Calcular desconto na nota para várias aliquotas de ICMS

Fórum sobre desenvolvimento de software para atender as exigências da legislação fiscal e tributária (NFe, NFCe, NFSe, SPEED, Projeto ACBr, TEF, ECD, EFD, etc.)

Moderador: Moderadores

rubens
Colaborador
Colaborador

Calcular desconto na nota para várias aliquotas de ICMS

Mensagem por rubens »

Numa mesma NFE pode ter várias aliquotas de produtos certo? Nesse caso como dar um desconto no final da nota para aliquotas diferentes?
Até agora só tinha feito nota fiscal de venda com a mesma aliquota, então no final da digitação da nota eu pegava o valor total do icms acumulado e aplicava o mesmo desconto que o cliente dava na nota. Agora ele teve que fazer uma nota de devolução daí tive que alterar para ele fazer a devolução mas me ocorreu de ter várias aliquotas na mesma nota como calcularia um possivel desconto... ?
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Re: Calcular desconto na nota para várias aliquotas de ICMS

Mensagem por Eros »

Amigo, no meu caso, o desconto na minha NFE é apenas um sobre o valor total da nota. Eu pego o valor do desconto, encontro o percentual concedido de desconto, e aplico esse percentual de desconto sobre a base de calculo do imposto, nao importando quantas aliquotas eu tenha. No meu caso, se a nota é R$ 100,00 e sofre um descont de 3%, logo, o valor total sera R$ 97,00. Se as mercadorias tributadas forem R$ 50,00 eu aplico os mesmos 3% sobre a base de calculo das mercadorias tributadas, se tiver mercadorias isentas e outras, sigo a mesma regra.

De forma que nao vejo dificuldade nenhuma nesse caso. Deu desconto no total da nota, aplica-o na base de calculo e pronto.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Para entender como acrescentar os descontos em operações de vendas é necessários entender os tipos de descontos que podem ser concedidos e de que forma:

Descontos Condicionais:

É um desconto que a empresa oferece desde que uma condição seja cumprida, geralmente destacamos na fatura, por exemplo:

Você compra uma mercadoria a prazo, e se você antecipar o pagamento ganha 10% de desconto, vejam que temos uma condição, ou seja, só ganharemos o desconto se efetuarmos o pagamento antecipado, outro tipo poderia ser em relação a quantidade, comprando acima de 20 unidades, temos 5% de desconto, ou pagando a vista idem, e assim por diante.

O que gerará o desconto será a condição imposta, caso ela não seja cumprida não acontece o desconto.

Descontos Incondicionais:

O desconto incondicional, contrariando o desconto condicional, não tem condição nenhuma que precise ser cumprida para que o mesmo seja oferecido, não precisa ser compra a vista, nem acima de tantas unidades, nem pagamento antecipado ... não importa nada disso, o desconto será oferecido independente de alguma condição imposta.

Geralmente esse desconto já é até incluindo (diminuído) no próprio preço da nota fiscal.

Por exemplo, uma empresa compra 10 unidades de um produto qualquer que tem um custo unitário de R$ 20,00 cada, logo a compra total equivale a R$ 200,00, porém com o desconto incondicional, suponhamos que no percentual de 10%, custará ao comprador a quantia de R$ 180,00. Logo, nesse caso a nota fiscal já será emitida com o valor líquido a ser pago de R$ 180,00.

Outro item importante é que os descontos tanto os condicionais como os incondicionais não precisam ser efetuados em percentual, rateados, podem ser dados em valores e até mesmo, porém raro, em quantidades.

Com base nisto podemos analizar que:

Descontos Condicionais, se integram a base de cálculo, ou seja, são calculados os impostos.
Descontos Incondicionais, não se integram a base de cálculo, ou seja, não são calculados os impostos.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

É isso mesmo... tava tão envolvido com a NFE aqui que não pensei no óbvio, realmente o desconto vai ser sobre o montante da nota e o total do imposto independente das aliquotas que o geraram.. daí basta pegar o desconto concedido na nota e aplicar no imposto...

Vlw... gente...

Obrigado

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Responder