Identificador de Chamadas com Clipper
Moderador: Moderadores
Identificador de Chamadas com Clipper
Prezados Colegas
Não se assustem, eu não voltei de vez, apenas sai rapidemente da minha escura e úmida caverna. Mas foi para desejar um feliz natal a todos (a todos mesmo) e para dar um presente a alguns.
A cerca de 12 anos que comecei a quebrar a cabeça com o BINA em Clipper, com a ajuda do Wagner consegui botar pra funcionar parcialmente, mas ocorria que as vezes o número não era capturado corretamente, outras vezes vinha truncado, outras com caracteres malucos, enfim, nunca funcionou, resolvi deixar de lado...Até hoje...
Como tava sem nada pra fazer resolvi arrumar as coisas por aqui e me deparei como umas placas de Fax-Modem, como eu sou meio saudosista me veio logo a mágoa de nunca ter colocado o Bina para funcionar com Clipper de forma satisfatória, mas eu também sou perserverante, resolvi então tentar novamente, fiz o seguinte :
1 - Instalei uma USR 56K DF AWPCI PC99 50PK Winmodem (3CP263595) da 3COM (Antiga US-Robotics)
2 - Procurei na internet Softwares de Identificação de Chamadas
3 - Selecionei um dos programas e instalei
4 - Fiz o teste
Funcionou !!!
Mas antes nem mesmo com outros programas funcionava. Então o que será que havia mudado ? Parei e rapidamente descobri o que era.
Hoje minha linha é GVT que usa o padrão FSK, diferetemente de todas as outras operadoras no Brasil que usam o padrão DTMF, a conclusão é simples.
Os Fax-Modens usavam em sua grande maioria o padrão Norte-Americano que é o FSK, então era esse o problema.
Pesquisando ainda mais, descobri que os softwares nacionais usam o padrão DTMF e exigem que para seu softwre funcionar o modem tem que aceitar esse padrão, porém são poucos os modelos que aceitam, descobri uns 10. A grande maioria ainda usa o FSK.
Vamos ao que interessa. Colocar para funcionar com o Clipper.
O programa que baixei foi o Call Alert é um programa Free
http://www.ivrsoft.com/
Depois de instalado ele fica no Tray
A cada ligação ele captura o número e gera um arquivo de log neste formato :
21:50, 25-12-2010, (818) 824-1213,
O arquivo de log fica sempre somente com a última ligação
Coloquei no sistema 2 opções :
Captura o número pressionando F1 ou Captura automática
Na captura manual toda vez que o operador pressiona F1 o sistema abre o arquivo de log e pega somente o número do telefone.
Na captura automática o sistema verifica a cada 5 segundos se o arquivo de log existe, se existir ele abre e captura o número.
Fiz dessa forma pois nem sempre é interessante ou possível a captura automática.
Nãovou postar o código aqui ainda pois não está completo, ainda estou melhorando ele, mas prometo que assim que estiver do meu agrado eu posto.
Ps. Se a linha for GVT o modem deverá aceitar o padrão FSK se não for deverá aceitar o padrão DTMF. Mais detalhes em :
http://www.amperesautomation.hpg.ig.com.br/bina.html
http://www.nelio.hpg.ig.com.br/hb_geral.htm
Até logo.
Um feliz 2011 a todos !
Marcelo
Não se assustem, eu não voltei de vez, apenas sai rapidemente da minha escura e úmida caverna. Mas foi para desejar um feliz natal a todos (a todos mesmo) e para dar um presente a alguns.
A cerca de 12 anos que comecei a quebrar a cabeça com o BINA em Clipper, com a ajuda do Wagner consegui botar pra funcionar parcialmente, mas ocorria que as vezes o número não era capturado corretamente, outras vezes vinha truncado, outras com caracteres malucos, enfim, nunca funcionou, resolvi deixar de lado...Até hoje...
Como tava sem nada pra fazer resolvi arrumar as coisas por aqui e me deparei como umas placas de Fax-Modem, como eu sou meio saudosista me veio logo a mágoa de nunca ter colocado o Bina para funcionar com Clipper de forma satisfatória, mas eu também sou perserverante, resolvi então tentar novamente, fiz o seguinte :
1 - Instalei uma USR 56K DF AWPCI PC99 50PK Winmodem (3CP263595) da 3COM (Antiga US-Robotics)
2 - Procurei na internet Softwares de Identificação de Chamadas
3 - Selecionei um dos programas e instalei
4 - Fiz o teste
Funcionou !!!
Mas antes nem mesmo com outros programas funcionava. Então o que será que havia mudado ? Parei e rapidamente descobri o que era.
Hoje minha linha é GVT que usa o padrão FSK, diferetemente de todas as outras operadoras no Brasil que usam o padrão DTMF, a conclusão é simples.
Os Fax-Modens usavam em sua grande maioria o padrão Norte-Americano que é o FSK, então era esse o problema.
Pesquisando ainda mais, descobri que os softwares nacionais usam o padrão DTMF e exigem que para seu softwre funcionar o modem tem que aceitar esse padrão, porém são poucos os modelos que aceitam, descobri uns 10. A grande maioria ainda usa o FSK.
Vamos ao que interessa. Colocar para funcionar com o Clipper.
O programa que baixei foi o Call Alert é um programa Free
http://www.ivrsoft.com/
Depois de instalado ele fica no Tray
A cada ligação ele captura o número e gera um arquivo de log neste formato :
21:50, 25-12-2010, (818) 824-1213,
O arquivo de log fica sempre somente com a última ligação
Coloquei no sistema 2 opções :
Captura o número pressionando F1 ou Captura automática
Na captura manual toda vez que o operador pressiona F1 o sistema abre o arquivo de log e pega somente o número do telefone.
Na captura automática o sistema verifica a cada 5 segundos se o arquivo de log existe, se existir ele abre e captura o número.
Fiz dessa forma pois nem sempre é interessante ou possível a captura automática.
Nãovou postar o código aqui ainda pois não está completo, ainda estou melhorando ele, mas prometo que assim que estiver do meu agrado eu posto.
Ps. Se a linha for GVT o modem deverá aceitar o padrão FSK se não for deverá aceitar o padrão DTMF. Mais detalhes em :
http://www.amperesautomation.hpg.ig.com.br/bina.html
http://www.nelio.hpg.ig.com.br/hb_geral.htm
Até logo.
Um feliz 2011 a todos !
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Re: Identificador de Chamadas com Clipper
Nem imaginava. Pensei que todas as operadoras usassem DTMF. A minha usa. Ainda tenho um modem PCI USR, dos bons e tenho a CID habilitada. Mas não dá pra testar. :[Hoje minha linha é GVT que usa o padrão FSK
Para os que querem usar o recurso, a solução é fácil: comprar um conversor, DTMF/FSK, como esse aqui. O Google dá outros links.o padrão Norte-Americano que é o FSK, então era esse o problema.
Tenho um identificador de chamadas de mesa IdenTech (acabaram com essa linha de produtos), com interface para PC, mas o cabo queimou. É uma alternativa também.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
Prezado Maligno
Dá pra usar o recurso com DTMF também, mas o modem tem que usar o padrão DTMF, aqui eu tenho 2 da marca Digitron com Chipset Motorola que usam o padrão DTMF.
Eu creio que os homologados pela Anatel usem o padrão DTMF, não tenho certeza.
Outros que eu sei que usam o DTMF.
Modelo Chipset Marca
Smartlink SL 2801 Braview
Smartlink SL 2801 Netgate
Smartlink SL 2800 Braview
Smartlink SL 2800 Netgate
Smartlink SL 2800 FIC
LM-I56P SL 2800 LG Network
LM-I56N ND92XPA LG Network
Até logo.
Marcelo
Dá pra usar o recurso com DTMF também, mas o modem tem que usar o padrão DTMF, aqui eu tenho 2 da marca Digitron com Chipset Motorola que usam o padrão DTMF.
Eu creio que os homologados pela Anatel usem o padrão DTMF, não tenho certeza.
Outros que eu sei que usam o DTMF.
Modelo Chipset Marca
Smartlink SL 2801 Braview
Smartlink SL 2801 Netgate
Smartlink SL 2800 Braview
Smartlink SL 2800 Netgate
Smartlink SL 2800 FIC
LM-I56P SL 2800 LG Network
LM-I56N ND92XPA LG Network
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Segue abaixo um exemplo básico que testei e funcionou perfeitamente.
É um exemplo bem simples mas que funcionou perfeitamente. A versão que está rodando no meu programa eu utilizo as funções de baixo nível FOPEN(), FSEEK() e FREADSTR() pois só preciso do número do telefone.
Código: Selecionar todos
#include "inkey.ch"
#include "bgevents.ch"
Local cTekst := space(30)
Local getlist[0]
Local nKey := 0
Local bKey
Local oEvent
Local aTest
Define backgroundevent Action VERCALL() interval 5 // Intervalo de captura de 5 segundos
PRIVATE LIGACAO,LINHA
USE CALLS
CLS
LIGACAO=0
LINHA=1
DO WHIL .T.
INKEY(0)
IF LASTKEY()=27
EXIT
ENDIF
ENDDO
RETURN
*------------------*
FUNCTION VERCALL()
*------------------*
IF FILE("CHAMADA.TXT")
LIGACAO++
INKEY(1)
APPEND FROM CHAMADA.TXT DELIMITED WITH ","
FERASE("CHAMADA.TXT") // Aqui eu excluo o arquivo para que o sistema não capture novamente
LINHA++
DBGOBOTTOM()
TELEFONE=SUBSTR(NUMERO,2,3)+SUBSTR(NUMERO,7,3)+SUBSTR(NUMERO,11,4)
ID=HORA+" "+DATA+" "+TRANSFORM(TELEFONE,"@R (XX) XXXX.XXXX")
@ LINHA,02 SAY "Chamada N§ "+STRZERO(LIGACAO,2)+" "+ID
ENDIF
RETURN(.T.)
*No exemplo é utilizado um arquivo DBF com a seguinte estrutura :
* HORA C 5
* DATA C 10
* NUMERO C 14
É um exemplo bem simples mas que funcionou perfeitamente. A versão que está rodando no meu programa eu utilizo as funções de baixo nível FOPEN(), FSEEK() e FREADSTR() pois só preciso do número do telefone.
Sim, eu sei. Eu apenas quis dizer que a maioria tem modems seguem o padrão FSK. Até porque, esse é realmente o padrão dos modems que vinham de fora (Paraguai, principalmente). Mas as linhas telefônicas no Brasil, na maioria, são DTMF. Um conversor, como o que comentei, resolveria o problema. Seria mais fácil que trocar de modem. Até porque, com o advento da banda larga, esse tipo de hardware logo será bem difícil de encontrar. Mesmo caso da impressora paralela, drive 3,5", etc.Dá pra usar o recurso com DTMF também
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Como eu sou muito curioso resolvi testar uma das digitrons que tenho aqui.
Marcar : Digitron
Modelo : Não deu pra ler
Chipset : Motorola MOT PCI 3
Instalei ela normalmente (incrivelmente eu tenho o CD dela)
Configurei o Call Alert
Testei
Não funcionou !
Reconfigurei o Call Alert para a 3COM
Testei
Não funcionou ! Precisei usar a função release do Call Alert para que voltasse a funcionar
Reconfigurei para a Digitron e fiz o Release, nada...
Então o problema é a diferença entre os padrões.
Prezado Maligno
Andei procurando faxmodens no mercadolivre e a maioria que encontrei usam o padrão DTMF, só encontrei FSK as 3COMs e uma Agere/Lucent, outras não tive como saber pois não tinham especificações.
A principal DTMF que encontrei foi a SMARTLINK SL2801, essa com certeza funciona 100% o preço dela 15,00 aí no Paraná.
Até logo.
Marcelo
Marcar : Digitron
Modelo : Não deu pra ler
Chipset : Motorola MOT PCI 3
Instalei ela normalmente (incrivelmente eu tenho o CD dela)
Configurei o Call Alert
Testei
Não funcionou !
Reconfigurei o Call Alert para a 3COM
Testei
Não funcionou ! Precisei usar a função release do Call Alert para que voltasse a funcionar
Reconfigurei para a Digitron e fiz o Release, nada...
Então o problema é a diferença entre os padrões.
Prezado Maligno
Andei procurando faxmodens no mercadolivre e a maioria que encontrei usam o padrão DTMF, só encontrei FSK as 3COMs e uma Agere/Lucent, outras não tive como saber pois não tinham especificações.
A principal DTMF que encontrei foi a SMARTLINK SL2801, essa com certeza funciona 100% o preço dela 15,00 aí no Paraná.
Até logo.
Marcelo
Abaixo um vídeo que mostra meu sistema com o bina em funcionamento.
Abaixo o código usado no sistema. No caso eu uso a BGEVENTS que fica monitorando a pasta BRCALL a cada 5 segundos
Eu gostaria se possível que alguém testasse no padrão DTMF (OI, Telefônica, Brasil Telecom, Embratel)
Até logo.
Marcelo
Abaixo o código usado no sistema. No caso eu uso a BGEVENTS que fica monitorando a pasta BRCALL a cada 5 segundos
Eu gostaria se possível que alguém testasse no padrão DTMF (OI, Telefônica, Brasil Telecom, Embratel)
Código: Selecionar todos
FUNCTION VERCALL()
IF FILE("C:\BRCALL\CHAMADA.TXT")
INKEY(.3)
HAND=FOPEN("C:\BRCALL\CHAMADA.TXT",2)
FSEEK(HAND,-15,2)
NUMERO=FREADSTR(HAND,11)
XXTEL=SUBSTR(NUMERO,1,1)+SUBSTR(NUMERO,4,3)+SUBSTR(NUMERO,8,4)
FERASE("C:\BRCALL\CHAMADA.TXT")
AREAANTIGA=0
IF READVAR()=="XXTEL"
KEYBOARD CHR(5)+CHR(13)
AREAANTIGA=SELECT("ZZVEN")
ENDIF
USEARQ("\BR\DAT\CHAMADAS.DBF","ZZCHA",0)
DBAPPEND()
REPLACE TELEFONE WITH XXTEL
REPLACE HORA WITH TIME()
DBCLOSEAREA()
DBSELECTAREA(AREAANTIGA)
ENDIF
RETURN(.T.)
Marcelo
Isto é só para o Marcelo:
Pelo jeito você começou bem depois de mim, na Cobra:
- você lembra do Cobra 305 - quatro drives de 8" - 300 KB (densidade simples), usado só de um lado, depois aumentado para 500 KB, (densidade dupla) ainda só de um lado, e só depois 1.024 KB - Impressora DIGILAB 300 LPM, planilha Multiplan (ótima), COBOL interativo ??
Tempos bons, né ?
Agora podem voltar ao assunto deste tópico, por favor.
Pelo jeito você começou bem depois de mim, na Cobra:
- você lembra do Cobra 305 - quatro drives de 8" - 300 KB (densidade simples), usado só de um lado, depois aumentado para 500 KB, (densidade dupla) ainda só de um lado, e só depois 1.024 KB - Impressora DIGILAB 300 LPM, planilha Multiplan (ótima), COBOL interativo ??
Tempos bons, né ?
Agora podem voltar ao assunto deste tópico, por favor.
O bom do computador é que ele resolve os problemas, sem nunca levantar nenhum.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.
Hoje atuo mais com Clipper 52E, e um pouquinho com XHarbour.