Olá Fórum!
Há alguma recurso ou lib que permita trabalhar com arquivos *.PNG?
Tento converter para *.BMP para uso no HMGext mas nao estou sendo feliz, as imagens sempre ficam com o fundo branco.
Obrigada.
[x]Harbour e *.PNG
Moderador: Moderadores
-
Maya Fiuza
- Usuário Nível 2

- Contato:
[x]Harbour e *.PNG
Harbour III, Qt Framework, HMG's, OOHG
2xExplorer, cxIDE, xEdit, EditPad
SQLite, MySQL, DBF
2xExplorer, cxIDE, xEdit, EditPad
SQLite, MySQL, DBF
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Re: [x]Harbour e *.PNG
Olá,
Se este recurso existir, provavelmente será com a hbgd. Precisaria dar uma lida nos fontes da lib, ou talvez, com muita sorte, encontrar em algum exemplo na pasta contrib.
Não estou com XHarbour aqui, mas pelo menos no Harbour a lib vem por padrão no contribute. Dê uma olhadinha por aí.
Agora, evidente que se usar figuras com paleta de 16 cores em modo console no WIndows não tem como usar transparência.
A HMG, pelo menos ate onde me lembro, não vão reconhecer transparência nem que você faça pelo photoshop.
O SO também conta, provavelvemente no Windows, só acima do XP SP2. Basta lembrar que o IE 6 nunca reconheceu png transparente nem mesmo em páginas.
Não fica muito bonito, mas usar ícones *.ico pode ser uma solução, caso o intuito seja de exibir ícones. Se for imagem mesmo, do Win98 pra baixo pode esquecer, não tem "manifest" que resolva.
Quando eu usava a MiniGUI eu adotei uma solução de no meu arquivo de recursos colocar várias vezes a mesma imagem com fundos diferentes, uma cinza pra Win98, outra areia pra XP e assim por diante. Mas é gambiarra porque se o cara trocar de tema vai dar zica.
Abraços!
Se este recurso existir, provavelmente será com a hbgd. Precisaria dar uma lida nos fontes da lib, ou talvez, com muita sorte, encontrar em algum exemplo na pasta contrib.
Não estou com XHarbour aqui, mas pelo menos no Harbour a lib vem por padrão no contribute. Dê uma olhadinha por aí.
Agora, evidente que se usar figuras com paleta de 16 cores em modo console no WIndows não tem como usar transparência.
A HMG, pelo menos ate onde me lembro, não vão reconhecer transparência nem que você faça pelo photoshop.
O SO também conta, provavelvemente no Windows, só acima do XP SP2. Basta lembrar que o IE 6 nunca reconheceu png transparente nem mesmo em páginas.
Não fica muito bonito, mas usar ícones *.ico pode ser uma solução, caso o intuito seja de exibir ícones. Se for imagem mesmo, do Win98 pra baixo pode esquecer, não tem "manifest" que resolva.
Quando eu usava a MiniGUI eu adotei uma solução de no meu arquivo de recursos colocar várias vezes a mesma imagem com fundos diferentes, uma cinza pra Win98, outra areia pra XP e assim por diante. Mas é gambiarra porque se o cara trocar de tema vai dar zica.
Abraços!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

[x]Harbour e *.PNG
Agora HMG apartir da versão 3.0.45 com a biblioteca Bos Taurus pode trabalhar com os formatos PNG, JPG, BMP, GIF e TIF. Também possui outros recursos como disposição de fontes, Gradient, espelhamento, movie, conversão de formatos, etc.
Mas é claro: em Harbour !
Mas é claro: em Harbour !
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
[x]Harbour e *.PNG
Olá Maya,
Eu faço assim, pego os icones em PNG e abro com o Powerpoint e insiro uma imagem e depois mando salvar como BMP, ele não perde as propriedades.
Eu faço assim, pego os icones em PNG e abro com o Powerpoint e insiro uma imagem e depois mando salvar como BMP, ele não perde as propriedades.
Wanderlei Cardoso
Analista / Programador
XHarbour + GtWvW + FiveWin + HwGui + Firebird
cwanderlei@yahoo.com.br
(62)98171-3059 - whatsapp

Analista / Programador
cwanderlei@yahoo.com.br

- sygecom
- Administrador

- Contato:
[x]Harbour e *.PNG
Wanderlei,
Esse tipo de conversão você pode fazer direto pelo seu sistema, eu já postei exemplo aqui no fórum.
viewtopic.php?f=4&t=9899&p=56496&hilit=fi_Load#p56496
Esse tipo de conversão você pode fazer direto pelo seu sistema, eu já postei exemplo aqui no fórum.
viewtopic.php?f=4&t=9899&p=56496&hilit=fi_Load#p56496
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
[x]Harbour e *.PNG
Valeu pela dica. :{
Wanderlei Cardoso
Analista / Programador
cwanderlei@yahoo.com.br

Analista / Programador