atendidos possui 7 lojas ele quer integrar todas as informacoes na matriz isto diariamente ex. a loja 5 as 18:00 apos encerrar o expediente envia todas as informacoes daqule dia.

1o. problema o programa frente e saf estao e pastas diferentes e possuem uns 50 arquivos entre dbf e dbt

2o. nao posso passar os arquivos por inteiro pois o seu tamanha ficaria muito grande po isto tenho que passar so os registros novos e alterados

3o. como sao varios arquivos seria melhor unir (ZIPAR) todos em um so para ter mas seguranca na transferencia

em todos os arquivos crie um campo como marca para saber se ele foi enviado ou nao (caso ele seja novo ou seja alterado)

gostaria de ideias sobre o assunto

desde ja obrigado

joao marcelo
Gerald
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Re: Transferencia de arquivos entre matriz e filiais????????

Mensagem por Gerald »

JMARCELO escreveu:Caros colegas

preciso de ideias e sugestoes sobre o seguinte problema tenho dois sistemas que sao utilizados e um foto que seria o frente de caixa e o retaguarda e um dos fotos atendidos possui 7 lojas ele quer integrar todas as informacoes na matriz isto diariamente ex. a loja 5 as 18:00 apos encerrar o expediente envia todas as informacoes daqule dia.

1o. problema o programa frente e saf estao e pastas diferentes e possuem uns 50 arquivos entre dbf e dbt

2o. nao posso passar os arquivos por inteiro pois o seu tamanha ficaria muito grande po isto tenho que passar so os registros novos e alterados

3o. como sao varios arquivos seria melhor unir (ZIPAR) todos em um so para ter mas seguranca na transferencia

em todos os arquivos crie um campo como marca para saber se ele foi enviado ou nao (caso ele seja novo ou seja alterado)

gostaria de ideias sobre o assunto

desde ja obrigado

joao marcelo
Não seria o caso de usar um sistema multi-empresas? Para saber qual dbf e de determinada empresa use a nomenclatura, por exemplo, ?????01.db?. Os primeiros cinco digitos é o nome da tabela e os outros dois o codigo da empresa. Assim daria para fazer até noventa e nove empresas num único sistema.
Quando disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: Amadores construíram a arca de Noé, profissionais, o Titanic...

www.1grau.com\comunidadeclipper
skype = "gpfranca"
novo email: geraldo@usinfo.com.br
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

...bomo como eu faço...eu tenho meu cliente possui 3 industrias a matriz em sampa ...1 em Manaus e outra em São José.....os dados tb tem q vir pra ca pq toda a contabilidade, contas a pagar, a receber, compras é feito tudo em sampa.....cadastro de novos produtos...

1. Aqui na Matriz eu tenho um servidor FTP com ip fixo, eu ja deixei tudo configurado com usuário especifico pra cada filial
2. Nas Filiais nos bancos q precisam de atualização criei um campo data como flag, houve alguma atualização eu gravo a data....
3. Quando transmito executo um programa q verifica os movimento num periodo de 1 semana, joga os dados num diretório de transferência, arjeio com senha e faço o upload para a matriz aki em sampa.
4. A noite o server roda uma rotina q atualiza tudo e prepara tb atualizações para serem enviadas.
5. O sistema de atualização via conexão q criei além de atualizar as bases de dados, tb atualiza o sistema administrativo caso eu jogar alguma atualização no server para download. Quando a filial conecta se tiver alguma atualização do sistema ela tb ja puxa automaticamente e atualiza.
Aqui na Matriz no servidor geral cada filial possui uma letra de Unidade especifica M: Manaus , S: São José dos Campos , G: Matriz.
A idéia do Gerald sobre multi empresas eu aplico em 2 clientes meus.....pq devido a fiscalização vira e mexe ele fecha empresa e abre com outro nome...rs...ai cada empresa nova q ele abre...ele adiciona uma nova empresa...no sistema rs...q eu chamo de local de faturamento...hehhee...na primeira vez q ele teve q trocar a empresa...rs...tive q duplicar o sistema...na terceira vez...eu ja estava com o sistema adaptado pra naum ter mais dor de cabeça pra mim...rs...

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

JMARCELO
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Mensagem por JMARCELO »

senhores

ja trabalho com o sistema multi empresa os seja todos os arquivos terminao com 001,002,003 depende do numero da empresa

sobre sua ideia eduardo pensei nisto de separa os arquivos e depois compactar eles mas como zipar ou arjear de dentro do clipper sem utilizar o comando run e fora o ftp existe outra maneira de fazer isto automatico porque as filiais alem de enviar arquivos tb recebem como por exemplo a tabela de preco

desde ja obrigado
JMARCELO
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Mensagem por JMARCELO »

senhores

ja trabalho com o sistema multi empresa os seja todos os arquivos terminao com 001,002,003 depende do numero da empresa

sobre sua ideia eduardo pensei nisto de separa os arquivos e depois compactar eles mas como zipar ou arjear de dentro do clipper sem utilizar o comando run e fora o ftp existe outra maneira de fazer isto automatico porque as filiais alem de enviar arquivos tb recebem como por exemplo a tabela de preco

desde ja obrigado
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

...cara eu fiz um programa em clipper....a matriz tb transmite pras filiais nos novos produtos cadastrados...e pedidos de compras...eu uso o comando do blinker swpruncmd() .... compacto tudo..... depois executo o ftp....tb... o comando ftp...da pra vc criar um arquivo txt contendo os scripts.... usuarios senha.....o q ele tem q fazer...como se fosse um arquivo de lote um "bat"..., na verdade existem 2 programas...um na filial para transmitir e atualizar....e outro na matriz....

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial

JMARCELO
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Mensagem por JMARCELO »

blz eduardo?

poderia me dar mais explicacoes desta funcao swpruncmd() ou exemplos de como utiliza-la preciso utilizar alguma lib diferente, e se possivel de como criar estes arquivos para transmissao via ftp

desde ja obrigado
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Código: Selecionar todos

// primeiro parametro "dir/w" - o comando
// segundo qtde mem kb para estar livre pra rodar 
// terceiro dir onde ta o comando seria o path
// quarto diretório temporário
? "Aguarde compactando..."
lOK = SWPRUNCMD("arj a -jm bancos *.dbf > null",100,"","")
IF (!lOK)
        ? "Caiu a Casa Mano !!!"
        majerr = SWPERRMAJ()
        minerr = SWPERRMIN()
        ? "Codigo do Erro: ", majerr, miner
ENDIF

? "Mandando embora pra Filial..."

// o comando ftp possui o parametro -s onde vc coloca seu "escript"
// um arquivo .txt
lOK = SWPRUNCMD("ftp -s:script.txt",100,"","")
IF (!lOK)
        ? "Caiu a Casa Mano o Arquivo não Foi...!!!"
        majerr = SWPERRMAJ()
        minerr = SWPERRMIN()
        ? "Codigo do Erro: ", majerr, miner
ENDIF

// como fazer o "escripto" 
// Conteudo Script.txt sem os coments "//"
open 200.232.999.99 // ip do servidor ftp
dudu_xbase // usuário
senha          // senha 
binary          // tipo binario
put bancos.arj  // manda o arquivo pro ftp
bye               // logout do server ftp...

betopmi
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por betopmi »

Consigo Acessar ftp com scripts e tal, mas tenho uma duvida, tem como eu testar se há uma conexão em aberto (discada) para o envio e recebimento de arquivos, ou melhor ainda, o proprio clipper discar, conectar ao ftp, transferir e depois desconectar.
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Bom Dia !!
O q vc pode fazer configure uma conexão dial-up, configure seu navegador para discar automaticamente e defina essa conexão como padrão, na nova conexão dial-up clica em propriedades, depois configurar ( para abrir as propriedades do modem), na aba ou orelha conexão, selecione a opção "desconectar chamada se ociosa por mais de nnn minutos", preencha com 2 minutos. Qdo a conexão ficar ociosa por mais de minutos ele desconectará automaticamente.
Depois disso executa seu comando ftp no dos e veja se ele conecta normalmente no seu servidor discando automaticamente, depois desconecta.
Essas configurações foram passadas de acordo com meu Ruindows 98...

Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prara testar se existe uma conexão ativa basta usar o programa WGET jogando o resultado para um arquivo texto e fazendo o tratamento.

Ele é usado +- assim :

wget www.uol.com.br

Se ele receber um retorno então irá retornar CONNECTED senão retornará HOST NOT FOUND.

Se precisar do WGET é só pedir.

Até logo.

Marcelo
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Já pensou em Linux com Telnet ou SSH ? Fica tudo on-line como nos bancos.

Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Boa Noite Wagner
Telnet ??
Sempre ouvi falar mas nunca utilizei....para mim rodar minha aplicação via telnet...via internet...com banda de 400 kbps dá ??

SSH é para Linux neh...?

vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

O SSH é para Linux só que ele é uma forma de telnet mais seguro, eu já acessei sistema aí em São Paulo via Telnet, eu uso internet discada, isso mesmo, disquei para o provedor, coloquei o IP da empresa e acessei o sistema daqui como se fosse local, o Linux+xHarbour+Servidor de aplicação é um show, o sistema ganha mais fôlego pois fica como um banco relacional, a grande vantagem, não precisar mudar todo o programa...

Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mto interessante...vc deve usar o Putty....para se conectar o seu servidor ssh....

Responder