lib(modo console) para tela cheia windows 7 ???
Moderador: Moderadores
- adilson
- Usuário Nível 2

lib(modo console) para tela cheia windows 7 ???
Amigos Blz ??
Existe Alguma Lib para conseguir tela cheia no windows 7 no modo console ??
[]´s
Existe Alguma Lib para conseguir tela cheia no windows 7 no modo console ??
[]´s
Burroughs L3000 (4 kb ram) e B700,Labo 8034-8038 (Basic Nixdorf),Apple II plus,Clipper 5.2e e começando com xharbour 0.99.70
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Re: lib(modo console) para tela cheia windows 7 ???
Sim, utilize o Harbour + WVG
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Olá,
Você pode usar alguma gt do harbour, mas o programa deixará de ser modo console no sentido de que ele não mais será executado "dentro" do terminal de comandos do Windows, o que até é bom
Cabe dizer também que para cada resolução haverá um modo diferente de execução e que não é possível garantir que seu programa terá sempre a tela com tamanho 25x80, uma vez que isso depende também do estilo e tamanho da fonte empregada. Pode acontecer de seu programa ficar com tamanho 26x81 por exemplo, ou seja, se seu desenvolvimento não está baseado nas funções maxcol() e maxrow(), vai dar zica em bordas que pegam a tela toda e este tipo de coisa.
Dá uma olhada aqui, renomeie para cep.exe, e para testar, maximize a tela:
http://uploaddearquivos.com.br/download/cep.zip
Neste programa usei modo de 25 linhas por 70 colunas, pois já atendia as necessessidades.
Abraços.
Você pode usar alguma gt do harbour, mas o programa deixará de ser modo console no sentido de que ele não mais será executado "dentro" do terminal de comandos do Windows, o que até é bom
Cabe dizer também que para cada resolução haverá um modo diferente de execução e que não é possível garantir que seu programa terá sempre a tela com tamanho 25x80, uma vez que isso depende também do estilo e tamanho da fonte empregada. Pode acontecer de seu programa ficar com tamanho 26x81 por exemplo, ou seja, se seu desenvolvimento não está baseado nas funções maxcol() e maxrow(), vai dar zica em bordas que pegam a tela toda e este tipo de coisa.
Dá uma olhada aqui, renomeie para cep.exe, e para testar, maximize a tela:
http://uploaddearquivos.com.br/download/cep.zip
Neste programa usei modo de 25 linhas por 70 colunas, pois já atendia as necessessidades.
Abraços.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
- adilson
- Usuário Nível 2

vlw Stanis ! usei a gtwvw ficou muito bom ! obrigado pela dica .
[]´s
[]´s
Burroughs L3000 (4 kb ram) e B700,Labo 8034-8038 (Basic Nixdorf),Apple II plus,Clipper 5.2e e começando com xharbour 0.99.70
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Opa,
Integrando algumas funções em C com a API do Windows, consegui este último resultado e acho bastante satisfatório. Ainda vou aprimorar algumas coisas.
Da uma olhada:
https://sites.google.com/site/hblibs/ex ... n-win7.zip
Bom, o objetivo principal era rodar no WIndows 7 em tela cheia, mas acaba valendo pra qualquer versão do Windows. O problema é que mesmo usando alguma GT do Harbour, você jamais consegue ter aquela sensação de estar no DOS, ou seja, o pessoal ta fazendo umas janelas que cobrem quase toda a área de trabalho, mas não maximiza, não redimensiona e nem fica em tela cheia.
Este exemplo aí dá de volta ao usuário a experiência de tela cheia, e ainda com o benefício de rodar em 1024 X 768, o que comparativamente com o Prompt de Comandos, dá uma bela de uma melhorada na qualidade das fontes.
Para funcionar no máximo da qualidade, é preciso ter instalada a fonte "Consolas". O Windows 7, que era o foco, já vem com ela.
Abraços.
Integrando algumas funções em C com a API do Windows, consegui este último resultado e acho bastante satisfatório. Ainda vou aprimorar algumas coisas.
Da uma olhada:
https://sites.google.com/site/hblibs/ex ... n-win7.zip
Bom, o objetivo principal era rodar no WIndows 7 em tela cheia, mas acaba valendo pra qualquer versão do Windows. O problema é que mesmo usando alguma GT do Harbour, você jamais consegue ter aquela sensação de estar no DOS, ou seja, o pessoal ta fazendo umas janelas que cobrem quase toda a área de trabalho, mas não maximiza, não redimensiona e nem fica em tela cheia.
Este exemplo aí dá de volta ao usuário a experiência de tela cheia, e ainda com o benefício de rodar em 1024 X 768, o que comparativamente com o Prompt de Comandos, dá uma bela de uma melhorada na qualidade das fontes.
Para funcionar no máximo da qualidade, é preciso ter instalada a fonte "Consolas". O Windows 7, que era o foco, já vem com ela.
Abraços.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
- PAULO S
- Usuário Nível 3

Stanis,
Parabéns pela iniciativa, realmente funcionou perfeitamente no Windows 7.
Agora gostariamos de poder utilizar este recurso, porque aparentemente resolve o problema.
Poderia compartilhar com todos ? Agradeceriamos muito.
:{
Parabéns pela iniciativa, realmente funcionou perfeitamente no Windows 7.
Agora gostariamos de poder utilizar este recurso, porque aparentemente resolve o problema.
Poderia compartilhar com todos ? Agradeceriamos muito.
:{
Paulo
Clipper 5.2d/NTX -> xHarbour/CDX
Clipper 5.2d/NTX -> xHarbour/CDX
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Olá Paulo,
Está aí função que faz a mágica...
http://sites.google.com/site/hblibs/cla ... -windows-7
OBSERVAÇÃO: Use somente com Harbour, Clipper não!
Está aí função que faz a mágica...
http://sites.google.com/site/hblibs/cla ... -windows-7
OBSERVAÇÃO: Use somente com Harbour, Clipper não!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
Olá
Stanis, parabéns pela iniciativa do Harbour Libs.
T+
Stanis, parabéns pela iniciativa do Harbour Libs.
T+
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Valeu cara... A intenção é só agrupar mesmo, porque a gente vai postando exemplo aqui e alí e acaba nem tendo eles. Eu muitas vezes faço um exemplinho na hora, depois esqueço, até apago.clrod escreveu:Stanis, parabéns pela iniciativa do Harbour Libs.
Sabe que eu trabalhei com Harbour pegando ele bem no começo, e eu tinha dezenas ou centenas de pequenos exemplo no meu computador. Depois eu pensei que o Harbour não teria fututo, passei a trabalhar com outras linguagens e acabei até peredendo tudo que eu tinha, desde programas grandes e complexos até exemplos e testes, porque eu faço muitos testes com as libs...
Deixando lá no site do google acvho que é uma boa forma de manter isso sem medo de peder, e neste caso específico, vale mais do que ter um domínio, afinal é de graça e já tem layout pronto, é só mandar ver e fazer o upload.
Espero que seja útil pra alguém.
Da uma olhada do que sem querer, pesquisando outras coisas sobre harbour, achei na net:
http://harbourlanguage.blogspot.com/201 ... rfect.html
Já chuparam todinho meu site... inclusive abrindo os zips e colando os códigos! hehe
Abração
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
Olá Stanis,
Este exemplo só funciona com a gtwvw?
Na versão mais atual do harbour a lib gtwvw não faz parte da contrib, tentei usar o exemplo e a tela ficou toda branca., mas com a resolução 800x600, este exemplo só funciona com a gtwvw?
[]´s
Este exemplo só funciona com a gtwvw?
Na versão mais atual do harbour a lib gtwvw não faz parte da contrib, tentei usar o exemplo e a tela ficou toda branca., mas com a resolução 800x600, este exemplo só funciona com a gtwvw?
[]´s
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Olá,
A wvw está na pasta examples, é só entrar nela e dar um hbmk2 que gera na hora.
Teoricamente tem que funcionar com outras gts também, mas elas impedem que a janela seja maximizada. Inventaram um pseudo-maximizar que aumenta a fonte e proibiram maximixar... Provavelmente existe alguma função que abilita isso. Esta função que eu fiz em C é uma gambiarra para quem estava no modo console sem nenhuma gt. Para estes, eu apenas recomendo linkar a wvw junto e pronto.
Quem já está dependente de outras gts deve procurar outra solução ou adaptar esta função.
Abraços.
A wvw está na pasta examples, é só entrar nela e dar um hbmk2 que gera na hora.
Teoricamente tem que funcionar com outras gts também, mas elas impedem que a janela seja maximizada. Inventaram um pseudo-maximizar que aumenta a fonte e proibiram maximixar... Provavelmente existe alguma função que abilita isso. Esta função que eu fiz em C é uma gambiarra para quem estava no modo console sem nenhuma gt. Para estes, eu apenas recomendo linkar a wvw junto e pronto.
Quem já está dependente de outras gts deve procurar outra solução ou adaptar esta função.
Abraços.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
Olá Stanis,
Compilei a gtwvw da pasta examples, o seu exemplo funcionou direitinho.
Este recurso é muito interessante para quem vai migrar do clipper para harbour.
Compilei a gtwvw da pasta examples, o seu exemplo funcionou direitinho.
Este recurso é muito interessante para quem vai migrar do clipper para harbour.
-
chrissoares
- Usuário Nível 1

- Contato:
Saudações a todos!
Tenho uma solução que talvez ajude um ou outro.
Se você instalar os Drivers de video do Windows XP no Windows Vista/7, o prompt de comando fica com a função Alt+Enter (Tela Cheia). Tenho alguns clientes que estão utilizando o meu sistema, em xHarbou no modo console, em tela cheia em ambos os Windows.
Abraços a todos!
Tenho uma solução que talvez ajude um ou outro.
Se você instalar os Drivers de video do Windows XP no Windows Vista/7, o prompt de comando fica com a função Alt+Enter (Tela Cheia). Tenho alguns clientes que estão utilizando o meu sistema, em xHarbou no modo console, em tela cheia em ambos os Windows.
Abraços a todos!
Christiano R. Soares
Analista Desenvolvedor
www.bhdados.com.br
'Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. '
Colossenses 3:23-24
Analista Desenvolvedor
www.bhdados.com.br
'Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. '
Colossenses 3:23-24
Olá Chris,
Com a solução do Stanis, o programa já irá abrir em tela cheia, sem a necessidade de instalação de driver e alt-enter.
[]´s
Com a solução do Stanis, o programa já irá abrir em tela cheia, sem a necessidade de instalação de driver e alt-enter.
[]´s
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Basicamente o programa não abre em tela cheia, apenas simula. O que ele faz, passo a passoé o seguinte:asimoes escreveu:Com a solução do Stanis, o programa já irá abrir em tela cheia, sem a necessidade de instalação de driver e alt-enter.
1 - Define ainda no .prg um tamanho de fonte que é o adequado para uma tela de 25x80 em resolução de 800x600.
2 - Já em C, altera a resolução de tela para 800x600.
3 - Retira as bordas e toda decoração da janela.
4 - Configura a janela como "sempre no topo".
5 - Re-exibe a janela maximizada.
Ou seja, não há de fato o "modo tela cheia", mas apenas uma forma de dar ao usuário a sensação de tela cheia.
Outras observações importantes:
1 - Porque usar a WVW?
R: Porque ela permite que a tela seja maximizada. Note que em momento algum é usada alguma função dela, ela serve apenas como ponte para o modo GUI.
2 - Porque usar 800x600?
R: Porque qualquer PC capaz de rodar windows 7, aceita esta resolução. Além disso, é a única resolução que em que se pode enquadrar uma fonte com total precisão ao tamanho da tela.
Eu particularmente acho o resultado muito bom.
Abraços.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs