CVS, SVN, GTs... Pequeno Dicionário xBase/correlato

Poste aqui suas sugestões e/ou críticas sobre o fórum, fale sobre a moderação e envie elogios.

Moderador: Moderadores

Maya Fiuza
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Mensagem por Maya Fiuza »

Olá Fórum!
Recém-chegada ao mundo 32 bits, deparo-me com um montão de novas siglas e outros tantos termos que chego até ficar confusa...
Imagem
Não sei ainda o que é CVS, SVN, gtWvw, gtWvt, gtWvg e todas aquelas derivações depois do GT... O que é GT mesmo?
Sinto falta de uma sessão no Fórum (ou tópico fixo) que trate apenas destas e outras que não me lembro de momento. Irão surgir mais, óbviamente. Uma simplezinha e enxuta descrição que possa ser pesquisada aqui no Fórum mesmo estaria de bom tamanho.
Se viável, será uma ajuda e tanto para vários, como para mim.
Agradecida antecipadamente.
Harbour III, Qt Framework, HMG's, OOHG
2xExplorer, cxIDE, xEdit, EditPad
SQLite, MySQL, DBF
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: CVS, SVN, GTs... Pequeno Dicionário xBase/correlato

Mensagem por Maligno »

Minha dica: apenas crie um novo tópico na seção "Bate-Papo" (é um assunto muito genérico) perguntando o que significam as siglas. Se não todas, as que mais despertam sua curiosidade. Fora isso, pelo Google você resolve o resto (a Wikipedia deve ter quase tudo). Acredito que o assunto não vale uma seção fixa. No máximo um tópico.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maya Fiuza
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Ok, se outros julgarem ínutil, vou fazer uma pesquisa particular (montar meu vade-mécum) embora creia que a sugestão poderia beneficiar o coletivo e só agregaria mais valor ao Fórum, considerando ainda que a idéia não é inédita e foi aprovada nos sites que reconheceram a importância de um glossário de pesquisa rápida.
Penso que a criação disso em sí não seria sacrifício e portaria facilidades. Sendo aqui uma autêntica casa de programadores, não vejo algo mais oportuno do que recomendar a busca de informações em outro lugar.
Com relação a questão de tópico fixo ou não, julgo mero detalhe, a intenção é facilitar e tornar-se ainda mais referência, pq não?

Em tempo: já conheci excelentes vinhos em restaurantes que se não fosse a curiosidade despertada pelo menu (glossário rápido), teria provávelmente ficado nos pedidos de sempre.
SQLite, MySQL, DBF
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Entendeu errado. Não disse que julguei sua sugestão inútil. Sinceramente também não acho tão útil assim. Mas como todas as sugestões, merece toda a nossa atenção e respeito. Por isso respondi.

Eu só disse (e confirmo) que não vale uma seção. No máximo um tópico como outro qualquer. Se for seu desejo, você é livre pra abrir um tópico e perguntar o que quiser. Se não responderem todas as suas dúvidas, use o Google. Ou seria melhor o contrário: procurar no Google e depois, na falta de informação, perguntar no fórum? Você sabe dizer a ordem certa?

Uma lista do tipo que sugeriu tem serventia para os demais usuários do fórum? Claro que tem. Toda informação tem quem a aproveite. Mas se engana quem pensa que fórum de programação tem que ter tudo a respeito da programação (no nosso caso, com foco em XBase). A meu ver, fórum de programação é apenas um ponto de encontro de uma tribo que tem interesses em comum, para discutir, dirimir dúvidas, oferecer dicas, etc. A idéia de um fórum não é conquistar a onisciência em sua área. Isso é utópico. A idéia do fórum é concentrar esforços para que as pessoas colaborem para resolver questões pontuais, de interesse comum.

Infelizmente, alguns usuários de fóruns tem o péssimo hábito de achar que todas suas dúvidas devem ser respondidas no fórum. Se enganam redondamente. Muitas coisas básicas se resolvem em buscas rápidas no Goggle, leitura dos fontes de sua própria instalação, helps, etc. Pra quê perder tempo esperando alguém responder, se a resposta está a um clique de distância? Vejo dois motivos pra isso: inexperiência e preguiça. Tenho mais de 6000 mensagens nesse fórum. Inúmeras vezes pedi pro usuário se virar no Google. Não foi por má vontade em responder, mas para ajudar, passando a idéia de que é essencial aprender a se virar sozinho. Fórum deve ser o último e não o primeiro recurso.

Listas de acrônimos tem aos montes na net. Mais fácil que escolher vinho em restaurante. E ainda tem o Google, a Wikipedia, etc. Não encontrando alguma sigla específica, mais difícil, aí sim, pergunte no fórum. Qual a dificuldade?
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Não sei se entendí ao certo, mas tentarei explicar dando exemplo e você Maya por favor confirme ou me corrija:

O que Maya quis dizer, que ao redigirmos uma mensagem de algum tópico do fórum, possa haver um recurso que em php permita inserir uma explicação de determinada palavra o trecho do texto e que ao submetê-lo os usuários ao passar o mouse por cima da palavra, este mostre em caixa de diálogo o texto explicativo. Assim como ocorre no Wikipedia, que as palavras tem referência e podem ser cruzadas, pois fazem parte de um organizado. Seria isso Maya ?

A questão é que talvez neste ambiente php, isto não seja possível. Mas tá aí uma sugestão que realmente pode ajudar a esclarecer as siglas que aparecem em todas as mensagens e que muitas vezes precisamos procurar o significado das mesmas.

Após a sua confirmação, caberá ao Sr. Toledo ver se isso é possível ou viável de se fazer. Não sei se em php dá para criar mais uma tag (acho que sim), assim como acontece no tag de citação, isto é, quando queremos citar o que um colega chamado "fulano" disse, fazemos assim:

(quote="fulano") texto descritivo, no caso  (/quote)
A linha acima, substituir parentese "()" pelo colchete "[]"

Acho que criar a tag não seria problema, a questão é vincular a um bd cada palavra a um texto redigido pelo usuário quando este não o encontrar, ou até mesmo o sistema autodetectar as palavras com prévia definição no bd.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

recurso que em php permita inserir uma explicação de determinada palavra o trecho do texto e que ao submetê-lo os usuários ao passar o mouse por cima da palavra, este mostre em caixa de diálogo o texto explicativo
Não foi isso o que ela quis dizer. Ela falou na criação de uma seção ou tópico que trate dessa questão de acrônimos. O recurso ao qual você está se referindo, realmente, seria uma boa complexidade a mais no código do phpBB. Acredito que até seja possível; um tipo de help de contexto: passa-se o mouse sobre palavras previamente marcadas e um quadro explicativo é mostrado. Mas ainda acho que o esforço (que não é pequeno) pra tornar isso realidade não compensa.
[]'s
Maligno
---

---
Maya Fiuza
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Olá Fórum!

Pablo, sua visão ultrapassou minha expectativa, minha idéia era algo mais simplório, mas não tão simples como uma mera explicação das palavras que formam um Acrônimo. Mas, deixa estar...
Está é mais uma sugestão que dou por encerrada, a coisa seguiu um rumo estranho...
Quando uma visão desemboca em verborragia e a ação vira discussão, idéias já nascem mortas e a construção cede lugar a outro tipo de vibração. Como viu, as palavras são muitas e eu sou uma só.
SQLite, MySQL, DBF
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Note: não decidimos coisa alguma. Apenas discutimos, trocamos idéias. Portanto, não desista antes de conhecer a opinião do administrador. É dele a palavra final. Por mim, o que ele decidir estará ótimo.

Uma correção: é normal no fórum que a discussão venha antes da ação. Logo, sua idéia não nasceu morta. Não desanime apenas porque foi contrariada.

PS: A verborragia a que você se refere foi necessária para responder ao seu sarcasmo. Além do mais, a resposta não foi apenas para você. Às vezes eu me extendo um pouco para passar alguns "recados". ;-)
[]'s
Maligno
---

---
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Amigos e Amiga, vou ver o que dá para fazer... mas isto é só para o ano que vem tá!

Feliz 2011 para todos...

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

Enquanto o Toledo cura a ressaca, favor dar uma olhada em https://pctoledo.org/forum/viewto ... 43&t=11534.
Acho que esclarece alguma coisa.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Responder